Acessibilidade / Reportar erro

2020 - Ano dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia: ativando o potencial e o poder da enfermagem


2020 é o “Ano dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia”, assim designado pela Assembleia Mundial da Saúde, o órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), para reconhecer o trabalho de enfermeiras e parteiras em todo o mundo e defender o aumento do investimento nessa força de trabalho e melhorias nas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional(11 World Health Organization. Year of the Nurse and the Midwife 2020. [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/campaigns/year-of-the-nurse-and-the-midwife-2020.
https://www.who.int/campaigns/year-of-th...
). O ano, também, é o do bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, que profissionalizou as funções de enfermagem para as mulheres e estabeleceu as bases para a enfermagem de hoje, por meio de seu uso inovador das estatísticas e pela maneira como desafiou o campo médico. Seu trabalho está profundamente enraizado na enfermagem moderna, reconhecendo a importância em pressionar e realizar campanhas para a profissão(22 Iro E, Odugleh-Kolev A, Bingham M, Oweis A, Kanda M, Cassiani S, et al. Delivering on global health priorities: the WHO Task Force on Nursing and Midwifery. Lancet. 2019;393:1784-6. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30842-6
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30...
).

Atualmente, os enfermeiros são trabalhadores da linha de frente, o maior grupo de profissionais de saúde do mundo(22 Iro E, Odugleh-Kolev A, Bingham M, Oweis A, Kanda M, Cassiani S, et al. Delivering on global health priorities: the WHO Task Force on Nursing and Midwifery. Lancet. 2019;393:1784-6. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30842-6
https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30...
). Eles desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos os níveis de atendimento e são cruciais para promover a saúde e prevenir doenças. Eles cuidam de mães, crianças e idosos, administram vacinas que salvam vidas, oferecem conselhos de saúde, dentre outras ações, e costumam ser o primeiro e único ponto de atendimento em suas comunidades. Os enfermeiros têm uma formação educacional particularmente adequada para os crescentes desafios do século XXI, caracterizados por uma população crescente de idosos, doenças não transmissíveis, múltiplas comorbidades, sistemas de assistência médica fragmentados, e, como observado amplamente durante a pandemia de coronavírus, resposta crítica ao desastre. A preparação educacional dos enfermeiros enfatiza a integração das necessidades de cuidados de saúde, no âmbito físico e psicossocial do paciente. Os valores profissionais dos enfermeiros são humanitários, centrados na pessoa, e a enfermagem é frequentemente considerada a profissão mais ética e confiável. Os enfermeiros têm demonstrado, repetidamente, competência para oferecer atendimento seguro e de alta qualidade ao paciente.

Apesar de seu grande valor, a enfermagem tem sido historicamente afetada devido à opressão relacionada ao gênero, à falta de reconhecimento e à falta de investimento em recursos para prover melhores condições de formação, melhores condições no local de trabalho e melhores salários. Hoje, há uma escassez estimada de mais de 12 milhões de enfermeiros, no entanto, propõe-se mudar esse contexto, por meio de vários fatores-chave propostos para impulsionar o avanço da enfermagem a partir deste ano.

  1. Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde. “Dr. Tedros” é um ávido defensor da profissão de enfermagem. Em seu papel crucial de liderança para a saúde do mundo, ele destaca repetidamente o valor e o potencial dos enfermeiros em alcançar a Cobertura Universal de Saúde (CUS) e uma melhor saúde para todos: “Os enfermeiros desempenham um papel fundamental não apenas na prestação de cuidados de saúde a milhões de pessoas em todo o mundo, mas também na transformação de políticas de saúde, na promoção da saúde nas comunidades e no apoio a pacientes e famílias. Os enfermeiros são fundamentais para alcançar a Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(33 World Health Organization. WHO Director-General Dr Tedros appoints Cook Islands' Elizabeth Iro as WHO's Chief Nursing Officer. [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/news-room/12-10-2017-who-director-general-dr-tedros-appoints-cook-islands-elizabeth-iro-as-who-s-chief-nursing-officer.
    https://www.who.int/news-room/12-10-2017...
    )”.

