Acessibilidade / Reportar erro

Revistas de enfermagem indexadas

Notas e Informações

REVISTAS DE ENFERMAGEM INDEXADAS1 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Carla Aparecida Spagno2 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Cristina Arreguy-Sena3 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Viviane Tosta de Carvalho4 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Márcia Simoni Fernandes Ribeiro do Valle4 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Vânia Zaqueu Brandão5 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Rita de Cássia Helu Mendonça Ribeiro5 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Lorena Moraes Goeten Gemelli6 1 Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri; 2 Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 5 Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 6 Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

INTRODUÇÃO

Com o avanço da informática, novas tecnologias surgiram facilitando o acesso das pessoas às fontes de informações, fazendo com que essas cheguem aos usuários em tempo real. ÉVORA (1995, p. 4) alerta para a necessidade da enfermagem compreender a importância da informática, uma vez essa ciência "...tem se transformado em importante ferramenta tecnológica à disposição do homem...". CALIRI (1997, p. 98) acrescenta que tal benefício tem repercutido favoravelmente para a "a socialização do conhecimento em todas as áreas de interesse".

Além da informática, os periódicos em papel indexados e no sistema eletrônico, também, são estratégias utilizadas para a divulgação do conhecimento e das informações. Segundo VIANNA (1998) o processo de indexação significa atribuir um ou mais termos a um documento, foto ou objeto de modo a caracterizá-los, possibilitando a transmissão do seu conteúdo por palavras.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria das publicações divulgadas em periódicos indexados, o presente trabalho propõe listar as revistas da América Latina e Caribe que são indexadas, identificando suas bases e disponibilizando alguns endereços para contato.

O PROCESSO DE INDEXAÇÃO

O indexador pode utilizar-se de instrumentos como listas de cabeçalhos de assuntos ou outros referenciais, visando a padronização do vocabulário. Uma boa indexação caracteriza-se por permitir que qualquer pessoa, utilizando-se de palavras simples ou de uma combinação delas encontre as informações que pretende buscar. As bases de indexação constituem-se em suportes para registros catalogados eletronicamente ou em papel. Dentre as bases mais consultadas em nosso meio, destacamos: 1) International Nursing Index (Índice de Enfermagem Internacional)- inclui listas de publicações de enfermagem de organizações, agências, livros dissertações, tese e dados de pesquisa; 2) Index Medicus (Índice Médico)- é a bibliografia mensal da Biblioteca Nacional de Medicina; 3) LILACS (Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde)- codifica a literatura em saúde gerada nos países latino americanos; 4) BDENF (Banco de Dados da Enfermagem)- localizado na Biblioteca da área da saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, alimentando a base de dados LILACS (LEITE et al., 1997); 5) CINAHL - Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (Índice Cumulativo da Enfermagem & Literatura da Saúde) da cobertura às disciplinas de enfermagem e áreas correlatas.

REVISTAS DE ENFERMAGEM DA AMÉRICA LATINA E CARIBE INDEXADAS

Este trabalho enfoca as revistas indexadas nas seguintes bases: LILACS LEITE et al. (1998) quadro 01, CINAHL (1997) quadro 02 e Index Nursing (1997) quadro 03.




PONTOS DIFICULTADORES E FACILITADORES PARA INDEXAR REVISTAS BRASILEIRAS

Pontuaremos algumas facilidades e dificuldades do processo de indexação de revistas brasileiras na área de saúde:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo destacou que indexação pode ser considerada um processo que inclui etapas variadas e precisa estar associada a uma política institucional. Envolve o corpo editorial, o conhecimento do perfil dos consumidores da temática proposta e uma política definida.

Cabe também aos responsáveis pelos periódicos ter em mente o perfil da população consumidora da temática central do mesmo periódico, visando buscar uma base de dados que seja compatível com as característica da divulgação pretendida.

Assim sendo, somente indexar um periódico não garantirá a qualidade dos artigos publicados, mas para assegurar o nível de divulgação e impacto pretendido nacionalmente e internacionalmente é necessário considerar os aspectos anteriormente mencionados.

Observamos maior predominância de periódicos indexados na base LILACS que nas demais bases consultadas. Em nosso contexto existem peculiaridades que sinalizam para as vantagens de intercambiar experiências valiosas com outras realidades. Elas serão mais efetivas quando associadas a políticas instituídas pelos órgãos de classe (nacionais e internacionais) e pelos órgãos de formação e fomento à pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

01. CALIRI, M.H.L. Usando os recursos da internet da enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p.97-102, janeiro 1997.

02. CUMULATIVE INDEX TO NURSING & ALLIED HEALTH LITERATURE. Cinahl Informativo Systems, Califórnia. v. 42, Issue 5, 1997.

03. ÉVORA, Y.D.M. Processo de informatização em enfermagem: orientações básicas. São Paulo: EPU, 1995.

04. INTERNATIONAL NURSING INDEX (Índice de Enfermagem Internacional). Raven Publister. Philadelphia: Lippincott, v. 32, n. 1, 1997

05. LEITE, M.P.F.R. et al. O controle bibliográfico e a disseminação da informação em enfermagem: a criação da BDENF- base de dados em enfermagem e a formação da SURENF- Sub rede brasileira de informação em enfermagem do sistema BIREME / OPAS. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte. v. 1, n. 1, p. 48-55, nov./dez. 1997.

06. VIANNA, M.M. marcia@eb.ufmg.br, 09 de junho, 19:20hs, 1998.

  • 1
    Síntese do trabalho apresentado na Disciplina Seminário Avançado em Construção do Conhecimento em Enfermagem do Curso de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, responsável Profª Drª Isabel Amélia Costa Mendes e Profª Drª Maria Helena Larcher Caliri;
    2
    Enfermeira, Professora da UFMG e Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;
    3
    Enfermeira, Professora da UFJF e Doutoranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;
    4
    Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;
    5
    Enfermeira, Professora da FAMERP, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo;
    6
    Enfermeira, Professora da UNI-OESTE, Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      29 Ago 2005
    • Data do Fascículo
      Jul 1999
    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
    E-mail: rlae@eerp.usp.br