Acessibilidade / Reportar erro

Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes* * Extraído da dissertação: “História de vida de docentes do curso técnico de enfermagem”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil.

Resultados:

Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo.

Conclusão:

Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.

DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Técnicos de Enfermagem; Apoio Social; Estudantes de Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

To unveil and discuss the meanings attributed by teachers to the teacher-student relationship in the multidimensional context of technical nursing education.

Method:

Qualitative research, supported by the representational theory of meaning, carried out with nine nurses who teach the technical nursing course at a technical school linked to a federal university in the northeastern region of Brazil.

Results:

The following meanings were revealed: student profile; lack of preparation and financial resources; reduction in performance and even course interruption; students’ disinterest and resistance; academic support and qualified structure; opportunity for grants; teachers’ dedication and holistic view; respect, ethics, and interactivity; concern with student learning and performance, and heterogeneous group.

Conclusion:

Social and financial difficulties and students’ disinterest are the limitations that most hinder teaching effectiveness. On the other hand, the teachers’ holistic view, dedication, support, and the availability of resources and academic support are the main multidimensional characteristics of living in this scenario.

DESCRIPTORS
Education, Nursing; Faculty, Nursing; Licensed Practical Nurses; Social Support; Students; Nursing

RESUMEN

Objetivo:

Desvelar y discutir los significados atribuidos por docentes sobre la relación entre profesor y alumno en el contexto multidimensional de la enseñanza técnica en enfermería.

Método:

Investigación cualitativa, apoyada en la teoría representacional del significado, realizada con nueve enfermeros docentes del curso técnico en enfermería de un colegio técnico vinculado a una universidad federal de la región noreste de Brasil.

Resultados:

Fueron desvelados los significados: perfil de los alumnos; falta de preparación y de recursos financieros; baja del rendimiento e incluso interrupción de la formación; desinterés y resistencia de los alumnos; soporte académico y estructura calificada, oportunidad de becas de auxilio; dedicación y mirada holística de los docentes, respeto, ética e interacción, preocupación por el aprendizaje y desempeño del estudiante y grupo heterogéneo.

Conclusión:

Dificultades sociales, financieras y el desinterés del alumnado son las limitaciones que más dificultan la efectividad de la enseñanza. Sin embargo, la mirada holística, la dedicación, el apoyo de los docentes y la disponibilidad de recursos y soporte académico, son las principales características multidimensionales de la vivencia en ese escenario.

DESCRIPTORES
Educación en Enfermería; Docentes de Enfermería; Enfermeros no Diplomados; Apoyo Social; Estudiantes de Enfermería

INTRODUÇÃO

O processo de ensino-aprendizagem é permeado por mudanças que acontecem de acordo com as demandas da população. Assim, a formação estudantil e profissional possui amplitude multidimensional, uma vez que o conhecimento influencia o desenvolvimento educativo, social e cultural dos sujeitos. O ensino que orienta o cuidado em saúde também envolve tais aspectos; porém, observa-se atualmente o desafio em abordar as dimensões biopsicossociais no ambiente estudantil(11. Corrêa AK, Souza MCBM, Clapis MJ, Fornazieri DS. Permanent teacher training in vocational nurse education: the university - vocational school partnership. Revista de Cultura e Extensão USP. 2017;17(170):57-66. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060....
).

O ensino de nível técnico apresentou alterações nos últimos anos, onde a formação tradicional mecanizada vem sendo substituída por métodos com ênfase nas competências, na qualidade e criticidade. Entretanto, essa tendência ainda não se concretizou totalmente na realidade pois, ao longo do tempo, não foi empregada devida atenção para com a formação pedagógica dos enfermeiros que atuam na formação dos novos profissionais, inclusive os próprios docentes não têm demonstrado inquietação quanto à sua atuação fragilizada(22. Pereira LGM, Cardoso AL. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: e o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Revista Uningá [Internet]. 2017 [cited 2021 June 19];54(1):79-90. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9
http://revista.uninga.br/index.php/uning...
,33. Sgarbi AKG, Missio L, Renovato RD, Hortelan MPSM. Nurse teacher in nursing technical education. Laplage em Revista [Internet]. 2018 [cited 2021 June 19];4(1):254-73. Available from: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/364
https://laplageemrevista.editorialaar.co...
).

