Acessibilidade / Reportar erro

Tradução, adaptação cultural e validação do Diabetes Attitudes Scale - third version para a língua portuguesa do Brasil 1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Tradução, adaptação cultural e validação do instrumento Diabetes Attitudes Scale”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

RESUMO

Objetivo:

realizar a tradução, adaptação e validação do instrumento Diabetes Attitudes Scale - third version para a língua portuguesa do Brasil.

Métodos:

estudo metodológico realizado em seis etapas: tradução inicial, síntese da tradução inicial, retrotradução, avaliação da versão traduzida pelo Comitê de Juízes (27 Linguistas e 29 profissionais da Saúde), pré-teste e validação. As etapas de pré-teste e de validação (teste e reteste) contaram com a participação de 22 e 120 profissionais da Saúde, respectivamente. O Índice de Validade de Conteúdo, as análises de consistência interna e reprodutibilidade foram realizadas no ambiente de programação estatística R.

Resultados:

na validação de conteúdo, o instrumento apresentou boa aceitação entre os Juízes com Índice de Validade de Conteúdo médio igual a 0,94. A escala apresentou consistência interna aceitável (alfa de Cronbach igual a 0,60), enquanto a concordância do escore total nos momentos de teste e reteste foi considerada alta (Coeficiente de Correlação Policórica igual a 0,86). O Coeficiente de Correlação Intraclasse, para pontuação total, teve o valor de 0,65.

Conclusão:

a versão brasileira do instrumento (Escala de Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes Mellitus), foi considerado válido e confiável para ser aplicada a profissionais da Saúde no Brasil.

Descritores:
Tradução; Inquéritos e Questionários; Diabetes Mellitus; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Estudos de Validação; Reprodutibilidade dos Testes

ABSTRACT

Objective:

to perform the translation, adaptation and validation of the Diabetes Attitudes Scale - third version instrument into Brazilian Portuguese.

Methods:

methodological study carried out in six stages: initial translation, synthesis of the initial translation, back-translation, evaluation of the translated version by the Committee of Judges (27 Linguists and 29 health professionals), pre-test and validation. The pre-test and validation (test-retest) steps included 22 and 120 health professionals, respectively. The Content Validity Index, the analyses of internal consistency and reproducibility were performed using the R statistical program.

Results:

in the content validation, the instrument presented good acceptance among the Judges with a mean Content Validity Index of 0.94. The scale presented acceptable internal consistency (Cronbach’s alpha = 0.60), while the correlation of the total score at the test and retest moments was considered high (Polychoric Correlation Coefficient = 0.86). The Intra-class Correlation Coefficient, for the total score, presented a value of 0.65.

Conclusion:

the Brazilian version of the instrument (Escala de Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes Mellitus) was considered valid and reliable for application by health professionals in Brazil.

Descriptors:
Translating; Surveys and Questionnaires; Diabetes Mellitus; Health Knowledge, Attitudes, Practice; Validation Studies; Reproducibility of Results.

RESUMEN

Objetivo:

realizar la traducción, adaptación y validación del instrumento Diabetes Attitudes Scale - third version para el idioma portugués de Brasil.

Métodos:

estudio metodológico realizado en seis etapas: traducción inicial, síntesis de la traducción inicial, retrotraducción, evaluación de la versión traducida por el Comité de Jueces (27 Lingüistas y 29 profesionales de la Salud), preprueba y validación. Las etapas de preprueba y validación (prueba y reprueba contaron con la participación de 22 y 120 profesionales de la Salud, respectivamente). El Índice de Validez de Contenido, los análisis de consistencia interna y reproducibilidad fueron realizados en el ambiente de programación estadística R.

Resultados:

en la validación de contenido, el instrumento presentó buena aceptación entre los Jueces con Índice de Validez de Contenido medio igual a 0,94. La escala presentó consistencia interna aceptable (alfa de Cronbach igual la 0,60); la concordancia del puntaje total en los momentos de prueba y reprueba fue considerada alta (Coeficiente de Correlación Policórica igual a 0,86). El Coeficiente de Correlación Intraclase, para puntuación total, tuvo el valor de 0,65.

Conclusión:

la versión brasileña del instrumento (Escala de Actitudes de los Profesionales en relación a la Diabetes Mellitus), fue considerada válida y confiable para ser aplicada a profesionales de la Salud en Brasil.

