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Transinformação

Print version ISSN 0103-3786

Transinformação vol.21 no.1 Campinas Jan./Apr. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862009000100002 

ARTIGOS/ARTICLES

 

A formação de professores e a capacitação de bibliotecários com limitação visual por meio da EAD em ambiente virtual de aprendizagem

 

Teachers formation and visual disabled librarians training through e-learning in learning virtual environment

 

 

Lizandra Brasil EstabelI; Eliane Lourdes da Silva MoroII; Lucila Maria Costi SantarosaIII

IDoutora em Informática. Pesquisadora, Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Av Paulo Gama, Prédio 12201, Sala 308, 90046-900, Porto Alegre, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondece to: L..B. ESTABEL. E-mail: <liz.estabel@gmail.com>
IIDoutoranda em Educação, PPGEDU/UFRGS. Professora, Curso de Biblioteconomia, FABICO/UFRGS, Pesquisadora do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: <eliane_moro@yahoo.com.br>
IIIProfessora Doutora, PPGEDU e do PGIE/UFRGS, Coordenadora Nacional da RIBIE e do PROINESP/MEC, Coordenadora do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: <lucila.santarosa@ufrgs.br>

 

 


RESUMO

Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) pelas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação visual e os processos de interação e de aprendizagem por esses sujeitos em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).  O cenário desta pesquisa é o AVA TelEduc e as suas ferramentas, bem como as ferramentas de comunicação e de interação externas ao ambiente, como o MsChat e o Skype. Fazem parte deste processo quatro sujeitos com limitação visual (SB, AL, NO e AM), professores e bibliotecários dos cursos PROINESP, da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e do BIBLIOTEC II, Curso de Extensão em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade, do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (DCI/FABICO), da UFRGS. O problema de pesquisa pretende verificar como ocorre, na formação a distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o processo de apropriação e de interação, no uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, de professores e de bibliotecários com limitação visual. Dentre os objetivos, destacam-se os de propiciar a formação e a qualificação a distância de professores e bibliotecários com limitação visual, por meio de AVA e avaliar os processos de apropriação, de interação e a inclusão social, digital e profissional. A epistemologia vygotskyana foi a base desta pesquisa e a linha mestra do processo pedagógico. A partir das análises realizadas dos processos de apropriação e de interação dos sujeitos desta pesquisa, pode-se concluir que SB, AL, NO e AM conseguiram apropriar-se das ferramentas e serem mediadores deste processo de apropriação pelos seus alunos e interagiram entre eles (sujeitos), com os colegas, com os formadores e com os alunos por meio do uso das ferramentas, sendo incluídos em um ambiente virtual de aprendizagem.

Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem; pessoas com necessidades educacionais especiais com limitação visual; formação de professores; capacitação de bibliotecários.


ABSTRACT

This research approaches the use and the appropriation of ICTs, by PNEEs with visual disability and their interaction and learning processes in an AVA. The background of this research is AVA TelEduc and their tools, as well as the external tools to the environment: MsChat and Skype. Four visual disabled people are part of this process (SB, AL, NO and AM), as well as PROINESP courses teachers and librarians. The research main goal is to verify how the appropriation and interaction process in the use of ICTs happens in long distance educational system  AVAs -, among teachers and librarians with visual disability. Among the objectives, stand out to provide long distance  graduation and  qualification through AVA to teachers and librarians with visual disability, and to evaluate appropriation and interaction processes  as well as  the social, digital and professional inclusion. The Vygotskyan epistemology was the foundation for this research. Starting from the accomplished analyses of the appropriation and interaction processes of the involved people in this research, it can be settled that SB, AL, NO and AM were able to appropriate themselves of the tools and be mediators of the appropriation process to their students .They also interacted among themselves, among friends, teachers and students by using the tools and by being included in a virtual-learning environment.

Keywords: virtual environments for Learning; people with special educational needs with visual disability; teachers training; librarians long distance education.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

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Recebido em 1/3/2008
Aceito em 7/11/2008

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