Resumos
Apresenta a experiência do SIBi/USP no desenvolvimento do seu Projeto de Modernização, com ênfase na automação de acervos e serviços, para concretizar a interconectividade com outras instituições, ampliando a abrangência de acesso à informação e otimizando o atendimento das demandas dos usuários. A base principal do trabalho é o aperfeiçoamento da qualidade do seu Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS, com a instalação de software de funções integradas (Aleph) e de equipamentos adequados ao seu funcionamento, permitindo, assim, a expansão do formato de intercâmbio (MARC) e a conversão retrospectiva dos registros armazenados no Banco. São incluídos tópicos de gerenciamento do Sistema relativos à manutenção de coleções, à capacitação de recursos humanos, ao trabalho cooperativo e compartilhado, preparando-o para atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.
Biblioteca virtual; Banco DEDALUS; Tecnologia da informação; Redes de informação
Presents the SIBi/USP experience on the Modernization Project development, emphasizing automation of holdings and services, in order to enlarge the access to information, to reach the interconnectivity among institutions and to optimize the meeting of users demands. The main basis of the work is the quality enhancement of the Bibliographic Databank _ DEDALUS, with the installation of a functionally integrated software (ALEPH) and of equipments accordingly purchased, in order to create the SIBiNet. For that purpose, the adjustment of the international bibliographic format (MARC) and the retrospective conversion of stored records were carried out. Also, there are herein included some topics on the System administration related to collections management, to the human resources qualification, to cooperative work and resource sharing activities, thus becoming prepared to meet the requirements for the access and exchange of information, within the current international technical standards and technological policies.
Virtual library; DEDALUS database implementation; Information technology; Information networks
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Implementação do Banco de Dados DEDALUS, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo
Rosaly Favero Krzyzanowski
Inês Maria de Morais Imperatriz
Márcia Rosetto
Mariza Leal de Meirelles Do Couto
Resumo
Apresenta a experiência do SIBi/USP no desenvolvimento do seu Projeto de Modernização, com ênfase na automação de acervos e serviços, para concretizar a interconectividade com outras instituições, ampliando a abrangência de acesso à informação e otimizando o atendimento das demandas dos usuários. A base principal do trabalho é o aperfeiçoamento da qualidade do seu Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS, com a instalação de software de funções integradas (Aleph) e de equipamentos adequados ao seu funcionamento, permitindo, assim, a expansão do formato de intercâmbio (MARC) e a conversão retrospectiva dos registros armazenados no Banco.
São incluídos tópicos de gerenciamento do Sistema relativos à manutenção de coleções, à capacitação de recursos humanos, ao trabalho cooperativo e compartilhado, preparando-o para atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.
Palavras-chave
Biblioteca virtual; Banco DEDALUS -modernização; Tecnologia da informação; Redes de informação.
INTRODUÇÃO
O fantástico desenvolvimento das novas tecnologias, nas últimas décadas, vem afetando todos os setores da atividade humana, proporcionando maior agilidade de comunicação, reduzindo esforços nas rotinas diárias, implementando a precisão dos resultados obtidos e, sobretudo, ampliando as possibilidades de acesso à informação em todo o mundo.
Para as instituições encarregadas de armazenagem, processamento e disponibilização da informação aos usuários, surgiram inúmeras questões relacionadas à racionalização de esforços, a trabalhos cooperativos, ao compartilhamento de recursos, evidenciando um contínuo repensar de papéis e responsabilidades, com o objetivo comum de preservar e tornar acessível a informação produzida internacionalmente.
Os estudos e foros de discussão na área da ciência da informação sobre o assunto têm levado a considerar, sob uma nova óptica, a questão da manutenção de acervos e o acesso à informação, surgindo, como conseqüência, propostas de biblioteca eletrônica, biblioteca virtual, biblioteca digital, entre outras, e que já pressupõem todo o trabalho prévio de automação de catálogos e de acesso on-line a bancos de dados.
