Resumos
Os programas de educação e treinamento da mulher para o parto utilizando dos métodos psicossomáticos, têm se mostrado ineficientes. O objetivo deste trabalho é identificar as idéias pré-existentes que o casal grávido atribui ao evento parto, possibilitando redirecionar os cursos de orientação pré-natal, atendendo ao casal como unidade, de modo a ajudá-lo a ter o parto que deseja. As idéias sobre o parto foram emitidas pelos casais em grupo durante o curso, utilizando-se da técnica de Brainstorming (OSBORN, 1957). O parto foi identificado como um processo biológico e inerente às mulheres, trazendo emoções variadas e ambivalentes para ambos os sexos, além de constituir-se em um momento de consolidação social dos papéis maternos e paternos. Conclui-se que o parto é um período crítico que desencadeia reações biológicas, psicológicas e sociais, sendo essencial que nos cursos se atente para o processo de significação do mesmo.
Parto; Psico-profilaxia; Saúde da Mulher
The programs of education and training for labor and delivery designed for women using psychomatic methods have been considered as inefficients. The goal of this work is to identify preconceived ideas held by the pregnant couple about labor and delivery, making it possible to redirect prenatal orientation classes and to deal with the couple as an unit, helping them to have the experience that they want. The ideas about labor and delivery were emitted by the couple during the group classes using brainstorming technique (OSBORN, 1957). Labor and delivery was identified as a biological process inherent to women, bringing up varied and ambivalent emotions for both sex besides to constitute a time of social consolidation of roles for both parents. Concluding, labor and delivery is a critical period that brings biological, psychological and social reactions, being essential that in the classes given, the meaning of it should be considered.
ARTIGOS
O significado do parto na visão de casais grávidos
Ana Márcia Spanó NakanoI; Marli Villela MamedeII
IProfessora Assistente junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto - USP
IILivre-Docente junto ao Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
RESUMO
Os programas de educação e treinamento da mulher para o parto utilizando dos métodos psicossomáticos, têm se mostrado ineficientes. O objetivo deste trabalho é identificar as idéias pré-existentes que o casal grávido atribui ao evento parto, possibilitando redirecionar os cursos de orientação pré-natal, atendendo ao casal como unidade, de modo a ajudá-lo a ter o parto que deseja. As idéias sobre o parto foram emitidas pelos casais em grupo durante o curso, utilizando-se da técnica de Brainstorming (OSBORN, 1957). O parto foi identificado como um processo biológico e inerente às mulheres, trazendo emoções variadas e ambivalentes para ambos os sexos, além de constituir-se em um momento de consolidação social dos papéis maternos e paternos. Conclui-se que o parto é um período crítico que desencadeia reações biológicas, psicológicas e sociais, sendo essencial que nos cursos se atente para o processo de significação do mesmo.
Unitermos: Parto - Psico-profilaxia - Saúde da Mulher
ABSTRACT
The programs of education and training for labor and delivery designed for women using psychomatic methods have been considered as inefficients. The goal of this work is to identify preconceived ideas held by the pregnant couple about labor and delivery, making it possible to redirect prenatal orientation classes and to deal with the couple as an unit, helping them to have the experience that they want. The ideas about labor and delivery were emitted by the couple during the group classes using brainstorming technique (OSBORN, 1957). Labor and delivery was identified as a biological process inherent to women, bringing up varied and ambivalent emotions for both sex besides to constitute a time of social consolidation of roles for both parents. Concluding, labor and delivery is a critical period that brings biological, psychological and social reactions, being essential that in the classes given, the meaning of it should be considered.
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Recebido para publicação em 14.04.94
ANEXO - CATEGORIAS DE ANÁLISE SOBRE O SIGNIFICADO DE PARTO
1. Categoria Parto como Processo biológico
dor*
anestesia*
Leboyer*
normal*
recuperação*
2. Categoria Parto como Processo Psico-emocional
3. Categoria Parto como Processo Sócio-cultural
OBS: as falas assinaladas por asteriscos (*) são as expressas pelas mulheres.
- 1. BLUM ER, H. Symbolic Interactionism perspective and method. Califórnia: Prentice-hall, 1969.
- 2. MALDONADO, M.T. A psicologia da gravidez, parto e puerperio. Femina, v.2, n.1, p.404-410, 1974.
- 3. NAKANO, A.M.S. Os métodos psicossomáticos de preparação para o parto: análise de seus objetivos e finalidades Ribeirão Preto, 1990. 265p. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, 1990.
- 4. WARD, C.D. Psicologia Social Experimental: manual de laboratório. Tradução Anna Edith Bellico da Costa e Nilza Rocha Féres. São Paulo: EDUSP, 1974.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
20 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Jun 1994
Histórico
-
Recebido
14 Abr 1994