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A enfermagem e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Nos últimos anos, diversos acontecimentos ao nível mundial têm também impactado a profissão de enfermagem. As alterações climáticas e a pandemia de COVID-19 são apenas alguns dos exemplos de questões complexas que criaram um cenário de disrupção e incerteza em nível mundial no qual a enfermagem também se encontra envolvida. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas oferecem um roteiro para combater essas preocupações globais, mas exigem uma reflexão mais ampla como um caminho a seguir ( 1Fields L, Dean BA, Perkiss S, Moroney T. Education on the Sustainable Development Goals for nursing students: Is Freire the answer? Nurs Inq. 2022;29(4). https://doi.org/10.1111/nin.12493
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).

Numa revisão de escopo realizada em 2020, os autores, com base nos 35 artigos analisados, chegaram à conclusão de que os enfermeiros, nas suas práticas individuais, parecem se sentir desconectados dos ODS, sem conseguir relacionar as metas ao seu papel clínico, o que implica a necessidade de promover a conscientização e educação sobre os objetivos. Para os autores da revisão, a enfermagem, numa visão mais abrangente da profissão, também pode contribuir para a investigação e as políticas em relação aos ODS, fortalecendo a sua posição no sentido de ser uma voz ativa e desenvolver um papel de destaque na consecução dos objetivos. Os enfermeiros e a profissão de enfermagem em geral têm oportunidades de contribuir de forma mais significativa para os ODS, começando com uma maior consciência por meio da educação e um compromisso com a investigação e a participação na tomada de decisão local e global. Importa referir que apenas quatro dos 35 artigos analisados diziam respeito a trabalhos originais, sendo que dois deles diziam respeito apenas ao objetivo 3, “Saúde e Bem-estar” ( 2Fields L, Perkiss S, Dean BA, Moroney T. Nursing and the Sustainable Development Goals: A Scoping Review. J Nurs Scholarsh. 2021;53(5):568-77. https://doi.org/10.1111/jnu.12675
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).

Naquele mesmo ano, foi publicado o artigo “Enfermagem e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na realidade mundial da COVID-19: o estado da ciência e um apelo à enfermagem para liderança”. No artigo, os autores elencavam alguns fatos que demonstravam a importância da enfermagem para o alcance dos ODS, sendo eles: a enorme representatividade dos enfermeiros no setor da saúde que, juntamente com as parteiras, somam quase metade da força de trabalho da saúde global; a relevância e o reconhecimento do papel dos enfermeiros na pandemia COVID-19 e a declaração de 2017 do Presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros sobre a urgência da participação dos enfermeiros nos altos níveis de formulação de políticas e tomada de decisão ( 3Osingada CP, Porta CM. Nursing and Sustainable Development Goals (SDGs) in a COVID-19 world: The state of the science and a call for nursing to lead. Public Health Nurs. 2020;37(5):799-805. https://doi.org/10.1111/phn.12776
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).

A revisão efetuada pelos autores permitiu identificar algumas necessidades na disciplina e na profissão de enfermagem relativamente aos ODS:

  • Formação - currículos e formação em enfermagem revistos para inclusão de conteúdos sobre os ODS;

  • Investigação - desenvolvimento de investigação em enfermagem inovadora e disruptiva, documentando avanços para o alcance da agenda dos ODS 2030;

  • Prática - prática de enfermagem que opera em consonância com os ODS;

  • Políticas - desenvolvimento de políticas de enfermagem responsivas e proativas que prevejam o que é necessário para atingir os ODS ( 3Osingada CP, Porta CM. Nursing and Sustainable Development Goals (SDGs) in a COVID-19 world: The state of the science and a call for nursing to lead. Public Health Nurs. 2020;37(5):799-805. https://doi.org/10.1111/phn.12776
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    ).

Reconhecendo que a educação sobre os ODS é um alicerce fundamental para que os futuros enfermeiros contribuam ativamente para o alcance das metas, apoiamos a proposta de incorporação dos ODS nos currículos de enfermagem com base na pedagogia de Freire ( 4Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996. ), argumentando que é necessária uma abordagem crítica da educação para criar a transformação necessária para que os estudantes de enfermagem tenham formação sobre os ODS que capacite os futuros enfermeiros para a ação, quer ao nível da investigação, quer ao nível da prática, quer ao nível das políticas ( 1Fields L, Dean BA, Perkiss S, Moroney T. Education on the Sustainable Development Goals for nursing students: Is Freire the answer? Nurs Inq. 2022;29(4). https://doi.org/10.1111/nin.12493
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).

A formação em Enfermagem Comunitária representa, ainda que não exclusivamente, uma oportunidade para uma iniciativa desta natureza. Por meio da abordagem aos determinantes sociais da saúde é possível estabelecer uma ponte entre a enfermagem e os ODS, ampliando a visão dos futuros enfermeiros e também dos atuais envolvidos em iniciativas desta natureza, acerca do seu papel para o alcance dos ODS.

Referencias

  • Fields L, Dean BA, Perkiss S, Moroney T. Education on the Sustainable Development Goals for nursing students: Is Freire the answer? Nurs Inq. 2022;29(4). https://doi.org/10.1111/nin.12493
    » https://doi.org/10.1111/nin.12493
  • Fields L, Perkiss S, Dean BA, Moroney T. Nursing and the Sustainable Development Goals: A Scoping Review. J Nurs Scholarsh. 2021;53(5):568-77. https://doi.org/10.1111/jnu.12675
    » https://doi.org/10.1111/jnu.12675
  • Osingada CP, Porta CM. Nursing and Sustainable Development Goals (SDGs) in a COVID-19 world: The state of the science and a call for nursing to lead. Public Health Nurs. 2020;37(5):799-805. https://doi.org/10.1111/phn.12776
    » https://doi.org/10.1111/phn.12776
  • Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
  • Como citar este artigo

    Costa AJS, Câmara G, Nogueira PJ, Henriques MAP. Nursing and the Sustainable Development Goals. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;31:e4038 [cited ano mês dia]. Available from: URL . https://doi.org/10.1590/1518-8345.0000.4038

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Nov 2023
  • Data do Fascículo
    2023
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