Nos países avançados, algumas iniciativas permitem visualizar os primeiros resultados, podendo-se citar, por exemplo, a Bibliotheca universalis
Nas regiões em desenvolvimento, contudo, pelas próprias condições ainda heterogêneas de suas bibliotecas e de redes de comunicação, torna-se imprescindível redimensionar os serviços bibliotecários, direcionando-os para um cenário mais definido de planificação de acervos, de controle bibliográfico, de formação de bases de dados nacionais e regionais, de aperfeiçoamento dos profissionais da informação, preparando-os para o trabalho em redes e sistemas de informação, bem como para a interconectividade com outras organizações.
Nesse contexto, verifica-se que, no Brasil, ações significativas têm sido aplicadas ao aperfeiçoamento dos recursos de acesso e tratamento da informação nas bibliotecas, com ênfase na automação de acervos e serviços, segundo as normas e procedimentos internacionais de descrição bibliográfica e intercâmbio de dados.
O presente trabalho apresenta a experiência do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP), no desenvolvimento do Projeto de Modernização de suas atividades, com o objetivo de equiparar as condições de informatização, em suas bibliotecas e serviços, àquelas encontradas nos países avançados, estando assim capacitado a oferecer suporte mais condizente às demandas de seus usuários, nessa era da informação.
Alguns tópicos de literatura
Em se tratando de inovação na área da ciência da informação, observa-se considerável aumento de trabalhos na literatura especializada. Assim, alguns estudos mais recentes, selecionados para uma breve revisão no presente artigo, trazem várias definições de biblioteca eletrônica, biblioteca virtual, biblioteca digital, com suas "nuances" e terminologias, que possam levar a um consenso em sua conceituação. Trazem também recomendações aos profissionais bibliotecários quanto à sua participação relevante no planejamento e utilização desses novos recursos. E, principalmente, alertam os administradores para o papel desse tipo de biblioteca, a qual não vem substituir as bibliotecas tradicionais, mas acrescentar aos usuários outras opções de acesso às informações registradas.
Vários aspectos sobre o assunto poderiam ser mencionados nessa revisão. Contudo, não se pretende, no presente texto, analisar as propostas de conceituação, já desenvolvidas extensamente, mas sobretudo focalizar as observações e recomendações de especialistas da área.
Oppenheim18 considera viável o desenvolvimento da biblioteca virtual a médio prazo, sendo provável o seu estabelecimento em uma universidade que também utilize as novas tecnologias para o ensino; Barker13 ressalta que "...o importante para o futuro é a flexibilidade: algumas pessoas desejarão utilizar bibliotecas convencionais, enquanto outras preferirão as virtuais. Naturalmente, a tecnologia que temos agora é suficientemente flexível para permitir a coexistência de ambas"; Rezende e Marchiori22, considerando a questão do desenvolvimento de acervos e do acesso, abordam os trabalhos direcionados às perspectivas de informação em empresas, em que o bibliotecário deve atuar como information brokerIII; Poulter20 apresenta o conceito de biblioteca de realidade virtual direcionado a uma nova forma de Opac (Open Public Access Catalogue); Pereira e Santos19 informam que "a biblioteca virtual não se apresenta como algo para ser temido, nem como solução para todos os problemas e dificuldades de uma biblioteca"; Van Fleet e Wallace27 consideram imperativo evitar a situação em que "virtual" torna-se sinônimo de quase, ou seja, é insuficiente para o usuário ter acesso a uma vasta rede de informação que seja quase uma biblioteca; cada usuário necessita do apoio da biblioteca real, com profissionais para atendimento de suas demandas. Acrescenta, ainda, que a biblioteca virtual deve existir para apoiar e aumentar as bibliotecas locais. As vantagens reais e tangíveis de bibliotecas locais bem equipadas não devem ser suplantadas pela ilusão da biblioteca virtual.
