Competitividade; planejamento estratégico; manufatura; mercado; produto; competição; globalização; cadeia produtiva; processo de planejamento; consultoria estratégica; estratégia de manufatura; Competitiveness; strategic planning; manufacturing plant; market; product; competition; globalization; production chain; planning process; strategic consulting; strategy of manufacturing
ARTIGOS
Recomendações sobre o processo de planejamento estratégico
José Celso Contador
Professor Livre-Docente da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da UNESP e Consultor Industrial
Palavras-chave: Competitividade, planejamento estratégico, manufatura, mercado, produto, competição, globalização, cadeia produtiva, processo de planejamento, consultoria estratégica, estratégia de manufatura.
Key words: Competitiveness, strategic planning, manufacturing plant, market, product, competition, globalization, production chain, planning process, strategic consulting, strategy of manufacturing.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido pela Redação da RAE em julho/1994, avaliado em agosto/1994, dezembro/1994, aprovado para publicação em maio/1995.
Ver a primeira parte deste artigo: Planejamento estratégico: recomendações sobre os ambientes externo e interno, RAE, v. 35, n. 2, mar./abr. 1995.
1. ANSOFF, H. Igor. The new corporate strategy. John Wiley & Sons, 1988.
2. CONTADOR, J. Celso. Planejamento estratégico: recomendações sobre os ambientes externo e interno. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 43-6, mar.iabr. 1995.
3. _. Planejamento estratégico para a competição dos anos 90. Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção), Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.107-12, mar. 1991.
4. PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: The Free Press, 1980.
5. WALTON, Mary. O método Deming de administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1989.
6. PORTER, Michael E. Op. cit.
7. CONTADOR, J. Celso. Modelo para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura. Revista de Administração da Usp, São Paulo, v. 29, n4. 4, out./dez. 1994.
8. GILBERT, Xavier. Industry analysis, development of strategies to respond to competitive forces. Lausanne, Suíça: IMEDE -Institute pour le Développement de L'Entreprise, 1981.
9. GRACIOSO, Francisco. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.
10. PORTER, Michael E. Competitive advantage. New York:
11. FULD, Leonard. Criar um sistema de monitoramento dos concorrentes. Gazeta Mercantil, São Paulo, 19 jun. 1991.
12. Idem, ibidem.
13. SILVA, Benedicto. Taylor e Fayol. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.
14. DIRIGENTE INDUSTRIAL EMBRACO. O Atleta dos Compressores. São Paulo: Visão, v. 30, n. 7, p. 28-31, abr. 1989.
15. GRACIOSO, Francisco. Op. cit.
16. Idem, ibidem.
17. Idem, ibidem.
18. RIES, Al, TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.
19. CONTADOR, J. Celso. Campos da competição. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 30, n. 1, jan./mar. 1995.
20. _. Armas da competição. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 30, n. 2, abr./jun. 1995.
- 1. ANSOFF, H. Igor. The new corporate strategy. John Wiley & Sons, 1988.
- 2. CONTADOR, J. Celso. Planejamento estratégico: recomendações sobre os ambientes externo e interno. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 43-6, mar.iabr. 1995.
- 3. _. Planejamento estratégico para a competição dos anos 90. Produção (ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção), Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p.107-12, mar. 1991.
- 4. PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: The Free Press, 1980.
- 5. WALTON, Mary. O método Deming de administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1989.
- 7. CONTADOR, J. Celso. Modelo para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura. Revista de Administração da Usp, São Paulo, v. 29, n4. 4, out./dez. 1994.
- 8. GILBERT, Xavier. Industry analysis, development of strategies to respond to competitive forces. Lausanne, Suíça: IMEDE -Institute pour le Développement de L'Entreprise, 1981.
- 9. GRACIOSO, Francisco. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.
- 11. FULD, Leonard. Criar um sistema de monitoramento dos concorrentes. Gazeta Mercantil, São Paulo, 19 jun. 1991.
- 13. SILVA, Benedicto. Taylor e Fayol. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.
- 14. DIRIGENTE INDUSTRIAL EMBRACO. O Atleta dos Compressores. São Paulo: Visão, v. 30, n. 7, p. 28-31, abr. 1989.
- 18. RIES, Al, TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.
- 19. CONTADOR, J. Celso. Campos da competição. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 30, n. 1, jan./mar. 1995.
- 20. _. Armas da competição. Revista de Administração da USP, São Paulo, v. 30, n. 2, abr./jun. 1995.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Jul 2012 -
Data do Fascículo
Jun 1995
Histórico
-
Aceito
Maio 1995 -
Recebido
Jul 1994