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Nurseped: tecnologia educacional para a segurança no manejo de antibióticos endovenosos em pediatria * * A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “Desenvolvimento de um protótipo de serious game para manejo de práticas seguras de medicamentos em pediatria”, apresentada à Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Objetivo:

desenvolver e validar o conteúdo de um serious game sobre o manejo seguro de medicamentos endovenosos em pediatria.

Método:

estudo metodológico para o desenvolvimento e validação de conteúdo de uma tecnologia educacional. Os casos e desafios do serious game foram desenvolvidos com base em revisão da literatura e validados por 11 enfermeiros com formação e atuação na área. Adotou-se os índices de validade de conteúdo e concordância, para análise de concordância e consistência interna (mínimo de 0,8).

Resultados:

o conteúdo é baseado nos principais antibióticos utilizados no manejo clínico de infecções em crianças hospitalizadas e na segurança do paciente. Obteve-se concordância absoluta em 60 dos 61 itens avaliados, o mínimo obtido foi 0,82 no índice de validação de conteúdo e 0,80 na concordância. Ajustes foram sugeridos pelos experts no enunciado de respostas de um caso específico e implementados para o aprimoramento da qualidade do conteúdo da tecnologia.

Conclusão:

o conteúdo do serious game Nurseped foi validado por enfermeiros experts em saúde da criança quanto aos casos clínicos, aos enunciados das perguntas e às respostas de múltipla escolha, além do feedback que apresenta ao usuário uma resposta baseada em evidências após o acerto ou erro do desafio.

Descritores:
Segurança do Paciente; Enfermagem Pediátrica; Erros de Medicação; Tecnologia Educacional; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem


Objetivo:

desarrollar y validar el contenido de un serious game sobre el manejo seguro de medicamentos intravenosos en pediatría.

Método:

estudio metodológico para el desarrollo y validación de contenido de una tecnología educativa. Los casos y desafíos del serious game se basaron en una revisión de la literatura y fueron validados por 11 enfermeros con formación y experiencia en el área. Se adoptaron índices de validez de contenido y concordancia para el análisis de concordancia y consistencia interna (mínimo de 0,8).

Resultados:

el contenido se basa en los principales antibióticos utilizados en el manejo clínico de infecciones en niños hospitalizados y en la seguridad del paciente. Se obtuvo una concordancia absoluta en 60 de los 61 ítems evaluados, y el mínimo obtenido fue de 0,82 en el índice de validación de contenido y 0,80 en concordancia. Los expertos sugirieron ajustes en la formulación de respuestas de un caso específico y se implementaron para mejorar la calidad del contenido de la tecnología.

Conclusión:

el contenido del serious game Nurseped fue validado por enfermeros expertos en salud infantil en cuanto a casos clínicos, enunciados de preguntas y respuestas de opción múltiple, además del feedback que presenta al usuario una respuesta basada en evidencia tras acertar o fallar en el desafío.

Descriptores:
Seguridad del Paciente; Enfermería Pediátrica; Errores de Medicación; Tecnología Educacional; Estudiantes de Enfermería; Enfermería


Objective:

to develop and validate the content of a serious game on the safe management of intravenous medications in pediatrics.

Method:

methodological study for the development and content validation of an educational technology. The cases and challenges of the serious game were developed based on a literature review and validated by 11 nurses with training and experience in the area. Content validity and agreement indices were adopted to analyze agreement and internal consistency (minimum of 0.8).

Results:

the content is based on the main antibiotics used in the clinical management of infections in hospitalized children and patient safety. Absolute agreement was obtained in 60 of the 61 items evaluated, and the minimum obtained was 0.82 in the content validation index and 0.80 in agreement. Adjustments were suggested by experts in the response statement for a specific case and implemented to improve the quality of the technology content.

Conclusion:

the content of the serious game Nurseped was validated by nurse experts in child health regarding clinical cases, question statements and multiple-choice answers, in addition to feedback that presents the user with an evidence-based answer after getting the challenge right or wrong.

Descriptors:
Patient Safety; Pediatric Nursing; Medication Errors; Educational Technology; Nursing Students; Nursing


Destaques:

(1) O conteúdo do serious game Nurseped foi validado por enfermeiros experts em pediatria.

(2) O serious game poderá contribuir com a formação e educação permanente em enfermagem.

(3) A tecnologia poderá aumentar a qualidade do cuidado às crianças hospitalizadas.

Introdução

Além do uso de tecnologias digitais de apoio à assistência direta à saúde e no suporte à interoperabilidade dos sistemas existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), o fortalecimento da formação de recursos humanos em saúde digital faz parte do rol de prioridades da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil ( 11. Ministério da Saúde (BR). Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
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). A aprendizagem mediada por tecnologias digitais faz parte deste contexto ao possibilitar vivências de interação humano-computador, aproximando estudantes e profissionais de saúde à tecnologia propriamente dita, ao mesmo tempo em que possibilita o desenvolvimento de novos saberes e competências em saúde a partir de uma ferramenta computacional ( 22. Jarva E, Oikarinen A, Andersson J, Tuomikoski AM, Kääriäinen M, Meriläinen M, et al. Healthcare professionals’ perceptions of digital health competence: A qualitative descriptive study. Nurs Open. 2022;9(2):1379-93. https://doi.org/10.1002/nop2.1184
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- 33. Regmi K, Jones L. A systematic review of the factors – enablers and barriers – affecting e-learning in health sciences education. BMC Med Educ. 2020;20(1):91. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02007-6
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).

