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Um texto, múltiplas interpretações: antropologia hermenêutica e cultura organizacional

Resumos

Neste artigo pretende-se contribuir para a compreensão do papel exercido pela dimensão simbólica na construção da realidade organizacional. Parte-se da apresentação de dados etnográficos que descrevem um caso ilustrativo de conflitos culturais no universo empresarial. Em seguida, são realizadas algumas reflexões teóricas a partir do caso apresentado. Nesse momento, procura-se: a) empreender uma breve revisão de literatura sobre a antropologia simbólico-interpretativa tomando como referência os trabalhos de Clifford Geertz, principal representante dessa corrente da disciplina antropológica, bem como as idéias de alguns de seus interlocutores; e b) traduzir as idéias originárias da antropologia interpretativa ou hermenêutica para pensar a dinâmica cultural nas organizações. O propósito final do artigo é, portanto, fazer avançar o debate sobre cultura organizacional, apresentando as contribuições dessa perspectiva antropológica como uma possibilidade de superação dos limites deixados pela corrente funcionalista até então dominante nesse subcampo de estudos.

Antropologia interpretativa; metáforas; cultura; cultura organizacional; teoria das organizações


This article intends to contribute for the understanding concerning the symbolic dimension on the construction of the organizational reality. At first it presents ethnographic data which describe an illustrative case of cultural conflicts in the business universe. Afterwards, some theoretical reflections are accomplished starting from the presented case. At this moment, it intends to seek: a) an abbreviation of literature revision on the symbolic-interpretative anthropology taking as reference Clifford Geertz's works, main representative of this current of anthropological discipline, as well as some authors who have studied and criticized his work; b) the translation of original ideas of the interpretative or hermeneutics anthropology to reflect about the cultural dynamics in the organizations. The final purpose of the article is therefore make the advance of the debate about organizational culture, presenting the contributions of that anthropological perspective as a possibility of overcoming the limits left by the functionalist current which has been dominant in this sub-field of studies until nowadays.

Interpretative anthropology; metaphors; culture; organizational culture; theory of organizations


ORGANIZAÇÕES

Um texto, múltiplas interpretações:antropologia hermenêutica e cultura organizacional

Pedro Jaime Júnior

Coordenador Acadêmico das Faculdades Jorge Amado, pesquisador do CETEAD, mestre em Antropologia Social pela UNICAMP e graduado em Administração pela UFBA. E-mail: pedrojaime@uol.com.br

RESUMO

Neste artigo pretende-se contribuir para a compreensão do papel exercido pela dimensão simbólica na construção da realidade organizacional. Parte-se da apresentação de dados etnográficos que descrevem um caso ilustrativo de conflitos culturais no universo empresarial. Em seguida, são realizadas algumas reflexões teóricas a partir do caso apresentado. Nesse momento, procura-se: a) empreender uma breve revisão de literatura sobre a antropologia simbólico-interpretativa tomando como referência os trabalhos de Clifford Geertz, principal representante dessa corrente da disciplina antropológica, bem como as idéias de alguns de seus interlocutores; e b) traduzir as idéias originárias da antropologia interpretativa ou hermenêutica para pensar a dinâmica cultural nas organizações. O propósito final do artigo é, portanto, fazer avançar o debate sobre cultura organizacional, apresentando as contribuições dessa perspectiva antropológica como uma possibilidade de superação dos limites deixados pela corrente funcionalista até então dominante nesse subcampo de estudos.

Palavras-chave: Antropologia interpretativa, metáforas, cultura, cultura organizacional, teoria das organizações.

ABSTRACT

This article intends to contribute for the understanding concerning the symbolic dimension on the construction of the organizational reality. At first it presents ethnographic data which describe an illustrative case of cultural conflicts in the business universe. Afterwards, some theoretical reflections are accomplished starting from the presented case. At this moment, it intends to seek: a) an abbreviation of literature revision on the symbolic-interpretative anthropology taking as reference Clifford Geertz's works, main representative of this current of anthropological discipline, as well as some authors who have studied and criticized his work; b) the translation of original ideas of the interpretative or hermeneutics anthropology to reflect about the cultural dynamics in the organizations. The final purpose of the article is therefore make the advance of the debate about organizational culture, presenting the contributions of that anthropological perspective as a possibility of overcoming the limits left by the functionalist current which has been dominant in this sub-field of studies until nowadays.

Key words: Interpretative anthropology, metaphors, culture, organizational culture, theory of organizations.

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Artigo recebido em 17/07/2001.

Aprovado em 04/06/2002.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    04 Jun 2002
  • Recebido
    17 Jul 2001
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