Acessibilidade / Reportar erro

Pensamento crítico: análise do conceito sob a ótica evolucionista de Rodgers

RESUMO

Objetivo:

analisar o conceito de pensamento crítico (PC), na perspectiva evolucionista de Rodgers.

Método:

pesquisa documental realizada nas bases de dados Cinahl, Lilacs, Bdenf e Dedalus, utilizando-se as palavras-chave pensamento crítico e Enfermagem, sem delimitação de ano de publicação. Os dados foram analisados conforme etapas do modelo conceitual de Rodgers. Incluíram-se livros e artigos na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol que abordavam o PC no ensino e prática de Enfermagem, excluindo-se estudos que não abordassem aspectos relacionados ao conceito do PC.

Resultados:

a amostra foi constituída por 42 trabalhos. Como termo substituto, destacou-se pensamento analítico e, como fator relacionado, tomada de decisão. Pela ordem, os atributos, antecedentes e consequentes mais frequentes, foram: capacidade de análise, formação do estudante de enfermagem e tomada de decisão clínica. Como implicação do PC, destaca-se o alcance de resultados efetivos na assistência ao paciente, família e comunidade.

Conclusão:

o PC é uma habilidade cognitiva que envolve análise, raciocínio lógico e julgamento clínico, orientado para resolução de problemas e destacando-se na formação e prática do enfermeiro com vistas à tomada de decisão clínica acurada e alcance de resultados efetivos.

Descritores:
Enfermagem; Pensamento; Formação de Conceito; Processos de Enfermagem; Tomada de Decisão

ABSTRACT

Objective:

to analyze the concept of critical thinking (CT) in Rodger's evolutionary perspective.

Method:

documentary research undertaken in the Cinahl, Lilacs, Bdenf and Dedalus databases, using the keywords of 'critical thinking' and 'Nursing', without limitation based on year of publication. The data were analyzed in accordance with the stages of Rodger's conceptual model. The following were included: books and articles in full, published in Portuguese, English or Spanish, which addressed CT in the teaching and practice of Nursing; articles which did not address aspects related to the concept of CT were excluded.

Results:

the sample was made up of 42 works. As a substitute term, emphasis is placed on 'analytical thinking', and, as a related factor, decision-making. In order, the most frequent preceding and consequent attributes were: ability to analyze, training of the student nurse, and clinical decision-making. As the implications of CT, emphasis is placed on achieving effective results in care for the patient, family and community.

Conclusion:

CT is a cognitive skill which involves analysis, logical reasoning and clinical judgment, geared towards the resolution of problems, and standing out in the training and practice of the nurse with a view to accurate clinical decision-making and the achieving of effective results.

Descriptors:
Nursing; Thinking; Concept Formation; Nursing Process; Decision Making

RESUMEN

Objetivo:

analizar el concepto de Pensamiento Crítico (PC), en la perspectiva evolucionista de Rodgers.

Método:

investigación documental realizada en las bases de datos Cinahl, Lilacs, Bdenf y Dedalus, utilizando las palabras clave pensamiento crítico y Enfermería, sin delimitación de año de publicación. Los datos fueron analizados conforme etapas del modelo conceptual de Rodgers. Se incluyeron libros y artículos completos, publicados en portugués, inglés o español, que abordaban el PC en la enseñanza y práctica de Enfermería, excluyendo estudios que no abordasen aspectos relacionados al concepto del PC.

Resultados:

la muestra estuvo constituida por 42 trabajos. Como término sustituto, se destacó el pensamiento analítico y, como factor relacionado la toma de decisiones. Por orden, los atributos, antecedentes y consecuentes más frecuentes, fueron: capacidad de análisis, formación del estudiante de enfermería y toma de decisiones clínicas. Como implicación del PC, se destaca el alcance de resultados efectivos en la asistencia al paciente, familia y comunidad.

Conclusión:

el PC es una habilidad cognitiva que envuelve análisis, raciocinio lógico y juzgamiento clínico, es orientado para la resolución de problemas y se destaca en la formación y práctica del enfermero, objetivando la toma de decisiones clínicas precisas y la obtención de resultados efectivos.

Descriptores:
Enfermería; Pensamiento; Formación de Concepto; Procesos de Enfermería; Toma de Decisiones