Diante de uma lacuna identificada no processo formativo de futuros enfermeiros e técnicos de enfermagem em relação à prática clínica na área de saúde da criança, em especial no ambiente hospitalar ( 44. Lee TY, Lin FY. The effectiveness of an e-learning program on pediatric medication safety for undergraduate students: A pretest–post-test intervention study. Nurse Educ Today. 2013;33(4):378-83. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.01.023
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), uma tecnologia educacional do tipo serious game foi desenvolvida para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes e profissionais da enfermagem no manejo seguro de medicamentos, com ênfase no preparo e administração de antibióticos endovenosos, os quais representam indicadores relevantes no surgimento de complicações de acesso venoso ( 55. Suliman M, Saleh W, Al-shiekh H, Taan W, AlBashtawy M. The Incidence of Peripheral Intravenous Catheter Phlebitis and Risk Factors among Pediatric Patients. J Pediatr Nurs. 2020;50:89-93. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2019.11.006
https://doi.org/10.1016/j.pedn.2019.11.0...
).

Tal manejo envolve os processos de preparo e administração de medicamentos, atividade cotidianamente realizada pelas equipes de enfermagem em unidades pediátricas e responsável por consideráveis taxas de eventos adversos ( 66. Costa ACL, Silva DCZ, Correa AR, Marcatto JO, Rocha PK, Matozinhos FP, et al. Perception of nursing regarding challenges and strategies in the context of pediatric patient safety. Rev Min Enferm. 2020;24:1345. https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200082
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- 77. Lanzillotti LD, Andrade CL, Mendes W, Seta MH. Eventos adversos e incidentes sem danos em recém-nascidos notificados no Brasil, nos anos 2007 a 2013. Cad Saude Publica. 2016;32. https://doi.org/10.1590/0102-311X00100415
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). Um estudo retrospectivo em uma unidade hospitalar nos Estados Unidos da América evidenciou, após avaliação de 3.790 registros, taxa de 9,5 eventos adversos evitáveis por 1.000 pacientes/dia ( 66. Costa ACL, Silva DCZ, Correa AR, Marcatto JO, Rocha PK, Matozinhos FP, et al. Perception of nursing regarding challenges and strategies in the context of pediatric patient safety. Rev Min Enferm. 2020;24:1345. https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200082
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). No Brasil, o cenário das notificações destaca a administração de medicamentos como a principal causa de eventos adversos em pediatria, representando 65,6% do total de notificações entre 2007 e 2013 ( 77. Lanzillotti LD, Andrade CL, Mendes W, Seta MH. Eventos adversos e incidentes sem danos em recém-nascidos notificados no Brasil, nos anos 2007 a 2013. Cad Saude Publica. 2016;32. https://doi.org/10.1590/0102-311X00100415
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).

Estima-se que a ocorrência dos erros de medicação em crianças seja mais frequente em comparação com os adultos, chegando a ser três vezes maior, incorrendo em variações do tipo de erro que vão desde a dosagem prescrita até a diluição, ocasionando o aumento do risco para o paciente, pois as crianças apresentam características fisiológicas diferentes, como imaturidade do organismo, faixa de peso ampla, além de fases de desenvolvimento diferentes de outras populações, como adultos e idosos ( 88. Kaushal R, Bates DW, Landrigan C, McKenna KJ, Clapp MD, Federico F, et al. Medication errors and adverse drug events in pediatric inpatients. JAMA. 2001;285(16):2114-20. https://doi.org/10.1001/jama.285.16.2114
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).

Para transformar este cenário adverso, em busca do fortalecimento da segurança do paciente em pediatria, é preciso oportunizar ao profissional de enfermagem mecanismos e ferramentas voltados à aprendizagem desde a etapa inicial de sua formação profissional ( 99. Arslan FT, Türkmen AS, Çelen R, Özkan S, Altıparmak D, Şahin A. Comparing traditional and simulation-based experiences in pediatrics with undergraduate nursing students in Turkey. Clin Simul Nurs. 2018;16:62-9. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.10.012
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), em especial àqueles relacionados à adoção de barreiras de segurança no preparo e administração de medicamentos em pediatria, bem como na higienização do local do preparo, na desinfecção da ampola, na conexão, na checagem do medicamento/dose/via de administração com a prescrição e na checagem dupla dos medicamentos ( 1010. Vória JO, Padula BL, Abreu MN, Correa AD, Rocha PK, Manzo BF. Compliance to safety barriers in the medication administration process in pediatrics. Texto Contexto Enferm. 2020;29. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0358
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). Ainda, é preciso que tais ferramentas considerem as diferentes etapas do manejo de medicamentos, pautado na segurança do paciente, e abordem as competências de cálculo para confirmação de dosagem, reconstituição (em que a enfermagem extrai doses pediátricas dos frascos produzidos para atender doses de adultos), diluição e gotejamento ou vazão ( 1111. Murray B, Streitz MJ, Hilliard M, Maddry JK. Evaluation of an Electronic Dosing Calculator to Reduce Pediatric Medication Errors. J Clin Pediatr. 2019;58(4):413-6. https://doi.org/10.1177/0009922818821871
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).

