SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1The role of the cortex and corpus callosum in the pathopysiology of the secondary bilateral synchrony in the catNeuropsicologia: das bases anatômicas à reabilitação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.55 no.1 São Paulo  1997

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1997000100029 

ANÁLISES DE LIVROS

 

Aids and the nervous system.JOSEPH R. BERGER & ROBERTM. LEVY, editores. Segunda edição. Um volume (18x26 cm) encadernado com 778 páginas. ISBN-0-7817-0309-3. Philadelphia, 1997: Lippincott-Raven Publishers (227 East Washington Square, Philadelphia, Pennsylvania 19106, USA).

 

 

Este livro preenche uma lacuna para os neurologistas que vivem o seu dia a dia com problemas relacionados à síndrome da imunodeficiência adquirida. Os editores e mais 60 renomados estudiosos e pesquisadores do assunto apresentam as últimas contribuições sobre o vírus do HIV e suas complicações neurológicas.

O livro é dividido em seis seções com um total de 31 capítulos. É apresentado por Richard T. Johnson, Professor e Diretor do Departamento de Neurologia da Johns Hopkins University School of Medicine.

Na primeira seção, com dois capítulos, os editores fazem uma síntese sobre os quinze anos de progressos dos estudos da AIDS e sistema nervoso, e da epidemiologia e neuroepidemiologia do vírus da imunodeficiência adquirida.

A segunda seção engloba quatro capítulos, todos dedicados à neuropatogenia do vírus.

São discutidos aspectos da biologia e tropismo do vírus HIV no sistema nervoso, neuropatogenia propriamente dita, neuroimunologia e modelos animais de estudo.

A terceira seção, com dez capítulos, é dedicada aos aspectos clínicos e diagnósticos da afecção. Salientam-se os principais sintomas neurológicos, as doenças espinhais, as doenças neuromusculares, o manejo da doença na infância e adolescência, exames complementares. Nestes, encontram-se capítulos dedicados à importância do exame do líquido cefalorraqueano, neuroimagem, testes neuropsicológicos, neurooftalmologia e neuropsiquiatria.

A quarta seção é dedicada à patologia do vírus no sistema nervoso. São três capítulos, sobre a ação do vírus na medula espinhal, no cérebro e sobre infecções oportunísticas e neoplasias.

A quinta seção, com nove capítulos, engloba aspectos específicos de doenças que afetam o sistema nervoso na AIDS: demência, leucoencefalopatia, multifocal progressiva, citomegalovírus, outros herpesvírus, toxoplasmose, criptococose, sífilis, outras infecções oportunísticas, neoplasias.

Concluindo o livro, a sexta seção, com três capítulos, é de extrema importância ao salientar os cuidados que o neurologista deve ter com pacientes com AIDS. São discutidos aspectos da epidemiologia hospitalar e controle da infecção, aspectos terapêuticos e suas perspectivas futuras, e algoritmo para o tratamento das diversas síndromes neurológicas na AIDS.

Trata-se, portanto, de livro recomendado para todos os neurologistas e infectologistas que vivem o momento atual.

 

 

José Antonio Livramento