SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Genetic resources of the vegetable germplasm bank at the UFV, Brazil: historical background and assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Horticultura Brasileira

Print version ISSN 0102-0536On-line version ISSN 1806-9991

Hortic. Bras. vol.19 no.2 Brasília July 2001

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362001000200001 

CARTA DO EDITOR

 

 

Prezados Colegas,

A Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB), neste início de milênio, tem vários motivos para comemorar alguns acontecimentos relacionados com a Olericultura nacional.

Primeiramente, gostaria de salientar o Centenário da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), comemorado no início de junho deste ano. Durante todos estes anos a ESALQ teve um papel relevante na formação de profissionais ligados às diferentes áreas agronômicas. Estes profissionais atuaram e vêm atuando em todo território nacional, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, notadamente na área de melhoramento genético das hortaliças. A Sociedade de Olericultura do Brasil, em nome de sua atual presidente a Dra. Rumy Goto, e a Horticultura Brasileira gostariam de homenagear esta renomada instituição de ensino.

Foi motivo de grande júbilo para os profissionais que trabalham na área de Olericultura a escolha do professor Marcílio de Souza Dias como o grande homenageado nas comemorações dos cem anos da ESALQ, tendo sido outorgada como honra póstuma a este ilustre pesquisador a medalha "Luiz de Queiroz". Em cerimonia realizada no dia três de junho, em Piracicaba - SP, esta medalha foi entregue pelo professor Cyro Paulino da Costa, discípulo de Marcílio Dias, à viúva do saudoso professor Dona Olívia Marques Dias. O professor Marcílio Dias foi sem dúvida um dos mais notáveis melhoristas de hortaliças do Brasil, tendo sido homenageado pela Horticultura Brasileira em 1983 (volume 1, número 1).

Finalmente, gostaria de lembra que entre os dias 22 e 27 de julho estará sendo realizado em Brasília o 41º Congresso Brasileiro de Olericultura e o Encontro sobre Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, onde serão apresentadas, além de palestras técnico-científicas, cerca de 570 trabalhos científicos. O oferecimento e a escolha de Brasília para sediar o Congresso foi, em parte, motivada pela comemoração dos vinte anos da criação da Embrapa Hortaliças, que tem dado grande contribuição para o agronegócio das hortaliças do país.

 


Leonardo de Britto Giordano
Presidente da Comissão Editorial

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License