Resumos
OBJETIVO
Comparar o modelo assistencial de Unidades Básicas Tradicionais (UBS) com as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) quanto à presença e extensão dos atributos da Atenção Primária de Saúde (APS), no atendimento de crianças.
MÉTODO
Estudo transversal, com abordagem quantitativa, com familiares de crianças atendidas no Serviço Público de Saúde de Colombo, Paraná. O Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) foi aplicado aos responsáveis de 482 crianças, 235 de unidades ESF e 247 de UBS, abrangendo todas as unidades de atenção primária do município, entre junho e julho de 2012. Os resultados foram analisados segundo o manual do PCA-Tool.
RESULTADOS
As unidades com ESF alcançaram escore geral limítrofe para APS. Porém, tiveram melhores resultados nos atributos Afiliação, Coordenação da integração dos cuidados, Integralidade, Orientação Familiar e Acessibilidade quanto à utilização, enquanto os atributos Orientação Comunitária, Coordenação dos sistemas de informações, Longitudinalidade e Acesso foram classificados como insuficientes para a APS. As UBS tiveram escores baixos em todos os atributos.
CONCLUSÃO
As unidades com ESF estão mais próximas dos princípios da APS, mas há necessidade de rever ações de assistência à criança, visando aos atributos da APS, em ambos os modelos de atenção, corroborando com estudos semelhantes em outras regiões do Brasil.
Criança; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Saúde da Criança; Estratégia Saúde da Família
OBJECTIVE
To compare the health assistance models of Basic Traditional Units (UBS) with the Family Health Strategy (ESF) units for presence and extent of attributes of Primary Health Care (APS), specifically in the care of children.
METHOD
A cross-sectional study of a quantitative approach with families of children attended by the Public Health Service of Colombo, Paraná. The Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) was applied to parents of 482 children, 235 ESF units and 247 UBS units covering all primary care units of the municipality, between June and July 2012. The results were analyzed according to the PCA-Tool manual.
RESULTS
ESF units reached a borderline overall score for primary health care standards. However, they fared better in their attributes of Affiliation, Integration of care coordination, Comprehensiveness, Family Centeredness and Accessibility of use, while the attributes of Community Guidance/Orientation, Coordination of Information Systems, Longitudinality and Access attributes were rated as insufficient for APS. UBS units had low scores on all attributes.
CONCLUSION
The ESF units are closer to the principles of APS (Primary Health Care), but there is need to review actions of child care aimed at the attributes of APS in both care models, corroborating similar studies from other regions of Brazil.
Child; Primary Health Care; Health Evaluation; Child Health; Family Health Strategy
OBJETIVO
Comparar el modelo asistencial de Unidades Básicas Tradicionales (UBS) con las unidades Estrategia Salud de la Familia (ESF) en cuanto a la presencia y extensión de los atributos de la Atención Primaria de Salud (APS), en la atención a los niños.
MÉTODO
Estudio transversal, con abordaje cuantitativo, con familiares de niños atendidos en el Servicio Público de Salud de Colombo, Paraná. El Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool) fue aplicado a los responsables de 482 niños, 235 de unidades ESF y 247 de UBS, abarcando todas las unidades de atención primaria del municipio, entre junio y julio de 2012. Los resultados fueron analizados según el manual del PCA-Tool.
RESULTADOS
Las unidades con ESF alcanzaron un puntaje general limítrofe para APS. Sin embargo, tuvieron mejores resultados en los atributos Afiliación, Coordinación de la integración de los cuidados, Integralidad, Orientación Familiar y Accesibilidad en cuanto a la utilización, mientras que los atributos Orientación Comunitaria, Coordinación de los sistemas de informaciones, Longitudinalidad y Acceso fueron clasificados como insuficientes para la APS. Las UBS tuvieron puntajes bajos en todos los atributos.
CONCLUSIÓN
Las unidades con ESF se acercan más a los principios de la APS, pero existe la necesidad de rever acciones de asistencia al niño, con vistas a los atributos de la APS, en ambos modelos de atención, corroborando con estudios semejantes en otras regiones de Brasil.
