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Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.50 no.2 Brasília Apr./June 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71671997000200006 

ARTIGOS

 

O "ser-mãe" de criança com malformação: um estudo fenomenológico

 

The malformed child 'mother-being': a phenomenological study

 

 

Mirian Calíope Dantas Pinheiro

Aluna do Curso de Doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professora Assistente da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Este artigo é parte da dissertação de mestrado

 

 


RESUMO

A temática deste estudo refere-se à vivência de mães com filhos portadores de malformação congênita e traz uma análise sobre as suas reações diante do mesmo. Trata-se de um estudo descritivo segundo a linha qualitativa com a abordagem fenomenológica. E, para tanto, foram realizadas entrevistas e aquisição dos depoimentos. Fez-se a análise em busca do sentido, da direção destas mães, ou seja, a sua maneira de ser, de estar no mundo, partindo dos significados (unidades de significação), indo ao sentido, à luz do referencial filosófico de Martin Heidegger, objetivando caracterizar o Ser-Mãe em seu cotidiano.

Unitermos: Fenomenologia - Existencialismo - Anomalia fetal.


ABSTRACT

The theme of this research refers to children suffering congenital malformation through an analysis of their mothers' reactions in dealing with such a situation. It deals with a descriptive study along the qualitative line through the phenomenological approach. In order to attain that purpose, interviews were made and data collected. The analysis was built under the view of meaning, the orientation of those mothers, i.e. the outlook of the world from their perspective, which was tracked from the meanings (units of meaning) to actual sense based on the philosophical insight of Dr. Martin Heidegger, aiming at characterizing the mother-being in her daily life.

Keywords: Phenomenology - Existentialism - Phetal anomaly.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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1 MARTINS, J. & BICUDO, M. A. V. A Pesquisa em Qualitativa em Psicologia Fundamentos e Recursos Básicos. São Paulo, Morais, 1989.
2 Idem.
3 GORMAN, R. A. A Visão Dual. Trad. Livia Nevis de Holanda Barbosa, Rio de Janeiro, Zahar, 1979. p. 29.
4 GORMAN, R. A. (1979. p. 31 - 39).
5 BEAINI, T. C. (1981. p.85).
6 Idem, p.85.
7 HEIDEGGER, M. (1989. p. 264)
8 MORA, J. F. (1982, p.176).
9 BEAINI, T. C. (1981. p. 41 - 42).
10 Prefácio da doutora CAPALBO no livro da Anésia de Souza Carvalho. (1991, p.6).
11 BEAINI,T. C. (1981. p. 25).
12 HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Trad. Márcia de S. A. 3ed., Petrópolis, Vozes, 1989. p. 22.
13 ANOTAÇÕES DE AULA. Disciplina de Filosofia Contemporânea. Curso de Especialização em Enfermagem da UERJ, ministrado pela Filósofa Telma Aparecida Donzelli, segundo semestre de 1994.
14 ANOTAÇÕES DE AULA. Telma Aparecida Donzelli, segundo semestre de 1994.
15 CAPALBO, C. A História do Ser Humano segundo Merleau-Ponty. Rev. Bras. Filosofia, São Paulo, v. 39, n. 157, p. 3 -17, Jan/Fev/Mar, 1990.
16 FROSSARD, Selma. As Dimensões do Mundo da Vida e a Formação Profissional do Assistente Social. Escola de Serviço Social - UFRJ, 1992. p.74 - 96. Esta análise foi inspirada na Dissertação de Mestrado da Selma Frossard, desenvolvida sob orientação de Telma Aparecida Donzelli.
17 BEAINI, T. C. (1981, p. 18-19).
18 BEAINI, (1981, P.24.).
19 BEAINI, T. C. (1981, p. 79 - 87).
20 GEORGE, J. B. e Cols. Teorias de Enfermagem: Os Fundamentos para a Prática Profissional. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. p.164 -173.
21 SINASON, V. Compreendendo seu Filho Deficiente. Trad. Sérgio Nunes Melo, Rio de Janeiro, IMAGO, 1993. p.33.

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