Descriptores:
Traducción; Incuestas y Cuestionarios; Diabetes Mellitus; Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud; Estudios de Validación; Reproducibilidad de Resultados

Introdução

O profissional da área da Saúde pode contribuir de forma relevante para que a pessoa que convive com a condição do diabetes consiga alcançar os objetivos em relação ao controle glicêmico11. Damasceno MMC, Zanetti ML, Carvalho EC, Teixeira CRS, Araújo MFM, Alencar AMPG. Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2012 [Access 2016 Nov 26];20(4):685-92. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400008.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012...
. No entanto, observa-se que as práticas desse profissional ainda são eminentemente prescritivas, sendo influenciadas, na maioria das vezes, pelas atitudes que possui em relação à condição do diabetes22. Stuckey HL, Vallis M, Kovacs BK, Mullan-Jensen CB, Reading JM, Kalra S, et al. “I do my best to listen to patients”: qualitative insights into DAWN2 (diabetes psychosocial care from the perspective of health care professionals in the second diabetes attitudes, wishes and needs study). Clin Ther. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];37(9):1986-98. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.clinthera.2015.06.010.
http://dx.doi.org/10.1016/j.clinthera.20...
-33. Shortus T, Kemp Lynn, Mckenzie S, Harris M. Managing patient involvement: provider perspectives on diabetes decision-making. Health Expect. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];16(2):189-98. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00700.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.20...
.

Estudos identificaram a maior tendência dos profissionais da área da Saúde a adotarem uma postura paternalista no que se refere às decisões relacionadas ao tratamento com a justificativa de que os mesmos conhecem o que é melhor para a pessoa com a condição do diabetes33. Shortus T, Kemp Lynn, Mckenzie S, Harris M. Managing patient involvement: provider perspectives on diabetes decision-making. Health Expect. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];16(2):189-98. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00700.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.20...
-44. Asimakopoulou K, Newton P, Scambler SS. Health care professionals’ understanding and day-to-day practice of patient empowerment in diabetes: time to pause for thought? Diabetes Res Clin Pract. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];95(2):224-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011.10.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011...
. Em contrapartida, estudos demonstram a importância da participação e autonomia das pessoas que convivem com essa condição para o alcance de resultados adequados e prevenção de complicações relacionadas ao diabetes44. Asimakopoulou K, Newton P, Scambler SS. Health care professionals’ understanding and day-to-day practice of patient empowerment in diabetes: time to pause for thought? Diabetes Res Clin Pract. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];95(2):224-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011.10.005.
http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011...
-55. Hernandez-Tejada MA, Campbell JA, Walker RJ, Smalls BL, Davis KS, Egede LE. Diabetes Empowerment, Medication Adherence and Self-Care Behaviors in Adults with Type 2 Diabetes. Diabetes Technol Ther. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];14(7):630-4. doi: http://doi.org/10.1089/dia.2011.0287.
http://doi.org/10.1089/dia.2011.0287....
.

Uma vez que as atitudes dos profissionais determinam o comportamento que adotam66. Knowles S, Lam LT, McInnes E, Elliott D, Hardy J, Middleton S. Knowledge, attitudes, beliefs and behaviour intentions for three bowel management practices in intensive care: effects of a targeted protocol implementation for nursing and medical staff. BMC Nurs. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];14:6. doi: http://doi.org/10.1186/s12912-015-0056-z.
http://doi.org/10.1186/s12912-015-0056-z...

7. Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teachnol. [Internet]. 2010 [Access 2016 Nov 26];32(4):e170-7. doi: http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514614
http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514...
-88. Papish A, Kassam A, Modgill G, Vaz G, Zanussi L, Patten S. Reducing the stigma of mental illness in undergraduate medical education: a randomized controlled trial. BMC Med Educ. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];13:141. doi: http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-141
http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-1...
e a forma como interagem com as pessoas que têm diabetes, ocasionando repercussões nos resultados do tratamento, torna-se necessário identificar as atitudes desses profissionais frente à essa condição99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
. Ao identificar essas atitudes, é possível estabelecer estratégias educativas que contribuam para uma prática profissional que considere a integralidade do cuidado e o contexto de vida da pessoa que tem diabetes77. Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teachnol. [Internet]. 2010 [Access 2016 Nov 26];32(4):e170-7. doi: http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514614
http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514...

