Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa em redes estratégicas: descobertas e reflexões etnográficas

Resumos

Redes estratégicas de fornecedores vêm sendo implantadas, principalmente por grandes empresas européias e norte-americanas, em diversos países nos últimos anos. Teorias correspondentes têm sido transferidas para esses países e a pesquisa internacional, encorajada. Entretanto, o modelo teórico dominante tem se mostrado pouco útil para gerência local e para pesquisa acadêmica, pois reproduz um modelo estático, centralizador e universal de estratégia. Mais especificamente, apresenta três problemas principais: a) simplifica a dimensão processual de decisões estratégicas; b) marginaliza a voz e a realidade dos gerentes das redes; e c) desconsidera a dimensão cultural em processos gerenciais e organizacionais. O autor deste artigo desenvolve um tipo de abordagem particular da etnografia para pesquisa em redes internacionais. Dessa forma, é descrita uma pesquisa internacional em decisão estratégica, realizada no Brasil quando o pesquisador estava vinculado a uma escola de administração na Inglaterra. Em seguida, são descritas as principais descobertas de pesquisa e a importância da abordagem desenvolvida para a construção de teorias realistas e relevantes na área. Finalmente, o autor desenvolve reflexões críticas sobre pesquisa internacional e sobre como a aproximação entre antropologia e management pode ser explorada por pesquisadores culturais no Brasil.

Decisão estratégica; redes estratégicas; pesquisa internacional; etnografia; redes internacionais


In the last years strategic supply networks have been built, mainly by large organizations from US and Europe, in several countries. Corresponding theories have been transferred to those countries and international research has been encouraged. However, the prevalent theory has been pretty useless to local management and research because it reproduces a static, centralized and universal model of strategy. More specifically it carries three major problems: (a) oversimplification of the processual character of strategic decisions; (b) marginalization of the voice and reality of network managers, and (c) neglect of the cultural dimension in managerial and organizational processes. The author of this paper develops a particular type of ethnographic approach to research in international networks. An international research on strategic decision, undertaken in Brazil at the time the researcher was fulfilling a research degree in a business school in UK, is described. The main discoveries are presented and the relevance of the approach to the construction of realist theories in the field is outlined. Finally, the author develops critical reflections on international research and on how the approximation between anthropology and management can be effectively explored by cultural researchers in Brazil.

Strategic decision; strategic networks; international research; ethnography; international networks


FÓRUM 2º ENEO – RAE

Pesquisa em redes estratégicas: descobertas e reflexões etnográficas

Alexandre Faria

PUC-PR

RESUMO

Redes estratégicas de fornecedores vêm sendo implantadas, principalmente por grandes empresas européias e norte-americanas, em diversos países nos últimos anos. Teorias correspondentes têm sido transferidas para esses países e a pesquisa internacional, encorajada. Entretanto, o modelo teórico dominante tem se mostrado pouco útil para gerência local e para pesquisa acadêmica, pois reproduz um modelo estático, centralizador e universal de estratégia. Mais especificamente, apresenta três problemas principais: a) simplifica a dimensão processual de decisões estratégicas; b) marginaliza a voz e a realidade dos gerentes das redes; e c) desconsidera a dimensão cultural em processos gerenciais e organizacionais. O autor deste artigo desenvolve um tipo de abordagem particular da etnografia para pesquisa em redes internacionais. Dessa forma, é descrita uma pesquisa internacional em decisão estratégica, realizada no Brasil quando o pesquisador estava vinculado a uma escola de administração na Inglaterra. Em seguida, são descritas as principais descobertas de pesquisa e a importância da abordagem desenvolvida para a construção de teorias realistas e relevantes na área. Finalmente, o autor desenvolve reflexões críticas sobre pesquisa internacional e sobre como a aproximação entre antropologia e management pode ser explorada por pesquisadores culturais no Brasil.

Palavras-chave: Decisão estratégica, redes estratégicas, pesquisa internacional, etnografia, redes internacionais

ABSTRACT

In the last years strategic supply networks have been built, mainly by large organizations from US and Europe, in several countries. Corresponding theories have been transferred to those countries and international research has been encouraged. However, the prevalent theory has been pretty useless to local management and research because it reproduces a static, centralized and universal model of strategy. More specifically it carries three major problems: (a) oversimplification of the processual character of strategic decisions; (b) marginalization of the voice and reality of network managers, and (c) neglect of the cultural dimension in managerial and organizational processes. The author of this paper develops a particular type of ethnographic approach to research in international networks. An international research on strategic decision, undertaken in Brazil at the time the researcher was fulfilling a research degree in a business school in UK, is described. The main discoveries are presented and the relevance of the approach to the construction of realist theories in the field is outlined. Finally, the author develops critical reflections on international research and on how the approximation between anthropology and management can be effectively explored by cultural researchers in Brazil.