A fragilidade na atuação docente repercute negativamente na prática pedagógica. No cotidiano do enfermeiro professor é possível observar constantemente momentos de desânimo, insatisfação, desmotivação pessoal, desvalorização, exaustão física diária, desencanto com o processo de construção do saber e com a própria docência. Isso causa sofrimento no indivíduo, que por frustração vê sua trajetória pessoal e profissional abalada, o que interfere na didática e na sua capacidade aperfeiçoar-se diante das influências do contexto externo(33. Sgarbi AKG, Missio L, Renovato RD, Hortelan MPSM. Nurse teacher in nursing technical education. Laplage em Revista [Internet]. 2018 [cited 2021 June 19];4(1):254-73. Available from: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/364
https://laplageemrevista.editorialaar.co...
,44. Duarte CG, Lunardi VL, Silveira RS, Barlem ELD, Dalmolin GL. Moral suffering among nurse educators of technical courses in nursing. Rev Bras Enferm. 2017;70(2):319-25. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0185
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0...
).

Os professores são importantes agentes nos processos de mudança da sociedade. Isso significa que eles necessitam de investimentos das instituições cabíveis, na formação e no aperfeiçoamento profissional para uma atuação de qualidade e para dominar metodologias didático-pedagógicas inovadoras, capazes de oferecer resultados positivos no desenvolvimento dos estudantes. Logo, os docentes são mediadores entre os alunos, a educação e o campo do trabalho. Portanto, seu ofício deve atender à demanda social(55. Padovani O, Nogueira MS. Prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista. Revista Uningá [Internet]. 2013 [cited 2020 June 4];36(1):73-80. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1103
http://revista.uninga.br/index.php/uning...
,66. Rocha DO. Teacher teaching learning middle technical education. Interfaces da Educação [Internet]. 2019 [cited 2020 June 4];10(28):307-41. Available from: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3699/3028
https://periodicosonline.uems.br/index.p...
).

Assim, o docente carece compreender a ampla noção de formação que abrange múltiplas dimensões, como o preparo do educador, o perfil do aluno, a metodologia de ensino, os conteúdos didáticos, as estratégias de ensino, a avaliação da aprendizagem, os aspectos culturais e a influência das relações interpessoais na educação de nível médio em enfermagem. O cotidiano no campo da educação é permeado por experiências sociais, e os professores podem usufruir do convívio diário para conhecer e compreender os estudantes e suas demandas, buscando aprimorar a prática de ensino(77. Coloni CSM, Teixeira VM, Moreira MCO, Piotto R, Góes FSN, Camargo RAA. Pedagogical practice in mid-level professional nursing education. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2020 June 4];21(1):1-9. Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/07/703/42026-171301-1-pb.pdf
https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/...
).

Os professores do curso técnico de enfermagem são relevantes para o ensino assim como para a assistência em saúde, pois são responsáveis pela formação daqueles que atendem à população e compõem a base do cuidado. Com isso, o papel do docente é complexo e está relacionado ao compromisso de compartilhar saberes com os futuros profissionais, ajudando-os em sua emancipação educacional e social. Isso explicita a representatividade da interação entre docentes e alunos, o que incita a seguinte questão: quais os significados da relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem?

Ressalta-se a escassez de estudos que, como este, abordem o ensino técnico de enfermagem sob as dimensões educacional, social e reflexiva, apresentando a relação interpessoal entre professor e aluno, a partir de significados. Essa perspectiva multidimensional é pouco explorada e merece destaque, pois revela variados aspectos que interferem no ensino. Estudos atuais abordam o curso técnico de enfermagem apenas no tocante à formação e prática pedagógica(22. Pereira LGM, Cardoso AL. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: e o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Revista Uningá [Internet]. 2017 [cited 2021 June 19];54(1):79-90. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9
http://revista.uninga.br/index.php/uning...
,33. Sgarbi AKG, Missio L, Renovato RD, Hortelan MPSM. Nurse teacher in nursing technical education. Laplage em Revista [Internet]. 2018 [cited 2021 June 19];4(1):254-73. Available from: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/364
https://laplageemrevista.editorialaar.co...
,66. Rocha DO. Teacher teaching learning middle technical education. Interfaces da Educação [Internet]. 2019 [cited 2020 June 4];10(28):307-41. Available from: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3699/3028
https://periodicosonline.uems.br/index.p...
99. Conte MBF, Paula MAB. A docência e o ensino técnico. Educação em Debate [Internet]. 2016 [cited 2020 June 19];72:20-32. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23139/1/2016_art_mbfcontemabpaula.pdf
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/...
). Diante do exposto, objetiva-se desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem.

MÉTODO

Desenho do Estudo

Pesquisa qualitativa, apoiada na Teoria Representacional do Significado (TRS) de Ogden e Richards.