8. Papish A, Kassam A, Modgill G, Vaz G, Zanussi L, Patten S. Reducing the stigma of mental illness in undergraduate medical education: a randomized controlled trial. BMC Med Educ. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];13:141. doi: http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-141
http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-1...
-99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
. Para tanto, é necessário o uso de instrumentos válidos e confiáveis para mensurar as atitudes desses profissionais e que também permitam comparar os resultados das pesquisas realizadas em diferentes países.

Dentre os instrumentos disponíveis na literatura99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
-1010. Hayes RP, Fitzgerald JT, Jacober SJ. Primary care physician beliefs about insulin initiation in patients with type 2 diabetes. Int J Clin Pract. [Internet] 2008[Access 2016 Nov 26];62(2):860-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1742-1241.2008.01742.x
http://dx.doi.org/10.1111/j.1742-1241.20...
, o Diabetes Attitudes Scale - third version (DAS-3) é o instrumento que possui o maior espectro de dimensões para avaliar as atitudes dos profissionais da área da Saúde em relação ao diabetes Mellitus. A construção desse instrumento foi orientada a partir da Teoria da Ação Planejada99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
. De acordo com essa teoria, a intenção de uma pessoa em realizar determinado comportamento pode ser mensurada por meio das atitudes. As atitudes, por sua vez, são mensuradas indiretamente através das crenças verbalizadas pelas pessoas, sendo capazes de predizer fortemente os comportamentos que adotam77. Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teachnol. [Internet]. 2010 [Access 2016 Nov 26];32(4):e170-7. doi: http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514614
http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514...
.

O DAS-3 é composto por 33 questões e dividido em cinco subescalas relacionadas: 1) a necessidade de formação especial para a realização de intervenções educativas; 2) a gravidade do Diabetes Tipo 2; 3) ao valor do controle rígido da glicose quando se trata de cuidados com o diabetes; 4) ao impacto psicossocial do diabetes sobre a vida das pessoas e 5) a autonomia da pessoa que convive com o diabetes99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
. Cumpre ressaltar que o DAS-3 passou por um processo de avaliação com 1430 profissionais da área da Saúde, apresentando-se válido e confiável, e foi traduzido e adaptado para outros países, apresentando a capacidade de manter as características originais para mensurar o construto em análise99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
,1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
-1212. Babelgaith SD, Alfadly S, Baidi M. Assessment of the attitude of health care professionals towards diabetes care in Mukalla, Yemen. Int J Med Sci Public Health. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];2(4):159-64. doi: http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.3842.
http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.38...
.

Com o intuito de disponibilizar um instrumento para uso no contexto brasileiro, o presente estudo teve como objetivo realizar a tradução, adaptação e validação do instrumento Diabetes Attitudes Scale - third version (DAS-3).

Método

Pesquisa metodológica que seguiu as recomendações estabelecidas em literatura1313. Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.201...
. Na análise da equivalência conceitual e de itens, foram explorados conceitos relacionados ao diabetes e ao construto de atitudes com o intuito de verificar se as dimensões do instrumento são relevantes ao contexto cultural brasileiro. Constatada a viabilidade e pertinência de se utilizar o DAS-3 no Brasil, procedeu-se às etapas seguintes.

A tradução foi realizada, de forma independente, por dois tradutores, gerando as versões T1 e T2 em português brasileiro. As versões traduzidas foram, então, comparadas pelos dois tradutores juntamente com um terceiro tradutor, o que deu origem a uma versão consensual (T1-2). Em seguida, realizou-se a retrotradução do instrumento para o seu idioma original, feita por outros dois tradutores de forma independente, com a finalidade de verificar a correspondência entre a versão original e a versão consensual (T1-2)1313. Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.201...
.

Após essas etapas, 30 profissionais da área da Saúde e 30 da Linguística Aplicada foram convidados a participar do Comitê de Juízes1313. Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.201...
. Essa foi uma amostra de conveniência. O convite foi enviado por meio de correio eletrônico, sendo disponibilizado o link para acesso ao instrumento previamente cadastrado na plataforma da web e-Surv. Os Juízes foram divididos em três grupos de forma que cada grupo avaliasse 11 afirmativas, uma vez que a avaliação de todas as 33 questões demandaria um tempo superior a 45 minutos. Todos os participantes avaliaram as instruções do instrumento e opções de resposta para que não existisse prejuízo na compreensão e avaliação da versão traduzida. O objetivo foi avaliar as equivalências: semântica, idiomática, conceitual e experiencial.