Powell21 propõe três definições de biblioteca virtual, ressaltando que os fatores determinantes desse tipo de biblioteca devem atingir as ações administrativas de modo "tático", sem modificar os fundamentos do gerenciamento "estratégico". Isto significa que a distância dos usuários, os mecanismos de fornecimento dos produtos e serviços, a tecnologia e a organização podem ser planejados e administrados diferentemente, mas os conceitos básicos do gerenciamento centrado no cliente não são profundamente alterados. Recomenda ainda que os bibliotecários especializados não devem se atemorizar pelos novos aspectos "virtuais" de seu trabalho. Marchiori 17 "aborda as discussões relacionadas com as mudanças conceituais da instituição biblioteca, orientadas pela utilização da tecnologia dos computadores e das telecomunicações". Destaca que "o novo paradigma preconiza, em especial para as bibliotecas universitárias e de pesquisa, que a importância de uma biblioteca não se resume no seu acervo interno, mas na sua capacidade de prover acesso para além das possibilidades dos documentos bibliográficos e de sua coleção limitada".
Ferrand8 considera que a biblioteca informatizada permanece fiel ao princípio de coleção fisicamente acessível, aperfeiçoando o conceito clássico de bibliotecas. Esta é a primeira etapa da biblioteca eletrônica e da biblioteca virtual, estando assim a biblioteca informatizada preparada para participar de um "metacatálogo" de todas as bibliotecas on- line.
Por sua vez, Landoni e Catenazzi14 apresentam um panorama da evolução das bibliotecas, desde a tradicional até a eletrônica, destacando com detalhes o "livro eletrônico", suas características e formatos, os "hiperlivros" e "livros visuais", considerando-os extremamente importantes no contexto da biblioteca eletrônica. Lang15 focaliza as implicações da biblioteca eletrônica para os bibliotecários, pesquisadores e editores, recomendando o trabalho conjunto desses profissionais no sentido de definir e garantir o espaço de cada um deles nesse universo. Alerta para as restrições políticas, sociais e econômicas que possam impedir o oferecimento amplo dos serviços da biblioteca eletrônica. Kemp10 comenta sobre as publicações eletrônicas e redes de informação, sua disponibilidade e acesso, destacando amplos projetos em andamento sob a responsabilidade de grandes editoras. Hatvany9 analisa a questão dos periódicos eletrônicos e a formação de uma "biblioteca mundial", disponível a todos os usuários, independentemente de sua localização ou do tipo de recursos computacionais. Considera imprescindível a colaboração entre instituições, a fim de expandir e tornar acessível o conjunto do saber humano.
Conceituação utilizada
Dentre as várias propostas examinadas na literatura, o artigo de Powell21 apresenta três definições para biblioteca virtual, citadas a seguir:
biblioteca com pouco ou nenhum acervo de livros e periódicos, salas de leitura, ou pessoal técnico, mas que dissemina a informação seletiva diretamente aos usuários da biblioteca, em geral por via eletrônica;
biblioteca mais tradicional que transformou porções significativas de seus canais de provimento da informação em formato eletrônico, de modo que a maioria de seus usuários não necessita comparecer à biblioteca para obter informação;
biblioteca que opera em rede de informação seletiva dentro da organização, com algumas atividades centralizadas, e outras, em maioria, descentralizadas, no que se refere a pessoal, recursos, sistemas e até fornecedores externos, os quais se encontram acessíveis e distribuídos por toda a organização.
No presente trabalho, será utilizada como suporte das considerações efetuadas a segunda definição mencionada anteriormente, por estar em consonância com a finalidade do Projeto de Modernização em andamento no Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP); refere-se, assim, à biblioteca que tanto gerencia a sua coleção (direcionada aos objetivos da instituição a que está vinculada), como amplia e torna mais ágeis os recursos de acesso à informação (por meios eletrônicos), para o atendimento da demanda.
SIBi/USP): características, objetivos e ações desenvolvidas
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP) foi criado pela Resolução n. 2226, de 08.07.1981, a fim de estabelecer a organização sistêmica para o seu conjunto de 38 bibliotecas, com programas de aquisição planificada, implementações na automação e outras atividades em nível sistêmico, para promover a atualização e aperfeiçoamento dos serviços bibliotecários na universidade. Complementam o Sistema um departamento técnico, responsável pela coordenação das atividades em nível sistêmico, e um conselho supervisor, integrado por docentes e bibliotecários11IV.