População

Os participantes foram nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem pertencente a um colégio técnico de referência que é vinculado à Universidade Federal, localizada em uma das capitais da região nordeste do Brasil. Trata-se de um corpo docente composto em maioria por mulheres (77,7%), com mais de 10 anos de formação e atuação em enfermagem (100%), sendo quatro doutores, dois pós-doutores, dois mestres e um especialista, todos com experiência no ensino, pesquisa e extensão. Os convites para participação ocorreram de modo presencial, no ambiente de trabalho dos docentes.

Critérios de Seleção

Foram incluídos na pesquisa enfermeiros que atuavam na docência do curso técnico referido há no mínimo um ano. Destaca-se que todos os docentes corresponderam aos critérios de inclusão. Com isso, critérios para exclusão não foram aplicáveis.

Coleta de Dados

A produção dos dados ocorreu nos meses de janeiro a abril de 2019, por meio de entrevistas realizadas reservadamente, por uma enfermeira pesquisadora com experiência nas temáticas de educação em enfermagem, que não mantinha relação prévia com os entrevistados. Utilizou-se um roteiro semiestruturado, com um questionamento aberto, no qual os participantes puderam discorrer livremente sobre a docência no ensino técnico de enfermagem, e os conteúdos de áudio foram gravados em aparelho eletrônico.

Em seguida, os relatos gravados foram transcritos na íntegra e, para preservar o anonimato, optou-se por substituir os nomes dos enfermeiros pela expressão “Docente” seguida do algarismo numérico que corresponde à ordem do participante no decorrer da realização das entrevistas. Nesse estudo, seguiram-se os critérios estabelecidos no COnsolidated criteria for REporting Qualitative research – COREQ, um protocolo de suporte para estudos com métodos qualitativos(1010. Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
http://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzm042...
).

Base Teórica e Metodológica

Os relatos foram analisados e, a partir deles, foram identificadas unidades linguísticas organizadas segundo as temáticas abordadas pelos docentes durante as entrevistas. Utilizou-se a Teoria Representacional de Significado de Ogden e Richards, que traz a interligação de três elementos no desenvolvimento do sentido de significado, para compor o “Triângulo de Significado” evidenciado na Figura 1(1212. Littlejohn SW. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar; 1982.) com: o símbolo (que a palavra significa), o referente (o significado desta coisa/objeto linguístico) e a referência ou pensamento (o que isso significa para a pessoa)(1111. Ogden CK, Richards IA. O significado de significado: um estudo da influência da linguagem sobre o pensamento e sobrea ciência do simbolismo. Rio de Janeiro: Zahar; 1976.,1212. Littlejohn SW. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar; 1982.).

Figura 1.
Triângulo de Significado(1212. Littlejohn SW. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar; 1982.) (Fonte: Littlejohn, 1982).

A relação entre o símbolo e o referente associa-se a um pensamento da pessoa. A interligação desses aspectos resulta na criação de um significado, no qual este pode adquirir inúmeros conceitos na comunicação; no entanto, a partir da TRS, adota-se o de maior sentido representacional(1111. Ogden CK, Richards IA. O significado de significado: um estudo da influência da linguagem sobre o pensamento e sobrea ciência do simbolismo. Rio de Janeiro: Zahar; 1976.).

Após a leitura dos relatos dos docentes, foram extraídos os referentes e símbolos dos trechos escritos, de acordo com as temáticas encontradas; esses evidenciaram um pensamento. Ao analisar a associação dos três elementos conjuntamente, ficou esclarecido o sentido de significado daquilo que foi dito pelos participantes da pesquisa.

Aspectos Éticos

A pesquisa atendeu aos princípios éticos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – CNS(1313. Brasil. Ministério da Saúde. Resolução n 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2012 [cited 2020 June 19]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi...
) e aos preceitos da Resolução nº 510/2016 do CNS, sobre normas aplicáveis a pesquisas em ciências humanas e sociais(1414. Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais [Internet]. Brasília; 2016 [cited 2020 June 19]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/...
). A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa em 28 de setembro de 2018, sob Parecer nº 2.927.504.

RESULTADOS

Ao seguirmos a proposta metodológica, criamos um quadro demonstrativo para evidenciar o Triângulo do Significado que emergiu a partir dos discursos dos nove participantes da pesquisa.

O Quadro 1 apresenta, com base nos referentes e símbolos, dez significados desvelados que refletem os pensamentos dos entrevistados conforme seus relatos. A discussão a seguir foi desenvolvida nessa perspectiva e versa sobre informações que evidenciam sequencialmente cada um dos dez significados.