Somando o desafio dos registros de eventos adversos relacionados à administração de medicamentos na prática clínica em pediatria, a necessidade de aprimorar a formação inicial e continuada da enfermagem no tema e as estratégias para alavancar a saúde digital ( 11. Ministério da Saúde (BR). Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
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), o serious game Nurseped propõe apoiar o processo de ensino-aprendizagem por meio de desafios e evidências advindas de literatura científica atualizada, aliando entretenimento e conhecimento em uma tecnologia educacional digital. Assim, este estudo tem como objetivo desenvolver e validar o conteúdo de um serious game sobre o manejo seguro de medicamentos endovenosos em pediatria.

Método

Tipo do estudo

Desenvolveu-se um estudo metodológico ( 1212. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed Editora; 2018. 658 p. ) contendo as etapas iniciais de desenvolvimento de um serious game, sendo elas: 1) revisão de literatura, 2) elaboração de desafios clínicos, e 3) validação de conteúdo do serious game Nurseped. O presente estudo foi relatado de acordo com os critérios do SQUIRE 2.0 ( Standards for QUality Improvement Reporting Excellence), checklist destinado ao relato de estudos com foco na melhoria do cuidado em saúde ( 1313. Ogrinc G, Davies L, Goodman D, Batalden P, Davidoff F, Stevens D. SQUIRE 2.0 (Standards for QUality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process. BMJ Qual Saf. 2016;25(12):986-92. https://doi.org/10.1136/bmjqs-2015-004411
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).

Local, amostra e critérios de inclusão

O processo de validação foi realizado totalmente em ambiente online, com experts de diferentes localidades do país, desde que atendessem aos critérios de inclusão do estudo: ser enfermeiro(a) graduado(a) e com experiência clínica em saúde da criança, obtendo ao menos cinco pontos de acordo com o referencial específico para estudos de validação ( 1414. Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ABL. Experts for Validation Studies in Nursing: New Proposal and Selection Criteria. Int J Nurs Knowl. 2016;27(3):130-5. https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
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) ( Figura 1).

Figura 1 -
Critérios e pontuação para definição de experts para validação de conteúdo em tecnologias da área da saúde. Goiânia, GO, Brasil, 2022-2023

O processo de amostragem do estudo foi por conveniência, com a seleção de potenciais participantes com reconhecimento na área de saúde da criança (assistência ou docência/pesquisa), os quais foram identificados por buscas na plataforma Lattes via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ ou indicados pelos experts que inicialmente aceitaram participar do estudo, por meio do método “bola de neve”, que ampliou o potencial de recrutamento. Assim, foram identificados 58 enfermeiros com potencial para participação no estudo, de forma que todos foram convidados via e-mail. O formulário com o instrumento de coleta de dados ficou disponível online entre novembro de 2022 e março de 2023.

Após a data limite estabelecida, identificaram-se 12 respondentes, representando uma taxa de resposta de 20,7%, que foram triados quanto aos critérios de inclusão. Um participante foi excluído por não atingir a pontuação mínima necessária (5 pontos), embora tivesse preenchido e assinado o TCLE, e contribuído com a análise dos desafios. Dessa forma, a amostra final do estudo foi de 11 experts.

Desenvolvimento do serious game

Adotou-se como referencial metodológico para elaboração do serious game a Heuristic Evaluation for Digital Educational Games (HEDEG) ( 1515. Valle PH, Vilela RF, Parreira PA Junior, Inocencio CG. HEDEG - heurísticas para avaliação de jogos educacionais digitais. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação [Internet]; 2013 Dec 9-11; Porto Alegre-RS, Brasil. Santiago: Universidad de Chile: 2013 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/247-256.pdf
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), referencial que estabelece um conjunto de heurísticas para o desenvolvimento de jogos educacionais, sendo elas: i) interface (IN): elementos que estabelecem a comunicação entre o estudante e o ambiente do jogo; ii) elementos educacionais (ED): que evoca a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos; iii) conteúdo (CN): que se refere aos conteúdos disciplinares no qual o jogo se embasa e para os quais se deseja o desenvolvimento do estudante; iv) jogabilidade (JG): que consiste na experiência e interação para com o jogo; v) multimídia (MM): que consiste em elementos que compõem a mídia do jogo, como sons, imagens e vídeos.

Este estudo apresenta a etapa de validação do conteúdo do serious game Nurseped, de forma que as etapas de desenvolvimento, teste e implementação serão apresentadas em estudos subsequentes. Para fins de visualização de como os casos validados serão apresentados no serious game, elaborou-se um protótipo no software Canva, contendo imagens e cores de acordo com o tema infantil, demonstrando a sequência de telas e representando a navegação do conteúdo desenvolvido e validado.