Key words: Strategic decision, strategic networks, international research, ethnography, international networks

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Nota

O presente trabalho aprofunda e estende questões tratadas em Pesquisa Etnográfica em Redes Estratégicas na Inglaterra e no Brasil: Revelando Vozes Suprimidas e a Importância de Ouvi-las, trabalho apresentado na IV Reunião de Antropologia do Mercosul, UFPR-Curitiba, novembro de 2001. O autor agradece a Francisco Vieira e aos participantes do encontro, principalmente Guillermo Ruben e Maurício Serva, pelos comentários e sugestões.

Artigo recebido em 17/09/2002.

Aprovado em 07/10/2002

Alexandre Faria

Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, PPAD-Programa de Mestrado em Administração e Pesquisador do CNPq. Ph.D.em Administração pela University of Warwick, Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ. Interesses de pesquisa em marketing, estratégia, estratégia de marketing. E-mail: faria-alex@uol.com.br Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 - Bloco Acadêmico - Prado Velho - CEP 80215-901. Curitiba-PR.

  • ALVESSON, M. e SKÖLDBERG, K. Reflexive Methodology London : Sage, 2000.
  • ALVESSON, M., WILLMOTT, H. (Eds.). Critical management studies London : Sage, 1992.
  • AMADO, G. e BRASIL, H. Organizational behaviors and cultural context: the "brazilian jeitinho", International Studies of Management and Organization, v. 21, n. 3, p. 38-61, 1991.
  • ANDREWS, K. The concept of corporate strategy Homewood, IL : Irwin.
  • ANTHONY, P. The Foundation of Management. London : Tavistock, 1986.
  • ARKADER, R. Avanços e barreiras ao fornecimento enxuto da indústria automobilística brasileira: a perspectiva dos fornecedores, Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p.?, 1999.
  • BANERJEE, S. e LINSTEAD, S. Globalization, multiculturalism and other fictions: colonialism for the new millenium?, Organization, v. 8, n. 4, p. 683-722, 2001.
  • BERTERO, C.; CALDAS, M.; WOOD Jr., T. Produção científica em administração de empresas: provocações, insinuações e contribuições para um debate local, Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 1, p. 147178, jan./abr. 1999.
  • BORMAN, K.; LECOMPTE, M. E GOTEES, J. Ethnographic and qualitative research design and why it doesn't work, American Behavioral Scientist, v. 30, n. 1, p. 42-57, 1986.
  • BULGACOV, S. e VERDU, F. Rede de pesquisadores na área de administração: um estudo exploratório, Revista de Administração Contemporânea, p. 163-181, 2001. Edição Especial
  • CALDAS, M. e WOOD, T. For the english to see: the importation of managerial technology in late 20th century, Organization, v. 4, n. 4, p. 517-534, Nov. 1997.
  • CHANLAT, J.-F. (Coord.) O Indivíduo na Organização Dimensões Esquecidas São Paulo : Atlas, 1996.
  • CHANLAT, J. F. Ciências Sociais e Management São Paulo : Atlas, 2000.
  • CHRISTOPHER, M. Customer service and logistics strategy. In: Baker, M. (Ed.). The Marketing Book, , Oxford : Butterwoth Heinemann, ed. 3, 1994. p. 555-564
  • CLEGG, S. e PALMER, G. (Eds.) The politics of management knowledge London : Sage, 1996.
  • DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis para uma sociologia do dilema brasileiro Rio de Janeiro : Zahar, 1979.
  • EARLEY, P. e SINGH, H. International and intercultural management research: Whats next ?", Academy of Management Journal, v. 38, n. 2, p. 327-340, 1995.
  • EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R. e LOWE, A. Management research: an introduction London : Sage, 1991.
  • EASTON, G. e LUNDGREN, A. Changes in industrial networks as flow through nodes. In: Axelsson, B. e Easton, G. (Eds.) Industrial Networks. London : Routledge, 1992.
  • EISENHARDT, K. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
  • FARIA, A., CARVALHO, J. e SANTOS, L. Antropofagia, antropofagia organizacional e estudos tribais: em busca da conciliação dialética de arte, cultura e management no Brasil.In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25, 2001, Campinas. Anais.. São Paulo: ANPAD, 2001.