Introdução

O conceito de pensamento crítico (PC) tem sido, nas últimas duas décadas, um dos mais discutidos na área do ensino e da prática clínica de Enfermagem11. Tajvidi M, Ghiyasvandian S, Salsali M. Probing concept of critical thinking in nursing education in Iran: a concept analysis. Asian Nurs Res. (Korean Soc Nurs Sci) [Internet]. 2014 [Acesso 22 Jul 2015];8(2):158-64. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1976131714000279. DOI: 10.1016/j.anr.2014.02.005. Epub 2014 May 21.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
-22. Azizi-Fini I, Hajibagheri A, Adib-Hajbaghery M. Critical Thinking Skills in Nursing Students: a Comparison Between Freshmen and Senior Students. Nurs Midwifery Stud. [Internet]. 2015 [Acesso 20 Jul 2015];4(1):e25721. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4377532/. Epub 2015 Mar 10.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
. Contudo, estende-se enquanto domínio transversal, às diversas áreas de atuação do homem, desde as mais simples e cotidianas, às mais complexas e diligentes tarefas profissionais e acadêmicas33. Pitt V, Powis D, Levett-Jones T, Hunter S. The influence of critical thinking skills on performance and progression in a pre-registration nursing program. Nurse Educ Today. [Internet]. 2015 [Acesso 22 Jul 2015];35(1):125-31. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026069171400269X. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.08.006. Epub 2014 Aug 23.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
-44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
.

A literatura sobre o PC tem raízes em duas disciplinas acadêmicas: a filosofia e a psicologia44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...

5. Bacanlia H, Dombaycib MA, Demirc M, Tarhand S. Quadruple Thinking: Creative Thinking. Procedia Soc Behav Sci. [Internet]. 2011 [Acesso 28 Jun 2015];12:536-44. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811001558. DOI:10.1016/j.sbspro.2011.02.065
http://www.sciencedirect.com/science/art...
-66. Almeida LS, Franco AHR. Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society. Rev Psicol. 2011 [Acesso 28 Jun 2015];29(1):176-95. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v15n1a11.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150111
http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v...
. Contudo, também se observa uma terceira vertente no campo da educação44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
,66. Almeida LS, Franco AHR. Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society. Rev Psicol. 2011 [Acesso 28 Jun 2015];29(1):176-95. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v15n1a11.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150111
http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v...
. Na filosofia, buscam definir o pensador crítico hipotético a partir de suas qualidades e características44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
,66. Almeida LS, Franco AHR. Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society. Rev Psicol. 2011 [Acesso 28 Jun 2015];29(1):176-95. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v15n1a11.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150111
http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v...
, e a psicologia procura descrever o pensador crítico com base em suas habilidades ou ações44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
. No âmbito da educação, existe um enfoque no ensino e na avaliação das habilidades de PC. Logo, há falta de consenso a respeito do conceito de PC na literatura, especialmente na área da Enfermagem, que recebe influência destas três vertentes.

Na área de cuidados à saúde, incluindo a enfermagem, o envelhecimento da população, o aumento da complexidade das doenças e consequentemente do cuidado requerido, bem como a demanda por serviços, requerem um profissional com habilidades de PC, de resolução de problemas, de tomada de decisão e que seja capaz de acessar adequadamente as informações, propiciando uma prática clínica segura, eficaz e baseada em evidências científicas33. Pitt V, Powis D, Levett-Jones T, Hunter S. The influence of critical thinking skills on performance and progression in a pre-registration nursing program. Nurse Educ Today. [Internet]. 2015 [Acesso 22 Jul 2015];35(1):125-31. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026069171400269X. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.08.006. Epub 2014 Aug 23.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,77. Papathanasiou IV, Kleisiaris CF, Fradelos EC, Kakou K, Kourkouta L. Critical thinking: the development of an essential skill for nursing students. Acta Inform Med. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(4):283-6. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4216424/. DOI: 10.5455/aim.2014.22.283-286. Epub 2014 Aug 21.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
-88. Huang GC, Newman LR, Schwartzstein RM. Critical thinking in Health Professions Education: Summary and Consensus Statments of the Millennium Conference 2011. Teach Learn Med. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];26(1):95-102. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10401334.2013.857335. DOI: 10.1080/10401334.2013.857335.
http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.10...
.

O PC é uma ferramenta essencial para o ensino e a prática assistencial do enfermeiro, de modo que não deve ser confundido com inteligência, mas entendido como uma habilidade que pode ser apreendida99. Ozkahraman S, Yildirim B. An overview of critical thinking in nursing and education. Am Int J of Contemp Res. [Internet]. 2011[Acesso 28 Jun 2015];1(2):190-6. Disponível em: http://www.aijcrnet.com/journals/Vol_1_No_2_September_2011/25.pdf.
http://www.aijcrnet.com/journals/Vol_1_N...
-1010. Paul SA. Assessment of critical thinking: a Delphi study. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015]; 34(11):1357-60. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714000811. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.03.008. Epub 2014 Mar 25.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
. Assim sendo, dada a importância da necessidade de se formar profissionais enfermeiros com habilidade de pensar criticamente é que a Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE) tem abordado esta temática em seu projeto de investigação multicêntrico1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014. desenvolvido em dezesseis países na Ibero-América, sendo este estudo parte desta investigação.

