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Consenso entre docentes sobre as idéias principais de um texto acadêmico

Resumos

O trabalho surgiu da preocupação com o desempenho deficiente dos alunos em trabalhos que exigiam atividade em biblioteca. Este fato despertou interesse em buscar como os docentes estudam e orientam o estudo dos alunos. O trabalho tem por objetivo mostrar que o emprego habitual de algumas estratégias de leitura favorecem o consenso em torno de idéias principais. Isto foi obtido oferecendo-se a um grupo de docentes um curso de preparo para o ensino e aprendizagem significativos e desenvolvimento de habilidades em leitura. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que o treinamento foi eficiente em mudar o desempenho dos sujeitos.


The research has come up because of the preocupation about the weak performance of the students with assignments which demanded them to go to libraries. This fact has arisen interests in knowing how teachers direct and deal with the students' way of studying. The aim of the research is to show that the habit of some reading strategies help in the consensus arond main ideas. This has been achieved by offering a trainjng course to a group of teachers to prepare them for meaningful teaching and learning and development of reading skills. As a result, it was concluded that the training was efficient in changing the performance of the doers.


Consenso entre docentes sobre as idéias principais de um texto acadêmico* * Prêmio Laís Netto dos Reis - 3° lugar - 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR. 1991.

Zeneide SoubhiaI; Elma Mathias DessuntiI; María Helena D.M. GuarienteII; Benedita Ribeiro CordeiroII

IProfessores Assistentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - PR

IIProfessores Auxiliares do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR

RESUMO

O trabalho surgiu da preocupação com o desempenho deficiente dos alunos em trabalhos que exigiam atividade em biblioteca. Este fato despertou interesse em buscar como os docentes estudam e orientam o estudo dos alunos. O trabalho tem por objetivo mostrar que o emprego habitual de algumas estratégias de leitura favorecem o consenso em torno de idéias principais. Isto foi obtido oferecendo-se a um grupo de docentes um curso de preparo para o ensino e aprendizagem significativos e desenvolvimento de habilidades em leitura. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que o treinamento foi eficiente em mudar o desempenho dos sujeitos.

ABSTRACT

The research has come up because of the preocupation about the weak performance of the students with assignments which demanded them to go to libraries. This fact has arisen interests in knowing how teachers direct and deal with the students' way of studying. The aim of the research is to show that the habit of some reading strategies help in the consensus arond main ideas. This has been achieved by offering a trainjng course to a group of teachers to prepare them for meaningful teaching and learning and development of reading skills. As a result, it was concluded that the training was efficient in changing the performance of the doers.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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17 SOUBHIA, Z. Programa educativo em estratégias facilitadoras da compreensão de texto acadêmico. Dissertação de Mestrado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, 1990. 107 p.

  • 1 AUSUBEL, D. Psicologia educativa: um ponto de vista cognoscitivo.. México: Trillas, 1978. 769 p.
  • 2 BORDENAVE, J.D., PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino e aprendizagem. 10 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1988. 312p.
  • 3 DEESE, J., DEESE, E..Como estudar. 12 ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1986. 155 p.
  • 4 FELKER, D.B., DAPRA, R. Effects of question type and question placement on problem-solving ability from prose material. Jornal of Education Psychology, v. 67, n. 3, p. 380-384, 1975.
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  • 6 ______. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive - developmental inquiry. Rev. American Psychologist, v. 34, n. 10. p. 906-911. Oct., 1979.
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  • *
    Prêmio Laís Netto dos Reis - 3° lugar - 43° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Curitiba-PR. 1991.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1991
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