Niño; Atención Primaria de la Salud; Evaluación de la Salud; Salud del Niño; Estrategia de Salud Familiar
Introdução
Passados mais de trinta anos da Conferência da Alma Ata, a Atenção Primária à Saúde
(APS) se consolidou como uma das formas mais equitativas e eficientes de organizar um
sistema de saúde(11 Paim, JS. A constituição cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde
(SUS). Cad Saúde Pública [Internet]. 2013 [citado 2013 out. 23];29(10). Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n10/a03v29n10.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n10/a03v...
), por preconizar,
além de outros benefícios, atendimentos igualitários e com qualidade à população. A
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) define a APS como uma "estratégia para
organizar os Sistemas de Saúde de maneira a possibilitar o acesso universal aos
serviços e a atenção integral e integrada ao longo do tempo"(11 Paim, JS. A constituição cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde
(SUS). Cad Saúde Pública [Internet]. 2013 [citado 2013 out. 23];29(10). Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n10/a03v29n10.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csp/v29n10/a03v...
-22 Organização Pan-Americana da Saúde; Organização Mundial da Saúde.
Renovação da atenção primária em saúde nas Américas: documento de posicionamento da
OPAS/OMS. Washington: OPAS; 2007.).
Em nível nacional, o Ministério da Saúde adotou, em 1994, a Estratégia Saúde da
Família (ESF) para reorientar o Sistema Único de Saúde (SUS) e expandir a APS.
Segundo o Ministério da Saúde(33 Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento
de Ações Programáticas e Estratégicas. Agenda de compromisso para a saúde integral da
criança e redução da mortalidade infantil [Internet]. Brasília; 2005 [citado 2012
mar. 16]. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_compro_crianca.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
), no
Brasil, o número de equipes de saúde da família implantadas e o financiamento para a
expansão da ESF vem aumentando, abrangendo 52,1% da população brasileira.
A literatura científica apresenta evidências sobre a associação entre o maior grau de
orientação à APS e o aumento da efetividade dos sistemas de saúde, da promoção da
equidade, da satisfação dos usuários e da eficiência(44 Souza MLB, Melo CAV. Impacto da política de Atenção Básica à Saúde na
taxa de mortalidade infantil nos municípios brasileiros. Rev Política Hoje
[Internet]. 2013 [citado 2014 set. 12];22(1). Disponível em:
http://www.revista.ufpe.br/politicahoje/index.php/politica/article/view/254/141
http://www.revista.ufpe.br/politicahoje/...
). Destaca-se que a maior parte dos estudos está
centralizada em sistemas de saúde de países desenvolvidos(44 Souza MLB, Melo CAV. Impacto da política de Atenção Básica à Saúde na
taxa de mortalidade infantil nos municípios brasileiros. Rev Política Hoje
[Internet]. 2013 [citado 2014 set. 12];22(1). Disponível em:
http://www.revista.ufpe.br/politicahoje/index.php/politica/article/view/254/141
http://www.revista.ufpe.br/politicahoje/...
). Entretanto, existem evidências do impacto positivo da
APS sobre os sistemas de saúde de países emergentes, principalmente localizados na
América Latina.
No cenário internacional, observa-se(55 Macinko J, Starfield B, Erinosho T. The impact of primary heath care on
population health in low and middle income countries. J Ambul Care Manage [Internet].
2009 [cited 2012 Aug 10];32(2)150-71. Available from:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19305227-66 Macinko J, Guanais F, Souza M. Evaluation of the impact of Family Health
Program in infant mortality in Brazil. J Epidemiol Community Health [Internet]. 2006
[cited 2012 May 13];60(1):13-9. Available from:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2465542/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
) que o aumento da
cobertura da ESF está ligado à redução da mortalidade infantil e à maior promoção da
equidade. Tal evidência está presente em resultados de pesquisas nacionais(77 Chomatas ERV, Vigo A, Marty I, Hauser L, Harzhein E. Avaliação da
presença e extensão dos atributos da atenção primária em Curitiba. Rev Bras Med Fam
Comunidade [Internet]. 2013 [citado 2014 mar. 26];8(29):294-303. Disponível em:
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/viewFile/828/587
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/vi...