Ao compararem a versão original e a versão traduzida, os Juízes avaliaram o instrumento quanto à necessidade de retradução (1= requer retradução completa; 2= requer retradução parcial com muitas alterações; 3= requer retradução parcial com poucas alterações; 4= não requer retradução) e quanto à pertinência da redução das opções de resposta (de cinco opções para quatro opções).

Após a obtenção das respostas dos Juízes, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), definido pela soma das frequências relativas das respostas “3” e “4”1414. Dias FSB, Marba STM. The evaluation of prolonged pain in the newborn: adaptation of the EDIN scale for the Brazilian. Text Context Nursing [Internet]. 2014[Access 2016 Nov 26];23(4):964-970. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002100013.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720140...
. Partiu-se do pressuposto de que quanto maior o IVC, menor o número de alterações necessárias para aprimorar o texto.

A etapa de pré-teste contou com a participação de 22 profissionais da área da Saúde que prestam assistência a pessoas com diabetes Mellitus. Nesta etapa, o questionário foi enviado por meio eletrônico, sendo disponibilizado o link para acesso ao instrumento. Aos profissionais foi solicitado responder as 33 afirmativas do instrumento, avaliar cada afirmativa quanto à facilidade de entendimento e clareza da informação e apresentar sugestões de melhoria para aprimoramento do texto1313. Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.201...
-1414. Dias FSB, Marba STM. The evaluation of prolonged pain in the newborn: adaptation of the EDIN scale for the Brazilian. Text Context Nursing [Internet]. 2014[Access 2016 Nov 26];23(4):964-970. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002100013.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720140...
.

Por fim, com objetivo de verificar a validade e confiabilidade do instrumento, esse foi aplicado, por meio da plataforma da web e-Surv, a profissionais da área da Saúde em duas ocasiões com um intervalo de 15 dias entre o teste e o reteste1414. Dias FSB, Marba STM. The evaluation of prolonged pain in the newborn: adaptation of the EDIN scale for the Brazilian. Text Context Nursing [Internet]. 2014[Access 2016 Nov 26];23(4):964-970. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002100013.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720140...
.

Para o cálculo do tamanho da amostra, foi escolhida uma propriedade psicométrica que envolvesse tanto o momento de teste quanto o do reteste, a reprodutibilidade temporal, e uma alternativa para sua medida, a correlação linear. Dessa forma , foi considerado um nível de significância igual a 5%, poder de teste igual a 80%, desvios-padrão iguais nas pontuações do teste e do reteste e um coeficiente de correlação igual a 0,30 (valor mínimo a ser detectado na avaliação de confiabilidade). Assim, o tamanho mínimo da amostra requerido foi de 82 profissionais. Ao considerar perdas de 20%, o tamanho final da amostra requerido foi de 100 profissionais da área da Saúde.

A seleção dos profissionais foi realizada por conveniência a partir do banco de dados do projeto intitulado “Instrumentos de mensuração para as práticas educativas em doenças crônicas: interdisciplinaridade e inovação”. Para cada profissional que aceitou participar do estudo foi solicitado indicar outros profissionais que atuassem junto à pessoas que têm diabetes. A aplicação do instrumento foi realizada nos meses de março e abril de 2016.

A análise descritiva das variáveis categóricas foi realizada pelo cálculo das frequências absolutas e relativas e, para as variáveis quantitativas, calculou-se médias, desvio-padrão e percentis. A avaliação da consistência interna foi feita a partir do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach1515. Tavakol M, Dennick R. Making sense of Cronbach’s alpha. Int J Med Educ. [Internet]. 2011[Access 2016 Nov 26];2:53-5. doi: http://dx.doi.org/10.5116/ijme.4dfb.8dfd.
http://dx.doi.org/10.5116/ijme.4dfb.8dfd...
.

