SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2ADid darwin have syncope caused by chagas' disease?Stutter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Print version ISSN 0004-282X

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.67 no.2a São Paulo June 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000200048 

ANÁLISE DE LIVROS

 

Umbertina Conti Reed

 

 

PARALISIA CEREBRAL. NEUROLOGIA. ORTOPEDIA. REABILITAÇÃO. SEGUNDA EDIÇÃO. LUIZ FERNANDO FONSECA, CÉSAR LUIZ ANDRADE de LIMA. Um volume com 658 páginas. Rio de Janeiro, 2008: MedBook (www.medbookeditora.com.br).

Nesta segunda edição manteve-se a divisão em três áreas que nos detalhes interessam três diferentes tipos de especialistas, mas que no conjunto geral fornecem aos especialistas os dados necessários para participar efetivamente da abordagem multidisciplinar que o paciente com paralisia cerebral (PC) exige.

A parte relativa ao neurologista é ao mesmo tempo informativa para o neurologista infantil que se prepara para a certificação e esquematizada para auxiliar na atualização das aulas ministradas em cursos de graduação (Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia ocupacional). São particularmente interessantes os enfoques relativos ao tratamento medicamentoso sintomático para alguns dos distúrbios e à aplicação da toxina botulínica. Também é muito boa a qualidade da reprodução de neuroimagens. A parte relativa ao ortopedista é rica em detalhes técnicos e também é fundamental para que o neurologista se sinta seguro em discutir as indicações cirúrgicas. Finalmente, a parte de reabilitação traz uma análise crítica das diferentes metodologias empregadas, simplifica o conhecimento necessário sobre as indicações de órteses e orienta bem sobre como promover a inclusão escolar, social e profissional do paciente que é, em última instância, o objetivo primordial do tratamento. É também louvável a preocupação com o suporte que deve ser dado aos familiares e à obtenção da melhor qualidade de vida possível para pacientes e cuidadores. Considero o livro excelente quanto ao conteúdo e à forma, bem como completo para esclarecer as dúvidas dos diferentes profissionais, não somente nos grandes centros como também nas áreas com menor disponibilidade de recursos.