Pesquisar o PC junto a uma rede de investigação internacional1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014. estimulou os autores a desenvolverem o presente trabalho, uma vez que têm observado, na literatura em Enfermagem44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
,77. Papathanasiou IV, Kleisiaris CF, Fradelos EC, Kakou K, Kourkouta L. Critical thinking: the development of an essential skill for nursing students. Acta Inform Med. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(4):283-6. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4216424/. DOI: 10.5455/aim.2014.22.283-286. Epub 2014 Aug 21.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.-1212. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(2):197-203. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4292602/. DOI: 10.1590/0104-1169.3232.2402.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
, o termo PC apresenta variações, causando frequentes discordâncias, o que aponta para necessidade de refinamento e clarificação do conceito. Destarte, o objetivo deste estudo é analisar o conceito de pensamento crítico no ensino e na prática clínica de Enfermagem, sob a ótica evolucionista de Rodgers1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Justifica-se o estudo de análise conceitual de PC, específico da Enfermagem, favorecendo a elucidação para futuros estudos no âmbito da prática acadêmica e clínica destes profissionais.

Método

Pesquisa documental1414. Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 7a ed. São Paulo: Atlas; 2010. com base no modelo evolucionista de análise de conceito proposto por Rodgers1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Esse modelo entende o conceito como reverberação dos fenômenos, que são dinâmicos, uma vez que se modificam ao longo do tempo e têm relação direta com o contexto de sua utilização. Possuem caráter indutivo, não sequencial e descritivo, designando rigor sistemático ante uma definição que apresenta problemas conceituais1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102..

O processo de análise do conceito se deu a partir de seus termos substitutos e conceitos relacionados, atributos, antecedentes, consequentes e implicações e envolve cinco etapas1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Na primeira etapa foi realizada a identificação do conceito de interesse1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102., no presente estudo, o PC, incluindo as expressões e os termos substitutos utilizados para o conceito na literatura.

Na segunda etapa, realizada em fevereiro de 2015, procedeu-se à consulta às bases de dados1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102. Cinahl, Lilacs e Bdenf, por serem consideradas importantes no contexto da produção científica nacional e internacional, no âmbito da Enfermagem. Utilizou-se também o banco de dados Dedalus, para obtenção de livros textos de Enfermagem do Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Como não foi encontrado descritor específico para PC, o mesmo foi inserido na busca como palavra-chave, junto ao descritor Enfermagem. Assim, os trabalhos foram identificados utilizando-se da estratégia de busca pensamento crítico AND enfermagem e suas variações para os idiomas inglês e espanhol, sem delimitação por ano de publicação. Foram localizados 529 trabalhos nas bases de dados citadas.

Na terceira etapa, para coleta de dados relevantes, identificação dos atributos e bases contextuais do conceito1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102., definiram-se como critérios de inclusão: livros textos e artigos de Enfermagem na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol e que abordassem o PC no ensino e na prática clínica de Enfermagem. Como critérios de exclusão determinou-se os estudos duplicados e aqueles que não abordassem aspectos relacionados ao conceito do PC.

Na quarta etapa, para análise dos dados e identificação de suas características1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102., a princípio, foi realizada, a leitura dos títulos dos trabalhos selecionados na segunda etapa, com base nos critérios de inclusão e exclusão. Perfez-se um total de 481 trabalhos. Em seguida, foi realizada a leitura dos resumos para seleção daqueles que abordassem a temática do PC no contexto da Enfermagem. A partir desse refinamento foram selecionados 47 trabalhos entre livros e artigos. Após leitura individual e criteriosa de cada texto na integra, ficou definida uma amostra de 42 para análise, dentre livros e artigos. Seguiu-se assim à leitura a partir das questões orientadoras: quais as características/atributos do PC? Quais as condições/meios que viabilizam o PC? Quais as consequências do PC? Nessa etapa, foram identificados nos textos, por um processo indutivo, os atributos, os antecedentes e os consequentes do conceito que apareceram com maior frequência. A organização das etapas do fenômeno analisado ocorreu por digitação, listando separadamente cada característica, de acordo com o número de autores que a abordavam. Os dados foram organizados em uma planilha do Microsoft Office Excel(r) 2013

Na quinta etapa, foram elencadas implicações ou hipóteses para continuidade do desenvolvimento do conceito1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102..

Resultados

Dos 42 trabalhos selecionados para análise, oito foram livros textos e 34 artigos, sendo 28 (66,6%) publicados em inglês, 12 (28,6%) em português e dois (4,8%) em espanhol. Desses, o mais antigo datava de 1997 e o mais recente de setembro de 2014, que foram incluídos segundo título, autores e dados de catalogação do livro ou periódico (Figura 1). Os resultados que se seguem foram organizados de maneira indutiva, baseados no que Rodgers1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102. propõe enquanto termos substitutivos, atributos, antecedentes, consequentes e implicações/hipóteses do conceito.

Figura 1
Trabalhos incluídos para análise segundo o título, autores e livro ou periódico. São Paulo, SP, Brasil, 2015.

