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Manejo de pré-eclampsia grave no puerpério: validação de cenário para simulação clínica

RESUMO

Objetivo:

desenvolver e validar um cenário para simulação clínica no ensino de enfermagem sobre manejo da pré-eclâmpsia grave no puerpério.

Método:

estudo metodológico em cinco etapas (overview, scenario, scenario design progression, debriefing e assessment), desenvolvido de março a dezembro de 2019, envolvendo 10 voluntários (uma professora, cinco atores e quatro juízes). Dados foram analisados por estatística descritiva e Índice de Validação de Conteúdo.

Resultados:

construiu-se o cenário partindo da definição de objetivos de aprendizagem que atendem às necessidades de ensino de enfermagem. A partir do preenchimento de uma escala Likert pelos juízes na validação in loco, chegou-se a um Índice de Validade de Conteúdo de 1,0, que indica 100% de concordância nos itens avaliados.

Conclusão:

o cenário elaborado foi validado. Espera-se que o ensino por simulação seja expandido e que novos estudos de validação de cenários contribuam para o preparo de futuros enfermeiros, com embasamento das evidências científicas mais recentes.

Descritores:
Treinamento por Simulação; Educação em Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Pré-Eclâmpsia; Estudos de Validação

ABSTRACT

Objective:

to develop and validate a scenario for clinical simulation in nursing education on the management of severe preeclampsia in the puerperium.

Method:

methodological study in five stages (overview, scenario, scenario design progression, debriefing and assessment), developed from March to December 2019, involving 10 volunteers (one professor, five actors and four judges). Data were analyzed using descriptive statistics and Content Validation Index.

Results:

the scenario was built from the definition of learning objectives that meet the needs of nursing education. From the completion of a Likert scale, by the judges in on-site validation, a Content Validity Index of 1.0 was reached, which indicates 100% agreement in the assessed items.

Conclusion:

the scenario was validated. It is expected that teaching by simulation will be expanded and that new studies of scenario validation will contribute to the preparation of future nurses, based on the most recent scientific evidence.

Descriptors:
Simulation Training; Education, Nursing; Obstetric Nursing; Pre Eclampsia; Validation Studies

RESUMEN

Objetivo:

desarrollar y validar un escenario de simulación clínica en la educación de enfermería sobre el manejo de la preeclampsia severa en el puerperio.

Método:

estudio metodológico en cinco etapas (overview, scenario, scenario design progression, debriefing y assessment), desarrollado de marzo a diciembre de 2019, con la participación de 10 voluntarios (un docente, cinco actores y cuatro jueces). Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva e índice de validación de contenido.

Resultados:

el escenario se construyó a partir de la definición de objetivos de aprendizaje que respondan a las necesidades de la formación en enfermería. A partir de la cumplimentación de una escala Likert por parte de los jueces en la validación presencial, se alcanzó un Índice de Validez de Contenido de 1.0, lo que indica un 100% de concordancia en los ítems evaluados.

Conclusión:

el escenario fue validado. Se espera que la enseñanza de la simulación se amplíe y que los nuevos estudios de validación de escenarios contribuyan a la preparación de los futuros enfermeros, basados en la evidencia científica más reciente.

Descriptores:
Entrenamiento por Simulação; Educación en Enfermería; Enfermería Obstétrica; Preeclampsia; Estudios de Validación