Coleta de dados

Para a validação do conteúdo do serious game, foram elaborados casos e desafios a eles relacionados, com base em revisão de literatura realizada em duas etapas: 1) análise de protocolos de preparo e administração de antibióticos em pediatria nos websites oficiais de instituições-referência para atendimento hospitalar pediátrico, e 2) análise de bulas dos medicamentos e artigos científicos que versavam sobre o tema. Foram realizadas buscas livres nas bases de dados Medline ( Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) via PubMed, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google Scholar, utilizando termos não padronizados relacionados aos antibióticos. Definiu-se o limite dos antimicrobianos a partir do universo de medicamentos utilizados na terapêutica de crianças hospitalizadas, ponderando a frequência de uso da classe dos fármacos e o risco de evento adverso na população estudada.

A busca da literatura científica e dos protocolos de instituições de referência para o cuidado pediátrico intra-hospitalar deu suporte à elaboração dos casos clínicos com consistência de adequação dos medicamentos às idades das crianças, recomendações de preparo e orientações de administração segura. Este formato de coleta de dados no tema possibilitou agregar informações importantes desde o momento da prescrição relacionada aos cálculos e vigilância sobre interações, até o monitoramento após administração, considerando avaliação clínica e boas práticas de segurança.

A partir da identificação dos principais antibióticos utilizados em pediatria, foram elaborados desafios clínicos verossimilhantes com situações da prática clínica na atenção à criança. Os desafios foram posteriormente enviados para análise dos experts, disponibilizados no seguinte formato: a) Caso clínico breve contendo a prescrição do antibiótico; b) Dados do medicamento (dose mínima e máxima diária, forma de apresentação do fármaco, diluente, concentração final para infusão e tempo de infusão por faixa de idade); c) perguntas e respostas corretas para cada desafio matemático e d) desafio clínico contendo uma situação passível de ocorrer com opção de feedback baseado em evidências (exemplos: técnica de flushing, interpretação visual de graduação de seringas, cuidados com cateter central de inserção periférica e periodicidade ou critérios de troca de acesso venoso em crianças).

Em cada módulo de validação, no Google Formulários, foi apresentada uma escala Likert para avaliação dos desafios clínicos diante das variáveis: relevância clínica, relevância de aprendizagem no tema, alinhamento com a literatura científica, e clareza do enunciado. A escala Likert e as pontuações que nortearam a análise estatística variaram de 1 a 4 pontos, sendo: Discordo (1), Sugiro grandes alterações (2), Sugiro pequenas alterações (3) e Concordo (4).

Análise dos dados

Os dados foram tabulados no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 29. Para a análise, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), a fim de avaliar o índice de concordância entre as respostas dos e xperts, e os itens foram considerados validados quando maior que 0,80. O IVC avalia a representação de cada item em uma escala tipo Likert de quatro pontos, variando de discordo (“1”) a concordo (“4”). O escore foi obtido pela soma da concordância dos itens marcados com pontuação “3” ou “4” pelos especialistas e dividido pelo total de respostas, multiplicado por 100 (IVC = concordância com pontuação “3” ou “4” / total de respostas x 100). Itens com pontuação “1” ou “2” foram revisados obrigatoriamente.

A concordância entre os especialistas foi verificada usando o Coeficiente de Kappa Modificado (CKM) ( 1616. Alexandre NM, Coluci MZ. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061. https://doi.org/10.1590/s1413-81232011000800006
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). Para calcular o CKM, a probabilidade de chance de concordância para cada item foi calculada usando a fórmula:

\begin{equation}P_C = [N! /A! (N -A)!]^* .\ 5^N\end{equation}

Em que N = número de experts, A = número de experts que concordam que aquele item é relevante. O cálculo do CKM foi realizado a partir da probabilidade de chance de concordância e do IVC de cada item, a partir da fórmula:

\begin{equation}CKM = (IVC - P_C)\ /\ (1- P_C)\end{equation}

Em que P C = valores numéricos de concordância de probabilidade de chance. Como referencial para o ponto de corte, adotamos: CKM entre 0,40 e 0,59 como concordância fraca; CKM entre 0,60 e 0,74 como concordância boa; e CKM acima de 0,75 como concordância excelente ( 1616. Alexandre NM, Coluci MZ. Content validity in the development and adaptation processes of measurement instruments. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061. https://doi.org/10.1590/s1413-81232011000800006
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).

Aspectos éticos

Para a etapa de validação, obteve-se aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, com parecer n° 5.208.367, de forma que todas as etapas do estudo respeitaram as recomendações para pesquisas com seres humanos. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi anexado à carta convite enviada aos experts por e-mail e, uma vez que consentiram participar voluntariamente e assim o indicassem no documento, foram direcionados para uma página com o instrumento de coleta de dados.

Resultados

Dentre as muitas possibilidades de medicamentos, a amostra foi definida como os principais antibióticos de administração por via endovenosa em crianças, chegando a um total de 19 medicamentos identificados na revisão da literatura, sendo os principais: Amicacina; Ampicilina; Cefalotina; Cefazolina; Cefepime; Ceflozadima; Cefotaxima; Ceftriaxona; Cefuroxima; Claritromicina; Clindamicina; Cloranfenicol; Gentamicina; Meropenem; Oxacilina; Pireracilina+Tazobactan; Polimixina B; Sulfatoxazol+Trimetropina; Teicoplamina e Vancomicina.

A partir dos fármacos identificados, foram extraídas informações sobre nome e classe farmacológica, indicações de uso, vias de administração, apresentação e dose recomendada para crianças, tempo de infusão, orientações de preparo, incompatibilidade e interações medicamentosas, e eventos adversos. Essas informações subsidiaram a elaboração do conteúdo de modo que o serious game reflita situações às quais a enfermagem é exposta diariamente ao atuar no manejo de medicamentos em pediatria.