A identificação dos termos substitutos representa a primeira aproximação com o conceito a ser analisado1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102., para compreensão da origem, desenvolvimento, funções e interligações de um conceito com outras palavras ou expressões afins. Os termos substitutos para PC identificados foram: pensamento analítico1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
(14,3%), pensamento crítico-criativo1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
(12%), pensamento não linear1717. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 Apr [Access 2015 Nov 03] ; 47(2): 341-347. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
(9,5%) e pensamento crítico-holístico1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
(9,5%).

Diferentemente dos termos substitutos, os conceitos relacionados ao PC (Tabela 1), têm uma vinculação e proximidade com ele, mas não lhe são sinônimos.

Tabela 1
Fatores/conceitos relacionados ao Pensamento Crítico segundo o número de trabalhos analisados. São Paulo, SP, Brasil, 2015

O PC caracteriza-se por um pensamento de ordem superior, que envolve conhecimentos, experiências, disposições (atitudes ou hábitos de mente) e habilidades intelectuais. Essas características essenciais, ou atributos, foram identificadas no material empírico de análise como habilidades e disposições para o PC e são apresentadas na Tabela 2.

Tabela 2
Atributos (habilidades e disposições) do conceito de Pensamento Crítico segundo número de trabalhos analisados. São Paulo, SP, Brasil, 2015

Os antecedentes, assim como os consequentes de um conceito, estão condicionados à uma base contextual, nesse caso, o conceito de PC na Enfermagem. Além disso, eles mantêm relação com os contextos situacionais, temporais, socioculturais e disciplinares da profissão no atual momento1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Os antecedentes são considerados os eventos, situações ou fenômenos que precedem o conceito investigado e os consequentes são situações resultantes da ocorrência do conceito em questão (Tabela 3).

Tabela 3
Antecedentes e Consequentes do conceito de Pensamento Crítico segundo número de trabalhos analisados. São Paulo, SP, Brasil, 2015

As implicações e hipóteses representam, respectivamente, os resultados e possibilidades a serem alcançados1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102. por um pensador crítico no âmbito da Enfermagem e são aspectos preponderantes para o desenvolvimento do conceito ao longo do tempo1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Consonante à frequência apurada nos trabalhos, as implicações e hipóteses estão elencadas na Tabela 4.

Tabela 4
Implicações e hipóteses do conceito de Pensamento Crítico segundo número de trabalhos analisados. São Paulo, SP, Brasil, 2015

Discussão

Termos substitutivos e fatores/conceitos relacionados

O conceito de PC ainda está pouco clarificado na literatura de Enfermagem11. Tajvidi M, Ghiyasvandian S, Salsali M. Probing concept of critical thinking in nursing education in Iran: a concept analysis. Asian Nurs Res. (Korean Soc Nurs Sci) [Internet]. 2014 [Acesso 22 Jul 2015];8(2):158-64. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1976131714000279. DOI: 10.1016/j.anr.2014.02.005. Epub 2014 May 21.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, sendo possível identificar uma variedade de palavras/expressões próximas capazes de representar ou mesmo explicar atributos e habilidades de um pensador crítico ideal. Nesse sentido, torna-se importante explicitar que termos substitutivos figuram como expressões com sentidos semelhantes ao conceito de PC. Esse aspecto foi discutido em um estudo de revisão1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, que apontou que o raciocínio clínico e o PC são, muitas vezes, utilizados como termos sinônimos de maneira inadequada, uma vez que o PC envolve habilidades e atitudes requeridas ao desenvolvimento do raciocínio clínico.

Com base no material empírico pesquisado, o termo substitutivo mais frequente foi pensamento analítico, seguido de pensamento crítico-criativo. Estes termos substitutivos, ao contrário do raciocínio clínico, são sinônimos, uma vez que apresentam uma interligação semântica com o PC. Dessa forma, quando um enfermeiro avalia um problema de saúde do paciente, observando, examinando, reconhecendo, levantando hipóteses acerca dos problemas de saúde, está empregando o pensamento analítico, que também pode ser denominado PC1717. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 Apr [Access 2015 Nov 03] ; 47(2): 341-347. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=s...
.

Já os fatores relacionados (Tabela 1) guardam uma correlação de causa ou efeito como o conceito. Para PC, os principais fatores relacionados identificados são aptidões necessárias à execução das etapas do processo de Enfermagem, como a tomada de decisão1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, o julgamento clínico1818. Turner P. Critical thinking in nursing education and practice as defined in the literature. Nurs Educ Perspect. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];26(5):272-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
-1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
e o raciocínio clínico1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.. Essa relação não é mera causalidade, sendo demonstrado em um estudo2020. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical Thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];47(2):341-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en_10.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en...
que as habilidades do PC estabelecem relação entre si e, do mesmo modo, com as etapas do processo diagnóstico em Enfermagem. Além disso, o PC envolve habilidades e atitudes fundamentais para atingir ótimas metas de acurácia diagnóstica. Salienta-se que, enquanto elemento estrutural do PC, o raciocínio clínico conduz ao julgamento clínico, resultando em tomada de decisão clínica1212. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(2):197-203. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4292602/. DOI: 10.1590/0104-1169.3232.2402.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
,2020. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical Thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];47(2):341-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en_10.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en...
.