INTRODUÇÃO

As síndromes hipertensivas gestacionais configuram uma das principais causas de morbimortalidade materna no mundo e no Brasil, além de ocasionar complicações fetais significativas como prematuridade, crescimento intrauterino restrito e até mesmo óbito fetal intraútero(11 Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha Informativa-Mortalidade Materna [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 08]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5741:folha-informativa-mortalidade-materna&Itemid=820
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). De acordo com a evolução do quadro clínico, as alterações de pressão arterial na gestação podem ser classificadas como hipertensão gestacional (quando há apenas elevação da pressão arterial), pré-eclâmpsia (quando há proteinúria associada à hipertensão), eclampsia (quando ocorre convulsões), síndrome de HELLP (quando há alterações nas provas hepáticas e de coagulação) e pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão crônica (quando há proteinúria ou outras alterações na gestação de uma mulher hipertensa crônica). O puerpério representa um período delicado que requer muita atenção da equipe de saúde que assiste essas mães, pois ainda pode ocorrer agravamento da hipertensão, crises convulsivas e outras alterações clínicas como problemas de coagulação(22 Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SESDF). Síndromes Hipertensivas na Gestação - Manejo na Emergência. Protocolos de Atenção à Saúde[Internet]. 2018[cited 2020 Apr 10]. Available from: http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/10.-S%C3%ADndromes-Hipertensivas-na-Gesta%C3%A7%C3%A3o-%E2%80%93-Manejo-na-Emerg%C3%AAncia.pdf
http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/u...
-33 Ministério da Saúde (BR) . Secretaria de atenção à saúde. Departamento de atenção básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Cadernos de Atenção Básica, n. 32 [Internet]. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. 2012 [cited 2020 Apr 10]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
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).

Devido aos impactos à saúde materno-infantil e complexidade desta patologia, é necessária a disponibilidade de profissionais preparados para o manejo adequado em todos os níveis de atenção. O enfermeiro, como profissional habilitado para o acompanhamento do pré-natal de risco habitual e atenção ao parto e puerpério, precisa estar preparado para reconhecer e encaminhar adequadamente a gestante para acompanhamento em serviço de pré-natal especializado. No parto e puerpério, o enfermeiro, como líder da equipe de enfermagem, planeja e conduz a assistência de enfermagem para manter a paciente estável e com o mínimo de repercussões associadas(44 Leite VC, Gasquez AS, Bertoncim KR. [Stratification of risk in persons in prenatal]. Rev Uningá [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr 19];56(S2):184-93. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2160/1912. Portuguese
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).

Para oferecer ao mercado de trabalho profissionais qualificados, o ensino em enfermagem evoluiu muito desde o surgimento da profissão. No seu surgimento enquanto profissão moderna, a enfermagem acabou enfrentando questões relacionadas à subordinação médica nos ambientes de trabalho; no final do século XIX e início do século XX, o ensino era pautado pela observação e repetição dos alunos em relação aos profissionais atuantes. A partir da década de 1980, os cursos de enfermagem passaram a se estruturar melhor e compreender os estudantes como pessoas em processo de construção do conhecimento, em que se espera atitudes críticas e construtivas em relação à realidade(55 Serra MN. Learning to be a nurse: professional identity in nursing students. Sisifo: Educ Scienc J [Internet]. 2016 [cited 2020 Mar 27];5:69-80. Available from: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/93/148
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).

Na atualidade, destaca-se muito as metodologias ativas de ensino, que possuem como elemento central o protagonismo do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas, a simulação se destaca como um método inovador que vem sendo cada vez mais inserido em diversos cursos de graduação, especialmente nas profissões ligadas à assistência à saúde(66 Martins JCA. Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Rev Enferm Ref. 2017;IV(12):155-62. https://doi.org/10.12707/RIV16074
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). É constatado que os alunos aprendem melhor quando praticam em ambientes controlados/ simulados e quando participam de forma ativa na aprendizagem de práticas. O ambiente simulado permite ao estudante repetir inúmeras vezes a tarefa sem causar danos a outra pessoa; deste modo, o acadêmico se apresenta mais confiante nos ambientes reais de prática(77 Uysal N. Melhoria dos resultados de aprendizagem de alunos de enfermagem através da capacitação baseada em cenários. Rev Latino-Am Enfermagem. 2016;24:e2790. https://doi.org/10.1590/1518-8345
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).

A simulação tem por objetivo substituir ou ampliar experiências reais, apresentando-se como uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico para que, quando um cenário semelhante ocorrer em um contexto real, a situação possa ser gerenciada pela equipe com sucesso(88 Abreu AG, Freitas JS, Berte M, Ogradowski KRP, Nestor A. O uso da simulação realística como metodologia de ensino e aprendizagem para as equipes de enfermagem de um hospital infanto-juvenil: relato de experiência. Rev Ciênc Saúde [Internet]. 2014 [cited 2020 Apr 18];7(3):162-6. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/article/view/17874/12495
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). Para construir cenários cada vez mais coerentes com a realidade dos estudantes, é primordial a validação dos mesmos para uso na simulação, pois é a partir da validação que se analisa a real implementação do caso clínico no processo de formação do aluno e na sua capacitação enquanto futuro enfermeiro para reagir em situações semelhantes.

