Notas e Informações
PROGRAMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Yolanda Dora Martinez Évora1 1 Professora Associada. Presidenta da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2 Assistente Acadêmica. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Chefe da Seção de Pessoal. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Assistente Administrativo. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Ida Mara Brunelli da Silveira2 1 Professora Associada. Presidenta da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2 Assistente Acadêmica. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Chefe da Seção de Pessoal. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Assistente Administrativo. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Laura Jane Dávilla de Oliveira3 1 Professora Associada. Presidenta da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2 Assistente Acadêmica. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Chefe da Seção de Pessoal. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Assistente Administrativo. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Waldir Quintino4 1 Professora Associada. Presidenta da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2 Assistente Acadêmica. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 3 Chefe da Seção de Pessoal. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 4 Assistente Administrativo. Membro da Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO
Em 12 de dezembro de 1995, o então Governador Mário Covas instituiu, através do Decreto n. 40.536, o Programa Permanente da Qualidade e Produtividade no Serviço Público do Estado de São Paulo, abrangendo todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, direta e indireta, inclusive as Universidades.
Atendendo a este decreto, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), constituiu, em abril 1996, a Comissão Interna de Gestão da Qualidade e Produtividade (CIGQP), responsável por iniciar um processo contínuo de transformação da organização, através de estratégias, metodologias e ferramentas que, introduzidas de maneira estruturada e sistemática, envolvam todas as pessoas que direta e indiretamente convivem com a instituição.
O objetivo principal desta Comissão é investir no desenvolvimento dos recursos humanos através de constante educação, treinamento e oportunidades para o crescimento contínuo, com a finalidade de: promover a satisfação do funcionário e do cliente; propiciar ao servidor a reflexão sobre o seu papel junto à Instituição com vistas a obtenção da qualidade; satisfazer as necessidades do servidor e promover o seu crescimento para que encontre prazer no trabalho e, melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio da prevenção de defeitos nos processos, serviços e produtos.
A Gestão da Qualidade, portanto, tem por fulcro capacitar e motivar as pessoas de uma organização para serem críticas, reconstrutoras de suas tarefas, para que de forma participativa, possam garantir a cada dia um modo melhor de encaminhar as atividades e atender aos clientes.
Sendo assim, para se efetivar o processo de qualidade dos serviços, é preciso que se invista em primeiro lugar, no nível de competência das pessoas para que caminhem rumo ao auto-desenvolvimento obtido através da educação.
Desta forma, é necessário a Unidade investir no desenvolvimento dos recursos humanos através de constante educação, treinamento e oportunidades para o crescimento contínuo.
Diante do exposto, este Programa de Gestão da Qualidade e Produtividade objetiva iniciar um processo ininterrupto de transformação da organização, através de estratégias, metodologias e ferramentas que, introduzidas de maneira estruturada e sistemática, irão envolver todas as pessoas que direta e indiretamente convivem com a Instituição.
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: As atividades propostas pela CIGQP da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, foram desenvolvidas em duas etapas, a seguir:
1ª Etapa - Considerou-se, inicialmente, a necessidade de Criação de um mural permanente de divulgação, com informações constante sobre o desenvolvimento do ProgramadeGestão da Qualidade e Produtividade.
A Sensibilização dos Servidores e o fortalecimento de uma cultura voltada à qualidade, tornou-se, também, condição essencial para o sucesso de implementação do Programa. Garantir a qualidade de um produto resume-se não só em comprometimento de todos, mas também no reconhecimento do verdadeiro sentido do trabalho e atuar no processo por meio da participação e busca efetiva da melhoria contínua.
Para atingir este propósito, foram contratados serviços do SEBRAE para a ministração do "Programa Integrado de Atendimento ao Cliente Interno e Externo", abrangendo os cursos sobre Relações Humanas no Trabalho e Atendimento ao Cliente.
O curso Relações Humanas no Trabalho, constou de uma carga horária de15 horas, com o seguinte conteúdo: - A postura profissional de cada um e sua relação com as exigências do mundo atual; - O "eu" versus o "nós"; - Quando a relação de poder é canalizada para a força de grupo. Quanto ao curso Atendimento ao Cliente, a carga horária foi de 12 horas, discorrendo sobre o seguinte conteúdo: - As mudanças sociais e políticas e seus reflexos no comportamento dos consumidores; - Desenvolvimento de técnicas, condutas e princípios para um atendimento de qualidade.
As finalidades destes cursos foram, portanto, promover junto aos participantes um processo de reflexão sobre os fatores que interferem positiva e negativamente nas relações humanas no trabalho; sensibilizá-los quanto a necessidade de integração para um melhor desempenho do trabalho em grupo e desenvolver condutas efetivas de atendimento e tratamento aos clientes internos e externos.
Cabe mencionar que os cursos foram de caráter obrigatório a todos os servidores não docentes lotados nos Departamentos, Serviços e Seções da Unidade. Para a divisão das turmas, a CIGQP procurou estabelecer os grupos de forma a não prejudicar as atividades diárias. Desta forma, foram enviados convocações já estabelecendo o período, horário e turma ao qual cada servidor estaria inserido.
Ao término dos Cursos, realizou-se reunião com os envolvidos para avaliar o programa desenvolvido pelo SEBRAE e sentir a receptividade e interesse dos funcionários em colaborar com o Programa de Qualidade em desenvolvimento na Unidade. Nesta ocasião, 15 servidores demonstraram disponibilidade e interesse em integrar-se ao programa de qualidade com propósito de sanarem alguns problemas emergentes. O direcionamento do esforço para a qualidade deu-se por meio da capacitação destes servidores.
2ª Etapa - O principal objetivo desta etapa foi desenvolver grupos de melhoria para reavaliação e redesenho participativo dos processos de trabalho. Para tal, foi desenvolvido pelo SEBRAE, o Programa de Formação e acompanhamento de Times da Qualidade, em duas fases subsequentes:
Fase 1- Treinamento dos servidores para capacitação com o "ferramental" da qualidade para estudos dos processos por meio do curso: A excelência em serviços e o ferramental da qualidade.
Fase 2- Estudo e desenvolvimento de soluções e acompanhamento dos times da qualidade na problemática de processo.
Através de reuniões, os times discutiram e refletiram sobre a prevenção de defeitos nos processos de trabalho na Unidade, buscando dados junto aos clientes para atingir os resultados esperados e empenhando-se em detectar e propor soluções para a melhoria contínua.
Finalizando, cabe-nos aqui registrar que, através de um levantamento realizado pela Comissão Central de Gestão da Qualidade e Produtividade da USP, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto foi indicada como DESTAQUE, recebendo Honra ao Mérito em Treinamento/Capacitação estando entre as Unidades que mais capacitaram, em termos proporcionais, seus funcionários em Qualidade e correlatos no ano de 1997. É intenção da CIGQP da EERP-USP continuar a fornecer subsídios aos servidores para o desenvolvimento da cultura da qualidade.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
28 Jul 2005 -
Data do Fascículo
Out 1999