Acessibilidade / Reportar erro

Opinião dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em relação ao ensino básico

Resumos

Os autores, preocupados com a crescente diminuição de alunos matriculados no período regular na primeira disciplina do ciclo profissionalizante, propuseram-se a verificar as causas desta diminuição. Detectaram que esta diminuição deve-se em grande parte à reprovação. Ainda obtiveram as causas de reprovação atribuídas ao discente, ao docente, ao currículo e ao material bibliográfico.


The authors, worried about the gradual diminishing of enrolled students to regular period on the first subject of professionalizing cycle, intend to verify the causes related to this diminishing. They've found out that this is caused in general, by Students failure. They also have concluded that the causes for such failures are due to students, teachers, to the curriculum as well as to the bibliography.


Opinião dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em relação ao ensino básico

Iwa Keiko Aida UtyamaI; Mitsuko OhnishiII; Lúcia Maria MaistroIII; Maria Inês de AlmeidaIII

IEnfermeira - Professor-Assistente - Deptº de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

IIEnfermeira - Professor-Adjunto - Deptº de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

IIIAlunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

RESUMO

Os autores, preocupados com a crescente diminuição de alunos matriculados no período regular na primeira disciplina do ciclo profissionalizante, propuseram-se a verificar as causas desta diminuição. Detectaram que esta diminuição deve-se em grande parte à reprovação. Ainda obtiveram as causas de reprovação atribuídas ao discente, ao docente, ao currículo e ao material bibliográfico.

ABSTRACT

The authors, worried about the gradual diminishing of enrolled students to regular period on the first subject of professionalizing cycle, intend to verify the causes related to this diminishing. They've found out that this is caused in general, by Students failure. They also have concluded that the causes for such failures are due to students, teachers, to the curriculum as well as to the bibliography.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

ANEXO 1 ANEXO 1

  • 1 BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Assuntos Universitários. Desenvolvimento do ensino superior de enfermagem no Brasil. (s.n.:s.1.) 1975,118p.
  • 2 CARVALHO, I.M. O processo didático. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1979.
  • 3 CESAR, Zenite Terezinha Ribas. O ciclo básico nas Universidades do Estado do Paraná. Visão crítica e proposta de reestruturação. Semina, 4(14):419-432,1983, Universidade Estadual de Londrina. Paraná
  • 4 DE SORDI, Mara Regina Lemes et alii. A alteração do perfil do aluno ingressante na Faculdade de Enfermagem da PUC CAMP e seu impacto no ciclo básico. In: 41º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Florianópolis - Santa Catarina. 1989. 15p.
  • 5 ______. Uma proposta de alteração curricular participativa: uma alternativa para a Faculdade de Enfermagem da PUC CAMP. (s.d.). 15p. (apostila).
  • 6 DURAN, A. et alii. Curso programado da Fundação CENAFOR. São Paulo, s.c.p., 1976.
  • 7 ESPÍRITO SANTO, Alexandre do. Universidade Centrada em aluno: um modelo contingencial. Semina, 7(2):88-92.1986. Universidade Estadual de Londrina - Londrina, PR.
  • 8 KIMURA, Miako. Estudo do contexto de evasão na Escola de Enfermagem da U.S.P. Trabalho apresentado no curso de pós-graduação, nível de doutorado da Faculdade de Educação da USP. USP - São Paulo. 1986. 33p.
  • 9 MARTINS, J. O planejamento curricular aplicado à reforma da PUC-S.P. Revista da Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 14(79/80):219-248, jul/dez. 1971.
  • 10 MATOS, Pedro Lincon. Sobra de vagas desnuda crise. Estado de São Paulo, p. 9. Professor Universidade Federal de Pernambuco.
  • 11 MIYAMOTO, Nair Matsuko. Importância da formulação de objetivos operacionais dentro da disciplina Introdução à Enfermagem. Londrina, 1978. 28p. Monografia (Esp. Motodol. Ens. Sup.). Centro de Educação, Comunicação e Artes - UEL. Londrina, PR.
  • 12 MORAIS, R. O que é ensinar São Paulo: EPU, 1986. 63p.
  • 13 OHNISHI, Mitsuko. Caracterização do comportamento de ler em estudantes do curso de graduação em enfermagem. Londrina. 1984. Monografia (Espec . Metod. Ens. Sup.). Centro de Educação, Comunicação e Artes - UEL. Londrina.
  • 14 PEDRAZZANI, João Carlos. Proposição de objetivos comportamentais para a disciplina anatomia do currlculo em enfermagem. São Carlos. 1983. 233p. Tese (Mestrado em Educação) UFSCAR - Centro de Educação e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Educação.
  • 15 PEREIRA, Rosa Carrion Jacinto. Percepção do aluno frente à disciplina assistência de enfermagem ao adulto I: aspectos a serem mantidos ou reformulados. (s.e., s.d.). 26p . (apostila).
  • 16 SALDANHA, L.E. Tecnologia educacional Porto Alegre: Globo, 1978. p. 55-65.
  • 17 SOUBHIA, Zeneide, RODRIGUES, Ana Irma. Comportamento de ler: identificação de variáveis relacionadas com o comportamento de ler. Semina 7(1):10-15 jan/abril, 1986. Londrina.
  • 18 SOUBHIA, Zeneide. Programa educativo em estratégias facilitadoras da compreensão de texto. Ribeirão Preto. 1990. 108p. Tese de Mestrado - Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem - Ribeirão Preto.
  • 19 TABA, Hilda. Elaboracion del currículo. Buenos Aires: Troquel, 1976, p. 60-70 e 261.
  • 20 TURRA , C.M.G. et alii. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Emma, p. 60-70- e 283.
  • 21 UTYAMA, Iwa Keiko A. et alii. Análise do conhecimento das categorias e funções da enfermagem pelos docentes de uma instituição de ensino superior. Rev. Gaúcha de Enf, Porto Alegre, 8(2):168-180, Jul, 1987.

ANEXO 1

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1991
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br