  2. Elizabeth Iro, Diretora de Enfermagem da Organização Mundial da Saúde (OMS). Elizabeth Iro é outra entusiasta na luta por melhorias globais em relação à enfermagem, com uma longa e brilhante carreira como líder em saúde(22 Iro E, Odugleh-Kolev A, Bingham M, Oweis A, Kanda M, Cassiani S, et al. Delivering on global health priorities: the WHO Task Force on Nursing and Midwifery. Lancet. 2019;393:1784-6. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30842-6
    https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)30...
    -33 World Health Organization. WHO Director-General Dr Tedros appoints Cook Islands' Elizabeth Iro as WHO's Chief Nursing Officer. [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/news-room/12-10-2017-who-director-general-dr-tedros-appoints-cook-islands-elizabeth-iro-as-who-s-chief-nursing-officer.
    https://www.who.int/news-room/12-10-2017...
    ). Antes de ingressar na OMS, Elizabeth Iro tinha mais de 30 anos de experiência em cargos de liderança nas Ilhas Cook e regionalmente. Iro agora traz sua perspicácia de liderança para a OMS, onde trabalha incansavelmente para melhorar o perfil da enfermagem na organização e em todo o mundo. Entre outras atividades, ela convoca a Força-Tarefa da OMS para Enfermagem e Obstetrícia, que fornece uma plataforma interdisciplinar para fortalecer a liderança de enfermagem, defender compromissos políticos, desenvolver pesquisas e evidências, melhorar a coordenação e incorporar as perspectivas da enfermagem e obstetrícia no trabalho da OMS e nas iniciativas globais de saúde. A força-tarefa está trabalhando para melhorar o acesso às diretrizes e recursos técnicos da OMS relevantes para integrar as contribuições de enfermeiras e parteiras, a fim de garantir que suas perspectivas sejam visíveis e abordadas explicitamente em estratégias, políticas e programas da OMS. Isso é particularmente importante, pois a OMS planeja divulgar detalhes sobre a implementação do Décimo Terceiro Programa Geral de Trabalho 2019-2023, que visa garantir que um bilhão a mais de pessoas se beneficiem da cobertura universal de saúde, um bilhão a mais de pessoas sejam melhor protegidas das emergências de saúde e um bilhão a mais de pessoas desfrutem de melhor saúde e bem-estar.

  3. Campanha Global Nursing Now (Enfermagem Agora). A Nursing Now é uma campanha global de três anos (2018-2020) que culminará em 2020. A campanha foi iniciada para melhorar a saúde, elevando o perfil e o status da enfermagem em todo o mundo. Executada em colaboração com a OMS e o Conselho Internacional de Enfermeiros, a Nursing Now busca capacitar os enfermeiros a ocupar seu lugar nos desafios da saúde do século XXI e maximizar a sua contribuição para alcançar a Cobertura Universal de Saúde. A campanha Nursing Now é baseada em um relatório de 2016, “O Triplo Impacto da Enfermagem”, que dispõe sobre como o desenvolvimento da Enfermagem vai melhorar a saúde, promover igualdade de gênero e apoiar o crescimento da economia, publicado pelo Grupo Parlamentar para Saúde Global do Reino Unido(44 All-Party Parliamentary Group on Global Health. Triple Impact: How developing nursing will improve health, promote gender equality and support economic growth. 2016. [cited Jan 20, 2020]. Available from: https://www.who.int/hrh/com-heeg/digital-APPG_triple-impact.pdf
    https://www.who.int/hrh/com-heeg/digital...
    ) seguindo a sua revisão sobre a enfermagem mundial. O relatório concluiu que a Cobertura Universal de Saúde não seria alcançada sem o desenvolvimento global da enfermagem. Os enfermeiros são a maior parte da força de trabalho profissional em saúde e fornecem uma enorme quantidade de cuidados e tratamentos em todo o mundo. O desenvolvimento da enfermagem não apenas melhorará a saúde, mas também construirá uma economia mais forte e promoverá maior equidade de gênero. Lord Nigel Crisp, líder da campanha global Nursing Now, afirma que: “desenvolver a enfermagem é uma das maiores ações que podemos realizar para melhorar a saúde em nível mundial.”

