SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Chiral Lewis acid catalysts in diels-Alder cycloadditions: mechanistic aspects and synthetic applications of recent systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

J. Braz. Chem. Soc. vol.8 no.4 São Paulo  1997

https://doi.org/10.1590/S0103-50531997000400001 

Editorial

 

 

Muito vem se falando sobre a globalização da economia, e as recentes privatizações de grandes empresas estatais demonstram que o governo brasileiro é partidário e defensor dessa globalização. Como é regra, há os que são a favor e os que são contra a abertura da economia brasileira. O mesmo não ocorre na ciência, onde todos defendem o axioma de que o conhecimento científico é universal. Este discurso está na boca dos políticos e dos cientistas, quaisquer que sejam suas concepções políticas. Por que então as instituições federais de ensino superior continuam impedidas de contratarem professores estrangeiros? Só a economia é internacional? Ensino e ciência são reservas de mercado?

Diz-se que só falta o poder legislativo regulamentar a lei dos estrangeiros. O fato é que professores foram aprovados por concurso e não podem ser contratados porque são estrangeiros. Os concursos começam a perder sua validade (se já não a perderam). A situação torna-se mais esdrúxula com o acordo assinado entre a FAPESP e a instituição alemã DAAD, que facilita a vin da de cientistas alemães para as universidades paulistas. Por que a filosofia do governo de São Paulo  é diferente da do governo federal, ainda mais quando se trata do mesmo partido político?

Parece-nos que é chegado o momento de também as universidades brasileiras se globalizarem e atrairem, sem restrições, os melhores cérebros, sem distinção de nacionalidade.

 

Angelo da Cunha Pinto

 

 

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License