No processo de validação dos juízes e/ou público-alvo, são avaliadas todas as etapas de elaboração do cenário para garantir que o mesmo tenha integridade, reprodutibilidade e esteja alinhado com os padrões recomendados para a construção do cenário de simulação clínica e com as evidências científicas atualizadas(99 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRN, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):656-663. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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). Essa avaliação pode ocorrer com a reprodução do cenário na presença dos avaliadores (juízes e/ou público alvo), chamada de validação in loco (1010 Ponce de Leon CGRM, Silva AK, Ribeiro LM, Brasil GC, Guarda LEA, Fonseca LMM. Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. Rev Enferm Ref. 2018;4(18):51-62. https://doi.org/10.12707/RIV18013
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), ou a distância, com a utilização da técnica Delphi(99 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRN, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):656-663. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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).

Diante do exposto, considera-se o estudo relevante por contribuir para a aplicabilidade dessas metodologias inovadoras de ensino na enfermagem e contribuir para que os futuros enfermeiros consigam estar qualificados à detecção precoce das síndromes hipertensivas gestacionais e aptos à elaboração e implementação do plano de cuidados para estabilização dessas gestantes e puérperas.

OBJETIVO

Desenvolver e validar um cenário para simulação clínica no ensino de enfermagem sobre o manejo da pré-eclâmpsia grave no puerpério.

MÉTODOS

Aspectos éticos

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade no qual foi desenvolvido, respeitando as normas do Conselho Nacional de Saúde, da resolução 466/12(1111 Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos [Internet]. Brasília, Junho, seção 1, p. 59, 2012[cited 2020 Apr 10]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
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). O aceite dos participantes ocorreu mediante a assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e do Termo de Autorização do Uso de Imagem e Som.

Desenho, período e local de estudo

Trata-se de estudo metodológico, que adotou as cinco etapas descritas por Guilbert e Adamson (2016)(1212 Guilbert M, Adamson KA. Making sense of methods and measurement: validation part II. Clin Simul Nurs. 2016;12(7):275-6. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.02.006
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): overview, scenario, scenario design progression, debriefing e assessment.

O estudo foi desenvolvido de março a dezembro de 2019, desde o planejamento da pesquisa até a validação in loco, a qual ocorreu em 20 de novembro de 2019 no Laboratório de Habilidades e Simulação no Cuidado de uma Universidade Pública em Brasília. A validação teve duração média de 75 minutos (5 minutos de pré-briefing, 20 minutos de briefing, 10 minutos de debriefing e cerca de 10 minutos para cada juiz fazer seus questionamentos e comentários sobre a elaboração do cenário e checklist do debriefing).

Para a redação do artigo, foram considerados os pressupostos do instrumento SQUIRE 2.0 da rede Equator.

População, critérios de inclusão e exclusão

Para realização da validação in loco, foram necessários 10 voluntários, sendo uma professora, cinco atores (dois participando como alunos para serem inseridos no cenário e três nos papeis previstos no cenário) e quatro profissionais nos papeis de juízes. A professora foi a orientadora deste estudo; os atores foram alunos do curso de enfermagem da universidade no qual o estudo foi desenvolvido; os juízes foram profissionais com conhecimento acerca da temática do cenário.