Na análise da confiabilidade do instrumento, foi utilizado o Coeficiente de Correlação Policórica, visto que a escala de resposta é do tipo categórica ordinal1616. Rodrigues MTP, Moreira TMM, Vasconcelos AM, Andrade DF, Silva DB, Barbetta PA. Instrumento mensurador de adesão para hipertensos: contribuição da teoria de resposta ao item. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2013 [Acesso 26 nov 2016];47(3):523-30. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004439.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.201...
. Assim como o coeficiente de correlação linear de Pearson, o coeficiente de correlação policórica pode assumir valores entre -1 e 1. Quanto mais forte a correlação, mais próximo de -1 (correlação negativa) ou de 1 (correlação positiva) estará o valor do coeficiente. Valores do coeficiente de correlação policórica próximos de zero indicam correlação linear fraca ou nula. A porcentagem de concordância entre as respostas no teste-reteste foi calculada para dar apoio à decisão sobre a estabilidade temporal do instrumento.

O Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) também foi utilizado como medida de concordância entre a pontuação total obtida em duas aplicações do instrumento, enquanto o teste de Wilcoxon utilizado para verificar se existiu diferença estatística entre a pontuação mediana da primeira e da segunda aplicação do instrumento1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
. A análise dos dados foi realizada no ambiente de programação estatística R. O nível de significância adotado para os testes estatísticos foi de 5%.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Parecer nº 1.072.984). O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi disponibilizado eletronicamente na primeira página do questionário onde os profissionais registraram a concordância em participar do estudo.

Resultados

Dos 60 convites enviados à amostra de profissionais selecionada para compor o Comitê de Juízes, obtiveram-se 56 questionários respondidos, sendo 29 preenchidos por profissionais da área da Saúde (51,8%) e 27 da área de Linguística Aplicada (48,2%). A formação em nível de pós-graduação Lato sensu foi registrada em 3,7% dos Juízes, sendo que 80,3% dos Juízes declarou ter realizado curso de pós-graduação Stricto Sensu.

De forma geral, o instrumento apresentou valores altos de IVC, resultando em um IVC médio de 0,94 com desvio-padrão de 0,09. As afirmativas 16 e 27, no entanto, apresentaram os menores valores de IVC, indicando a necessidade de maiores alterações, conforme apontado na Tabela 1.

Tabela 1
Frequências absoluta e relativa das respostas do Comitê de Juízes na avaliação dos itens do instrumento e índice de validade de conteúdo. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2015

A redução das opções de resposta para quatro alternativas foi avaliada como pertinente pelos Juízes e pelos profissionais da área da Saúde. As justificativas apresentadas foram: facilidade de escolha e entendimento das opções de resposta entre as pessoas que irão responder ao instrumento; ausência de diferença relevante dentro do contexto cultural do Brasil entre as opções, “discordo” e “discordo totalmente”.

Com o intuito de preservar a comparação das pontuações obtidas com o instrumento original e o instrumento traduzido e adaptado no Brasil, optou-se por manter a pontuação das opções de resposta com o intervalo entre 1 e 5 pontos. Desta maneira, às afirmativas com pontuação na ordem direta, foram atribuídos os seguintes pontos: discordo (1 ponto), não tenho opinião (3 pontos), concordo em parte (4 pontos), concordo (5 pontos). Já para as afirmativas que apresentam pontuação reversa (2, 3, 7, 11, 13, 15, 16, 23, 26 e 28), os pontos foram distribuídos da seguinte forma: concordo (1 ponto), concordo em parte (2 pontos), não tenho opinião (3 pontos) e discordo (5 pontos). É importante ressaltar que a opção “não tenho opinião” é pontuada igualmente na ordem direta e reversa.

As principais alterações realizadas na versão traduzida após as sugestões apresentadas pelos Juízes e na etapa de pré-teste foram: (1) substituição do termo “paciente”, “usuário” e “diabético” para “pessoa que tem diabetes”; (2) inclusão dos profissionais fisioterapeuta, farmacêutico, educador físico e psicólogo; (3) alteração da expressão “plano de autocuidado” para “plano de cuidados” e (4) substituição da palavra “doença” por “condição crônica”. Após estas etapas, obteve-se a versão final da Escala de Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes Mellitus (EAP-DM) conforme pode ser visualizado na Figura 1.

Figura 1
Descrição dos itens da versão original do instrumento Diabetes Attitudes Scale - third version e da versão brasileira da Escala de Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes Mellitus, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2015

A etapa de validação (teste-reteste) contou com a participação de 120 profissionais da área da Saúde. A caracterização dos participantes é apresentada na Tabela 2.