Quadro 1
Símbolo e referente na construção do pensamento: significados – Teresina, PI, Brasil, 2019.

DISCUSSÃO

Por uma concepção contemporânea, sabe-se que o ofício do educador começa no momento em que ele assume que sua missão vai além da atividade profissional, pois o foco do ato de ensinar não são os resultados e somatórios finais, mas sim o aprendizado, as experiências adquiridas e as relações interpessoais que são construídas e que facilitam a tríade professor, aluno e ensino. Assim, a educação constitui um dos pilares do desenvolvimento humano, em virtude de transcender os parâmetros do ensino e incorporar-se ao cenário social de maneira impactante.

Uma sociedade em constante transformação possui problemáticas distintas na esfera financeira, social, política ou ideológica; no entanto, o conhecimento abre novos horizontes para um ambiente social mais justo e com mais oportunidades. Os professores expressaram que, em geral, os alunos possuem um perfil com bom desempenho acadêmico (significado 1). No entanto, tal fato revela uma discrepância quando nos deparamos com uma problemática frequente que impacta o curso: as dificuldades sociais. Na visão dos docentes, a questão social representada pela falta de recursos é uma das maiores barreiras para o processo de ensino-aprendizagem (significado 2).

Desemprego dos pais, limitações financeiras para transporte público e pouco acesso à informação foram alguns símbolos referidos que costumam causar tristeza e afastamento. Para mais, a resistência de alguns alunos, a imaturidade para pesquisa e extensão, e o tempo limitado do curso foram outros aspectos citados. Os relatos revelam problemas com os quais os alunos lidam diariamente. Muitos estudantes saem de cidades pequenas para buscar uma formação; no entanto, passam por um processo de adaptação e levam consigo carências que podem resultar na queda do rendimento e até na interrupção da formação(1515. Fernandez AC, Oliveira SA, Lobato TCL, Siqueira GG, Albuquerque FHS, Pereira VS. Difficulties and weaknesses experienced by undergraduate students at a public university. Braz J Dev. 2021;4(1):3506-414. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-273
https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-273...
).

O acesso limitado à internet é um dos fatores que pode atrapalhar o bom andamento do curso (significado3). Congênere ao exposto nos resultados, os participantes de um estudo apontaram que a ausência ou a má qualidade da internet é um fator que dificulta a participação em cursos EaD ou semipresenciais(1616. Dias FSS, Lima CCM, Fernandes TF, Queiroz PSF. Remote education in the COVID-19 pandemic: students’ opinions on a technical nursing course. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(3):e6530. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e6530.2021
https://doi.org/10.25248/reas.e6530.2021...
). O maior acesso à internet e às plataformas digitais é algo que pode ser extremamente benéfico para o ensino e aprendizagem caso o aluno utilize as ferramentas interativas para a busca de conhecimentos(88. Fontes FLL, Santana RS, Soares JC, Pereira RIN, Espírito Santo IM, Sousa MSR, et al. Challenges and difficulties faced by the teaching nurse for teaching in higher education. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;24:e300. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e300.2019
https://doi.org/10.25248/reas.e300.2019...
). Em uma pesquisa com universitários de enfermagem, 91,4% deles utilizavam em seus estudos materiais provindos da internet(1717. Saho M, Lomanto GA, Salviano ICB, Reis ES, Anjos KF, Rosa DOS. Socio-demographic and academic characteristics of nursing students in professional training. J Nurs Adm. 2021;10(2):1-9. DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3892
http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec....
).

Outro aspecto desvelado é o desinteresse e resistência dos alunos no que tange ao ensino, que causa desânimo no professor (significado 4). Este dado é análogo ao encontrado em uma pesquisa feita com enfermeiros docentes de cursos técnicos, que apontou que o professor se sente desrespeitado e desvalorizado perante o descompromisso dos estudantes para com a formação(44. Duarte CG, Lunardi VL, Silveira RS, Barlem ELD, Dalmolin GL. Moral suffering among nurse educators of technical courses in nursing. Rev Bras Enferm. 2017;70(2):319-25. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0185
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0...
). Para estimular os alunos em classe, os professores buscam estratégias de ensino para dinamizar o aprendizado, como a utilização de metodologias ativas que facilitam a aprendizagem e interatividade. Aliado a isso, os educadores precisam ser proativos, criativos e inovadores na prática pedagógica, visando à comunicação horizontal e a qualidade do ensino(1818. Palheta AMS, Cecagno D, Marques VA, Biana CB, Braga LR, Cecagno S, et al. Nurse education by means of active teaching and learning methodologies: influences on the professional activity. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2020;24:e190368. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190368
https://doi.org/10.1590/Interface.190368...
,1919. Silva SRLPT, Balsanelli AP, Neves VR. Competências pedagógicas do enfermeiro professor na graduação de enfermagem. Revista Nursing [Internet]. 2019 [cited 2020 June 17];22(250):2721-7. Available from: http://www.revistanursing.com.br/revistas/250/pg17.pdf
http://www.revistanursing.com.br/revista...
).