Os serviços bibliotecários na Universidade de São Paulo estão voltados prioritariamente para um universo de 4 970 docentes, 55 250 alunos e 14 790 funcionários, em suas unidades de ensino e pesquisa, centros e institutos especializados, hospitais e serviços anexos, museus e órgãos centrais de direção e serviço. A USP oferece, em seus seis campi situados no Estado de São Paulo, 188 cursos de graduação, 212 de pós-graduação (doutorado) e 250 de pós-graduação (mestrado).Todos os anos, recebe cerca de 1 500 professores visitantes e matricula 1 050 estudantes estrangeiros
FIGURA 1
Configuração da SIBiNet no Projeto de Modernização do SIBi/USP
A SIBiNet (Rede de serviços do SIBi/USP) interliga as redes locais das bibliotecas da USP para o acesso ao Banco DEDALUS, aos serviços automatizados e a outras bases de dados em CD-ROM, instaladas em "torres". Está integrada à USPNet (Rede da USP) que, por sua vez, está conectada à Internet. Assim, os usuários da SIBiNet poderão ter acesso aos vários serviços bibliotecários disponíveis pela Internet, como também os usuários de instituições externas à USP, que poderão ter acesso aos serviços da SIBiNet pela mesma rede.
A prioridade inicial do Sistema foi a automação de acervos e serviços, tendo sido implantado, em 1985, o Banco de Dados Bibliográficos da USP- DEDALUS, regulamentado posteriormente por meio da Portaria GR 2922, de 16.11.1994 (figura 1).
Utilizando, inicialmente, software desenvolvido "in house" e hardware Burroughs/Unisys, encontra-se hoje em fase de transição para software e hardware modernos e adequados às necessidades do Sistema (tabela 1, a seguir), a fim de ampliar e tornar mais ágeis o acesso e a recuperação da informação, conforme os padrões internacionais (figura1).
O Banco DEDALUS, contando com 1356 550 registrosVI , referentes a acervos, produção docente/pesquisadores, teses e "outras bases", está disponível para consulta na SIBiNet (Rede de Serviços do SIBi/USP), através da USPNet (Rede da USP) e da Internet, por meio dos endereços:
Telnet server.usp.br
login dedalus
ou http://www.usp.br/sibi/sibi.html
Na verdade, todo esse processo ocorreu de forma gradativa, requerendo procedimentos dos níveis gerencial, operacional e do próprio usuário para adaptação aos novos fluxos (6), dos quais se podem destacar:
maior agilidade de comunicação de dados;
compartilhamento de recursos informacionais, ampliando exponencialmente o universo de busca para o usuário (docente/aluno);
adoção de normas internacionais de intercâmbio de dados;
TABELA 1
Cronologia do Desenvolvimento do Banco de Dados Bibliográficos da USP - DEDALUS, para Integração em Redes e Sistemas de Informação
racionalização de esforços e de tempo na entrada de dados, mediante descentralização operacional;
adequação do perfil do profissional bibliotecário, em função do uso de novas tecnologias, equipamentos e metodologias de trabalho.
Para promover a garantia de qualidade de seus acervos e serviços, de modo que os mesmos acompanhem o Projeto de Modernização, centrado prioritariamente na automação, o Plano de Trabalho em desenvolvimento no SIBi/USP contempla outros grandes tópicos, que serão sucintamente comentados no presente artigo, já que os resultados decorrentes se refletem na proposta apresentada no referido plano. São eles: a) manutenção e atualização de acervos; b) estruturas das bibliotecas e recursos humanos; c) preservação e conservação de acervos bibliográficos e outros materiais especiais existentes nas bibliotecas; d) avaliação dos serviços meios e fins das bibliotecas do sistema; e) divulgação do sistema e seus recursos disponíveis; f) obtenção de recursos junto a agências de fomento nacionais e internacionais.