-88 Harzhein E, Stein AT, Álvares-Dardet C. A efetividade dos atributos da
Atenção Primária sobre a saúde infantil. Bol Saúde (Porto
Alegre).2004;18(1):24-40.), as quais indicam também maior qualidade da atenção pré-natal, da
puericultura, da oferta de utilização dos serviços de saúde, embora em um contexto de
baixa efetividade em todo sistema público de saúde.
Com o propósito de compreender as diretrizes da APS, Starfield et al.(99 Starfield B, Shi L,. Macinko J Contribution of primary care to heath systems and health. Milbank Q. 2005;83(3):457-502.) propõem um conceito amplo e direcionado à presença e à extensão de atributos essenciais e derivados no serviço.
Os atributos essenciais são: acesso de primeiro contato, que é a acessibilidade e uso do serviço a cada novo problema ou novo episódio de um problema; longitudinalidade, que pressupõe a existência de uma forma regular de atenção e seu uso ao longo do tempo; integralidade, que implica fazer arranjos para que o paciente receba todos os tipos de serviços de saúde; coordenação, que é a disponibilidade de informações a respeito de problemas e serviços anteriores e o reconhecimento daquela informação na medida em que está relacionada às necessidades para o presente atendimento.
Os atributos derivados, por sua vez são: orientação familiar, decorrente da consideração do contexto familiar no cuidado prestado; orientação comunitária, que decorre do reconhecimento das necessidades sociais(99 Starfield B, Shi L,. Macinko J Contribution of primary care to heath systems and health. Milbank Q. 2005;83(3):457-502.).
Para avaliar a presença e a extensão desses atributos da APS foi elaborado o
Primary Care Assessment Tool (PCA-Tool), o qual está validado em
versões adulto, criança e profissionais. Esse instrumento produz escores para cada
atributo, possibilitando a avaliação de cada um deles separadamente(1010 Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento
de Atenção Básica. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde:
Primary Care Assessment Tool - PCATool - Brasil [Internet]. Brasília; 2010 [citado
2012 fev. 17]. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_avaliacao_pcatool_brasil.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
), bem como um escore geral,
mensurando o grau de orientação à APS em diferentes serviços e sistemas de saúde.
Alguns municípios brasileiros tiveram seu sistema de saúde avaliado pelo PCA-Tool com
objetivos diversos: avaliar isoladamente os serviços de saúde da criança e do adulto,
comparar diferentes serviços da cidade, além de populações de estudo também diversas,
sejam usuários ou profissionais de saúde(1111 Rocha PM, Uchoa AC, Rocha NSPD, Souza ECF, Rocha ML, Pinheiro TXA.
Avaliação do Programa Saúde da Família em municípios do Nordeste brasileiro: velhos e
novos desafios.. Cad Saúde Pública [Internet]2008[citado 2012 maio 20]. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v24s1/12.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csp/v24s1/12.pd...
12 Harzheim E, Ducan BB, Stein AT, Cunha CRH, Gonçalves MR, Trindade TG, et
al. Quality and effectiveness of different approaches to primary care delivery in
Brazil. BMC Health Serv Res [Internet]. 2006 [cited 2014 May 6]. Available from:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1790713/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
13 Chomatas E, Vigo A, Marty I, Hauser L,. Harzheim E Avaliação da presença
e extensão dos atributos da atenção primária em Curitiba.. Rev Bras Med Fam
Comunidade [Internet] 2013 [citado 2014 maio 6];89(8). Disponível em:
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/viewFile/828/587
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/vi...
-1414 Colombo. Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Saúde.
Plano Municipal de Saúde: 2010-2013 [Internet]. Colombo (PR); 2010 [citado 2012 nov.
1]. Disponível em:
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/saude/062012/PLANO-MUNICIPAL-DE-SAUDE-2010-13.PDF
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/s...
).
O presente estudo tem como objetivo comparar a presença e a extensão de atributos da APS à saúde da criança entre as Unidades de ESF e Unidades Básicas tradicionais do município de Colombo, Paraná, Brasil, por meio da aplicação do PCA-Tool a responsáveis pelas crianças atendidas nos serviços.