Assim, elaboraram-se 12 desafios clínicos que contêm atividades de cálculo de dosagem, diluição e gotejamento, além de atividades de fortalecimento das boas práticas no processo de administração de medicamentos em crianças, a exemplo do jogo dos 7 erros e questões relacionadas à interação de fluidos, procedimentos de biossegurança e de enfermagem. O conteúdo elaborado foi posteriormente submetido à validação dos experts, considerando que este processo é recomendado para estudos voltados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais ( 1717. Min A, Min H, Kim S. Effectiveness of serious games in nurse education: A systematic review. Nurse Educ Today. 2022;108:105178. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105178
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), de modo a garantir qualidade e alcançar patamares mais altos de confiabilidade científica, atributos imprescindíveis à saúde digital.

Participaram da validação do conteúdo proposto no presente estudo 11 experts, provenientes das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil. Sobre a caracterização, os experts eram enfermeiras (e um enfermeiro) com idade mínima de 28 e máxima de 50 anos (média = 34,08 anos; desvio padrão (DP) = 7,55), atuando, principalmente, na assistência em saúde da criança (n=5; 45,45%), seguido de docência e pesquisa (n=2; 18,18%). Um expert associava a atuação na assistência e ensino (9,09%), assim como esaa frequência aparece igual para aqueles que estão atuando exclusivamente na pesquisa e somando pesquisa e gestão no momento.

As pontuações obtidas pelos experts, segundo referencial de Guimarães, et al. ( 1414. Guimarães HCQCP, Pena SB, Lopes JL, Lopes CT, Barros ABL. Experts for Validation Studies in Nursing: New Proposal and Selection Criteria. Int J Nurs Knowl. 2016;27(3):130-5. https://doi.org/10.1111/2047-3095.12089
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), variaram de 5 a 10, com média igual a 7,45 e DP de 1,50 pontos. Cabe ressaltar que a experiência clínica é responsável por grande parte dos pontos, valorizando os saberes dos enfermeiros na prática da assistência, além da formação como especialista, mestre e doutor, como mostra a Tabela 1.

Tabela 1 -
TabeTitulações apresentadas por enfermeiros especialistas selecionados em estudo. Goiânia, GO, Brasil, 2022-2023

Apesar de apenas um expert ter referido experiência prévia com desenvolvimento de jogos educativos, a expressiva maioria, além da atuação assistencial em saúde da criança, tem histórico de publicações em periódicos da enfermagem e perfil de formação tanto na pós-graduação lato sensu como stricto sensu, denotando associação da prática com a formação continuada e engajamento no meio acadêmico. Pouco mais da metade (n=6; 54,54%) já havia jogado algum jogo educativo no momento da coleta de dados.

O IVC, analisado por meio das respostas dos experts, recebeu valor superior a 0,80 em todos os tópicos submetidos à avaliação. Deste modo, o conteúdo do serious game Nurseped foi considerado validado com classificação excelente. Os temas dos casos e os resultados da validação de conteúdo e concordância estão demonstrados na Tabela 2.

Tabela 2 -
Aspectos avaliados no instrumento de validação de casos clínicos por especialistas e análise de IVC* e CKM . Goiânia, GO, Brasil, 2022-2023

Mais do que obter pelo menos 0,8 no IVC em todos os itens, cabe destacar que apenas a um item não foi atribuída a pontuação máxima (1,0), que corresponde ao caso clínico 5 no item “respostas”. Neste, seis experts (54,54%) sugeriram pequenas alterações, e dois (18,18%) sugeriram grandes alterações, que se referem à forma de escrita.

As sugestões foram incorporadas e ocorreram para padronização de siglas, e correção no que tange à dose da resposta certa. Uma das sugestões foi bastante importante para a segurança da criança hospitalizada, no que tange ao procedimento de flushing do acesso venoso: “Quanto ao feedback da pergunta extra, lembrar que não é necessário que se utilize 10 ml de Soro Fisiológico 0,9% para lavar o acesso, sobretudo, se houver restrição hídrica” ( Expert 2).

Também houve alterações no caso clínico a respeito da concentração necessária para a diluição, conforme sugerido pelos experts, pois é necessário um volume específico para reconstituição, levando em consideração os miligramas da dose de apresentação, o volume e a concentração final para infusão endovenosa. O correto, sugerido e atendido, é considerar o volume aspirado durante a diluição, para incorporar à solução de reconstituição, ou seja, se o máximo de concentração esperada para a dose de 100 mg de um determinado antibiótico prescrito para o paciente é de 2 mg/ml, o volume para reconstituição deve considerar o volume que foi aspirado de conteúdo do antibiótico como volume final.