Tabela 2
Caracterização dos profissionais que participaram da etapa de validação da EAP-DM. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2016 (n=120)

O valor global do alfa de Cronbach para a Escala de Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes Mellitus foi 0,60, indicando consistência interna aceitável.

Na Tabela 3, é possível verificar a presença de correlação de moderada a alta entre os itens nos momentos de teste e reteste.

Tabela 3
Correlação entre as respostas aos itens, entre as pontuações na subscala e escore total no teste e no reteste e Coeficiente alfa de Cronbach (α) para Escala de Avaliação das Atitudes dos Profissionais em relação ao Diabetes (EAP-DM). Belo Horizonte, MG, Brasil, 2016 (n=120)

A análise da confiabilidade do instrumento foi apoiada pelo cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasse, que indicou concordância moderada em todas as subescalas e na escala geral, conforme pode ser observado na Tabela 4.

Tabela 4
Coeficiente de correlação intra-classe para a escala geral e suas subescalas. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2016 (n=120)

Discussão

A opção por adaptar culturalmente um instrumento deve-se às diversas vantagens já apontadas pela literatura como: a economia de tempo e a possibilidade de comparação dos resultados com estudos realizados em diversos países1313. Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.201...
.

Os estudos que traduziram e adaptaram o DAS-3 utilizaram metodologia semelhante à apresentada na presente pesquisa, diferindo apenas na composição dos especialistas que integraram o Comitê de Juízes. Apesar das diferenças metodológicas relacionadas à atuação do Comitê de Juízes, o DAS-3 mostrou-se um instrumento válido, confiável e de fácil entendimento para uso entre profissionais em diferentes países99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
,1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
-1212. Babelgaith SD, Alfadly S, Baidi M. Assessment of the attitude of health care professionals towards diabetes care in Mukalla, Yemen. Int J Med Sci Public Health. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];2(4):159-64. doi: http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.3842.
http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.38...
.

As principais modificações nos itens da versão traduzida estiveram relacionadas à mudança do termo utilizado para denominar as pessoas que têm diabetes e a redução das opções de resposta. O termo “diabético” encontra-se em desuso devido aos princípios atuais que consideram a importância da autonomia das pessoas que convivem com a condição do diabetes no processo das escolhas em seu plano de cuidados. O termo diabético utilizado como substantivo rotula as pessoas que têm diabetes a partir de uma perspectiva negativa e, além disso, traz a concepção de que todas as pessoas que convivem com esta condição são iguais, resultando no estabelecimento de condutas padronizadas que não consideram a história de vida e as necessidades individuais destas pessoas1717. Peters KR. “Diabetic” and “Noncompliant Diabetic”: terms that need to disappear. Clin Diabetes. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];30(3):89-91. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diaclin.30.3.89
http://dx.doi.org/10.2337/diaclin.30.3.8...
.

Destaca-se também a redução das opções de resposta, que foi considerada relevante por grande parte dos especialistas. As justificativas dos Juízes, para a redução das opções de resposta, foram ao encontro das discussões apresentadas na literatura internacional, que demonstram a existência de diferenças nos padrões de resposta para escalas do tipo Likert entre pessoas com escolaridade e cultura distintas1818. Mottus R, Allik J, Realo A, Rossier J, Zecca G, Ah-kion J, et al. The effect of response style on self-reported conscientiousness across 20 countries [Internet]. 2012 [Access 2016 Nov 26];38(11):1423-36. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0146167212451275
http://dx.doi.org/10.1177/01461672124512...
.

Os resultados da avaliação das propriedades psicométricas indicaram consistência interna adequada. Verificou-se, em outros estudos, a presença de variação nos valores de alfa obtidos, o que é justificável, uma vez que o instrumento é aplicado em populações com diferentes características. Apesar disso, as versões traduzidas e validadas em outros países também obtiveram consistência interna considerada adequada99. Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1...
,1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
-1212. Babelgaith SD, Alfadly S, Baidi M. Assessment of the attitude of health care professionals towards diabetes care in Mukalla, Yemen. Int J Med Sci Public Health. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];2(4):159-64. doi: http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.3842.
http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.38...
.

