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As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental

Los conceptos y escenarios de la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental

The conceptions and sceniarios of the teaching of psychiatric nursing and mental health

Resumos

Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.

ensino; enfermagem psiquiátrica; saúde mental


El trabajo trata sobre las contradicciones en la enseñanza de enfermeria psiquiátrica y salud mental en las cuatro universidades públicas de Rio Grande do Sul. Es un estudio calitativo que se utiliza de un referencial dialéctico. Los instrumentos utilizados: programas de las disciplinas del área de enfermería psiquiátrica y salud mental y entrevistas con los profesores del área (15) y entrevistas con alumnos (14). La temática central de análisis consiste en los conceptos y escenario donde se operacionaliza la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se constata que en las disciplinas de ese campo predomina un enfoque de lo normal y de lo patológico durante el transcurrir del ciclo vital y tienen influencias del discurso de la psiquiatría preventiva y del psicoanálisis, cuyo enfoque es, predominantemente, psicodinámico. Las prácticas-finales se siguen haciendo en su mayoría en los hospitales psiquiátricos de gran envergadura, con énfasis en las psicopatologias, y en las variables psicosociales que las determinan, as como acentúan el mantenimiento del modelo de manicomio.

enseñanza; enfermeria psiquiátrica; salud mental


This work approaches the contradictions that are present in the teaching of Psychiatric Nursing and Mental Health in four public universities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It consists of a qualitative study based on a dialectic referential. The instruments used for the investigation were the programs of the courses of Psychiatric Nursing and Mental Health and interviews with fifteen teachers and fourteen students of the area. The central themes of the analysis were the conceptions and scenarios in which the teaching of Psychiatric Nursing and Mental Health takes place. It was observed that these courses focus predominantly the concepts of normality and pathology during the cycle of life and are influenced by the discourse of preventive psychiatry and by psychoanalysis. It was also noticed that the courses mentioned adopt a psychodynamic approach. The majority of the training in the area still takes place in big psychiatric hospitals and emphasizes psychopathologies and its psychosocial determinations which consolidate the hospice model.

teaching; psychiatric nursing; mental health


PESQUISA

As concepções e cenários do ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental1 1 Prêmio Jane Fonseca de Proença. 3º lugar. 52º CBEn.

The conceptions and sceniarios of the teaching of psychiatric nursing and mental health

Los conceptos y escenarios de la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental

Luciane Prado KantorskiI; Graciette Borges da SilvaII; Emilia Nalva Ferreira da SilvaIII

IDocente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora em Enfermagem. Apoio CNPq

IISocióloga. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

IIIProfessora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Aluna do Mestrado em Assistência de Enfermagem. Convênio UFSC/UFPEL/FURG/URCAMP. Apoio FAPERGS

RESUMO

Este trabalho aborda as contradições que perpassam o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental nas quatro universidades públicas do Rio Grande do Sul. Consiste em um estudo qualitativo que se utiliza do referencial dialético. Os instrumentos utilizados foram: programas das disciplinas da área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental e entrevistas com professores da área (15) e entrevistas com alunos (14). A temática central de análise consiste nas concepções e cenários onde se operacionaliza o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Constatamos que as disciplinas da área apresentam predominantemente o enfoque do normal e do patológico no transcorrer do ciclo vital, tendo influências do discurso da psiquiatria preventiva, da psicanálise, sendo predominantemente voltadas para o enfoque psicodinâmico. Os estágios na área continuam a ser realizados majoritariamente nos hospitais psiquiátricos de grande porte enfatizando as psicopatologias, suas determinações psicossociais que acentuam a manutenção do modelo manicomial.

Palavras-chave: ensino, enfermagem psiquiátrica, saúde mental

ABSTRACT

This work approaches the contradictions that are present in the teaching of Psychiatric Nursing and Mental Health in four public universities in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It consists of a qualitative study based on a dialectic referential. The instruments used for the investigation were the programs of the courses of Psychiatric Nursing and Mental Health and interviews with fifteen teachers and fourteen students of the area. The central themes of the analysis were the conceptions and scenarios in which the teaching of Psychiatric Nursing and Mental Health takes place. It was observed that these courses focus predominantly the concepts of normality and pathology during the cycle of life and are influenced by the discourse of preventive psychiatry and by psychoanalysis. It was also noticed that the courses mentioned adopt a psychodynamic approach. The majority of the training in the area still takes place in big psychiatric hospitals and emphasizes psychopathologies and its psychosocial determinations which consolidate the hospice model.

Keywords: teaching, psychiatric nursing, mental health

RESUMEN

El trabajo trata sobre las contradicciones en la enseñanza de enfermeria psiquiátrica y salud mental en las cuatro universidades públicas de Rio Grande do Sul. Es un estudio calitativo que se utiliza de un referencial dialéctico. Los instrumentos utilizados: programas de las disciplinas del área de enfermería psiquiátrica y salud mental y entrevistas con los profesores del área (15) y entrevistas con alumnos (14). La temática central de análisis consiste en los conceptos y escenario donde se operacionaliza la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se constata que en las disciplinas de ese campo predomina un enfoque de lo normal y de lo patológico durante el transcurrir del ciclo vital y tienen influencias del discurso de la psiquiatría preventiva y del psicoanálisis, cuyo enfoque es, predominantemente, psicodinámico. Las prácticas-finales se siguen haciendo en su mayoría en los hospitales psiquiátricos de gran envergadura, con énfasis en las psicopatologias, y en las variables psicosociales que las determinan, as como acentúan el mantenimiento del modelo de manicomio.

Palavras clave: enseñanza, enfermeria psiquiátrica, salud mental

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Recebido em outubro de 2000

Aprovado em maio de 2001

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  • 1
    Prêmio Jane Fonseca de Proença. 3º lugar. 52º CBEn.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      14 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Set 2001

    Histórico

    • Aceito
      Maio 2001
    • Recebido
      Out 2000
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