Para os alunos, foi considerado critério de inclusão a aprovação na disciplina Cuidado Integral à Saúde da Mulher e da Criança do Curso de Enfermagem da universidade pública no qual o estudo foi desenvolvido. A escolha dos juízes considerou um mínimo de 4 pontos segundo o Sistema de Pontuação de Juízes, adaptado de Góes et al (2014)(1313 Góes FSN, Dalci MCB, Fonseca LMM, Canini SRMS, Scochi CGS. Desenvolvimento de casos clínicos para o ensino do raciocínio diagnóstico. Rev Eletr Enferm. 2014;16(1):44-51. https://doi.org/10.5216/ree.v16i1.20564
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), que incluiu aspectos relacionados à formação, experiência profissional e produção científica. Cada item pontuou de 1 a 2 pontos, sendo realizado um somatório para cada juiz. Para a seleção dos juízes, recorreu-se à Plataforma Lattes para busca de pesquisadores do DF que preenchiam os critérios de inclusão. Posteriormente, foi feito contato com os selecionados por e-mail.

Para os alunos, não houve critérios de exclusão. Para os juízes, foi considerado critério de exclusão os profissionais ocuparem cargos que não permitiam sua atuação clínica direta há 2 anos ou mais, por se entender que atualizações científicas recentes poderiam não ser de conhecimento do profissional, prejudicando sua avaliação sobre o cenário simulado.

Protocolo do estudo

O protocolo de estudo seguiu as cinco etapas propostas pelo referencial metodológico adotado(1212 Guilbert M, Adamson KA. Making sense of methods and measurement: validation part II. Clin Simul Nurs. 2016;12(7):275-6. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.02.006
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). O referencial teórico para a construção do caso foi embasado em manuais do Ministério da Saúde do Brasil, notas técnicas, artigos científicos e livros atualizados, com uma leitura exaustiva sobre o tema síndromes hipertensivas na gestação e atuação do enfermeiro na detecção, manejo e controle dessas patologias. Tais materiais foram disponibilizados aos alunos que iriam participar dos cenários, atuando como puérpera e acompanhante, para estudo prévio.

Na primeira etapa, denominada overview, realizou-se uma reflexão sobre os itens que seriam trabalhados no cenário, definindo-se os objetivos de aprendizagem. Outros detalhes como conteúdos e referências que seriam importantes que os alunos estudassem antes de serem inseridos no cenário também foram definidos.

A segunda etapa, denominada scenario, consistiu na construção do caso clínico, pautada em evidências científicas. Nesse momento, apenas os detalhes do caso clínico foram definidos e quais informações seriam expostas para os alunos no pré-briefing (momento antes de se iniciar o cenário em que o aluno pode reconhecer o ambiente) no momento da simulação realística.

Na terceira etapa, denominada scenario design progression, elaborou-se todo o plano de eventos do cenário, visando atender aos objetivos propostos na etapa 1. O plano de eventos inclui a definição de papeis/atores necessários, a escrita dos scripts de todos os papeis e definição de todos os elementos materiais necessários para a montagem do cenário.

A quarta etapa, denominada debriefing, consistiu na elaboração de um checklist com itens técnicos sobre o assunto para avaliação dos estudantes inseridos nesse cenário. No ensino por simulação, o debriefing é a etapa mais importante pela promoção do diálogo aluno-professor e na qual se identificam os aspectos positivos e aqueles que poderiam ser melhorados pelos alunos. Para que esse momento tenha fluidez, é importante que o instrumento que guiará a avaliação do professor esteja bem elaborado e sistemático, favorecendo uma avaliação direcionada e imparcial por parte do professor. A elaboração do checklist também visa atender aos objetivos propostos para o cenário.

Após as etapas anteriores, com o cenário e o checklist elaborados, procedeu-se à quinta etapa denominada assessment. Essa etapa consistiu na validação do cenário (validação in loco) mediante avaliação dos juízes sobre o cenário apresentado e todos os documentos produzidos em cada etapa. Para que os juízes conseguissem visualizar a aplicabilidade do cenário no ensino de enfermagem, foi realizada a simulação clínica com todas as etapas (pré-briefing, briefing e debriefing). Ao final dessa atividade, cada juiz pôde fazer a avaliação verbal e escrita acerca do cenário além do checklist para debriefing proposto pelas pesquisadoras.