A disponibilidade do aluno, os laboratórios bem preparados, recursos materiais de qualidade e os campos de estágio foram aspectos destacados pelo “docente 9”, que segundo ele, trazem confiança para a prática do professor, algo relevante para a qualidade do ensino (significado 5). Os equipamentos disponíveis para as aulas possibilitam o uso metodologias que desenvolvem competências teóricas e clínicas.

Em um estudo realizado na África do sul, referente à implementação da aprendizagem baseada em problemas, os autores salientaram que essa metodologia pode aproximar as vertentes da formação e da assistência em enfermagem, beneficiando a força de trabalho(2020. Rakhudu MA, Davhana-Maselesele M, Useh U. A model of collaboration for the implementation of problem-based learning in nursing education in South Africa. Curationis. 2017;40(1):1765. DOI: http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v40i1.1765
http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v40...
). Metodologias inovadoras e interativas estimulam o raciocínio e o senso crítico individual e coletivo, associando a teoria à prática profissional. Considerando-se que o ensino de qualidade provém de propostas bem estruturadas, o “Docente 9” informou ainda que o curso técnico possui um projeto pedagógico bem delineado, o que colabora para que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido com planejamento e eficiência.

Por outro lado, em um estudo feito com 15 professores, verificou-se que 46,7% não conhecem o projeto pedagógico do curso em que atuam, o que faz com que a prática docente não esteja congruente às diretrizes propostas na instituição para o processo educacional(77. Coloni CSM, Teixeira VM, Moreira MCO, Piotto R, Góes FSN, Camargo RAA. Pedagogical practice in mid-level professional nursing education. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2020 June 4];21(1):1-9. Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/07/703/42026-171301-1-pb.pdf
https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/...
). É imprescindível que o educador conheça a política pedagógica do campo assim como o perfil do seu aluno, para compreender as perspectivas da profissão e oferecer uma formação qualificada e atualizada(2121. Pertille F, Dondé L, Oliveira MCB. Middle-level vocational training in nursing: challenges and teaching strategies. Journal of Nursing and Health [Internet]. 2020 [cited 2020 June 22];10(Spe):e20104002. Available from: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/14710/11182
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/ind...
).

Na escola, os alunos têm ainda oportunidades de ter bolsa monitoria, bolsa trabalho, residência na própria escola e facilidade para alimentação pelo restaurante universitário, além do apoio e assistência dos professores. Essas oportunidades de assistência oferecidas pela instituição significam suporte para os alunos (significado 6).

Além de tudo, com o intuito de dirimir os empecilhos encontrados no dia a dia do curso, os professores ressaltam a importância de apoiar o aluno e manter um olhar holístico (significado 7). Os docentes revelam a atenção e prestatividade que direcionam aos seus alunos, reforçando a concepção de que o cuidado nasce das relações humanas e caracteriza-se pela atenção com o outro e pela interação, que desperta a empatia e a construção de laços afetivos(2222. Rodrigues NR, Andrade CB. Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. 2017;9(1):106-13. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v...
).

Empatia, compreensão, paciência e respeito são características entendidas como competências socioemocionais necessárias aos docentes de curso técnico de enfermagem, considerando a relevância desses aspectos(2323. Azevedo CM, Balsanelli AP, Tanaka LH. Teachers’ social and emotional competencies in nursing technical education. Rev Bras Enferm. 2021;74(6):e20210109. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0109
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0...
). Nesse sentido, o vínculo entre professores e estudantes deve ser mediado pelo acolhimento, valorização do saber, humanização e diálogo, pois tais aspectos constituem as peças-chave para a construção de relações interpessoais exitosas(99. Conte MBF, Paula MAB. A docência e o ensino técnico. Educação em Debate [Internet]. 2016 [cited 2020 June 19];72:20-32. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23139/1/2016_art_mbfcontemabpaula.pdf
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/...
).