Outros ajustes foram sugeridos e possibilitaram aprimoramento textual, contemplando a forma de escrita dos enunciados, os feedbacks explicativos, e, em especial, permitiram avançar na adição de conteúdos importantes ao processo de aprendizagem sobre o manejo seguro de medicamentos em crianças. Um exemplo foi incorporar ao feedback do caso clínico as consequências de erro no tempo de administração do medicamento, a importância de conhecer as interações medicamentosas e reforçar a relevância dos cálculos de dose e concentrações, todos na perspectiva da segurança do paciente, sob as recomendações dos “certos da medicação”, atualmente descrito em 9 certos ( 1818. Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Práticas Seguras para Prevenção de Erros na Administração de Medicamentos [Internet]. Brasília: ANVISA; 2013 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/cartazes/cartaz_12-ggtes_web.pdf
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centrais...
).

Após os ajustes sugeridos, elaborou-se um protótipo da interface do serious game Nurseped com as telas de apresentação do caso 5, a pergunta com as opções de resposta e o feedback fornecido ao jogador ( Figura 2). A primeira fase do serious game consiste no jogo dos erros e segue com os desafios de cálculo e outros aspectos de segurança no manejo de medicamentos endovenosos em pediatria. O jogador escolhe um caso clínico (dentre os 12 desenvolvidos e validados), que oferecerá uma prescrição médica a ser executada e desafios extras por caso: cálculo de dose, cálculo de infusão por gotejamento e/ou vazão em bomba de infusão contínua e perguntas sobre administração de medicamentos em situações especiais da assistência a crianças hospitalizadas.

Figura 2 -
Caso clínico 5 do serious game Nurseped. Goiânia, GO, Brasil, 2022-2023

Discussão

O serious game Nurseped foi considerado validado pelos experts quanto ao conteúdo e segue em fase de produção, uma vez que é aderente às evidências científicas, possui clareza textual e relevância para o processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se à assistência de enfermagem de qualidade às crianças hospitalizadas no tema de manejo seguro de medicamentos.

O formato de serious game foi escolhido por aliar a possibilidade de desenvolver conhecimento e prover entretenimento, contendo os elementos básicos de um jogo educativo em ambiente computacional: níveis, pontos, avatares, dicas, multimídia e desafios a serem resolvidos em certo tempo ( 1919. Zainuddin Z, Chu SKW, Shujahat M, Perera CJ. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educ Res Rev. 2020;30:100326. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.100326
https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.10...
). Ou seja, para além da gamificação que utiliza a estrutura de engajamento de um jogo, mas não possui todos os elementos necessários ( 2020. Krath J, Schürmann L, von Korflesch HFO. Revealing the theoretical basis of gamification: A systematic review and analysis of theory in research on gamification, serious games and game-based learning. Comput Human Behav. 2021;125:106963. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106963
https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.10696...
), o Nurseped contempla todos os elementos que o definem como serious game e pode contribuir para a formação de estudantes e equipe de enfermagem que prestam assistência hospitalar a crianças.

Alguns estudos destacam as vantagens do uso de serious games como ferramenta de suporte educacional na enfermagem, incluindo o potencial de engajamento e motivação ( 2121. Chang CY, Kao CH, Hwang GJ, Lin FH. From experiencing to critical thinking: a contextual game-based learning approach to improving nursing students’ performance in Electrocardiogram training. Educ Technol Res Dev. 2020;68(3):1225-45. https://doi.org/10.1007/s11423-019-09723-x
https://doi.org/10.1007/s11423-019-09723...
), satisfação ( 2222. Fonseca LMM, Aredes ND, Dias DMV, Scochi CGS, Martins JCA, Rodrigues MA. Serious game e-Baby: nursing students’ perception on learning about preterm newborn clinical assessment. Rev Bras Enferm. 2015;68:13-9. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680102p
https://doi.org/10.1590/0034-7167.201568...
) e melhora no desempenho a partir da aprendizagem ( 2323. Gu R, Wang J, Zhang Y, Li Q, Wang S, Sun T, et al. Effectiveness of a game-based mobile application in educating nursing students on flushing and locking venous catheters with pre-filled saline syringes: A randomized controlled trial. Nurse Educ Pract. 2022;58:103260. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103260
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.1032...
- 2424. Kuruca Ozdemir E, Dinc L. Game-based learning in undergraduate nursing education: A systematic review of mixed-method studies. Nurse Educ Pract. 2022;62:103375. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103375
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.1033...
). Dessa forma, o desenvolvimento das tecnologias para uso nos cursos de formação profissional em enfermagem e na educação continuada ou permanente em saúde, a depender do contexto aplicado, é um passo importante na saúde digital ( 22. Jarva E, Oikarinen A, Andersson J, Tuomikoski AM, Kääriäinen M, Meriläinen M, et al. Healthcare professionals’ perceptions of digital health competence: A qualitative descriptive study. Nurs Open. 2022;9(2):1379-93. https://doi.org/10.1002/nop2.1184
https://doi.org/10.1002/nop2.1184...
).

Outro contexto em que os serious games se aplicam é por meio da educação em saúde. Estudos recentes, na área de saúde da criança sob a ótica da saúde digital, apontam o potencial dos serious games para promover mudanças de comportamento e desenvolvimento de saberes relevantes para as crianças e seus familiares ou responsáveis ( 2525. Dias JD, Domingues AN, Tibes CM, Zem-Mascarenhas SH, Fonseca LMM. Serious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2509.3036
https://doi.org/10.1590/1518-8345.2509.3...
- 2626. Morais ER, Vergara CMAC, Brito FO, Sampaio HAC. Serious games for children’s oral hygiene education: an integrative review and application search. Cien Saude Colet. 2020;25:3299-310. https://doi.org/10.1590/1413-81232020258.11782018
https://doi.org/10.1590/1413-81232020258...
).