Análise dos dados

Os dados foram analisados em planilhas do software Microsoft Excel ®, versão 2016. Para a validação do cenário, procedeu-se ao cálculo do Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O IVC é uma medida sobre a concordância dos juízes nos tópicos avaliados sobre o cenário elaborado. O cálculo do IVC foi pautado no preenchimento de uma escala Likert com 4 alternativas de resposta (Totalmente inadequado; Inadequado, mas pode ser refeito; Adequado, com pequenos ajustes; Totalmente adequado), sendo as duas últimas consideradas para fins de validação. O valor mínimo aceitável de IVC para validação do cenário foi de 1,0, seguindo a recomendação da literatura para um corpo de seis juízes ou menos(1414 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medida. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(7):3061-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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).

RESULTADOS

A partir da análise de formação e experiência dos juízes na Plataforma Lattes, de acordo com os critérios adotados, as pontuações obtidas variaram de 7 a 16 pontos. Dos quatro juízes, apenas um era do sexo masculino. O perfil dos juízes consta na Tabela 1. Observa-se que, apesar de jovens profissionais com relativamente pouco tempo de experiência, todos possuem algum título de pós-graduação, são docentes e utilizam a simulação no ensino em enfermagem. Alguns tiveram contato com simulação ainda como alunos (na graduação); hoje em dia, possuem experiência suficiente para compreender a ótica do aluno e do professor na utilização do cenário em processo de validação.

Tabela 1
Caracterização dos juízes do estudo, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

A validação do cenário ocorreu mediante cálculo do IVC. Partindo de uma escala Likert, preenchida pelos juízes no dia da validação in loco, considerando as duas alternativas de resposta que apontavam como adequado o aspecto avaliado, chegou-se a um IVC de 1,0. Esse valor aponta que os juízes concordaram com 100% dos itens avaliados. Os aspectos avaliados foram os mesmos do estudo de Ponce de Leon et al (2018)(1010 Ponce de Leon CGRM, Silva AK, Ribeiro LM, Brasil GC, Guarda LEA, Fonseca LMM. Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. Rev Enferm Ref. 2018;4(18):51-62. https://doi.org/10.12707/RIV18013
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). A partir destes registros, procedeu-se ao cálculo do IVC, conforme exposto na Tabela 2.

Tabela 2
Avaliação dos juízes sobre o caso clínico "Atuação do enfermeiro frente à pré-eclâmpsia grave no puerpério", Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

Após o preenchimento do instrumento de avaliação, os juízes tiveram 10 minutos para explicitar verbalmente sua avaliação e pontuar sugestões de melhorias para os itens que pontuaram “Adequado, com pequenos ajustes”. Todas as sugestões dadas pelos juízes foram incorporadas ao cenário e checklist do debriefing, a saber: descrição de forma explícita que o recém-nascido já foi avaliado, evitando que falte tempo aos alunos para as condutas relacionadas à pré-eclâmpsia; recomendação de deixar de fácil acesso ao gluconato de cálcio, já que o mesmo funciona como antagonista do sulfato de magnésio (MgSO4); recomendação de deixar a bomba de infusão ligada ou com os parâmetros de infusão da droga claramente expostos na bomba; recomendação que o docente deixe disponível a folha de sinais vitais para que os alunos possam ter o raciocínio clinico diante do caso. O Quadro 1 resume as principais informações acerca do cenário validado.

Quadro 1
Descrição do cenário validado sobre a atuação do enfermeiro frente à pré-eclâmpsia grave no puerpério, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

No checklist proposto para o debriefing, foram incluídos tópicos sobre assistência à puérpera em observação por manuseio de hipertensão gestacional e em uso de sulfato de magnésio, como a avaliação dos exames laboratoriais, a realização das orientações para a puérpera e o acompanhante quanto aos sinais de alerta, a necessidade de evitar estímulos excessivos no ambiente. O Quadro 2 apresenta o checklist proposto para o debriefing desse cenário.

Quadro 2
Checklist de habilidades e conhecimentos esperados dos alunos, Brasília, Distrito Federal, Brasil, 2019

DISCUSSÃO

As síndromes hipertensivas integram as três principais causas de mortalidade materna segundo a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial da Saúde(11 Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha Informativa-Mortalidade Materna [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 08]. Available from: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5741:folha-informativa-mortalidade-materna&Itemid=820
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). Por ser uma doença considerada grave e causadora de internações em Unidades de Terapia Intensiva, exige-se um conhecimento aprofundado dos profissionais que estão envolvidos nos cuidados às gestantes acometidas.

