Acessibilidade / Reportar erro

A luta continua

EDITORIAL

A luta continua

Ruy Lyra

Professor de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, Recife, PE, Brasil; Presidente da SBEM, gestão 2007-2008

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Ruy Lyra Av.Visconde de Albuquerque, 137, Madalena 50610-090 Recife, PE E-mail: ruylyra@smart.net.br

Quase dois anos se foram da publicação do Editorial "Promessa de Luta" nos nossos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Naquela oportunidade, o desenvolvimento do texto retratava os grandes desafios que eu e toda minha diretoria estávamos abraçando ao assumir os desígnios da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A endocrinologia no Brasil vivia um momento profícuo, o que aumentava nossa responsabilidade. Naquela oportunidade prometemos aos nossos sócios muito empenho, dedicação, esmero; tudo buscando o crescimento da SBEM. Foi por isso que o título "Promessa de Luta" foi escolhido, como marco dos nossos desafios. Sem falsa modéstia, acredito que conseguimos, de alguma maneira, participar, positivamente, dessa bonita história e trajetória da nossa Sociedade.

Os pontos principais da nossa gestão foram definidos naquele momento, sendo quatro os eleitos: valorização dos sócios e da Sociedade, fomento à informação, estímulo a pesquisas e melhoras para os portadores de endocrinopatias.

Quanto à valorização dos sócios e da SBEM per si, estabelecemos estratégias para divulgação de nossa Sociedade e contamos em todo esse período com a competente Comissão de Comunicação Social, aliado ao belo trabalho desenvolvido pela nossa Assessoria de Imprensa. O esclarecimento ao público quanto aos cuidados com as doenças pertinentes à nossa especialidade foi ação ininterrupta, sempre contando com o apoio irrestrito dos departamentos científicos. Soma-se, a isso, o trabalho incansável da Comissão de Campanhas, com projetos arrojados, como o da Escola Saudável, do Risco Cardiometabólico, Dia Mundial do Diabetes, entre outros; todas estas ações certamente deram grande visibilidade à nossa especialidade, além de prestação de serviços à população em geral. Ainda, o título de especialista, conforme nossa promessa, também foi valorizado e enaltecido, justificando o esforço de tantos colegas na qualificação profissional, na busca do melhor para nossos pacientes.

Para o incentivo à informação como ferramenta fundamental para a atualização e enriquecimento profissional, foram desenvolvidos dois projetos. O primeiro foi a assinatura de seis periódicos internacionais, que foram disponibilizados, de maneira gratuita, para todos os sócios adimplentes, que, com os ABEM, democratizaram a atualização médica na especialidade. O segundo foi o fomento aos programas de Educação Médica Continuada, tanto na forma presencial quanto pela WEB. Esse último contou com o arrojo e o denodo da competente Comissão de Educação Médica Continuada. Esses programas contribuíram, de modo inequívoco, com o expressivo aumento no número de acessos ao site da SBEM, o que também é motivo de muito orgulho em face da visibilidade dos fatos que norteiam nossa especialidade.

Quanto às pesquisas na área da endocrinologia, a SBEM não se furtou, em momento algum, de divulgar e estimular essa prática. Ponto de partida para tal foi estabelecer total apoio e investimento aos ABEM. Tentamos participar desse processo sempre que possível, dentro das nossas possibilidades.

Quanto aos nossos pacientes, além das ações descritas anteriormente, tínhamos como meta buscar benefícios com órgãos públicos, benefícios esses que passavam inicialmente pelo maior conhecimento da situação das nossas doenças na população brasileira. Infelizmente, nesse ponto não evoluímos muito, uma vez que não dependíamos exclusivamente das nossas forças, mas da vontade e da sensibilidade dos gestores do Ministério da Saúde, o que, pelo menos na nossa gestão, não foi efetivamente observado.

Finalmente, o compromisso assumido foi de lutar por aquilo que acreditamos, não aceitando acomodação. Na percepção da diretoria que hora se despede, se não fizemos tudo, algo deixamos de legado para os mais de 3 mil membros da SBEM. É hora de agradecer a todas as Diretorias de Regionais, Departamentos e Comissões. Não poderíamos esquecer do incansável trabalho de nossos funcionários, tanto no Rio de Janeiro quanto em Recife. A eles nossa eterna gratidão.

O título desse editorial foi "A Luta Continua". O motivo: a certeza de que a diretoria que estará assumindo essa Sociedade no início de 2009, coordenada pelo amigo Ricardo Meirelles, certamente estará engajada nesse árduo, mas prazeroso desafi o, que é conduzir, de maneira digna e atuante, os destinos da nossa SBEM.

  • Endereço para correspondência:
    Ruy Lyra
    Av.Visconde de Albuquerque, 137, Madalena
    50610-090 Recife, PE
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Fev 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2008
    Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br