SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6Anesthesia and cerebral palsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Anestesiologia

Print version ISSN 0034-7094
On-line version ISSN 1806-907X

Rev. Bras. Anestesiol. vol.55 no.6 Campinas Nov./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-70942005000600013 

NECROLÓGIO

 

Dr. Waldo Monteiro Marcondes * 04/09/1932 - 19/05/2005

 

 

Faleceu no dia 19 de maio próximo passado, após longo período de sofrimento, nosso querido colega e amigo Waldo Monteiro Marcondes.

Nasceu em Guaratinguetá, onde fez os primeiros estudos e veio para o Rio de Janeiro estudar Medicina.

Casou-se, antes de formar, com Maria José Taques Bittencourt, nascendo, desta união, q uatro filhos. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro em 1959 e dedicou-se a cirurgia na C. S. Santa Theresinha e no Hospital Gaffree Guinle mas abandonou esta especialidade, para dedicar-se a Anestesiologia, onde logo granjeou admiração e respeito, entre seus colegas, pela segurança com que a exercia e pelo interesse e carinho com que tratava seus pacientes .

Tornou-se médico titular do Hospital Maternidade Carmela Dutra e, por concurso, do H. M. Souza Aguiar, em 1967. Neste mesmo ano, foi aprovado no exame para Titulo de Especialista (TEA) e em 1983 recebeu o Titulo Superior de Anestesiologia (TSA).

Em 1969, Waldo acompanhado por esposa e filhos, viajava para o Paraguai, onde visitaria seu irmão Adido Militar naquele país quando sofreu terrível acidente, no qual faleceram esposa e dois filhos, ficando ele gravemente ferido por trauma facial com enucleação de um globo ocular. Após esta tragédia, todos os seus colegas e amigos julgaram que ele ficaria definitivamente afastado da Medicina. Qual não foi a nossa surpresa quando, tempos depois, voltou a exercer a especialidade que tanto amava, com segurança e afinco.

Em 1975, com a saída da Chefia do Serviço de Anestesiologia do H. M. Souza Aguiar do também saudoso Dr. José Affonso Zugliani, Waldo assumiu esta função, exercendo-a com dedicação e competência, até aposentar-se, granjeando, como sempre, a admiração de colegas e Diretores do Hospital. No ano seguinte, casou-se com Dulce Maria, uma cliente muito especial que cruzou seu caminho e com a qual teve um casal de filhos.

Durante os vinte e um anos de Chefia, Waldo exerceu diversas outras funções: foi Vice-Presidente do Corpo Clinico, Vice-Presidente da Comissão de Ética, Professor do Centro de Ensino e Treinamento, Supervisor do Programa de Anestesiologia da Comissão Nacional de Residência Médica e membro das bancas examinadoras para Concursos de Anestesiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Participou, ativamente, de Congressos, Jornadas, Seminários e Simpósios de Anestesiologia.

Em 1996 solicitou aposentadoria proporcional e voltou para sua terra natal, onde trabalhou por mais oito anos no Corpo Clínico do Hospital Frei Galvão e na Cooperativa da UNIMED. Neste período ainda participou do Curso Advanced Trauma Life Support do Comitê de Trauma do American College of Surgeons sendo aprovado. Em 2004 a SAESP concedeu-lhe uma placa de Honra ao Mérito por seus relevantes serviços prestados a Anestesiologia no Estado de São Paulo.

Waldo foi um exemplo de coragem, perseverança e honradez. Nunca se deixou abater pelas adversidades da vida. Lutou como um bravo até seus últimos dias.

Descanse em paz, querido amigo. De onde você estiver, continue a cuidar de todos nós, com aquela devoção e carinho que você dedicava a seus pacientes!

 

Modesto Rodrigues Fernandes, TSA
Membro da Congregação de
Aposentados do Hospital Souza Aguiar

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License