Devido aos impactos à saúde materno-infantil e complexidade desta patologia, é necessária a disponibilidade de profissionais preparados para o manejo adequado em todos os níveis de atenção(44 Leite VC, Gasquez AS, Bertoncim KR. [Stratification of risk in persons in prenatal]. Rev Uningá [Internet]. 2019 [cited 2020 Apr 19];56(S2):184-93. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/2160/1912. Portuguese
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). Daí a importância de se preparar os enfermeiros desde a sua graduação. Porém, para promover cuidados de enfermagem seguros e resultados positivos para as pacientes, é importante e essencial que os educadores de enfermagem identifiquem estratégias para cultivar e aprimorar as habilidades de raciocínio clínico dos estudantes de enfermagem(1515 Powers K. Bringing simulation to the classroom using an unfolding video patient scenario: a quasi-experimental study to examine student satisfaction, self-confidence, and perceptions of simulation design. Nurse Educ Today. 2020;86(104324). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104324
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). A simulação oferece um ambiente seguro para o aprimoramento dessas habilidades enquanto futuros enfermeiros(1616 Davies H, Schultz R, Sundin D, Jacob E. 'Ward for the day': a case study of extended immersive ward-based simulation. Nurse Educ Today. 2020;10(90):104430. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104430
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). Em uma revisão sistemática com o objetivo de conhecer o impacto das intervenções educacionais nos estudantes de enfermagem para desenvolver suas habilidades de comunicação com os pacientes, a simulação foi descrita em 11 dos 19 estudos encontrados. A partir dos principais achados, pode-se indicar que a maioria dos estudos analisados utilizou a simulação como metodologia para o treinamento de habilidades de comunicação, obtendo significância estatística nos resultados(1717 Gutiérrez-Puertas L, Márquez-Hernández VV, Gutiérrez-Puertas V, Granados-Gámez G, Aguilera-Manrique G. Educational interventions for nursing students to develop communication skills with patients: a systematic review. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(2241):1-21. https://doi.org/10.3390/ijerph17072241
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).

A simulação é descrita na literatura como uma estratégia importante em relação a treinar enfermeiros no caso de recusa dos familiares para a vacina(1818 Nold L, Deem MJ. A Simulation experience for preparing nurses to address refusal of childhood vaccines. J Nurs Educ. 2020;59(4):222-6. https://doi.org/10.3928/01484834-20200323-09
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); em reanimação neonatal(1919 Garvey AA, Dempsey EM. Simulation in neonatal resuscitation. front pediatr. 2020;8(59):1-10. https://doi.org/10.3389/fped.2020.00059
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); sobre erros de medicação(2020 Kuo SY, Wu JC, Chen HW, Chen CJ, Hu SH. Comparison of the effects of simulation training and problem-based scenarios on the improvement of graduating nursing students to speak up about medication errors: a quasi-experimental study. Nurse Educ Today. 2020;87(104359). https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104359
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), entre outros. Mas em relação à validação de cenários, ainda é uma área pouco estudada, principalmente em relação à saúde da mulher e obstetrícia. Foi encontrado apenas um estudo sobre validação de cenário sobre o manejo da hemorragia pós-parto(99 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRN, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):656-663. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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) e um estudo sobre validação de cenário no atendimento a uma gestante adolescente(1010 Ponce de Leon CGRM, Silva AK, Ribeiro LM, Brasil GC, Guarda LEA, Fonseca LMM. Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. Rev Enferm Ref. 2018;4(18):51-62. https://doi.org/10.12707/RIV18013
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).