A pontuação mediana do reteste pode ser considerada igual à pontuação mediana do teste para a maioria das subescalas. Destaca-se que, as diferenças nas medianas encontradas para a pontuação geral e para a subescala “impacto psicossocial do diabetes”, apesar de serem significativas, podem ser consideradas pequenas (0.04 e 0.14 pontos). Ainda, foi possível observar que as pontuações obtidas para cada subescala apresentaram-se semelhantes aos resultados encontrados em estudo realizado na Espanha1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
.

Em relação aos itens foi possível observar, de moderada a alta, a capacidade de discriminação verificando-se Coeficientes de Correlação Policórica que variaram de 0.443 a 0.813. Destaca-se que não foi possível comparar estes coeficientes aos estudos realizados em outros países, uma vez que estes estudos não utilizaram o Coeficiente de Correlação Policórica.

Na análise da confiabilidade por meio da estabilidade, obteve-se ICC de 0.65 para a escala como um todo, o que demonstra a estabilidade temporal do instrumento1111. Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)...
.

Vale considerar que as evidências de validade devem ser acumuladas para fortalecer a confiança na utilização de escalas. Por conseguinte, é desejável que esta escala seja aplicada em amostras representativas e mais heterogêneas de profissionais da área da Saúde, considerando as diferentes categorias profissionais e as regiões do país.

Conclusão

Conclui-se que a versão brasileira do Diabetes Attitudes Scale - third version, com o nome de Escala de Atitudes dos Profissionais em Relação ao Diabetes Mellitus (EAP-DM), satisfez os critérios de equivalência entre o instrumento original e o traduzido, demonstrando-se válido e confiável para avaliar as atitudes dos profissionais da área da Saúde em relação ao diabetes. A aplicação deste instrumento poderá auxiliar na compreensão das práticas de atenção direcionadas às pessoas que têm diabetes e, assim, subsidiar programas de atualização direcionados aos profissionais da área da Saúde.