Os participantes assumem uma postura de acolhimento à medida que voltam seus olhares para as dificuldades sociais dos alunos, e tentam contorná-las da melhor forma. Por meio das entrevistas, notou-se que os professores valorizam o envolvimento com os estudantes e buscam diariamente ouvi-los e apoiá-los em suas vivências, e não só no quesito profissional (significado 8). Determinado estudo internacional traz em seus dados que o processo ensino-aprendizagem se torna mais fácil em um ambiente no qual os alunos se sentem à vontade para se expressar e manifestar suas aspirações e pensamentos, pois o desenvolvimento das relações deve ser baseado no respeito, ética e interatividade(2424. Salehian M, Heydari A, Aghebati N, Moonaghi HK. Faculty-student caring interaction in nursing education: an integrative review. J Caring Sci [Internet]. 2017 [cited 2020 June 22];6(3):257-67. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5618950/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
).

Com base nos relatos, os professores do ensino técnico de enfermagem além de manter um olhar holístico para com seu aluno, empenham-se para transmitir essa perspectiva a eles, para que posteriormente se tornem profissionais capacitados para atender as singularidades dos pacientes. O aluno precisa desenvolver um olhar reflexivo sobre a natureza do cuidar, para que possa entender a realidade prática do campo da enfermagem(2525. Tafner DPOV, Reibnitz KS, Lazzari DD. Implementation of the integrality principle in technical nursing courses at schools in the SUS network. Texto & Contexto Enfermagem. 2016;25(4):e3470015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003470015
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160...
).

A preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante também demonstra a postura ética e comprometida dos docentes, que buscam comprovar o êxito do seu ensino (significado 9). Uma pesquisa que aborda Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) do Nordeste refere que essas instituições possuem método de avaliação e chances de recuperação, ofertando oportunidade para que o aluno melhore os déficits e fortaleça o aprendizado(2626. Ribeiro-Barbosa JC, Silva GTR, Amestoy SC, Silva CCR, Silva RMO, Backes VMS. Technical schools of the Unified Health System: an analysis of nursing education. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03580. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018052503580
https://doi.org/10.1590/S1980-220X201805...
).

Um estudo iraniano que versou sobre o ensino clínico de enfermagem verificou que após os alunos executarem procedimentos práticos, os educadores clínicos não forneciam um retorno para eles sobre seu desempenho, fazendo com que os estudantes se sentissem inseguros quanto à suas habilidades(2727. Farzi S, Shahriari M, Farzi S. Exploring the challenges of clinical education in nursing and strategies to improve it: A qualitative study. J Educ Health Promot [Internet]. 2018 [cited 2020 June 22];7:115. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6149127/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). À vista disso, é pertinente que o docente saiba propiciar a independência intelectual e prática do discente, por meio de uma formação que viabilize o desenvolvimento de habilidades de forma ampla, para que o estudante tenha autonomia, atitude e flexibilidade para atuar diante de diferentes situações que venham a surgir em sua vivência(2828. Qalehsari MQ, Khaghanizadeh M, Ebadi A. Lifelong learning strategies in nursing: a systematic review. Electronic Physician. 2017;9(10):5541-50. DOI: http://dx.doi.org/10.19082/5541
http://dx.doi.org/10.19082/5541...
).

No ensino técnico, os professores devem estimular cotidianamente o desenvolvimento de seus alunos de forma integral, compreendendo-os como sujeitos sociais que devem ser preparados não só como estudantes, mas como cidadãos e futuros profissionais(99. Conte MBF, Paula MAB. A docência e o ensino técnico. Educação em Debate [Internet]. 2016 [cited 2020 June 19];72:20-32. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23139/1/2016_art_mbfcontemabpaula.pdf
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/...
). O ser humano é indissociável de suas características inerentes, portanto estas devem ser envolvidas no processo de desenvolvimento, e não suprimidas.

Após reflexões sobre as vivências pedagógicas, os relatos evidenciaram que a profissão de enfermagem corresponde a um grupo heterogêneo, composto por trabalhadores de categorias distintas, mas que atuam na mesma equipe (significado 10). A estratificação do trabalho é resultado de uma concepção histórica em que o cuidado é disposto entre a supervisão e a assistência, suscitando processos de formação diferentes ao longo do tempo(2525. Tafner DPOV, Reibnitz KS, Lazzari DD. Implementation of the integrality principle in technical nursing courses at schools in the SUS network. Texto & Contexto Enfermagem. 2016;25(4):e3470015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003470015
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160...
,2929. Pimenta AL, Souza ML. The professional identity of nursing in the papers published by REBEN. Texto & Contexto Enfermagem. 2017;26(1):e4370015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016004370015
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720160...
). Logo, os docentes apontaram que a formação dos trabalhadores de enfermagem necessita de uma aproximação, pois a prática profissional é exercida em equipe, e isso requer uma simetria entre as classes.