  • FERRO, J. A produção enxuta no Brasil.In: Womack, J. et al. A Máquina que mudou o mundo Campus : Rio de Janeiro, 1992. p. 311-337
  • FOX, A. Beyond contract: work, power and trust relations. London : Faber and Faber, 1974.
  • GATTORNA, J. e WALTERS, D. Managing the supply chain: a strategic perspective Basingstoke : Macmillan, 1996.
  • GIDDENS, A. Central Problems in Social Theory London : Hutchinson, 1979.
  • GOLDEN, B. The Past is the Past or Is It ? The Use of retrospective accounts as indicators of past strategy", Academy of Management Journal, v. 35, n. 4, p. 848-860, 1992.
  • GRILLS, S. An invitation to the Field In: Grills, S. (Ed.) Doing ethnographic research London : Sage, 1998.
  • HAKANSSON, H. e SNEHOTA, I. No Business is an Island. The network concept of business strategy", Scandinavian Journal of Management Studies, v. 3, p.187-200, 1989.
  • HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade Rio de Janeiro : DP&A, 2000.
  • HELPER, S. How much has really changed between U.S. Automakers and their suppliers?. Sloan Management Review, v. 36 n. 3 p. 15-28, Summer 1991.
  • HUBER, G. e POWER, D. Retrospective reports of strategic-level managers: guidelines for increasing their accuracy, Strategic Management Journal, v. 6, p. 171-180, 1985.
  • HUFF, A. e REGER, R. A Review of Strategic Process Research, Journal of Management, v. 13, n. 2, p. 211-236, 1987.
  • JAIME JÚNIOR, P. Ligações perigosas: breves reflexões sobre as relações entre antropologia e administração, Revista de Administração Pública, v. 30, n. 4, p. 108-137, 1996.
  • JAIME JÚNIOR, P. O Grupo de pesquisa em culturas empresariais: notas etnográficas de um encontro de saberes", Revista de Administração Pública, v. 35, n. 3, p. 153-179, 2001.
  • JARILLO, J. On Strategic networks. Strategic Management Journal, v. 9, p. 31-41, 1988.
  • JUNKER, B. Field work Chicago : Chicago University Press, 1960.
  • KLEIN, N. Sem Logo A tirania das marcas em um planeta vendido Rio de Janeiro : Record, 2002.
  • KNORR-CETINA, K. The ethnographic study of scientific work: towards a constructivist interpretation of science. In: Knorr-Cetina, K. e Mulkay, M. (Eds.) Science observed: perspectives on the social study of science Beverly Hills CA : Sage, 1983.
  • KORTEN, D. Quando as corporações regem o mundo São Paulo : Futura, 1996.
  • KUPER, A. Anthropology and anthropologists: the modern british school London : Routledge, 1983.
  • LAMMING, R. Beyond Partnership, strategies for innovation and lean supply. London : Prentice Hall, 1993
  • LEITÃO, S. Para uma nova teoria da decisão organizacional, Revista de Administração Pública, v. 31, n. 2, p. 91-107, 1997.
  • LLEWELYN, S. Narratives in accounting and management research. Accounting Auditing & Accountability Journal, v. 12, n. 2, 1999.
  • LONG, N. From Paradigm Lost to Paradigm Regained? The case for an actor-oriented sociology of development. European Review of Latin American and Caribbean Studies, v. 49, p. 3-23, 1990.
  • MACY, M. e FLACHE, A. Beyond rationality in models of choice. Annual Review of Sociology, v. 21, p. 73-91, 1995.
  • MARCH, J. Bounded rationality, ambiguity, and the engineering of choice, in March, J. (Ed.) Decisions and Organizations Oxford : Blackwell, 1988. p. 266-293
  • MERTON, R. e KENDALL, P. The focused interview. American Journal of Sociology, v. 51, p. 541-557, 1946.
  • MIR, R. e WATSON, A. Strategic management and the philosophy of science: the case for a constructivist methodology, Strategic Management Journal, v. 21, p. 941-953, 2000.
  • MOTTA, F. e CALDAS, M. Introdução: cultura organizacional e cultura brasileira. In: Motta, F. e Caldas, M. (Orgs.) Cultura organizacional e cultura brasileira São Paulo : Atlas, 1997.
  • NARAYAN, V. e FAHEY, L. The micro-politics of strategy formulation, Academy of Management Review, v. 12, p. 658-675, 1982.
  • OLIVEIRA, R. A vocação metadisciplinar da etnografia da ciência. In: Oliveira, R. Sobre o pensamento antropológico Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro, 1988. p. 161-180