Outro termo que tem sido descrito muitas vezes conjugado com o PC, formando quase que um termo único, é o conceito de pensamento reflexivo1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.,1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
-1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
. A justificativa para tal pode relacionar-se ao fato de alguns autores considerarem a reflexão como uma habilidade do pensador crítico. Partindo da hipótese de que a reflexão leva ao pensamento crítico, um estudo experimental2121. Naber J, Wyatt TH. The effect of reflective writing interventions on the critical thinking skills and dispositions of baccalaureate nursing students. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 3 Nov 2015];34(1):67-72. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713001251.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, utilizando a escrita reflexiva, foi realizado com 70 alunos do bacharelado em enfermagem. Como resultado, constataram significativo aumento nas habilidades de PC nos estudantes do grupo experimento. Torna-se, pois, relevante a realização de pesquisas deste cunho, uma vez que auxiliam no processo de entendimento e evolução dos conceitos.

De maneira geral, a identificação dos termos substitutos e fatores relacionados, respectivamente, possibilitou ampliar o rol de conceitos sinônimos e que se relacionam entre si. Assim, os conceitos relacionados permitem a aplicação correta de palavras que contêm em si pressupostos filosóficos semelhantes, no caso, o PC. Além disso, auxiliam na compreensão da aplicação do conceito de PC no contexto de prática do estudante ou enfermeiro e sua importância para o raciocínio diagnóstico, o julgamento clínico e a tomada de decisão eficaz.

Atributos do conceito de PC

Os atributos agregam uma definição real do conceito, diferente da definição nominal disponibilizada pelos dicionários, que apenas substituem uma palavra ou expressão por outra sinônima1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Destarte, os atributos são parte integrante de um conceito, correspondendo às suas características. A soma desses atributos tipifica e particulariza o conceito. Como apresentado na Tabela 2, os atributos que qualificam o PC são constituídos por habilidades e disposições.

Infere-se, a partir desses resultados, que existe na literatura grande influência do Relatório Delphi2222. Facione PA. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. [Internet]. Millbrae: The California Academic Press; 1990 [Acesso 26 Jul 2015]. Disponível em: https://assessment.trinity.duke.edu/documents/Delphi_Report.pdf., um consenso realizado no início da década de 1990 por um grupo interdisciplinar de especialistas em PC das áreas das ciências humanas, sociais e da educação, na definição das características essenciais do pensador crítico ideal. O relatório2222. Facione PA. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. [Internet]. Millbrae: The California Academic Press; 1990 [Acesso 26 Jul 2015]. Disponível em: https://assessment.trinity.duke.edu/documents/Delphi_Report.pdf. descreve boa parte dos atributos identificados neste estudo, de modo que estes constituem as características examinadas na maioria das escalas psicométricas para avaliação do desenvolvimento do PC.

Na literatura analisada, a habilidade para um pensador crítico mais frequentemente citada foi a "análise"1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.,1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
,1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2222. Facione PA. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. [Internet]. Millbrae: The California Academic Press; 1990 [Acesso 26 Jul 2015]. Disponível em: https://assessment.trinity.duke.edu/documents/Delphi_Report.pdf.) ou a capacidade de decompor para alcançar a compreensão de determinada situação. Acredita-se que essa habilidade torna-se essencial na atividade acadêmica e profissional em Enfermagem, na medida em que a compreensão do todo está condicionada à análise das partes, seja no aprendizado de uma técnica ou na anamnese de um paciente.

A disposição mais frequente foi "mente aberta"1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2222. Facione PA. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. [Internet]. Millbrae: The California Academic Press; 1990 [Acesso 26 Jul 2015]. Disponível em: https://assessment.trinity.duke.edu/documents/Delphi_Report.pdf. ou imparcialidade na avaliação, superando racionalmente os preconceitos para prudente julgamento e posterior tomada de decisão. Contudo, como apontam estudos44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
,66. Almeida LS, Franco AHR. Critical thinking: Its relevance for education in a shifting society. Rev Psicol. 2011 [Acesso 28 Jun 2015];29(1):176-95. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v15n1a11.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/14psd150111
http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v15n1/v...
,2020. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical Thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];47(2):341-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en_10.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en...
, essas habilidades e disposições devem ser constantemente exercitadas, posto que a mente humana tende a basear-se em padrões do tipo causa e efeito, muitas vezes de forma intuitiva, sem exame cuidadoso das alternativas possíveis.