Quanto ao formato dos serious games, uma revisão sistemática recente da literatura da enfermagem identificou diversas possibilidades, não se restringindo a simulações virtuais 3D (tridimensionais) de maior complexidade tecnológica ( 1717. Min A, Min H, Kim S. Effectiveness of serious games in nurse education: A systematic review. Nurse Educ Today. 2022;108:105178. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105178
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.1051...
). Concluiu-se que, embora o uso de alta gama de tecnologia possa produzir melhores efeitos de entretenimento, os serious games mais simples com quizzes – como é o caso do Nurseped e de modificações de sistemas existentes para o gerenciamento do processo de ensino-aprendizagem – podem ser igualmente efetivos para a educação em enfermagem.

A aprendizagem baseada em jogos é um método considerado efetivo para aprimorar a aprendizagem cognitiva de estudantes de enfermagem sobre diferentes temas ( 1919. Zainuddin Z, Chu SKW, Shujahat M, Perera CJ. The impact of gamification on learning and instruction: A systematic review of empirical evidence. Educ Res Rev. 2020;30:100326. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.100326
https://doi.org/10.1016/j.edurev.2020.10...
). Os mesmos autores que fazem esta conclusão após revisão sistemática e análise de 47 estudos chamam a atenção para a pluralidade de países que já reportaram este tipo de iniciativa em estudos científicos (na América do Norte, Europa, Oceania e Ásia), incluindo o Brasil, como único representante da América Latina na pesquisa ( 2424. Kuruca Ozdemir E, Dinc L. Game-based learning in undergraduate nursing education: A systematic review of mixed-method studies. Nurse Educ Pract. 2022;62:103375. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103375
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.1033...
).

Cabe salientar que apesar da multiplicidade de opções de formato dos jogos, plataformas, elementos de gamificação, temas e objetivos, um aspecto é fundamental em todos eles para garantir a qualidade, embasamento científico e relevância para o processo de ensino-aprendizagem: validação junto aos experts em relação ao conteúdo. Outras validações são importantes, como interface ( 2727. Aredes NDA, Dias DMV, Fonseca LMM, Campbell SH, Martins JCA, Rodrigues MA. E-baby skin integrity: evidence-based technology innovation for teaching in neonatal nursing. Esc Anna Nery. 2018;22. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0424
https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-20...
- 2828. Nielsen J. Usability inspection methods. In: ACM Conference Companion on Human Factors in Computing Systems [Internet]; 1994 Apr 24-28; Boston, MA. New York, NY: Association for Computing Machinery; 1994 [cited 2023 Jun 6]. p. 413-4. Available from: https://doi.org/10.1145/259963.260531
https://doi.org/10.1145/259963.260531...
) e usabilidade ( 2828. Nielsen J. Usability inspection methods. In: ACM Conference Companion on Human Factors in Computing Systems [Internet]; 1994 Apr 24-28; Boston, MA. New York, NY: Association for Computing Machinery; 1994 [cited 2023 Jun 6]. p. 413-4. Available from: https://doi.org/10.1145/259963.260531
https://doi.org/10.1145/259963.260531...
- 2929. Vlachogianni P, Tselios N. Perceived usability evaluation of educational technology using the System Usability Scale (SUS): A systematic review. J Res Technol Educ. 2022;54(3):392-409. https://doi.org/10.1080/15391523.2020.1867938
https://doi.org/10.1080/15391523.2020.18...
), mas reforça-se, neste estudo, a importância da validação de conteúdo.

Este destaque se deve à importância de avançar com a saúde digital no Brasil ( 11. Ministério da Saúde (BR). Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaco...
) e com a necessidade de garantir segurança de dados em saúde, qualidade das informações veiculadas, sobretudo em tempos em que o acesso é amplo, mas, em especial, a garantia de veracidade, qualidade e embasamento científico não representam o total de materiais e publicações disponíveis para acesso público ( 3030. Galhardi CP, Freire NP, Minayo MCS, Fagundes MCM. Fact or fake? An analysis of disinformation regarding the Covid-19 pandemic in Brazil. Cien Saude Colet. 2020;25:4201-10. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020
https://doi.org/10.1590/1413-81232020251...
- 3131. Villa LSC, Mello ADC, Gonçalves JV, Silva TMG, Bernuci MP. Quality assessment of the most watched breast cancer videos on YouTube: relevance to improve women’s health. Rev Eletrônica Comun Inform Inov Saúde [Internet]. 2021 [cited 2023 Jun 6];24(2). Available from: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/163282
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/16...
).

Além disso, no contexto das tecnologias para fins de educação, o arcabouço teórico-pedagógico é tema muito relevante. O referencial adotado pelos professores ao idealizar e utilizar um serious game ou outra ferramenta para fins educativos pode se revelar: 1) na dinâmica de navegação e no conteúdo dos feedbacks em si (desenvolvimento da ferramenta), e 2) na aplicação desta ferramenta ao processo de ensino-aprendizagem, que é, numa perspectiva mais ampla, a somatória do plano de ensino e ferramenta com a abordagem pedagógica do professor, relacionada à forma de uso da ferramenta e aplicação do plano de ensino.