CONCLUSÃO

A partir dos relatos obtidos, desvelaram-se dez significados sobre a relação interpessoal entre docentes e alunos no curso técnico de enfermagem, os quais permitiram compreender que as dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário. Por meio desses atributos, os docentes buscam diariamente contornar os obstáculos encontrados e oferecer um ensino de qualidade, almejando o desenvolvimento do saber e da cidadania.

Como limitação do estudo, destaca-se o fato de que o colégio técnico dispõe de uma ótima estrutura para os professores, e que o ingresso no trabalho ocorre por meio de concurso público, o que representa uma estabilidade financeira. Esses aspectos positivos podem ter influenciado na visão crítica dos professores em relação às dificuldades existentes, pois o professor pode ter se sentido desconfortável para relatá-las em totalidade.

Em suma, este estudo contribui para a comunidade científica ao expor a relevância psicossocial da missão de educar, tendo em vista que docentes do ensino técnico de enfermagem são importantes agentes na edificação de cidadãos éticos e na formação de novos profissionais que serão responsáveis pela assistência em saúde da população. Recomendam-se novos estudos na área, a fim de ampliar a discussão sobre a formação técnica em enfermagem, e para que se possa compreender ainda mais as experiências pedagógicas de docentes e as necessidades dos estudantes.

