SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6Anesthesia and cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094

Rev. Bras. Anestesiol. vol.55 no.6 Campinas Nov./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000600013 

NECROLÓGIO

 

Dr. Waldo Monteiro Marcondes * 04/09/1932 - 19/05/2005

 

 

Faleceu no dia 19 de maio próximo passado, após longo período de sofrimento, nosso querido colega e amigo Waldo Monteiro Marcondes.

Nasceu em Guaratinguetá, onde fez os primeiros estudos e veio para o Rio de Janeiro estudar Medicina.

Casou-se, antes de formar, com Maria José Taques Bittencourt, nascendo, desta união, q uatro filhos. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro em 1959 e dedicou-se a cirurgia na C. S. Santa Theresinha e no Hospital Gaffree Guinle mas abandonou esta especialidade, para dedicar-se a Anestesiologia, onde logo granjeou admiração e respeito, entre seus colegas, pela segurança com que a exercia e pelo interesse e carinho com que tratava seus pacientes .

Tornou-se médico titular do Hospital Maternidade Carmela Dutra e, por concurso, do H. M. Souza Aguiar, em 1967. Neste mesmo ano, foi aprovado no exame para Titulo de Especialista (TEA) e em 1983 recebeu o Titulo Superior de Anestesiologia (TSA).

Em 1969, Waldo acompanhado por esposa e filhos, viajava para o Paraguai, onde visitaria seu irmão Adido Militar naquele país quando sofreu terrível acidente, no qual faleceram esposa e dois filhos, ficando ele gravemente ferido por trauma facial com enucleação de um globo ocular. Após esta tragédia, todos os seus colegas e amigos julgaram que ele ficaria definitivamente afastado da Medicina. Qual não foi a nossa surpresa quando, tempos depois, voltou a exercer a especialidade que tanto amava, com segurança e afinco.

Em 1975, com a saída da Chefia do Serviço de Anestesiologia do H. M. Souza Aguiar do também saudoso Dr. José Affonso Zugliani, Waldo assumiu esta função, exercendo-a com dedicação e competência, até aposentar-se, granjeando, como sempre, a admiração de colegas e Diretores do Hospital. No ano seguinte, casou-se com Dulce Maria, uma cliente muito especial que cruzou seu caminho e com a qual teve um casal de filhos.

Durante os vinte e um anos de Chefia, Waldo exerceu diversas outras funções: foi Vice-Presidente do Corpo Clinico, Vice-Presidente da Comissão de Ética, Professor do Centro de Ensino e Treinamento, Supervisor do Programa de Anestesiologia da Comissão Nacional de Residência Médica e membro das bancas examinadoras para Concursos de Anestesiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Participou, ativamente, de Congressos, Jornadas, Seminários e Simpósios de Anestesiologia.

Em 1996 solicitou aposentadoria proporcional e voltou para sua terra natal, onde trabalhou por mais oito anos no Corpo Clínico do Hospital Frei Galvão e na Cooperativa da UNIMED. Neste período ainda participou do Curso Advanced Trauma Life Support do Comitê de Trauma do American College of Surgeons sendo aprovado. Em 2004 a SAESP concedeu-lhe uma placa de Honra ao Mérito por seus relevantes serviços prestados a Anestesiologia no Estado de São Paulo.

Waldo foi um exemplo de coragem, perseverança e honradez. Nunca se deixou abater pelas adversidades da vida. Lutou como um bravo até seus últimos dias.

Descanse em paz, querido amigo. De onde você estiver, continue a cuidar de todos nós, com aquela devoção e carinho que você dedicava a seus pacientes!

 

Modesto Rodrigues Fernandes, TSA
Membro da Congregação de
Aposentados do Hospital Souza Aguiar