References

  • 1
    Damasceno MMC, Zanetti ML, Carvalho EC, Teixeira CRS, Araújo MFM, Alencar AMPG. Therapeutic communication between health workers and patients concerning diabetes mellitus care. Rev. Latino-Am. Enfermagem. [Internet]. 2012 [Access 2016 Nov 26];20(4):685-92. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400008
    » http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400008
  • 2
    Stuckey HL, Vallis M, Kovacs BK, Mullan-Jensen CB, Reading JM, Kalra S, et al. “I do my best to listen to patients”: qualitative insights into DAWN2 (diabetes psychosocial care from the perspective of health care professionals in the second diabetes attitudes, wishes and needs study). Clin Ther. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];37(9):1986-98. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.clinthera.2015.06.010
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.clinthera.2015.06.010
  • 3
    Shortus T, Kemp Lynn, Mckenzie S, Harris M. Managing patient involvement: provider perspectives on diabetes decision-making. Health Expect. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];16(2):189-98. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00700.x
    » http://dx.doi.org/10.1111/j.1369-7625.2011.00700.x
  • 4
    Asimakopoulou K, Newton P, Scambler SS. Health care professionals’ understanding and day-to-day practice of patient empowerment in diabetes: time to pause for thought? Diabetes Res Clin Pract. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];95(2):224-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011.10.005.
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.diabres.2011.10.005.
  • 5
    Hernandez-Tejada MA, Campbell JA, Walker RJ, Smalls BL, Davis KS, Egede LE. Diabetes Empowerment, Medication Adherence and Self-Care Behaviors in Adults with Type 2 Diabetes. Diabetes Technol Ther. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];14(7):630-4. doi: http://doi.org/10.1089/dia.2011.0287.
    » http://doi.org/10.1089/dia.2011.0287.
  • 6
    Knowles S, Lam LT, McInnes E, Elliott D, Hardy J, Middleton S. Knowledge, attitudes, beliefs and behaviour intentions for three bowel management practices in intensive care: effects of a targeted protocol implementation for nursing and medical staff. BMC Nurs. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];14:6. doi: http://doi.org/10.1186/s12912-015-0056-z.
    » http://doi.org/10.1186/s12912-015-0056-z.
  • 7
    Spollen JJ, Thrush CR, Mui DV, Woods MB, Tariq SG, Hicks E. A randomized controlled trial of behavior change counseling education for medical students. Med Teachnol. [Internet]. 2010 [Access 2016 Nov 26];32(4):e170-7. doi: http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514614
    » http://dx.doi.org/10.3109/01421590903514614
  • 8
    Papish A, Kassam A, Modgill G, Vaz G, Zanussi L, Patten S. Reducing the stigma of mental illness in undergraduate medical education: a randomized controlled trial. BMC Med Educ. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];13:141. doi: http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-141
    » http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-13-141
  • 9
    Anderson RM, Fitzgerald JT, Funnell MM, Gruppen LD. The Third version of the Diabetes Attitude Scale. Diabetes Care. [Internet]. 1998 [Access 2016 Nov 26];21:1403-7. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
    » http://dx.doi.org/10.2337/diacare.21.9.1403.
  • 10
    Hayes RP, Fitzgerald JT, Jacober SJ. Primary care physician beliefs about insulin initiation in patients with type 2 diabetes. Int J Clin Pract. [Internet] 2008[Access 2016 Nov 26];62(2):860-8. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1742-1241.2008.01742.x
    » http://dx.doi.org/10.1111/j.1742-1241.2008.01742.x
  • 11
    Hernández-Anguera JM, Basora J, Ansa X, Piñol JL, Martin F, Figuerola YD. La importância de la adaptación transcultural y la validación de la DAS-3 (Diabetes Attitude Scale) a la lengua vernácula (DAS-3cat): la versión catalana de um instrumento de medición de actitudes y motivaciones em la diabetes mellitus. Endocrinol Nutr. [Internet]. 2004 [Acceso 26 nov 2016];51(10):542-8. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
    » http://dx.doi.org/10.1016/S1575-0922(04)74663-X.
  • 12
    Babelgaith SD, Alfadly S, Baidi M. Assessment of the attitude of health care professionals towards diabetes care in Mukalla, Yemen. Int J Med Sci Public Health. [Internet]. 2013[Access 2016 Nov 26];2(4):159-64. doi: http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.3842.
    » http://dx.doi.org/10.11591/ijphs.v2i4.3842.
  • 13
    Epstein J, Osborned RH, Elsworthd GR, Beatone DE, Guillemin F. Cross-cultural adaptation of the Health Education Impact Questionnaire: experimental study showed expert committee, not back-translation, added value. J Clin Epidemiol. [Internet]. 2015[Access 2016 Nov 26];68(4):360-9. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.jclinepi.2013.07.013.
  • 14
    Dias FSB, Marba STM. The evaluation of prolonged pain in the newborn: adaptation of the EDIN scale for the Brazilian. Text Context Nursing [Internet]. 2014[Access 2016 Nov 26];23(4):964-970. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002100013
    » http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014002100013
  • 15
    Tavakol M, Dennick R. Making sense of Cronbach’s alpha. Int J Med Educ. [Internet]. 2011[Access 2016 Nov 26];2:53-5. doi: http://dx.doi.org/10.5116/ijme.4dfb.8dfd.
    » http://dx.doi.org/10.5116/ijme.4dfb.8dfd.
  • 16
    Rodrigues MTP, Moreira TMM, Vasconcelos AM, Andrade DF, Silva DB, Barbetta PA. Instrumento mensurador de adesão para hipertensos: contribuição da teoria de resposta ao item. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2013 [Acesso 26 nov 2016];47(3):523-30. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004439.
    » http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004439.
  • 17
    Peters KR. “Diabetic” and “Noncompliant Diabetic”: terms that need to disappear. Clin Diabetes. [Internet]. 2012[Access 2016 Nov 26];30(3):89-91. doi: http://dx.doi.org/10.2337/diaclin.30.3.89
    » http://dx.doi.org/10.2337/diaclin.30.3.89
  • 18
    Mottus R, Allik J, Realo A, Rossier J, Zecca G, Ah-kion J, et al. The effect of response style on self-reported conscientiousness across 20 countries [Internet]. 2012 [Access 2016 Nov 26];38(11):1423-36. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0146167212451275
    » http://dx.doi.org/10.1177/0146167212451275
  • 1
    Artigo extraído da tese de doutorado “Tradução, adaptação cultural e validação do instrumento Diabetes Attitudes Scale”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    15 Dez 2015
  • Aceito
    01 Fev 2017
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br