Remodelação do Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS
Todas as ações administrativas atuais do SIBi/USP estão voltadas à implementação dos serviços bibliotecários na Universidade de São Paulo, em consonância com a sua missão de apoio bibliográfico ao ensino e à pesquisa desenvolvidos na instituição. A atualização e a adequação dos recursos de automação constituem o suporte para o provimento da informação, com valor agregado, ao usuário, seja pela consulta on-line ao catálogo do Sistema (DEDALUS), seja pelo acesso on-line e em CD-ROM a bases externas, catálogos coletivos, publicações eletrônicas e outros, na própria biblioteca ou remotamente, dos laboratórios de pesquisa da Universidade, da residência de docentes, de postos especiais de acesso na Universidade (em residência de estudantes etc.). Para tanto, há toda uma infra-estrutura de prestação de serviços aos usuários (atendimento de referência, empréstimo, empréstimo-entre-bibliotecas, comutação bibliográfica, para citar alguns), que possibilita o acesso prioritário às informações do acervo, mantido e atualizado de acordo com as necessidades da instituição. Tornam-se, assim, indispensáveis o gerenciamento e a implementação de serviços bibliotecários por profissionais capacitados, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos disponíveis de informação nas bibliotecas da Universidade12.
Portanto, três tópicos essenciais são considerados nesse processo de remodelação do SIBi/USP, para os quais convergem as principais ações administrativas da biblioteca virtual, a partir da conceituação utilizada no presente trabalho: manutenção/atualização dos acervos e disponibilização/acesso à informação21, a serem viabilizados por recursos humanos devidamente preparados.
Esses tópicos, que se encontram indicados a seguir - Manutenção e Atualização de Acervos, Acesso `a Informação, Dimensionamento e Capacitação de Recursos Humanos do Sistema -, focalizam as ações levadas a efeito pelo SIBi/USP, pertinentes à formação de biblioteca virtual, relacionadas a Planejamento, Alocação de Recursos, Participação de Especialistas e Usuários, Desenvolvimento de Ações Cooperativas e Avaliação (itens apresentados no trabalho de Marchiori17 e utilizados nessa sistematização) (tabela 2, a seguir).
Manutenção e Atualização de Acervos
Atualmente, o acervo total da universidade, constante nas bibliotecas do sistema, é de 3 474 025 volumes, distribuídos entre livros (40%), teses (4%), periódicos (37%), multimeios (7,5%) e outros materiais (11,5%), cujos registros constam do Banco DEDALUS. Ênfase tem sido dada à aquisição de publicações em suportes eletrônicos, principalmente no que se refere a bases de dados externas, encontrando-se atualmente cerca de 250 títulos disponíveis em meio eletrônico24.
A partir de 1984, foram iniciados os Programas de Aquisição de Materiais Bibliográficos para o Sistema, com recursos orçamentários da Reitoria, que vêm garantindo anualmente a renovação das assinaturas correntes de periódicos e a atualização dos acervos de livros e outros materiais não periódicos. Outras fontes de apoio financeiro, especialmente as agências de fomento, como a Coorrdenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fapesp, também vêm complementando essas aquisições (tabela 2, a seguir).
Acesso à Informação
O Projeto de Modernização do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, aprovado pela Fapesp em 1995, foi dimensionado visando à seleção e aquisição de equipamentos e recursos de informática, para tornar mais ágil e ampliar o acesso à informação pelos usuários, destacando-se: software ALEPH, da empresa israelense EX-LIBRIS, para funções integradas de bibliotecas, em arquitetura cliente/servidor; hardware adequado para a manutenção centralizada do Banco DEDALUS, em servidor central, e acesso distribuído entre as 38 bibliotecas do Sistema, com as suas redes locais, a saber, servidores de rede, microcomputadores Pentium, impressoras, scanners, canetas óticas, torres de CD-ROM e material de infra-estrutura para a instalação desses equipamentos13, 25. Foram, ainda, instalados portões magnéticos para controle de fluxo de materiais dos acervos nas bibliotecas.
