Acessibilidade / Reportar erro

A incansável busca pela internacionalização

EDITORIAL

A incansável busca pela internacionalização

Maria Helena Palucci Marziale

Editora da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil, e-mail: marziale@eerp.usp.br

A Enfermagem é um campo de conhecimento científico, tecnológico e de inovação de característica interdisciplinar, sócio-humanista e biologicista, relevante para a sociedade. Sua produção científica está em expansão, quantitativa e qualitativamente, no Brasil, porém, ainda é difícil a divulgação de pesquisas de autores brasileiros em revistas internacionais de maior impacto na comunidade acadêmica, da própria área. Por isso, os pesquisadores brasileiros têm intensificado a busca por maior espaço nesses periódicos e as revistas, editadas no Brasil, de circulação internacional, têm contribuído para apresentar ao mundo a ciência produzida no país.

Dentre os periódicos, editados no Brasil, que mais contribuem para a divulgação dos resultados da produção de programas de pós-graduação e dos grupos/núcleos de pesquisas, destaca-se a Revista Latino-Americana de Enfermagem - RLAE por sua circulação em todo o território nacional e países da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, África e Ásia.

Ao finalizarmos o ano 2010, apresentamos, neste editorial, a avaliação de desempenho e as alterações realizadas na política editorial da RLAE, a fim de atender as novas demandas editoriais e ampliar, ainda mais, sua visibilidade internacional.

Em 2010, a RLAE obteve, pela primeira vez, o seu fator de impacto divulgado no Journal of Citation Reports (JCR/ISI - Thompson Scientific), o qual foi de 0.608, configurando-se como o maior impacto obtido dentre as revistas da área da Enfermagem, editadas na América Latina. Dentre os outros índices cenciométricos alcançados pela revista, cabe destacar o índice h = 9 no SCimago Journal & Country Rank (SCOPUS - Elsevir) e a quarta posição no Ranking Top Ten - Coleção SciELO de acesso aos periódicos.

No Brasil, os programas de pós-graduação são avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação. Dentre os critérios inseridos nessa avaliação, a produção científica é importante indicador, assim, essa instituição elabora lista com a classificação dos periódicos, onde estudantes e professores dos programas de pós-graduação divulgaram as suas pesquisas. Essa lista é denominada QUALIS Periódicos e é elaborada com base nos índices cenciométricos das principais bases nacionais e internacionais. No QUALIS Periódico, a RLAE foi classificada no estrato A2, ou seja, o segundo maior estrato da classificação, sendo o maior estrato alcançado pelas revistas da área, editada no país.

Dos 427 artigos submetidos à publicação este ano, 38% foram publicados, 12% estão em processo de publicação e 50% recusados. Os artigos foram avaliados por consultores das diferentes especialidades da Enfermagem e áreas afins. Os 160 artigos publicados este ano versaram sobre temas incluídos nas principais agendas de prioridades de pesquisa em saúde, nacionais e internacionais, tais como: Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde Publica, Gestão do Trabalho, Educação em Saúde, Bioética e Ética em Pesquisa.

Apesar do excelente desempenho obtido por este periódico, faz-se necessário o planejamento de novas ações para o alcance da meta de ampliação de sua visibilidade internacional, assim, ajustes na política editorial foram realizados. Dessa forma, foi alterado o se regimento e, dentre os ajustes realizados, cabe destaque para a composição do Conselho de Editores que, a partir de janeiro de 2011, será composto por um Editor Científico Chefe, um Editor Científico, quatro Editores Associados, vinculados à EERP/USP, e um Editor Associado externo à unidade. Dentre as atribuições do referido conselho está a realização da pré-análise dos artigos. A introdução dessa nova fase no processo de avaliação dos artigos contribuirá para diminuir o tempo de tramitação entre a submissão e a publicação do artigo, propiciando a diminuição da sobrecarga de trabalho dos revisores. Além disso, para o próximo ano, está prevista a disponibilização de sistema eletrônico de submissão dos artigos também nos idiomas inglês e espanhol.

Agradecemos aos autores e leitores por elegerem a RLAE como o seu veículo de divulgação científica e aos revisores e colaboradores pelo trabalho dedicado e relevantes contribuições.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2010
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br