EDITOR ASSOCIADO

Vilanice Alves de Araújo Püschel

REFERENCES

  • 1.
    Corrêa AK, Souza MCBM, Clapis MJ, Fornazieri DS. Permanent teacher training in vocational nurse education: the university - vocational school partnership. Revista de Cultura e Extensão USP. 2017;17(170):57-66. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66
    » https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p57-66
  • 2.
    Pereira LGM, Cardoso AL. A formação profissional do enfermeiro docente, que atua no ensino técnico: e o saber formar profissionais capazes de pensar e gestar soluções. Revista Uningá [Internet]. 2017 [cited 2021 June 19];54(1):79-90. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9
    » http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/9
  • 3.
    Sgarbi AKG, Missio L, Renovato RD, Hortelan MPSM. Nurse teacher in nursing technical education. Laplage em Revista [Internet]. 2018 [cited 2021 June 19];4(1):254-73. Available from: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/364
    » https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/364
  • 4.
    Duarte CG, Lunardi VL, Silveira RS, Barlem ELD, Dalmolin GL. Moral suffering among nurse educators of technical courses in nursing. Rev Bras Enferm. 2017;70(2):319-25. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0185
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0185
  • 5.
    Padovani O, Nogueira MS. Prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista. Revista Uningá [Internet]. 2013 [cited 2020 June 4];36(1):73-80. Available from: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1103
    » http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1103
  • 6.
    Rocha DO. Teacher teaching learning middle technical education. Interfaces da Educação [Internet]. 2019 [cited 2020 June 4];10(28):307-41. Available from: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3699/3028
    » https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3699/3028
  • 7.
    Coloni CSM, Teixeira VM, Moreira MCO, Piotto R, Góes FSN, Camargo RAA. Pedagogical practice in mid-level professional nursing education. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2016 [cited 2020 June 4];21(1):1-9. Available from: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/07/703/42026-171301-1-pb.pdf
    » https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/07/703/42026-171301-1-pb.pdf
  • 8.
    Fontes FLL, Santana RS, Soares JC, Pereira RIN, Espírito Santo IM, Sousa MSR, et al. Challenges and difficulties faced by the teaching nurse for teaching in higher education. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;24:e300. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e300.2019
    » https://doi.org/10.25248/reas.e300.2019
  • 9.
    Conte MBF, Paula MAB. A docência e o ensino técnico. Educação em Debate [Internet]. 2016 [cited 2020 June 19];72:20-32. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23139/1/2016_art_mbfcontemabpaula.pdf
    » http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/23139/1/2016_art_mbfcontemabpaula.pdf
  • 10.
    Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57. DOI: http://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
    » http://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
  • 11.
    Ogden CK, Richards IA. O significado de significado: um estudo da influência da linguagem sobre o pensamento e sobrea ciência do simbolismo. Rio de Janeiro: Zahar; 1976.
  • 12.
    Littlejohn SW. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar; 1982.
  • 13.
    Brasil. Ministério da Saúde. Resolução n 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2012 [cited 2020 June 19]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
    » https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
  • 14.
    Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais [Internet]. Brasília; 2016 [cited 2020 June 19]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
    » http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
  • 15.
    Fernandez AC, Oliveira SA, Lobato TCL, Siqueira GG, Albuquerque FHS, Pereira VS. Difficulties and weaknesses experienced by undergraduate students at a public university. Braz J Dev. 2021;4(1):3506-414. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-273
    » https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-273
  • 16.
    Dias FSS, Lima CCM, Fernandes TF, Queiroz PSF. Remote education in the COVID-19 pandemic: students’ opinions on a technical nursing course. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021;13(3):e6530. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e6530.2021
    » https://doi.org/10.25248/reas.e6530.2021
  • 17.
    Saho M, Lomanto GA, Salviano ICB, Reis ES, Anjos KF, Rosa DOS. Socio-demographic and academic characteristics of nursing students in professional training. J Nurs Adm. 2021;10(2):1-9. DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3892
    » http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3892
  • 18.
    Palheta AMS, Cecagno D, Marques VA, Biana CB, Braga LR, Cecagno S, et al. Nurse education by means of active teaching and learning methodologies: influences on the professional activity. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2020;24:e190368. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190368
    » https://doi.org/10.1590/Interface.190368
  • 19.
    Silva SRLPT, Balsanelli AP, Neves VR. Competências pedagógicas do enfermeiro professor na graduação de enfermagem. Revista Nursing [Internet]. 2019 [cited 2020 June 17];22(250):2721-7. Available from: http://www.revistanursing.com.br/revistas/250/pg17.pdf
    » http://www.revistanursing.com.br/revistas/250/pg17.pdf
  • 20.
    Rakhudu MA, Davhana-Maselesele M, Useh U. A model of collaboration for the implementation of problem-based learning in nursing education in South Africa. Curationis. 2017;40(1):1765. DOI: http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v40i1.1765
    » http://dx.doi.org/10.4102/curationis.v40i1.1765
  • 21.
    Pertille F, Dondé L, Oliveira MCB. Middle-level vocational training in nursing: challenges and teaching strategies. Journal of Nursing and Health [Internet]. 2020 [cited 2020 June 22];10(Spe):e20104002. Available from: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/14710/11182
    » https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/14710/11182
  • 22.
    Rodrigues NR, Andrade CB. Care in the training of nursing technicians: an analysis of political pedagogical projects. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. 2017;9(1):106-13. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113
    » https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.106-113
  • 23.
    Azevedo CM, Balsanelli AP, Tanaka LH. Teachers’ social and emotional competencies in nursing technical education. Rev Bras Enferm. 2021;74(6):e20210109. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0109
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0109
  • 24.
    Salehian M, Heydari A, Aghebati N, Moonaghi HK. Faculty-student caring interaction in nursing education: an integrative review. J Caring Sci [Internet]. 2017 [cited 2020 June 22];6(3):257-67. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5618950/
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5618950/
  • 25.
    Tafner DPOV, Reibnitz KS, Lazzari DD. Implementation of the integrality principle in technical nursing courses at schools in the SUS network. Texto & Contexto Enfermagem. 2016;25(4):e3470015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003470015
    » http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003470015
  • 26.
    Ribeiro-Barbosa JC, Silva GTR, Amestoy SC, Silva CCR, Silva RMO, Backes VMS. Technical schools of the Unified Health System: an analysis of nursing education. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03580. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018052503580
    » https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018052503580
  • 27.
    Farzi S, Shahriari M, Farzi S. Exploring the challenges of clinical education in nursing and strategies to improve it: A qualitative study. J Educ Health Promot [Internet]. 2018 [cited 2020 June 22];7:115. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6149127/
    » https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6149127/
  • 28.
    Qalehsari MQ, Khaghanizadeh M, Ebadi A. Lifelong learning strategies in nursing: a systematic review. Electronic Physician. 2017;9(10):5541-50. DOI: http://dx.doi.org/10.19082/5541
    » http://dx.doi.org/10.19082/5541
  • 29.
    Pimenta AL, Souza ML. The professional identity of nursing in the papers published by REBEN. Texto & Contexto Enfermagem. 2017;26(1):e4370015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016004370015
    » http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016004370015

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Jul 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    04 Nov 2021
  • Aceito
    16 Maio 2022
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br