Paralelamente, foram desenvolvidas as seguintes providências: a) ajuste do formato bibliográfico dos registros armazenados, para formato internacional de intercâmbio (MARC)VII; b) customização do novo sistema e migração dos registros do Banco DEDALUS, utilizando normas técnicas internacionais de intercâmbio de dados bibliográficos; c) instalação do sistema operacional UNIX e preparo da infra-estrutura de redes, com modernos sistemas de comunicação (protocolos TCP/IP, Z39.50 etc.)
TABELA 2
Ações desenvolvidas para a remodelação do SIBi/USP
Foi, também, efetuada a conversão retrospectivaVIII dos registros do DEDALUS, através dos serviços do On-line Computer Library Center (OCLC), de Ohio, EUA., permitindo complementar os dados faltantes da catalogação em formato MARC, de parte expressiva dos registros do módulo Monografia (do qual constam livros e outros materiais não periódicos), por processo automatizado, contando com recursos financeiros provenientes de The A.W. Mellon Foundation, dos Estados Unidos.
Como resultado dessas providências foi criada a SIBiNet (Rede de Serviços do SIBi/USP), que interliga as 38 bibliotecas da USP e o Departamento Técnico do SIBi, possibilitando o acesso ao Banco DEDALUS para o gerenciamento e a prestação de serviços ao público. A SIBiNet está integrada à USPNet (Rede da USP), que, por sua vez, está conectada à Internet (figura1). Assim, o usuário externo da Rede terá acesso remoto à consulta on-line ao Banco DEDALUS e às informações constantes da home page da Rede; o usuário da comunidade acadêmica da USP poderá utilizar, tanto local como remotamente: consulta on-line às bases de dados, empréstimo de publicações, comutação bibliográfica e os demais serviços e facilidades proporcionados pela tecnologia (por exemplo, acesso compartilhado às obras de referência de uso comum na universidade, por meio de "torres" de CD-ROM, correio eletrônico, sumários correntes on-line, busca bibliográfica em catálogos de outras instituições nacionais e internacionais. Além disso, para o desenvolvimento dos serviços bibliotecários, são mantidos o acesso e a participação em redes e sistemas de informação externos, tais como a Bireme - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, a Rede Antares e o Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, o SITE, o UNIBIBLI-CD-ROM, o OnLine Union Catalog da OCLC, entre outros (tabela 2).
Ainda, com o objetivo de otimizar o acesso à literatura técnico-científica de interesse da comunidade acadêmica, preservando o uso futuro das coleções impressas, está sendo desenvolvido estudo para assinatura de alguns títulos de periódicos já editados em suporte eletrônico, a serem instalados em servidor central da SIBiNet.
Dimensionamento e Capacitação de Recursos Humanos do Sistema
Atenção especial tem sido dada ao redimensionamento e capacitação dos recursos humanos, preparando-os para o uso de novas tecnologias, valorizando a sua participação sistêmica, incentivando o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, constituindo equipes sintonizadas com a proposta de desenvolvimento do Sistema. Como resultado, algumas ações têm sido implementadas (tabela 2) e vários trabalhos têm sido apresentados sobre o assunto, em eventos da área, dentre eles os de Almeida et alii 1; Dutra et alii 7 e Belluzzo et alii 5.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A adoção de normas e padrões internacionais, no tratamento da informação e no intercâmbio de dados bibliográficos, constituem a principal base para a atualização e a agilidade dos serviços bibliotecários em todo o mundo, com o objetivo de concretizar a interconectividade das instituições, ampliar a abrangência de acesso à informação e otimizar o atendimento das demandas dos usuários.
Os catálogos on-line e em CD-ROM, as publicações editadas em meios eletrônicos, os modernos processos de digitalização de textos e imagens vieram acrescentar novas opções de acesso remoto à informação, levando à criação das bibliotecas "sem paredes" e trazendo nova feição às coleções, com a diversificação de suportes. Portanto, as organizações mantenedoras dos acervos bibliográficos mais representativos, na qualidade de depositárias das coleções e/ou direcionadas ao ensino, pesquisa e atendimento à comunidade automatizados ou em processo de automação, deverão estar voltadas também a essa nova realidade.
