Acessibilidade / Reportar erro

O conviver com o adulto

RESENHA DO LIVRO

O conviver com o adulto

Dulce Maria Vendrúsculo de Freitas; Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues

MANZOLLI, M. C. (coord). Viver adulto e enfermagem. Brasília, Ed. Rumos, 1994. 145 p.

Maria Cecília Manzolli, pesquisadora e docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, vem contribuindo há muito tempo para o ensino e a pesquisa, na interface Psicologia e Enfermagem. Como Psicóloga, atuando na formação do enfermeiro, especificamente no campo das relações pessoais, do relacionamento enfermeiro-paciente e na educação de adultos, enriquece a literatura nacional no referencial teórico da psicologia aplicada à Enfermagem. O livro Viver adulto e enfermagem traduz seu interesse pela temática do ser adulto, bem como sua experiência no campo do ensino e da pesquisa. A sua originalidade está no fato de o mesmo retratar uma espécie de pesquisas realizadas pelos pós-graduandos da disciplina "Educação de Adultos", na qual é responsável na citada Escola.

O adulto é um ser que se encontra em uma determinada etapa da vida, ocupando seu espaço, se relacionando de várias maneiras, quer seja consigo mesmo, quer com os outros, na sociedade e com o mundo. Neste contexto de relações que se dá com a família, com o trabalho, com o setor saúde, incrementa-se uma efetiva relação enfermeiro-enfermagem.

O Viver adulto e enfermagem, ao abordar o adulto, nesta relação com a enfermagem trás como fio condutor a temporalidade do ser humano - a maturescência, a educação de adultos e a enfermagem, sendo este referencial apresentado na primeira parte do livro. A Segunda, focaliza o adulto e a enfermagem, através do desempenho na Escola: com alunos de graduação através de suas falas sobre o clima escolar, das tarefas desenvolvidas das disciplinas ministradas para alunos enquanto adultos e entre funcionários de uma escola. A terceira parte volta-se para as diferentes pesquisas realizadas com adultos vivenciando diversas situações com gestantes cardiopatas e da visão dos enfermeiros na maturescência e enquanto membros de um órgão de classe.

A partir das experiências descritas no livro Viver adulto e enfermagem, recomendamos sua leitura para estudantes de graduação, pós-graduandos e profissionais da saúde que trabalham com pessoas na maturidade, fornecendo a compreensão do adulto nos vários campos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jun 2006
  • Data do Fascículo
    Jan 1995
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br