O município iniciou a implantação da Estratégia Saúde da Família em suas unidades de
saúde no ano 2000 e tem buscado adequar os serviços à Atenção Primária. Assim, este
estudo de avaliação pode ser útil para a elaboração de métodos e estratégias para a
ação(1515 Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Caderno
Estatístico Município de Colombo [Internet]. Colombo (PR); 2010 [citado 2012 mar.
12]. Disponível em:
http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=83400&btOk=ok
http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Monta...
).
Método
Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com familiares responsáveis por crianças atendidas no serviço público de saúde de Colombo durante o ano de 2011 e início de 2012, tendo sido a coleta realizada entre junho e julho de 2012.
Colombo compõe a região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná; sua
população é estimada em 247.268 habitantes, sendo 21.227 crianças entre 0 e 5
anos(1616 Victora CG, Barreto ML, Leal MC. Condições de saúde e inovações nas
políticas de saúde no Brasil: um caminho a percorrer. Lancet Saúde no Brasil
[Internet]. 2011 [citado 2012 maio 13];(6). Disponível em:
http://download.thelancet.com/flatcontentassets/pdfs/brazil/brazilpor6.pdf
http://download.thelancet.com/flatconten...
). O sistema de saúde
conta com 21 unidades de saúde, nove integradas à Estratégia Saúde da Família (ESF) e
as demais Unidades Básicas tradicionais (UBS). A escolha desse município é apropriada
porque há um interesse do local em adaptar seu serviço de saúde aos pressupostos da
APS. Dessa forma há uma demanda de estudos avaliativos para nortear esse processo de
adaptação.
Para proceder à avaliação, o estudo utilizou a experiência de familiares responsáveis por crianças cadastradas e assíduas nas unidades de saúde do município. A população da pesquisa compreendeu as crianças matriculadas em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde que já tinham completado o primeiro ano de vida no período de coleta de dados, pois a maior frequência de consultas de saúde ocorre no primeiro ano de vida, o que potencializa a experiência das famílias no atendimento às suas crianças nas unidades de saúde. Havia 590 crianças atendidas pelas Unidades Básicas e 525 crianças atendidas pelas Unidades de Estratégia de Saúde da Família nessa faixa etária.
No cálculo de amostra simples, com 95% de confiança e 3% de erro máximo de estimativa para ambas as amostras, valores ideais para pesquisas de avaliação(1717 Furtado MCC, Braz JC, Pina JC, Mello DF, Lima RAG. Assessing the care of children under one year old in Primary Health Care. Rev Latino Am Enfermagem. 2013;21(2):554-61.), chegou-se ao total de 235 sujeitos para a população das unidades Estratégia de Saúde da Família e 247 para as Unidades Básicas, totalizando 482 sujeitos. Foram critérios de inclusão: crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2011, cadastradas no Programa de Puericultura da unidade. O respondente deveria ser o responsável (pai, mãe, tio, tia, avó ou cuidadores legais) e acompanhante habitual da criança ao serviço de saúde e apresentar capacidade de comunicação preservada. Como critério de exclusão, adotou-se o número de consultas inferior a três pela criança na unidade de saúde.
Foi utilizado o PCA-Tool versão criança(1010 Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento
de Atenção Básica. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde:
Primary Care Assessment Tool - PCATool - Brasil [Internet]. Brasília; 2010 [citado
2012 fev. 17]. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_avaliacao_pcatool_brasil.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
), que contém 49 itens para medir a presença dos dez atributos
de atenção primária. Segundo o modelo de Likert, para cada afirmação acerca das
práticas de atendimento no serviço, o respondente escolhe uma dentre as seguintes
alternativas: com certeza sim; provavelmente sim; provavelmente não; com certeza não;
e não sei/não lembro. Para cada alternativa o instrumento confere uma pontuação (4,
3, 2, 1 e 9, respectivamente), cuja somatória é transformada em escore mediante
cálculos estatísticos definidos no manual do PCA-Tool. Os escores maiores ou iguais a
6,6 são considerados escore adequado para APS(1010 Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento
de Atenção Básica. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde:
Primary Care Assessment Tool - PCATool - Brasil [Internet]. Brasília; 2010 [citado
2012 fev. 17]. Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_avaliacao_pcatool_brasil.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe...
