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A participação dos enfermeiros nos programas de aperfeiçoamento

Resumos

O estudo busca o conhecimento das facilidades e dificuldades identificadas pelos enfermeiros para a participação em programas de aperfeiçoamento, oferecidas tanto pela instituição em que trabalham como por outras instituições. O estudo busca, também, a verificação da importância conferida por esses profissionais aos programas e fornecer subsídios, com base nos resultados obtidos, para o planejamento de programas de aperfeiçoamento para a enfermeira. A presente pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, com a adoção da técnica de entrevista realizadas com a utilização de um formulário composto de perguntas semi-estruturadas. As informações obtidas serão trabalhadas numa proposta quantitativa e qualitativa de análise.


The purpose of this study is to identify reasons why nurses do or do not take part in improvement programs offered either by their place of work or by other institutions. It also aims at the importance given to these programs. This data will provide important subsidies for the planning of nursing improvement programs. Data are being compiled by use of a questionnaire with per-structured questions followed by an interview. A quantitative and qulitative analysis will be dealt based on this information


A participação dos enfermeiros nos programas de aperfeiçoamento* * Nota Prévia

Luciane Lúcio PereiraI; Paulina KurcgantII

IEnfermeira. Auxiliar de Ensino do Departamento de Orientação Profisisonal da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/Lotada na disciplina Administração Aplicada à Enfermagem

IIEnfermeira. Professor Assistente Doutor do Departamento de Orientação Profisisonal da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/Lotada na disciplina Administração Aplicada à Enfermagem

RESUMO

O estudo busca o conhecimento das facilidades e dificuldades identificadas pelos enfermeiros para a participação em programas de aperfeiçoamento, oferecidas tanto pela instituição em que trabalham como por outras instituições. O estudo busca, também, a verificação da importância conferida por esses profissionais aos programas e fornecer subsídios, com base nos resultados obtidos, para o planejamento de programas de aperfeiçoamento para a enfermeira. A presente pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, com a adoção da técnica de entrevista realizadas com a utilização de um formulário composto de perguntas semi-estruturadas. As informações obtidas serão trabalhadas numa proposta quantitativa e qualitativa de análise.

ABSTRACT

The purpose of this study is to identify reasons why nurses do or do not take part in improvement programs offered either by their place of work or by other institutions. It also aims at the importance given to these programs. This data will provide important subsidies for the planning of nursing improvement programs. Data are being compiled by use of a questionnaire with per-structured questions followed by an interview. A quantitative and qulitative analysis will be dealt based on this information.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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  • 1 ALPACH, J. The educational process in critical care nursing Missouri, EUA, The C.V. Mosby Company, 1982.
  • 2
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 1º Seminário de Educação Continuada em Enfermagem. Rev. Bars. Enf. Brasília, 33:8-101, 1980.
  • 3
    BRASIL, Cadastro de Estabeleciementos de Saúde. Brasil, 1985. Brasília, centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1986. v.1.
  • 4
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  • 5 BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE MODERNIZAÇO ADMINISTRATIVA E RECURSOS HUMANOS. A Educação Continuada de Enfermeira no SUS. Brasília. Centro de Documentação do Ministério da Saúde. 1990.
  • 6 CERVERO, R.M. Continuing Professional Education and Behavioral Change: A Model for Research and Evaluation. The Journal of Continuing Education in Nursing. 16(3):85-88, 1985.
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  • 9 GONÇALVES, E.L. Administração de recursos humanos nas instituições de saúde. São Paulo: Pioneira.
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  • 16 OUCHI, W.G. Teoria Z: Como as empresas podem enfrentar o desafio japonês. São Paulo: Nobel, 1986.
  • 17 SILVA, A.L.C. Caracterização das formas de progresso para competência continuada em enfermagem. Rev. Bras. Enf. Brasília, 33:453-61, 1980.
  • 18 SILVA, M.J.P. de, PEREIRA, L.L., BENKO, M.A. Educação continuada: estratégia para o desenvolvimento de pessoal de enfermagem. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva/São Paulo, EDUSP, 1989. p. 75-973.
  • *
    Nota Prévia
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1992
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