SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Intersectorality, key to address Social Health InequalitiesNursing: dialogue with the past in the commitment to the present author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.27  Ribeirão Preto  2019  Epub May 16, 2019

https://doi.org/10.1590/1518-8345.0000.3181 

Editorial

Onde quer que você encontre enfermeiros no mundo, você encontrará líderes

1International Council of Nurses, Genebra, Suíça.


Enfermeiros lideram seus colegas e outros profissionais, lideram suas equipes e seus pacientes rumo a uma saúde melhor e a estilos de vida mais produtivos e saudáveis. No entanto, enfermeiros poderiam ter um impacto ainda maior na saúde do mundo se tivessem a oportunidade de trabalhar com o máximo de suas capacidades e maior influência na tomada de decisões sobre políticas de saúde, sociais e econômicas.

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN - International Council of Nurses) é uma federação com mais de 130 Associações Nacionais de Enfermagem, que representa mais que 20 milhões de enfermeiros em todo o mundo. Como presidente do ICN, estou entusiasmada com o fato da campanha Nursing Now, realizada em colaboração com o ICN e a Organização Mundial de Saúde (OMS), estar sendo adotada em todo o mundo, inclusive na América do Sul.

A Nursing Now é uma campanha de três anos que visa melhorar a saúde, ao fortalecer o perfil e o status da enfermagem globalmente. Seu objetivo é de empoderar enfermeiros para ajudá-los a enfrentar os desafios de saúde do século XXI e maximizar a sua contribuição para alcançar o objetivo da Cobertura Universal de Saúde.

A Nursing Now visa:

  • Assegurar que enfermeiros e enfermeiros obstetras tenham uma voz mais proeminente na formulação de políticas públicas de saúde.

  • Incentivar maior investimento na força de trabalho da enfermagem.

  • Recrutar mais enfermeiros para ocuparem cargos de liderança.

  • Realizar pesquisas que ajudem a determinar onde os enfermeiros podem ter o maior impacto.

  • Compartilhar boas práticas de enfermagem.

Na ICN, nós sempre levamos a liderança a sério: de fato, nosso primeiro workshop de liderança foi realizado em 1993 em Caracas, na Venezuela. Esse workshop foi o precursor dos atuais programas de liderança extremamente bem-sucedidos e influenciadores do ICN, o Global Nursing Leadership InstituteTM (GNLI) e Leadership for ChangeTM o (LFC).

Enfermeiros sabem que a política e as políticas públicas afetam profundamente a saúde das populações em âmbito local, regional e internacional, e que também moldam a prática de enfermagem e os ambientes onde os enfermeiros atuam.

Liderança para a mudança

O programa LFC do ICN aborda as necessidades de enfermeiros em países específicos. Ele proporciona a esses profissionais as habilidades de liderança necessárias para implementar mudanças organizacionais, com o objetivo de melhorar a prática da enfermagem e alcançar melhores resultados de saúde.

O programa LFC oferece aos participantes oportunidades para desenvolverem sua compreensão sobre os desafios de saúde global, obterem insights sobre estilos de liderança internacional e serem expostos e analisarem a gestão de mudanças no contexto de redesenho e transformação o sistema de saúde, assim como de políticas sociais e de saúde.

Global Nursing Leadership Institute

O programa do GNLI é concebido para enfermeiros que já ocupam as posições mais altas de sua profissão, visando a impulsionar sua habilidade de influenciar a formulação de políticas públicas nos mais altos escalões de organizações e governos.

A cada ano, 30 dos melhores enfermeiros do mundo passam por um rigoroso programa de desenvolvimento para aumentar sua compreensão sobre como influenciar políticas públicas, melhorar seu entendimento sobre quem são seus principais representantes, criar mensagens de políticas públicas claras que sejam efetivas para promover mudanças positivas e desenvolver suas habilidades para negociar com os mais altos escalões do governo.

Cada programa inclui um workshop presencial de uma semana em Genebra, que é altamente interativo e permite aos participantes treinarem suas novas habilidades com especialistas de todo o mundo.

É fato que os cursos de liderança não são para todos os enfermeiros, mas aqueles que participam desse tipo de curso acabam compartilhando suas experiências com seus colegas ao voltarem para casa e disseminam seu conhecimento por toda parte.

É emocionante ver enfermeiros de diferentes partes do mundo chegando aos mais altos níveis e defendendo a enfermagem.

Quero parabenizar o Brasil por ser o país mais recente a adotar a campanha Nursing Now e a encorajar outros a seguir seu exemplo.

Autor correspondente: Annette Kennedy E-mail: annette.kennedy@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-6295-6057

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.