SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Living with positive serum for HIV/AIDS: from concept to preconceptionsThe care of patients with hematological problems - a teaching and learning experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Rev. bras. enferm. vol.53 no.4 Brasília Oct./Dec. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672000000400003 

PESQUISA

 

A criança e o medicamento: software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria1

 

Children and medication: an educational software for pediatric nursing education

 

El niño y el medicamento: software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría

 

 

Sílvia Helena Zem-MascarenhasI; Silvia Helena De Bortoli CassianiII

IDoutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
IIProfessora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

 

 


RESUMO

Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria, intitulado "A criança e o medicamento". Foi empregado o Referencial Pedagógico de Robert M. Gagné( 1980) e utilizado o Modelo de três Estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O software utiliza recursos multimídia sendo composto por quatro tópicos: a criança, o medicamento, quem administra e administração do medicamento. Após o desenvolvimento do programa, foram realizadas três etapas de avaliação, com analistas de sistemas, peritos no conteúdo abordado e população alvo à qual o software se destina. A análise dos dados mostrou que a maioria dos itens recebeu consideração excelente na opinião dos avaliadores. Pudemos observar a aceitação do software por essa população e comprovar nossa contribuição para o ensino de enfermagem, disponibilizando um novo recurso para o ensino de administração de medicamentos em pediatria.

Palavras chave: software, enfermagem pediátrica, ensino, medicamentos


ABSTRACT

The purpose of this study is the development and evaluation of an educational software on the administration of pediatric medicaments called "Children and medication". The pedagogical framework of Robert M. Gagné and the Three Stages Model, proposed by Price (1991) to develop CAI programs, were used. The software utilizes multimedia resources and is composed of four topics: the child, the medicament, the person who administers it and the administering of the medication. After the development of the program, it went through an evaluation process which was divided in three phases and had the participation of system analyst professionals and the target population to which the software was designed. Data analysis of the software showed that most of the items received excellent approval by the evaluators. It was observed that the software was accepted by the users and that it contributed for the nursing teaching of pediatric medicament administering through a new resource.

Keywords: software, pediatric nursing, teaching, medicaments


RESUMEN

Este estudio ha tenido como objetivo el desarrollo y evaluación de un software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría, con el título "El niño y el medicamento". Se ha empleado el referencial pedagógico de Robert M. Gagné y el Modelo de tres Etapas de Price (1991) para el desarrollo de programas CAI. El software utiliza recursos multimídia y se compone de cuatro tópicos: el niño, el medicamento, quien lo administra y la administración del medicamento. Tras el desenvolvimiento del programa, se llevaron a cabo tres etapas de evaluación, con analistas de sistemas, con expertos en el contenido y con la población a la cual el software se destinaba. El análisis de los datos mostró que la mayoría de los tópicos estaba excelente, en la opinión de los evaluadores. Se ha podido observar la aceptación del software por esa población y hemos podido comprobar, así, nuestra contribución a la enseñanza de enfermería, al disponer un nuevo recurso para la enseñanza de administración de medicamentos en pediatría.

Palabras clave: software, enfermería pediátrica, enseñanza, medicamentos


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, P.R.T. Qualidade de software educacional: critérios para validação de treinamentos multimídia utilizados em educação à distância. Tecnol. Educacional, v.26, n.140, p11-17, 1998.         [ Links ]

CASSIANI, S.H. de B. Um salto para o futuro no ensino da administração de medicamentos: desenvolvimento de um programa instrucional auxiliado pelo computador. 1998. 206p. Tese (Livre Docência)- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.         [ Links ]

GAGNÉ, R.M. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Trad. de Rute Vivian Angelo. Porto Alegre: Globo, 1980.         [ Links ]

MARIN, H.F. Informática em enfermagem. São Paulo: E.P.U, 1995.         [ Links ]

MASCARENHAS, S. Um survey sobre o uso de tecnologias avançadas no ensino: a Universidade de São Paulo para a era da informação: uma proposta de ação. Rev. USP, v.35, p. 103-107, 1997.         [ Links ]

PRESSMAN, R.S. Engenharia de software. Trad. de José Carlos Barbosa dos Santos. São Paulo: Makron Books, 1995.         [ Links ]

PRICE, R.V. Computer-aid instruction: a guide for authors. Pacific Grove: Brooks/Cole Publishing Company, 1991.         [ Links ]

ROCHA, M.T. Construção de uma base de dados particular informatizada. Rev. Paul. Enfermagem, v.11, n.2, p.64-68, 1992.         [ Links ]

ZEM-MASCARENHAS, S.H.; CARVALHO, E.C. Toque terapêutico: análise da produção do conhecimento utilizando uma base de dados informatizada. Rev. Min. Enfermagem, v.2, n.2, p.98-103, 1998.         [ Links ]

 

 

Recebido em outubro de 2000
Aprovado em março de 2001

 

 

1 Prêmio Zaira Cintra Vidal, 3º lugar, 52º CBEn.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License