SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Etherification of glycerol with benzyl alcohol catalyzed by solid acids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of the Brazilian Chemical Society

Print version ISSN 0103-5053

J. Braz. Chem. Soc. vol.20 no.2 São Paulo  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-50532009000200001 

EDITORIAL

 

 

Além das comemorações pelo 20º aniversário do JBCS, o ano de 2009 também deve reservar outras novidades com relação à nossa revista. Depois de quase 10 anos como editora responsável pela área de Química Inorgânica do JBCS, a Profa. Maria Vargas está deixando a Editoria para ter mais tempo para se dedicar às suas outras atividades profissionais. Como Editora, Maria teve participação decisiva em diversos eventos no período de amadurecimento do JBCS: na gestação e implementação do sistema de submissão e processamento on-line de manuscritos, em esforços incessantes na preparação de instruções para padronização dos manuscritos, principalmente em aspectos como depósitos de estruturas cristalinas nas bases de dados e uma busca continuada pela divulgação e melhoria da revista em geral. Agradecemos muito à Maria pela sua valiosa ajuda, pelo tempo e entusiasmo dedicados incansavelmente ao JBCS e desejamos continuado sucesso nas suas atividades profissionais, certos de que poderemos continuar contando sempre com seu apoio.

Nesse processo de reformulação, a Profa. Jaísa F. Soares assumirá como Editora e passaremos a contar com dois novos Editores Associados: os Profs. Adriano Lisboa Monteiro e Koiti Araki, a quem damos boas-vindas ao grupo e de quem esperamos muita ajuda e sempre novas idéias.

Também o nosso Escritório Editorial passará por mudanças. Durante este ano, a Dra. Elizabeth Magalhães nos deixará, esperamos que apenas temporariamente, e suas funções serão assumidas integralmente pela Dra. Angela R. Custodio, que já trabalhava no Escritório. Todos que, de uma forma ou outra, estiveram envolvidos com atividades relacionadas ao JBCS sabem da importância que a Beth teve e tem para manutenção e melhoria das suas atividades editoriais; tudo isso sempre mantendo muito otimismo e bom humor. Vamos sentir muita falta dessa convivência próxima.

O ano de 2009 também contará com a publicação de dois números especiais: um em comemoração ao 20º aniversário do JBCS, com contribuições de colegas que durante esses anos estiveram mais proximamente ligados à revista, em atividades editoriais ou, destacadamente, como autores ou revisores e outro, tendo como tema geral a Amazônia, o que resgata a idéia de editarmos números especiais temáticos sobre temas de relevância atual.

Em um balanço das atividades no ano de 2008 (e previsões para 2009), vemos que atingimos um número mais ou menos constante de submissões, cujo perfil continua sendo predominantemente de artigos de autores estrangeiros. Com os esforços envidados, temos conseguido reduzir o tempo médio de publicação dos manuscritos a níveis próximos dos atingidos no ano de 2006, antes do aumento súbito no número de manuscritos submetidos que ocorreu desde então. Dados mais completos quanto às estatísticas atualizadas do JBCS podem ser obtidos em http://jbcs.sbq.org.br/stats/09. Com isso, esperamos por avanços continuados também no aumento da velocidade de processamento dos manuscritos, o que é uma meta constante dos Editores e um anseio justificado dos autores.

Nosso acompanhamento das citações ao JBCS durante o último ano indica que devemos manter, mais uma vez em 2009, uma posição de destaque com relação ao fator de impacto divulgado pelo ISI, consolidando o comportamento dos últimos anos. Essa consolidação é importante, principalmente em momentos em que as agências de fomento discutem a classificação das revistas científicas em termos de qualidade, em que aspectos numéricos acabam tendo um destaque às vezes exagerado. Longe de serem uma surpresa, essas constatações positivas confirmam o sucesso que vem sendo atingido pela nossa revista e nos permitem lançar uma nova pergunta, olhando agora para frente: quais os próximos desafios e objetivos para o JBCS?

 

Watson Loh (Unicamp)
Editor JBCS