Logo, para o aprimoramento nos atributos do PC, o aluno ou profissional de Enfermagem deve dispor-se a buscar, de forma cuidadosa, racional e ativa, o aprimoramento dos aspectos cognitivos e afetivos inerentes a suas atividades profissionais e pessoais2121. Naber J, Wyatt TH. The effect of reflective writing interventions on the critical thinking skills and dispositions of baccalaureate nursing students. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 3 Nov 2015];34(1):67-72. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691713001251.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
. A partir dessa definição, percebe-se que o PC é uma atividade prática baseada na busca sensata da razão, por meio de habilidades e disposições, sendo imprescindível, por parte do indivíduo, possuir inclinação ou atitude para desempenhá-las2020. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical Thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];47(2):341-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en_10.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en...
. Nesse processo, ressalta-se a importância de pensar sobre o pensamento (metacognição)44. Abrami PC, Bernard RM, Borokhovski AW, Surkes MA, Tamim R, Zhang D. Instructional interventions affecting critical thinking skills and dispositions: A stage 1 meta-analysis. Rev Educ Res. [Internet]. 2008 [Acesso 22 Jul 2015];78(4):1102-34. Disponível em: http://www.physics.emory.edu/faculty/weeks//journal/abrami-rer08.pdf. DOI: 10.3102/0034654308326084.
http://www.physics.emory.edu/faculty/wee...
) enquanto via necessária para o desenvolvimento das habilidades de PC.

Antecedentes do Conceito

A partir das categorias apresentadas na Tabela 3, fica evidente o destaque do desenvolvimento do PC no ensino e formação do estudante de Enfermagem1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.,1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, além da importância das Políticas de Ensino, em especial das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem (DCNs)1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.,2424. Martyn J, Terwijn R, Kek MYCA, Huijser H. Exploring the relationships between teaching, approaches to learning and critical thinking in a problem-based learning foundation nursing course. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 26 Jul 2015];34(5):829-35. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI: 10.1016/j.nedt.2013.04.023. Epub 2013 May 22.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
-2525. Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. Brasília (DF); 2001 [Acesso 26 Abr 2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/p...
como fenômenos que alavancaram as discussões e destacaram a importância da formação do enfermeiro com habilidade de pensar criticamente.

No Brasil, as DCNs2525. Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. Brasília (DF); 2001 [Acesso 26 Abr 2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/p...
outorgam a flexibilização curricular, o que viabiliza projetos pedagógicos orientados a determinadas metas ou demandas. Dessa forma, existe a possibilidade de um ensino permeado pelo PC, na medida em que progride em direção à formação problematizadora, vinculando ensino, serviço e comunidade.

Outro aspecto também evidenciado como antecessor do PC foi a busca por melhores resultados na prática clínica1414. Marconi MA, Lakatos EM. Fundamentos de metodologia científica. 7a ed. São Paulo: Atlas; 2010.,1818. Turner P. Critical thinking in nursing education and practice as defined in the literature. Nurs Educ Perspect. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];26(5):272-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2222. Facione PA. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. [Internet]. Millbrae: The California Academic Press; 1990 [Acesso 26 Jul 2015]. Disponível em: https://assessment.trinity.duke.edu/documents/Delphi_Report.pdf. e o avanço científico e tecnológico2525. Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES nº 3, de 7 de novembro de 2001: institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem [Internet]. Brasília (DF); 2001 [Acesso 26 Abr 2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf.
http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/p...
-2626. Pucer P, Trobec I, Zvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 26 Jul 2015];34(6):964-70. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714000379. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.01.011. Epub 2014 Feb 14.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, que representam um importante desafio na atualidade, pelas competências e habilidades necessárias e requeridas aos estudantes e enfermeiros para responderem de maneira eficaz à complexidade dos sistemas de saúde. Nesse sentido, estudos1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
apontam que os acelerados avanços tecnológicos e científicos na área de saúde, somados à rápida ampliação do corpo de conhecimento da Enfermagem, têm exigido pensadores críticos na profissão.

O desafio de formar um enfermeiro capaz de atuar de modo a responder às demandas de uma sociedade em constante transformação está intimamente relacionado com a necessidade de desenvolvimento cognitivo, atitudinal e instrumental, de modo a buscar melhores resultados na clínica e na gestão em saúde1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
,2727. Carley A. Using technology to enhance nurse practitioner student engagement. Nurse Pract. 2015 [Acesso 28 Jun 2015];40(7):47-54. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=4&sid=88468906-2b0a-487b-a95f-d3ed48a8095a%40sessionmgr120&hid=125&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=109812615&db=c8h
http://web.b.ebscohost.com/ehost/detail/...
. Além disso, a tomada de decisão do enfermeiro deve levar em conta as evidências provenientes da experiência profissional, da literatura científica e das demandas do paciente, com vistas à segurança e à qualidade dos serviços de saúde.