A partir da estruturação da simulação enquanto método de ensino embasado cientificamente, surgiu a validação dos cenários criados por experts na área. A validação garante a integridade, reprodutibilidade e alinhamento do cenário com os padrões recomendados(99 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRN, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):656-663. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
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). Na validação, os juízes são convidados a realizarem a avaliação do cenário e do instrumento do debriefing. Não há consenso sobre o número recomendado de juízes; entretanto, a literatura recomenda que o corpo de juízes seja em quantidade ímpar e não inferior a três(1414 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medida. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(7):3061-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
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). Esses juízes são experts na área estudada, e, justamente pela expertise, as opções se tornam um pouco restritas, além da necessidade de conciliar as agendas dos pesquisadores, atores e juízes para realização da validação. Conforme detalhado na Tabela 1, o corpo de juízes deste estudo foi composto por profissionais docentes, com pós-graduação e experiência na obstetrícia ou com simulação no ensino em enfermagem. Assim, acredita-se que os juízes puderam analisar o conteúdo teórico do cenário, bem como o método de pesquisa empregado para construção e validação do cenário e sua aplicabilidade/reprodutibilidade para o uso no ensino de enfermagem.

Para a validação, é necessária a construção do cenário a partir dos objetivos de aprendizagem elencados, pautado em evidências científicas atualizadas sobre o tema que será abordado, sendo que cada etapa do processo deve ser documentada para que os juízes e as instituições de ensino que adotarem o cenário tenham acesso(1010 Ponce de Leon CGRM, Silva AK, Ribeiro LM, Brasil GC, Guarda LEA, Fonseca LMM. Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. Rev Enferm Ref. 2018;4(18):51-62. https://doi.org/10.12707/RIV18013
https://doi.org/10.12707/RIV18013...
). A validação dos cenários prevê várias etapas de elaboração que conferem rigor à elaboração do cenário. Nessas etapas, são definidos os detalhes que compõem o cenário (objetivos, roteiro, recursos humanos e materiais). Todos os detalhes sobre o cenário validado neste estudo estão no Quadro 1. Pesquisadores ainda recomendam que a validação deve ser filmada para análise futura(2121 Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca AS, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Construção de um roteiro teórico-prático para simulação clínica. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03218. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016016403218
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201601...
), conforme foi realizado neste estudo.

O cálculo matemático utilizado nos estudos de validação é o IVC, que reflete a concordância entre os juízes. Observa-se a adoção de diferentes parâmetros quanto ao valor mínimo do IVC para se considerar o cenário validado. Um artigo teórico sobre o tema sugere faixas de valores diferentes conforme a quantidade de juízes incluídos no estudo. Para seis juízes ou menos, é sugerido que se busque o IVC de 1,0, que reflete concordância de 100% na avaliação dos juízes(1414 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medida. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(7):3061-8. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
https://doi.org/10.1590/S1413-8123201100...
). Esse foi o parâmetro adotado e alcançado neste estudo.

Um estudo que validou cenários para o ensino em enfermagem materno-infantil com esse mesmo quantitativo de juízes adotou o parâmetro de 0,75 e obteve IVC de 0,81 em seus cenários(1010 Ponce de Leon CGRM, Silva AK, Ribeiro LM, Brasil GC, Guarda LEA, Fonseca LMM. Development and validation of clinical cases to be used in maternal-child nursing education. Rev Enferm Ref. 2018;4(18):51-62. https://doi.org/10.12707/RIV18013
https://doi.org/10.12707/RIV18013...
). Outro estudo, que validou cenário sobre hemorragia pós-parto sob avaliação de juízes e discentes, determinou como valor mínimo para o IVC 0,80, tendo obtido 0,90 na avaliação dos juízes e 0,95 na avaliação dos discentes(99 Andrade PON, Oliveira SC, Morais SCRN, Guedes TG, Melo GP, Linhares FMP. Validation of a clinical simulation setting in the management of postpartum haemorrhage. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):656-663. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0065
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0...
).