  4. Organizações profissionais de enfermagem e bolsa de estudos. As organizações profissionais de enfermagem estão realizando incursões para facilitar a influência dos enfermeiros em lideranças e políticas de saúde. O Conselho Internacional de Enfermeiros, por exemplo, tem sido um fervoroso defensor da inclusão de enfermeiros em conselhos, estimulando fortemente a representação da enfermagem na Assembleia Mundial da Saúde. A cada ano, o Conselho Internacional de Enfermeiros apoia uma delegação que intervém em uma ampla gama de questões vitais, aumentando a importância da contribuição da enfermagem para o cuidado em saúde, trazendo conselhos detalhados sobre a enfermagem ao mais alto nível de formulação de políticas do mundo. Da mesma forma, há uma maior influência dos enfermeiros, por meio de pesquisas e bolsas de estudo, o que melhora a qualidade da assistência e aprimora as políticas em todo o mundo.

  5. Relatório do Estado da Enfermagem no Mundo. Além de ser o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia, 2020 terá o lançamento do primeiro Relatório do Estado da Enfermagem no Mundo, cujo desenvolvimento está sendo liderado pela OMS em parceria com o Conselho Internacional de Enfermeiros e a campanha Nursing Now (55 World health Organization. State of the World's Nursing Report. [cited April 7, 2020]. Available from: https://www.who.int/publications-detail/nursing-report-2020
    https://www.who.int/publications-detail/...
    ). O relatório será divulgado no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril de 2020, antes da 73ª Assembleia Mundial da Saúde. Ele descreverá como a força de trabalho de enfermagem ajudará a fornecer a Cobertura Universal de Saúde e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de destacar áreas para o desenvolvimento de políticas nos próximos três a cinco anos. Ele também fornecerá uma descrição técnica da força de trabalho de enfermagem nos Estados Membros, incluindo questões sobre o número e tipos de enfermeiros, educação, regulamentação, práticas, liderança e gênero. Espera-se que o relatório divulgue o diálogo sobre políticas nacionais e apóie a tomada de decisões sobre como otimizar as contribuições dos enfermeiros para a APS e para a CUS, desbloqueie o investimento em enfermagem e a agenda de igualdade de gênero e acelere o progresso entre os ODS.

Este é um momento importante para a enfermagem em todo o mundo. Essas atividades sinérgicas, realizações e reconhecimento são realmente motivos para a profissão celebrar. No entanto, depois de dedicar o merecido tempo ao reconhecimento sem precedentes durante o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia, devemos continuar avançando nas contribuições e na influência da profissão de enfermagem. Será necessária uma liderança mundial contínua para que as mudanças ocorram com o progresso desta iniciativa. Serão necessárias oportunidades excepcionais para promover a educação e o desenvolvimento profissional de enfermagem, principalmente da prática avançada de enfermagem, melhorar as condições de trabalho e os salários, construir a base de evidências para as práticas e evidências de impacto, fortalecer a comunicação e colaboração interdisciplinar e servir ativamente em comitês, comissões e conselhos consultivos onde são tomadas decisões políticas para a promoção dos sistemas de saúde que visam melhorias no atendimento ao paciente. Embora a enfermagem hoje seja pouco parecida com a da nossa antecessora, Florence Nightingale, a necessidade de atendimento de qualidade, liderança e advocacia continua. Devemos garantir que a voz e o impacto da enfermagem continuem reverberando muito depois do término do Ano Internacional de Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia.

References

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jun 2020
  • Data do Fascículo
    2020
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br