Os avanços tecnológicos trazem benefícios incalculáveis para o acesso à informação, mas exigem recursos financeiros suficientes, capacitação profissional e decisões acertadas para o sucesso das iniciativas levadas a efeito. Cada vez mais, torna-se imprescindível o trabalho bibliotecário cooperativo e compartilhado, no estabelecimento de programas e projetos interinstitucionais, na planificação e preservação de coleções, na construção e manutenção de bases de dados, na participação em redes e sistemas de informação e no aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos nessas atividades.
Portanto, em um momento em que os países da América Latina se preparam para a interconectividade com outras instituições, fica registrada a iniciativa da Universidade de São Paulo, ao promover o aperfeiçoamento do nível de seus serviços bibliotecários e, especialmente, de seu Banco de Dados Bibliográficos - DEDALUS, capacitando-o para atender às exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.
Implementation of DEDALUS Database from the Integrated Library System of the University of São Paulo
Abstract
Presents the SIBi/USP experience on the Modernization Project development, emphasizing automation of holdings and services, in order to enlarge the access to information, to reach the interconnectivity among institutions and to optimize the meeting of users demands. The main basis of the work is the quality enhancement of the Bibliographic Databank - DEDALUS, with the installation of a functionally integrated software (ALEPH) and of equipments accordingly purchased, in order to create the SIBiNet. For that purpose, the adjustment of the international bibliographic format (MARC) and the retrospective conversion of stored records were carried out. Also, there are herein included some topics on the System administration related to collections management, to the human resources qualification, to cooperative work and resource sharing activities, thus becoming prepared to meet the requirements for the access and exchange of information, within the current international technical standards and technological policies.
Keywords
Virtual library; DEDALUS database implementation; Information technology; Information networks.
Rosaly Favero Krzyzanowski
Diretora técnica, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP);
Inês Maria de Morais Imperatriz
Diretora da Divisão de Tratamento da Informação, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP)
Márcia Rosetto
Diretora do Serviço de Processamento Automatizado, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP)
Mariza Leal de Meirelles Do Couto
Diretora do Serviço de Processamento Automatizado, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP)
http://www.usp.br.sibi/sibi.html
- 1. ALMEIDA, M.S. et al. Recursos humanos em bibliotecas universitárias: modelo aplicado ŕ distribuiçăo de pessoal, por níveis funcionais, no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Săo Paulo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais.. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref. 6.13 (Publicado em disquete)
- 2. ANDRADE, D.C. et al. Estudos de gerenciamento de acervos da USP: critérios de avaliaçăo de títulos de periódicos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais.. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref. 6.4 (Publicado em disquete)
- 3. BARKER, P. Electronic libraries: visions of the future. The Electronic Library, v.12, n.4, p.221-229, Aug. 1994.
- 4. BEAUMONT, J.; COX, J.P. Retrospective conversion: a practical guide for libraries. Westport : Meckler, 1989. 198p. (Supplements to computers in libraries, 7)
- 5. BELLUZZO, R.C.B. et al. Capacitaçăo de equipes bibliotecárias no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Săo Paulo em face ŕs novas dinâmicas de gestăo da qualidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais .. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref. 6.11 (Publicado em disquete)
- 6. COUTTO, M.L.M. Impacto do uso de redes: uma experięncia do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. In: SEMINÁRIO SOBRE AUTOMAÇĂO EM BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇĂO, 5., Săo José dos Campos, 1994. Anais.. Săo José dos Campos : INPE/UNIVAP, 1994. p.20-3.
- 7. DUTRA, J.S. et al. Implementaçăo da gestăo de recursos humanos no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Săo Paulo (SIBi/USP) : programa de remodelaçăo em desenvolvimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais.. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref. 6.12 (Publicado em disquete)
- 8. FERRAND, N. Les bibliotheques virtuelles. Magazine litteraire, n.349, p.38-39, dec. 1996.