).
As entrevistas foram realizadas no domicílio dos participantes, por entrevistadores treinados pelo pesquisador.
O projeto foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sob o número CAAE 02559112.2.0000.5392 e da Secretaria de Saúde de Colombo. Somente foram realizadas entrevistas com responsáveis que aceitaram participar e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados
A amostra do estudo foi composta em sua maioria por mães das crianças atendidas, seguida por avós, pais e tias, respectivamente, com mais de 90% dos sujeitos do sexo feminino em ambos os grupos. Quanto à escolaridade, 96% deles foram considerados alfabetizados. A idade dos participantes variou entre os vinculados à UBS e à ESF; na primeira, a maioria tinha menos de 20 anos e, nas ESF, prevaleceu a idade entre 20 e 30 anos.
A Figura 1 apresenta os escores de cada atributo da Atenção Primária, mostrando que houve diferença estatisticamente significativa entre os dois modelos de atendimento, com melhor desempenho das unidades de saúde da família.
Na análise do desempenho das unidades, o escore geral da atenção primária, referente a todos os atributos, alcançou 6,6 nas unidades Estratégia Saúde da Família, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde foi de 3,9. Os escores gerais de cada atributo apresentados na Figura 1 serão descritos na sequência, articulado aos dados da Tabela 1, que apresenta os escores em relação a cada item que compõe a avaliação do atributo.
Valores médios dos escores para cada um dos atributos relacionados às características organizacionais e de desempenho da atenção primária à saúde, segundo tipo de Unidade da Rede de Atenção Primária do município de Colombo, PR, 2012.
No que se refere ao Grau de Afiliação, o escore geral 9 das unidades ESF contra 1,7 das UBS (Figura 1) indica que as famílias das crianças atendidas nas ESF identificam que os profissionais conhecem a criança com mais detalhes, não se detendo apenas às suas condições de saúde/doença.
O escore do atributo Acesso de Primeiro Contato - Utilização foi 7,3 para as unidades com ESF e 5,8 para as UBS (Figura 1). As unidades ESF são a porta de entrada prioritária ao acesso das famílias, mais que as unidades básicas tradicionais (Tabela 1).
O atributo Acessibilidade apresentou escore 5,1 para as unidades com ESF e 2,6 para as UBS (Figura 1). Em ambos os tipos de serviço o acesso ao atendimento é demorado e dificultado, havendo maiores problemas nas UBS (Tabela 1).
A Longitudinalidade também foi um atributo que não alcançou o valor mínimo para APS, sendo o escore das unidades ESF 5,4 e o das UBS 3,4 (Figura 1). Embora a ESF tenha obtido escores adequados em alguns itens, de forma geral para ambas as unidades há deficiência na regularidade de atenção contínua à criança (Tabela 1).
A Coordenação divide-se em Integração de Cuidados e Sistemas de Informação. A integração de cuidados alcançou escore 7,7 na ESF, enquanto nas UBS resultou em escore 5,8 (Figura 1). As unidades com ESF estão mais integradas com os serviços de especialidade que as unidades básicas tradicionais (Tabela 1). Quanto aos Sistemas de Informação, as unidades com ESF receberam escore 6,3, enquanto as UBS receberam 5,2 (Figura 1). O registro das informações, bem como o acesso dos usuários a esses registros estão ocorrendo de maneira ineficaz, ou não estão ocorrendo, em ambos os serviços (Tabela 1).
No que se refere ao atributo Integralidade, as unidades com ESF obtiveram escore 6,2, superior às UBS, que alcançaram 4,7 (Figura 1). Apenas alguns serviços ou programas estão disponíveis adequadamente, como a vacinação em ambas as unidades e Planejamento Familiar e sutura de pontos apenas na ESF (Tabela 1).