  • PARKER, B. Evolução e revolução: da internacionalização à globalização. In: Clegg, S.; Hardy, C. e Nord, W. (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais São Paulo : Atlas, 1997.
  • PARKER, M. Against Management Cambridge : Polity, 2002.
  • PETTIGREW, A. The Character and significance of strategy process research, Strategic Management Journal, v. 13, p. 5-16, 1992.
  • PETTIGREW, A. The Politics of organizational decision making London : Tavistock, 1973.
  • PORTER, M. A Vantagem competitiva das nações Rio de Janeiro : Campus, 1993.
  • POWELL, W. Neither market nor hierarchy: network forms of organization Research in Organizational Behavior, v. 12, p. 295-336, 1990.
  • RAJAGOPALAN, N.; RASHEED, A. e DATTA, D. Strategic decision processes: an integrative framework and future directions. In: Lorange, P.; Chakravarthy, B.; Roos, J. e Van de Ven, A. (Eds.). Implementing strategic processes of change, learning and co-operation, Oxford : Basil Blackwell, 1994. p. 274-312
  • RAKOWSKI, C. The Ugly scholar: neocolonialism and ethical issues in international research, The American Sociologist v.?, n. ?, p. 69-86, Fall/ Winter, 1993.
  • REDDING, S. Comparative management theory: jungle, zoo or fossil bed? Organization Studies, v. 15, n. 3, p. 323-359, 1994.
  • RIBBENS, J. Interviewing An unnatural situation, Womenss Studies International Forum, v. 12, n. ? p. 579-592, 1989.
  • ROSEN, K. The Jeito: Brazils institutional bypass of the formal legal system and its developmental implications, The American Journal of Comparative Law, v. 19, n. ? p. 516-549, 1971.
  • SANDAY, P. The Ethnographic paradigm(s), Administrative Science Quarterly, v. 24, n. ? p. 527-537, Dec. 1979.
  • SERVA, M. Contribuições para uma teoria organizacional brasileira, Revista de Administração Pública, v. 24, n. 2, p. 10-21, 1990.
  • SHRIVASTAVA, P. Is Strategic Management Ideological?, Journal of Management, v. 12, n. 3, p. 363-377, 1986.
  • SKLAIR, L. The Sociology of the Global System 2.ed. Hemel Hampstead : Harvester Wheatsheaf, 1995.
  • SNOW, C. e THOMAS, J. Field research methods in strategic management: contributions to theory building and testing, Journal of Management Studies, v. 31, n. 4, p. 457-480, 1994.
  • STAVENHAGEN, R. Decolonializing applied social sciences, In: Hammersley, M. (Ed.), Social Research: Philosophy, Politics and PracticeLondon : Sage, 1993. p. 52-63.
  • STEFFY, B. e GRIMES, A. Personal/Organization Psychology: A Critique of the Discipline. In: Alvesson, M. e Willmott, H. (Eds.) Critical Management Studies London : Sage, 1992.
  • STOREY, J. Management control as a bridging concept. Journal of Management Studies, v. 22, p. 269-291, 1985.
  • USUNIER,J.-C. International & Cross-Cultural Management Research London : Sage, 1998.
  • VAN MAANEN, J. (Ed.) Representation in Ethnography London : Sage, 1995.
  • VAN MAANEN, J. The Fact of fiction in organizational ethnography, Administrative Science Quarterly, v. 24, p. 539-550, Dec. 1979.
  • VAN MAANEN, J. Tales of the field on writing ethnography Chicago : The University of Chicago Press, 1988.
  • VIEIRA, F. Estou quente ou frio ? Relações de teoria, pesquisa e ensino entre antropologia e cultura empresarial, Revista de Estudos Organizacionais, v. 1, n. 2, p. 65-74, 2000.
  • WARNIER, J.-P. A Mundialização da cultura São Paulo : EDUSC, 2000.
  • WEICK, K. Theory construction as disciplined imagination, Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 516-531, 1989.
  • WILLIS, P. e TRONDMAN, M. Manifesto for ethnography, Ethnography, v. 1, n. 1, p. 5-16, 2000.
  • WILLMOTT, H. Strength is ignorance; slavery is freedom: managing culture in modern organizations, Journal of Management Studies, v. 30, n. 4, p. 515552, 1993.
  • WOMACK, J.; JONES, D. e ROSS, D. The Machine that changed the world New York : Rawson Associates, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2003

Histórico

  • Aceito
    07 Out 2002
  • Recebido
    17 Set 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br