Resumos
Trata-se de um relato de experiência emprego da abordagem Sócio Cultural de um trabalho desenvolvido por alunas do Programa de Pós-Graduação da Escola de Efermagem Ribeirão Preto-USP. Para explanaçãoda referida abordagem empregamos, como oestratégia didática, o esquema do arco proposto por Charles Maguerez e apresentado por Bordenave(1)natentativa de sistematizar a comunicação entre professor e aluno abordando os "Aspectos relacionados aos Problemas do Ensino Superior".
Educação de pós-graduação em enfermagem; Aprendizagem; Ensino; Método
Report of experience intheuse of a social-cultural approach during the development of a work done by graduate studentsof Ribeirão Preto School of Nursing-USP.As aformofreference for the didactic strategy, it was used the scheme of arch proposed by Charles Maguerez and presented by BORDENAVE,in anattempttosystematize the communicationteacher-student talking about "Aspects related to the Undergraduate Teaching Problems".
Education; graduate; nursing-Learning; Teaching-Methods
ARTIGOS
Comunicação professor-aluno através da pedagogia problematizadora* * Trabalho apresentado na disciplina de Metodologia de Ensino do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo sob a orientação da Profª Drª Lisete Diniz Ribas Casagrande e apresentado como Tema Livre do 4º Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem - SIBRACEN - realizado na cidade de Ribeirão Preto, de 18 a 20 de maio de 1994.
Célia Alves RozendoI; Elisabete Aparecida MartinsII; Neusa ColletIII
IDocente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, mestranda na área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
IIDocente da Escola Técnica da Universidade Federal de Uberlândia, mestranda da área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
IIIDocente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Cascavel, mestranda da área de Enfermagem Fundamental do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
RESUMO
Trata-se de um relato de experiência emprego da abordagem Sócio Cultural de um trabalho desenvolvido por alunas do Programa de Pós-Graduação da Escola de Efermagem Ribeirão Preto-USP. Para explanaçãoda referida abordagem empregamos, como oestratégia didática, o esquema do arco proposto por Charles Maguerez e apresentado por Bordenave(1)natentativa de sistematizar a comunicação entre professor e aluno abordando os "Aspectos relacionados aos Problemas do Ensino Superior".
Unitermos: Educação de pós-graduação em enfermagem - Aprendizagem - Ensino - Método
ABSTRACT
Report of experience intheuse of a social-cultural approach during the development of a work done by graduate studentsof Ribeirão Preto School of Nursing-USP.As aformofreference for the didactic strategy, it was used the scheme of arch proposed by Charles Maguerez and presented by BORDENAVE,in anattempttosystematize the communicationteacher-student talking about "Aspects related to the Undergraduate Teaching Problems".
Keywords: Education, graduate, nursing-Learning- Teaching-Methods
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Encaminhado para publicação em 10/12/94.
Aprovado para publicação em 12/2/95.
- 1- BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, M.A. Esfratégias de ensino aprendizagem. 4.ed.Petrópolis: Vozes, 1982.
- 2- FARIA, W. de. Teorias do ensino e planejamento pedagógico. São Paulo: EPU, 1987.
- 3 - FREIRE, P. Educação e mudança. 16.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
- 4- FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 20.ed Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
- 5 - MIZUKAMI. M. da G.N. Ensino: as abordagens do processo. Săo Paulo. EPU, 1986.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Mar 1995
Histórico
-
Aceito
12 Fev 1995 -
Recebido
10 Dez 1994