Com relação à Orientação Familiar, as unidades com ESF obtiveram escore 6,5 e as UBS, 3,5 (Figura 1). A aproximação das famílias nos cuidados e orientações às crianças é insuficiente nas UBS e um pouco abaixo do esperado nas ESF (Tabela 1).
No último atributo avaliado, a Orientação Comunitária, a diferença entre os escores foi grande, porém as unidades com ESF obtiveram 5,6, enquanto as UBS alcançaram somente 1,8 (Figura 1). Nos dois serviços nota-se que há um conhecimento insuficiente dos profissionais quanto à comunidade em que está inserido; portanto, não vincula o atendimento das crianças à realidade da comunidade (Tabela 1).
Discussão
O diálogo proporcionado pela leitura e análise dos resultados permitiu identificar
que, no contexto regional, as unidades com ESF estão de acordo com a APS quando se
analisa o escore geral. Já as Unidades Básicas tradicionais não alcançam escores de
Atenção Primária nos atendimentos de crianças. Estudos de outras regiões em nível
nacional corroboram com o achado nas unidades tradicionais, identificando
dificuldades vivenciadas no que tange ao cumprimento dos objetivos da APS(1111 Rocha PM, Uchoa AC, Rocha NSPD, Souza ECF, Rocha ML, Pinheiro TXA.
Avaliação do Programa Saúde da Família em municípios do Nordeste brasileiro: velhos e
novos desafios.. Cad Saúde Pública [Internet]2008[citado 2012 maio 20]. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v24s1/12.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csp/v24s1/12.pd...
12 Harzheim E, Ducan BB, Stein AT, Cunha CRH, Gonçalves MR, Trindade TG, et
al. Quality and effectiveness of different approaches to primary care delivery in
Brazil. BMC Health Serv Res [Internet]. 2006 [cited 2014 May 6]. Available from:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1790713/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
13 Chomatas E, Vigo A, Marty I, Hauser L,. Harzheim E Avaliação da presença
e extensão dos atributos da atenção primária em Curitiba.. Rev Bras Med Fam
Comunidade [Internet] 2013 [citado 2014 maio 6];89(8). Disponível em:
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/viewFile/828/587
http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/vi...
-1414 Colombo. Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Saúde.
Plano Municipal de Saúde: 2010-2013 [Internet]. Colombo (PR); 2010 [citado 2012 nov.
1]. Disponível em:
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/saude/062012/PLANO-MUNICIPAL-DE-SAUDE-2010-13.PDF
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/s...
). Os que identificaram escores adequados para APS em unidades com
ESF foram encontrados apenas em Curitiba(1414 Colombo. Secretaria Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Saúde.
Plano Municipal de Saúde: 2010-2013 [Internet]. Colombo (PR); 2010 [citado 2012 nov.
1]. Disponível em:
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/saude/062012/PLANO-MUNICIPAL-DE-SAUDE-2010-13.PDF
http://www.colombo.pr.gov.br/downloads/s...
).
O resultado encontrado neste estudo com relação às unidades com ESF é satisfatório,
uma vez que essa é considerada uma estratégia para mudar a forma tradicional de
prestação de assistência, visando estimular a implantação de um modelo que
favorecesse a Atenção Primária, almejando a integralidade da assistência ao usuário
como sujeito integrado à família, ao domicílio e à comunidade(1818 Silva LA, Cassoti CA, Chaves SCL. A produção científica brasileira sobre
a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo da atenção. Ciênc Saúde Coletiva
[Internet]. 2013 [citado 2013 out. 21];18(1):221-32. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n1/23.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n1/23.pd...
).
Essas unidades, porém, não tiveram um desempenho satisfatório em todos os atributos. Observa-se que as avaliações positivas estão relacionadas à resolubilidade da unidade, por ser a porta de entrada prioritária, pela confiança estabelecida aos profissionais das equipes, bem como a interação estabelecida pelas ESF com os serviços de especialidades.