- 9. HATVANI, B. Towards a worldwide library. IFLA J, v.22, n.3, p.246-247, 1996.
- 10. KEMP, A. Electronic information: solving old or creating new problems? Libri, v.44, n.4, p.299-303, 1994.
- 11. KRZYZANOWSKI, R.F. A biblioteca e a universidade na "Era da Informaçăo": gestőes para modernizaçăo e interaçăo com a comunidade acadęmica. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DE EDUCACIÓN SUPERIOR DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, Santiago, 1996. Anais. Santiago, 1996.
- 12. KRZYZANOWSKI, R.F. et al. Gestőes para a modernizaçăo do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de Săo Paulo: incremento da automaçăo através de projetos em desenvolvimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais.. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref. 6.6 (Publicado em disquete)
- 13. KRZYZANOWSKI, R.F. et al. Subsídios para análise, seleçăo e aquisiçăo de software para gerenciamento de bibliotecas : experięncia do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP). Săo Paulo : SIBi/USP, 1996. 56p. (Cadernos de Estudos, n.5)
- 14. LANDONI, M.; CATENAZZI, N. Hyper-books and visual-books in an electronic library. The Electronic Library, v.11, n.3, p.175-186, June 1993.
- 15. LANG, B. The electronic library: implications for librarians, academics and publishers. Libri, v.44, n.4, p.265-271, 1994.
- 16. LIMA, V.M.A. et al. Atualizaçăo da lista de assuntos USP: compatibilizaçăo de linguagens documentárias. Ci.Inf., v.25, n.2, p.177-181, maio/ago. 1996.
- 17. MARCHIORI, P.Z. Acessar ou possuir, eis a questăo... In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., Curitiba, 1996. Anais.. Curitiba : Universidade Federal do Paraná/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1996. Ref.5.1 (Publicado em disquete)
- 18. OPPENHEIM, C. Virtual reality and the virtual library. Information Services & Use, v.13, p.215-227, 1993.
- 19. PEREIRA, A.M.; SANTOS, P.L.V.A. Biblioteca virtual: uma realidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL "PROF. DR. PAULO TARCÍSIO MAYRINK", 2ENCONTRO DE BIBLIOTECONOMIA DO CENTRO-OESTE PAULISTA, 4., Marília, 1996. Anais.. Marília, 1996. (Publicado em disquete)
- 20. POULTER, A. Building a browsable virtual reality library. Aslib Proc, v.46, n.6, p.151-155, June 1994.
- 21. POWELL, A. Management models and measurement in the virtual library. Special Libraries, v.85, n.4, p.260-263, Fall 1994.
- 22. REZENDE, Y.; MARCHIORI, P.Z. Do acervo ao acesso: a perspectiva da biblioteca virtual em empresas. Ci. Inf, v.223, n.3, p.349-352, setdez. 1994.
- 23. UNIVERSIDADE DE SĂO PAULO. Portaria GR-2922, de 16 de novembro de 1994. Diário Oficial, 18 nov.1994. Seçăo I, p.58. Regulamenta o funcionamento do Banco de Dados Bibliográficos da Universidade de Săo Paulo e dá outras providęncias correlatas.
- 24. UNIVERSIDADE DE SĂO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico. Bases de dados externas disponíveis nas bibliotecas da USP: acesso em CD-ROM e on-line. 2.ed. Săo Paulo: SIBi/USP, 1996. 232p.
-
25UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico. Informatização do Sistema Integrado de Bibliotecas : implementações de recursos para o Banco de Dados Bibliográficos da USP - DEDALUS e infra-estrutura para as bibliotecas do Sistema. São Paulo : SIBi/USP, 1994. 192p. (Projeto apresentado à FAPESP)
-
26UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico. Série Manual de Procedimentos SIBi, no 1- 1987-
- 27. VAN FLEET, C.; WALLACE, D.P. Virtual virtue. RQ, v.32, n.3, p.305-309, Spring, 1993.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
07 Out 1998 -
Data do Fascículo
Maio 1997