SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Avaliação e perspectiva dos cursos de pós-graduação lato-sensu do departamento de enfermagem da UFRN (1980-1992)Orientação pré-operatória a pacientes com catarata e indicação de cirurgia ambulatorial: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.48 no.1 Brasília jan./mar. 1995

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671995000100005 

ARTIGOS

 

Comunicação professor-aluno através da pedagogia problematizadora*

 

 

Célia Alves RozendoI; Elisabete Aparecida MartinsII; Neusa ColletIII

IDocente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, mestranda na área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
IIDocente da Escola Técnica da Universidade Federal de Uberlândia, mestranda da área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
IIIDocente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel, mestranda da área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

 

 


RESUMO

Trata-se de um relato de experiência emprego da abordagem Sócio Cultural de um trabalho desenvolvido por alunas do Programa de Pós-Graduação da Escola de Efermagem Ribeirão Preto-USP. Para explanaçãoda referida abordagem empregamos, como oestratégia didática, o esquema do arco proposto por Charles Maguerez e apresentado por Bordenave(1)natentativa de sistematizar a comunicação entre professor e aluno abordando os "Aspectos relacionados aos Problemas do Ensino Superior".

Unitermos: Educação de pós-graduação em enfermagem - Aprendizagem - Ensino - Método


ABSTRACT

Report of experience intheuse of a social-cultural approach during the development of a work done by graduate studentsof Ribeirão Preto School of Nursing-USP.As aformofreference for the didactic strategy, it was used the scheme of arch proposed by Charles Maguerez and presented by BORDENAVE,in anattempttosystematize the communicationteacher-student talking about "Aspects related to the Undergraduate Teaching Problems".

Keywords: Education, graduate, nursing-Learning- Teaching-Methods


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, M.A. Esfratégias de ensino aprendizagem. 4.ed.Petrópolis: Vozes, 1982.         [ Links ]

2- FARIA, W. de. Teorias do ensino e planejamento pedagógico. São Paulo: EPU, 1987.         [ Links ]

3 - FREIRE, P. Educação e mudança. 16.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.         [ Links ]

4- FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 20.ed Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.         [ Links ]

5 - MIZUKAMI. M. da G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 1986.         [ Links ]

 

 

Encaminhado para publicação em 10/12/94.
Aprovado para publicação em 12/2/95.

 

 

* Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia de Ensino do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Drª Lisete Diniz Ribas Casagrande e apresentado como Tema Livre do 4º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem - SIBRACEN - realizado na cidade de Ribeirão Preto, de 18 a 20 de maio de 1994.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons