RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
O ser-professor da enfermagem através do núcleo central das suas representações sociais
Rita Narriman Silva de Oliveira Boery
Professora Assistente do Departamento de Saúde de UESB - Campus de Jequié
Orientadora: Josete Luiza Leite
BOERY, Rita Narriman Silva de Oliveira. O Ser-Professor da Enfermagem Através do Núcleo Central das suas Representações Sociais. Tese de Mestrado. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, UNI-RIO e Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. Rio de Janeiro / Jequié / BA. Agosto, 1997.
Este estudo oportuniza uma reflexão acerca do desempenho da enfermeira no exercício do ensino. Nessa perspectiva o ser-professor desta profissional que ensina é analisado, com o intuito de se compreender as limitações que permeiam o seu desempenho, assim como, as suas potencialidades no ensino. Objetiva refletir, analisar e buscar subsídios para tornar essa prática de ensino, mais reflexiva e crítica. É uma pesquisa qualitativa, fundamentada metodicamente a partir dos princípios da Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Os dados foram coletados através de técnicas lúdicas, como: cognomes, cana sanfonada e colagem que permitiram identificar quatro núcleos centrais, denominados: princípios humanísticos, técnicos, éticos e da comunicação. O ser-professor da enfermeira do ensino de graduação da enfermagem perpassa por esses princípios, e, se constitui em algo concreto, inserido no ser-pessoa desta profissional, porque faz pane do mundo que ela construiu ao longo de sua vida.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Nov 2014 -
Data do Fascículo
Dez 1997