Acessibilidade / Reportar erro

Enfermagem, um serviço de qualidade? O paciente responde

Nursing, a quality service? The patient answers

Resumos

Sendo a qualidade uma preocupação atual em vários setores produtivos, buscamos estudá-la no âmbito do serviço de enfermagem, considerando o ponto de vista do paciente. Para isso, foi elaborado um questionário que foi respondido por 45 pacientes internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Ficou demonstrado que na maior parte das vezes o serviço de enfermagem é considerado satisfatório, embora existam críticas por parte dos clientes e melhorias a serem instituídas.

Qualidade; Serviço de enfermagem


Being quality an updated concept in several productive sectors, we have tried to study this concept in nursing service environment at the patient's point of view. For reaching this goal, a questionnaire has been made upon which 45 Hospital de Clinicas de Porto Alegre interned patients have produced their opinions. It has been shown that generally speaking, the nursing service has been satisfactory although there is some critic from some clients and improvement could be worked out.

Quality; Nursing service


ARTIGOS

Enfermagem, um serviço de qualidade? O paciente responde

Nursing, a quality service? The patient answers

Joceli P. S. da Rocha; Juciqueli B. L Borges; kátia Lopes Inácio; Raquel Cristine Barcella

Enfermeiras graduadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO

Sendo a qualidade uma preocupação atual em vários setores produtivos, buscamos estudá-la no âmbito do serviço de enfermagem, considerando o ponto de vista do paciente. Para isso, foi elaborado um questionário que foi respondido por 45 pacientes internados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Ficou demonstrado que na maior parte das vezes o serviço de enfermagem é considerado satisfatório, embora existam críticas por parte dos clientes e melhorias a serem instituídas.

Unitermos: Qualidade - Serviço de enfermagem.

ABSTRACT

Being quality an updated concept in several productive sectors, we have tried to study this concept in nursing service environment at the patient's point of view. For reaching this goal, a questionnaire has been made upon which 45 Hospital de Clinicas de Porto Alegre interned patients have produced their opinions. It has been shown that generally speaking, the nursing service has been satisfactory although there is some critic from some clients and improvement could be worked out.

keywords: Quality - Nursing service.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

ANEXO 1- ANEXO 1-

  • 1. BERWICK, D., GODFREY, A., ROESSNER, J. Melhorando a Qualidade dos Serviços Médicos, Hospitalares e da Saúde. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • 2. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle de Qualidade Total (no estilo japonês). São Paulo: Bloch, 1992.
  • 3. CARVALHO, Paulo Antônio de. Qualidade dos Serviços de Saúde: O Planejamento. Porto A legre: Palestra Proferida no XLVI Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1994.
  • 4. MIRSHAWKA, Victor. Hospital: fui bem atendido, a vez do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1994.
  • 5. TAUBLIB, Davis. Controle de Qualidade Total: Hospital do Futuro, o Futuro do Hospital. Rio de Janeiro: Xenon, 1993.

ANEXO 1-

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 1997
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br