Por outro lado, vários atributos não alcançam individualmente o escore para APS, denotando que alguns entraves que se deseja superar ainda estão presentes, mesmo nas unidades com a ESF. Tais problemas consistem no acesso dificultado e demorado, na indisponibilidade dos registros das informações nos atendimentos e na falta de acesso a esses registros por parte dos usuários, na falta de alguns programas e serviços destinados às crianças e seus familiares, no conhecimento insuficiente do profissional sobre a família das crianças e da comunidade onde ela está inserida e na deficiência na regularidade de atenção contínua à criança.
Pode-se sugerir que algumas dessas dificuldades sejam as mesmas para os dois modelos de atenção. Alguns estudos discutem problemas no financiamento da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família em nível municipal, tanto pela instabilidade de seus recursos próprios como pelas consequências provenientes da sistemática de incentivos financeiros federais e estaduais à autonomia do sistema de saúde local(1919 Saparolli EC, Adami NP. Evaluation of nursing consultation structure for children in Primary Health Care. Rev Esc Enferm USP. 2010;44(1):91-7.).
A vantagem de um estímulo financeiro maior é promover o desenvolvimento de ações
adequadas aos objetivos da APS. O aumento de recursos financeiros pode ser
considerado como um fator decisivo para a contratação de mais profissionais de saúde,
diminuindo a espera por uma consulta, além de estimular a presença e continuidade de
bons profissionais através de salários compatíveis(2020 Paim JS, Travassos C, Almeida C, Bahia L,. Macinko J O sistema de saúde
brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet Saúde no Brasil [Internet]. 2011
[citado 2013 out. 21];(1). Disponível em:
http://download.thelancet.com/flatcontentassets/pdfs/brazil/brazilpor1.pdf
http://download.thelancet.com/flatconten...
). Ademais, possibilita um sistema de informação
adequado (informatizado) que favoreça o registro e o acesso das informações de saúde
da população.
Outro obstáculo encontrado por ambos os modelos tem contrapostos históricos e de
difícil mudança. A saúde pública tradicional, constituída à imagem e semelhança da
tecnociência e do modelo biomédico, ainda está incutida nas práticas de atenção à
saúde dos profissionais(2121 Santos SSBS, Silva LS, Carneiro EKN, Saback MAMC, Carvalho ESS. Processo
de trabalho da equipe de Enfermagem em Unidades Saúde da Família em município baiano.
Rev Baiana Enferm. 2013;27(2):101-7.). Alguns
autores correlacionam tal problema com a dificuldade em obter profissionais aptos a
trabalhar no modelo ESF e repensar as práticas educativas consoante a visão de
promoção à saúde, conforme destacado pelos pressupostos da APS(2222 Machado CV, Baptista TWF, Lima LD, organizadores. Políticas de saúde no
Brasil: continuidades e mudanças. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2012.
23 Oliveira RL, Santos MEA. Educação em saúde na Estratégia Saúde da
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Ciênc Saúde Coletiva [Internet].2014[citado 2014 ago. 21];19(7):2033-46. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02033.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
-2525 D'Avila LS, Assis LN, Melo MB, Brant LC. Adesão ao Programa de Educação
Permanente para médicos de família de um Estado da Região Sudeste do Brasil. Ciên
Saúde Coletiva [Internet]. 2014 [citado 2014 maio 6];19(2):401-16. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n2/1413-8123-csc-19-02-00401.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n2/1413-...
). Essa situação acontece como reflexo do modelo de formação
destes profissionais: hospitalocêntrico, biologicista e fragmentado(2424 Mesquita Filho M, Luz BSR, Araújo CS. A Atenção Primária à Saúde e seus
atributos: a situação das crianças menores de dois anos segundo suas cuidadoras.
Ciênc Saúde Coletiva [Internet].2014[citado 2014 ago. 21];19(7):2033-46. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02033.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
). Em grande parte das instituições
formadoras de profissionais da saúde (enfermeiros, médicos entre outros), a educação
em saúde é definida em uma educação puramente clínica e no paradigma
biomédico(2424 Mesquita Filho M, Luz BSR, Araújo CS. A Atenção Primária à Saúde e seus
atributos: a situação das crianças menores de dois anos segundo suas cuidadoras.
Ciênc Saúde Coletiva [Internet].2014[citado 2014 ago. 21];19(7):2033-46. Disponível
em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02033.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-...