Consequentes do conceito de PC

Os consequentes de um conceito estão intimamente relacionados com os antecedentes e devem sucedê-los1313. Rodgers BL. Concept analysis: An evolutionary view. In Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing: foundations, techniques, and applications. Saunders. 2nd Ed. Philadelphia: Saunders; 2000. p. 77-102.. Assim, os consequentes apresentados na Tabela 3 são considerados situações resultantes da ocorrência do PC. Logo, desencadearão ações na prática e/ou ensino.

Foi identificado com maior frequência o consequente "tomada de decisão clínica"77. Papathanasiou IV, Kleisiaris CF, Fradelos EC, Kakou K, Kourkouta L. Critical thinking: the development of an essential skill for nursing students. Acta Inform Med. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(4):283-6. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4216424/. DOI: 10.5455/aim.2014.22.283-286. Epub 2014 Aug 21.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
, seguido do "julgamento clínico"1111. Becerril LC, Gomez MAJ, Püschel VAA, Fierros GA, Porras MDB, Isaacs LG, et al. Enseñanza y aprendizaje del pensamiento reflexivo y crítico en estudiantes de enfermería en Iberoamérica. México: Cigome; 2014.,1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
-2020. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Critical Thinking skills in the nursing diagnosis process. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];47(2):341-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en_10.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n2/en...
e "raciocínio clínico"1212. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(2):197-203. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4292602/. DOI: 10.1590/0104-1169.3232.2402.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
. Os dois últimos, apesar de distintos, são fundamentais na prática do enfermeiro e conduzem à tomada de decisão clínica. O raciocínio clínico envolve processos mentais aplicados nas atividades do enfermeiro que, a partir de um julgamento baseado em conhecimentos, tomará uma decisão apropriada. Nesse processo de ação intelectual, que resulta em intervenção clínica, o PC atua como regulador dos padrões de pensamento88. Huang GC, Newman LR, Schwartzstein RM. Critical thinking in Health Professions Education: Summary and Consensus Statments of the Millennium Conference 2011. Teach Learn Med. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];26(1):95-102. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10401334.2013.857335. DOI: 10.1080/10401334.2013.857335.
http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.10...
,1212. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(2):197-203. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4292602/. DOI: 10.1590/0104-1169.3232.2402.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
. Compreende assim, uma atitude de disposição para considerar de maneira consciente os problemas que surgem no âmbito da experiência clínica ou de ensino.

Para uma efetiva tomada de decisão com base no PC, exige-se, portanto, um esforço persistente para examinar qualquer situação ou suposta forma de conhecimento à luz da evidência que sustente novas conclusões a respeito1010. Paul SA. Assessment of critical thinking: a Delphi study. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015]; 34(11):1357-60. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714000811. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.03.008. Epub 2014 Mar 25.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
. Estudo2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
que avaliou os elementos estruturais do PC em 20 enfermeiros de serviços de emergência corroborou com os achados, uma vez que destacou a importância do PC para a tomada de decisão clínica, além de sua interligação no âmbito gerencial, multiprofissional e ensino. Torna-se relevante destacar que os três primeiros termos consequentes identificados anteriormente também apareceram como conceitos relacionados na Tabela 1, reforçando as tênues interligações com o PC.

Implicações e hipóteses do conceito de PC

As principais implicações e hipóteses listadas na Tabela 4 têm relação com a prática assistencial do enfermeiro. Assim, as implicações mais frequentes para um pensador crítico na Enfermagem foram: alcance de resultados efetivos na assistência ao paciente, família e comunidade1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
(35,7%) e segurança e qualidade da assistência1212. Jensen R, Cruz DALM, Tesoro MG, Lopes MHBM. Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];22(2):197-203. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4292602/. DOI: 10.1590/0104-1169.3232.2402.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles...
,1616. Chan ZCY. Critical thinking and creativity in nursing: Learners' perspectives. Nurse Educ Today. [Internet]. 2013 [Acesso 26 Jul 2015];33(5):558-63. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691712002894. DOI:10.1016/j.nedt.2012.09.007. Epub 2012 Oct 9.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
(33,3%). Destarte, acredita-se que os elementos estruturais do PC (habilidades e disposições), exercitados continuamente no âmbito da enfermagem, implicam em cuidado efetivo e seguro. Infere-se que o PC possa ser instrumento mediador no aprimoramento do raciocínio e exercício da prática, conferindo ao enfermeiro competências e habilidades para diagnosticar com precisão.

