Acessibilidade / Reportar erro

Liderança servidora na comunicação de conhecimento

EDITORIAL

Liderança servidora na comunicação de conhecimento

Isabel Amélia Costa Mendes

Professor Titular, Editor da Revista Latino-Americana de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, e-mail: iamendes@eerp.usp.br

Nas décadas finais do século XX já se antevia a característica essencial do milênio em andamento: procura por significado e autenticidade. Essa nova ética pressupunha diversas expressões, quais sejam: uma causa, uma finalidade, uma procura por identidade, dignidade e qualidade de vida. Tem como alicerce a intensa busca de uma causa e, simultaneamente, a compreensão de que para ser verdadeiramente salutar e nobre, a causa deve ser uma finalidade que extrapola a si mesma.

A dimensão ética da nossa era tem em perspectiva que a finalidade de uma pessoa nesta vida é viver de tal forma que contribua com o oferecimento de condições para que pessoas de gerações vindouras possam viver melhor. É um investimento que prevê alguma lucratividade a longo prazo para ter continuidade, mas sobretudo é um investimento para ajudar os outros... é o investir com generosidade na criação, na formação, na compreensão, na construção do outro...

Acreditar no que realizamos nos conduz ao compromisso com o bem das pessoas e, em decorrência, penetrar em suas vidas na medida do seu consentimento.

O trabalho nesse caminho é árduo, desafiante, mas profundamente compensador e estimulante, pois os valores aqui empregados são impregnados de sensibilidade e atenção cuidadosa.

A pessoa que tem seu viver direcionado para objetivos e finalidades que lhe são reconhecidamente importantes está em busca de plenitude e conseqüentemente tem e demonstra alegria genuina.

As idéias aqui expostas se compatibilizam com as premissas da liderança servidora, segundo a qual respeito, acolhimento, compromisso e cuidado com as pessoas são valores inerentes a um grande líder que tem por missão servir.

Os rumos da Revista Latino-Americana de Enfermagem têm procurado seguir os ditames dessa ética que na verdade não é nova, mas que precisa e está sendo resgatada. Assim, as pessoas envolvidas nesta causa - incluindo aqui seus stakeholders - tem se dedicado, conciliando razão e afeto, para receber e oferecer esse serviço de comunicação do conhecimento aos nossos clientes.

É por seu compromisso com uma clientela global que este serviço derruba fronteiras e paulatinamente vai atingindo a meta de disponibilização total de seus conteúdos em três idiomas, com a garantia da qualidade e da acessibilidade da metodologia e da base SciELO.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Nov 2006
  • Data do Fascículo
    Out 2006
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br