). Esse enfoque
favorece o aparecimento de problemas, como o distanciamento do profissional, do
paciente e de sua família, dificuldades na compreensão do diálogo entre os envolvidos
e negação dos conhecimentos advindos dos pacientes.
Tal fato justifica as unidades ESF estarem distantes dos escores ideais, para APS em atributos essenciais, como Acessibilidade, Longitudinalidade, Integração de Cuidados, Sistemas de Informação e Integralidade, e atributos derivados (Orientação Familiar e Comunitária). Por essa razão, reitera-se a relevância da educação permanente e da reestruturação das graduações, de modo a aproximar a práxis da educação em saúde da realidade social, adequando-se, assim, aos atributos definidos pela APS.
Ao mesmo tempo, o pensamento voltado à lógica de promoção e prevenção ainda não está presente na população, que busca soluções para doenças já instaladas. Sugere-se que a proliferação da educação em torno da conscientização da importância de prevenção seja aliada à aproximação dos serviços das UBS e ESF à APS. Dessa maneira, as pessoas podem ser sujeitos ativos em seu processo de saúde-doença e de sua família(2222 Machado CV, Baptista TWF, Lima LD, organizadores. Políticas de saúde no Brasil: continuidades e mudanças. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2012.). Quando os serviços se restringem a oferecer assistência curativa em detrimento da preventiva e de promoção à saúde, levam ao prejuízo da afiliação, ao estabelecimento de vínculos, à integração de cuidados e da longitudinalidade.
Observou-se que algumas práticas poderiam ser modificadas, demandando poucos recursos
e contribuindo para o alcance dos objetivos dos atributos da APS, como, por exemplo,
permitir ao usuário o acesso ao prontuário da criança, garantir a relação de
comunicação com os serviços especializados, abranger a família e a comunidade no
cuidado do sujeito e oportunizar horários para que a população tenha acesso à equipe
via telefone, o que vai de encontro com achados em outras pesquisas nacionais,
especialmente realizadas no sudeste brasileiro(2626 Reis RS, Coimbra LC, Silva AAM, Santos AM, Alves MTSSB, Lamy ZC, et al.
Acesso e utilização dos serviços na Estratégia Saúde da Família na perspectiva dos
gestores, profissionais e usuários. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013 [citado
2014 maio 6];18(11):3321-31. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n11/22.pdf
http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n11/22.p...
).
Conclusão
No processo de avaliação foram obtidos resultados satisfatórios para as unidades de ESF. Foram identificados fatores positivos no atendimento prestado por essas unidades de saúde e que deverão se esforçar suficientemente para manter a qualidade do serviço prestado no que tange à APS. Entretanto, considera-se fundamental repensar alguns fatores que se mostraram insuficientes para a qualidade do serviço como sendo voltado à Atenção Primária.
Muito ainda se deve produzir no propósito de avaliar os serviços de saúde em âmbito nacional, inclusive para propiciar a comparação regional entre os desempenhos da APS com o propósito de aperfeiçoar os atendimentos em todo o território nacional.
Podem-se reconhecer limitações no presente estudo. Essa avaliação contemplou apenas a experiência dos responsáveis pelas crianças atendidas nos serviços, que possivelmente está muito vinculada a suas necessidades, mascarando uma visão mais ampla da realidade. Isso poderia ser melhorado através de outras análises que buscassem determinar o impacto de cada atributo, individualmente, no grau de orientação à APS, confrontando-o com desfechos em saúde.
Entretanto, observou-se que existem aspectos em que os sujeitos ainda estão insatisfeitos com a prestação do serviço. Agravos em condições agudas, tempo de espera pelo atendimento, dificuldades geográficas ou de marcação de consulta, carência no transporte coletivo, dificuldades na busca por especialistas e realização de exames são alguns fatores que podem estar associados a esses resultados.
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Extraído da dissertação "Avaliação da Atenção Primária à Saúde da Criança no município de Colombo-Paraná", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jan-Feb 2015
Histórico
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Recebido
26 Mar 2014 -
Aceito
15 Out 2014