Apesar do IVC 1,0 obtido neste estudo de validação, foram realizados pequenos ajustes em atenção aos aspectos pontuados como “Adequado, com pequenos ajustes”. Destaca-se, no entanto, que alguns desses aspectos correspondem à execução do caso e não impactam na reprodutibilidade deste cenário em outras instituições, a saber: objetivos de aprendizagem fornecidos aos alunos, apoio fornecido aos alunos durante a simulação, reflexão e análise das ações no debriefing e síntese e feedback ao aluno do debriefing. Essas questões correspondem à forma na qual a professora se posicionou no momento da execução do cenário no dia da validação in loco e não ao conteúdo elaborado e descrito no cenário. Os juízes consideraram que diante do material teórico poderia ter sido fornecidas mais informações aos alunos.

Limitações do estudo

Pelo fato de se ter envolvido apenas pesquisadores, alunos e juízes do Distrito Federal, acredita-se que esses cenários possam não corresponder à realidade de outras localidades. Entretanto, a essência do cenário pode ser desenvolvida com ambientes adaptados. Caso a instituição que se interessar por utilizar este cenário não possua algum material descrito, também pode-se adaptar. Quanto ao checklist do debriefing, considera-se que ele esteja adaptado a qualquer forma adaptada recriada para o cenário por corresponder a aspectos essenciais à solução deste caso clínico especificamente, desde que a essência do caso clínico não mude. Por se tratar de estudo local, o quantitativo de juízes ficou reduzido devido ao fato de poucos pesquisadores cumprirem os critérios de seleção.

Contribuições para área da enfermagem, saúde ou política pública

A enfermagem evoluiu muito desde os tempos de Florence Nightingale, inclusive as suas estratégias de ensino. As metodologias ativas vêm sendo encorajadas nas últimas décadas por serem centradas no estudante e contarem com estratégias dinâmicas que despertam o interesse dos alunos em buscarem e aprofundarem seus conhecimentos. A simulação clínica tem ganhado espaço nas publicações científicas, especialmente estudos de validação de cenários que começaram a serem produzidos mais recentemente. Entretanto, estudos relacionados à atuação da enfermagem na obstetrícia ainda são escassos.

Os cenários validados são minunciosamente elaborados e analisados pelos juízes, portanto, transmitem mais segurança ao docente que deseja desenvolver uma atividade simulada. Considera-se que este estudo pode contribuir para o ensino de enfermagem e, desta forma, para o preparo dos futuros enfermeiros no enfrentamento e manejo das situações de pré-eclâmpsia grave. Pela gravidade do evento e sua frequência na população, nem sempre todos os alunos têm a oportunidade da vivência real durante a graduação, podendo-se trabalhar esse tema com as atividades simuladas.

CONCLUSÃO

Após finalizar o estudo, conclui-se que o objetivo proposto de elaborar e validar um cenário para simulação em enfermagem no manejo da pré-eclâmpsia grave no puerpério foi alcançado, com IVC de 1,0. As sugestões de melhoria propostas pelos juízes foram fundamentais para que o cenário ficasse mais fiel à realidade, o diálogo entre a equipe de pesquisa e o corpo de juízes foi de grande crescimento para este estudo.

Considera-se a publicação de cenários validados de grande importância, visto que a simulação realística vem sendo amplamente utilizada no ensino em saúde, especialmente na enfermagem, e que o processo de validação confere rigor científico ao cenário. Espera-se, com este estudo, dar mais visibilidade à validação de cenários e à simulação realística como método de ensino e ainda estimular demais pesquisadores a tomarem a iniciativa de validar e publicar seus cenários para que possamos trabalhar, no meio acadêmico, sempre com cenários validados.

Por fim, espera-se ainda com este cenário contribuir para a formação de futuros enfermeiros com relação à detecção e manejo das síndromes hipertensivas na gestação, uma vez que esses profissionais atuam em todos os níveis de cuidados gestacionais desde o pré-natal até ao puerpério.

  • FOMENTO
    O estudo recebeu apoio financeiro do CNPq mediante bolsa contemplada em edital do Programa de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2019-2020 da Universidade de Brasília.

AGRADECIMENTO

Agradecemos a todos os alunos e juízes que oportunizaram o desenvolvimento deste estudo.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Antonio José De Almeida Filho
EDITOR ASSOCIADO: Ana Fátima Fernandes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    13 Jul 2020
  • Aceito
    09 Dez 2020
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