Para isso, é importante considerar o PC enquanto um processo de aprimoramento dinâmico, contínuo e passível de aprendizado pelo enfermeiro. Logo, exige-se o aperfeiçoamento das habilidades de raciocínio, a busca constante por novos conhecimentos, o propósito de solucionar problemas e emitir julgamentos, tornando-se apto a prognosticar, diagnosticar e a validar as conclusões obtidas, sempre revisando-as criticamente1919. Brunt BA. Critical thinking in nursing: an integrated review. J Contin Educ Nurs. 2005 [Acesso 28 Jun 2015];36(2):60-7. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=909449f2-b07f-42b9-86ef-a4268f58fb44%40sessionmgr115&vid=5&hid=125.
http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfview...
,2626. Pucer P, Trobec I, Zvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 26 Jul 2015];34(6):964-70. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714000379. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.01.011. Epub 2014 Feb 14.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
-2727. Carley A. Using technology to enhance nurse practitioner student engagement. Nurse Pract. 2015 [Acesso 28 Jun 2015];40(7):47-54. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=4&sid=88468906-2b0a-487b-a95f-d3ed48a8095a%40sessionmgr120&hid=125&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=109812615&db=c8h
http://web.b.ebscohost.com/ehost/detail/...
.

Estudo longitudinal2828. Pitt V, Powis D, Levett-Jones T, Hunter S. The influence of critical thinking skills on performance and progression in a pre-registration nursing program. Nurse Educ Today. [Internet]. 2015 [Acesso 03 Nov 2015];35(1):125-131. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026069171400269X?np=y.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
australiano avaliou as habilidades de PC em 134 estudantes, em dois momentos: ao serem admitidos na graduação em Enfermagem e três anos após seu ingresso, a partir do Health Sciences Reasoning Test. Concluíram que os estudantes aumentaram significativamente seus escores de PC após progredirem no curso, melhorando principalmente a capacidade de análise e dedução. Os estudantes que tiveram maior pontuação no teste apresentaram melhor desempenho acadêmico. Esses resultados corroboram a importância da graduação em auxiliar o estudante a evoluir nas habilidades de PC.

Como apontado pelos trabalhos analisados1515. Cerullo JASB, Cruz DALM. Clinical reasoning and critical thinking. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2010 [Acesso 28 Jun 2015];18(1):124-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/19.p...
,2323. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G. Structural elements of critical thinking of nurses in emergency care. Rev Gaucha Enferm. 2014 [Acesso 28 Jun 2015];35(3):55-60. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/1983-1447-rgenf-35-03-00055.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.45947
http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n3/198...
,2626. Pucer P, Trobec I, Zvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. [Internet]. 2014 [Acesso 26 Jul 2015];34(6):964-70. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260691714000379. DOI: 10.1016/j.nedt.2014.01.011. Epub 2014 Feb 14.
http://www.sciencedirect.com/science/art...
, acredita-se que, conforme evolui nas dimensões do PC, o aluno ou enfermeiro poderá alcançar maior satisfação profissional e autonomia no seu processo de trabalho. Entre diversos fatores analisados em um estudo2929. Siqueira VTA, Kurcgant P. Job Satisfaction: a quality indicator in nursing human resourse management. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2012 [Acesso 26 Jul 2015];46(1):151-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en_v46n1a21.pdf.
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/en...
, os enfermeiros relataram que alcançavam maior satisfação profissional à medida que conquistavam maior autonomia. Nesse sentido, o PC e seus elementos estruturais são ferramentas mediadoras que conduzem o profissional à assertividade nas ações clínicas, gerando segurança, autonomia e satisfação.

Conclusão

A análise de conceito, com base no modelo evolucionista de Rodgers, clarificou o fenômeno e possibilitou um correto entendimento do PC, com implicações para a educação e assistência em Enfermagem.

Destacaram-se como antecedentes do conceito a necessidade de formação de um pensador crítico ainda no curso de graduação e consequentemente a busca de melhores resultados na prática clínica. Assim sendo, os principais conceitos relacionados ao PC são aqueles que compõem as etapas do Processo de Enfermagem, como a tomada de decisão, o julgamento e o raciocínio clínico.

Dessa maneira, a compreensão dos fatores relacionados, atributos, antecedentes e consequentes do PC possibilitou inferir o PC como habilidade cognitiva que envolve um processo de análise, raciocínio lógico e julgamento clínico, orientado para a resolução de problemas. Sob essa ótica, tem-se destacado, na formação e na prática assistencial do enfermeiro, com vistas à tomada de decisão clínica acurada e alcance de resultados efetivos nas intervenções de Enfermagem para o paciente, família e comunidade.

Como limitações do estudo, destaca-se o fato de terem sido selecionados estudos de bases de dados da Latino-América, a exceção da Cinahl. Contudo, a pesquisa veio ao encontro das necessidades do projeto multicêntrico da RIIEE. Por conseguinte, tornam-se importantes estudos mais amplos, considerando o conceito mutável ao longo do tempo. Além disso, faz-se necessário desenvolver a clarificação do conceito de PC em outras áreas do conhecimento.

References

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2016

Histórico

  • Recebido
    31 Jul 2015
  • Aceito
    20 Jan 2016
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br