Embora haja limitações para refletir a complexidade dos referenciais teóricos na dinâmica de um serious game, estes podem se manifestar em situações diversas. Por exemplo, pode se considerar alinhada ao humanismo a abordagem em que o usuário pode escolher o seu avatar livremente e os feedbacks de erro ou acerto são acolhedores e estimulam a continuar no jogo, sem bloquear a sua evolução em função do acúmulo eventual de erros e sem punir com a necessidade de voltar ao início ( 1515. Valle PH, Vilela RF, Parreira PA Junior, Inocencio CG. HEDEG - heurísticas para avaliação de jogos educacionais digitais. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação [Internet]; 2013 Dec 9-11; Porto Alegre-RS, Brasil. Santiago: Universidad de Chile: 2013 [cited 2023 Jun 6]. Available from: https://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/247-256.pdf
https://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/24...
). Outra situação que pode ser exemplificada é o uso de desafios baseados em casos que aparecem na prática clínica e que representam um problema real, aproximando-se da problematização.

Um modelo interessante para a área do desenvolvimento de tecnologias educativas para a enfermagem, calcado na reflexão sobre o embasamento teórico no campo da pedagogia, é o modelo de abordagem cognitivista na elaboração de ferramentas que visam fomentar a aprendizagem do raciocínio clínico ( 3232. Deschênes MF, Goudreau J, Fontaine G, Charette M, Silva KB, Maheu-Cadotte MA, et al. Theoretical foundations of educational strategies used in e-learning environments for developing clinical reasoning in nursing students: A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019;41:102632. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102632
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.1026...
).

O modelo apresentado traz os elementos utilizados na educação presencial, que permeiam o ato de ensinar, a adição de níveis de dificuldade, as atividades de ensino-aprendizagem e o exemplo do professor sobre o que seria ideal, vinculando-os a características das tecnologias educacionais digitais, como detalhado a seguir ( 3232. Deschênes MF, Goudreau J, Fontaine G, Charette M, Silva KB, Maheu-Cadotte MA, et al. Theoretical foundations of educational strategies used in e-learning environments for developing clinical reasoning in nursing students: A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019;41:102632. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102632
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.1026...
): suporte interativo da tecnologia; questionamento e fórum/ debriefing (aplicável para tecnologias com mediação do professor, ou seja, não autoinstrucionais); feedback automatizado; procedimentos de tentativa e erro; avaliação formativa ao longo da interação com a ferramenta; atividades educativas e gamificação; apresentação de casos resolvidos, exemplos e visualização do processo de raciocínio clínico ( 3232. Deschênes MF, Goudreau J, Fontaine G, Charette M, Silva KB, Maheu-Cadotte MA, et al. Theoretical foundations of educational strategies used in e-learning environments for developing clinical reasoning in nursing students: A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019;41:102632. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102632
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.1026...
).

No caso do serious game validado neste estudo, para além do raciocínio lógico evocado para o cálculo e dosagem de medicações, o raciocínio clínico é guiado pelas etapas cognitivas do enfermeiro para chegar à intervenção mais segura e adequada a cada caso de manejo de medicamentos. O raciocínio clínico, sendo um processo cognitivo complexo que utiliza estratégias de pensamento formal e informal, além de analisar os dados disponíveis sobre os casos clínicos para propor a melhor intervenção ( 3232. Deschênes MF, Goudreau J, Fontaine G, Charette M, Silva KB, Maheu-Cadotte MA, et al. Theoretical foundations of educational strategies used in e-learning environments for developing clinical reasoning in nursing students: A scoping review. Nurse Educ Pract. 2019;41:102632. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102632
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.1026...
), inclui competências diversas no que tange ao manejo de medicamentos em pediatria de forma segura.

É de extrema relevância estimular métodos inovadores no ensino, atitudes que levam o aluno a uma reflexão crítica sobre a prática, pois devem adquirir conhecimento de aspecto cognitivo e técnico como futuros enfermeiros ( 3333. Canto VB, Silva TG, Santos GA, Carvalho EC, Morais SCRVM, Frazão CMF. Clinical judgment performance of undergraduate Nursing Students. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021;29:e3452. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4843.3452
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4843.3...

34. Domingues AN, Hilário JS, Mello DF, Parro Moreno AI, Fonseca LM. Telesimulation about home visits and child care: facilitators, barriers and perception of Nursing students. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;30. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6037.3672
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6037.3...
- 3535. Guzmán-Almagro MI, Oter-Quintana C, Martín-Salinas CC, Cid-Galán ML, Carrillo-Camacho E, Navarta-Sánchez MV, et al. Evaluation of an educational intervention (edworkcases) involving clinical cases and Nursing students: a cross-sectional observational study. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;30. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6190.3723
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6190.3...
). Cabe garantir ao enfermeiro uma formação, ainda na graduação, demonstrando que ele é um ator fundamental no gerenciamento dos serviços e está diretamente ligado à gestão do cuidado de saúde. Portanto, fica evidente que uma formação que promova maior autonomia, autorreflexão e autocrítica garante aperfeiçoamento futuro na equipe de enfermagem, levando a maiores chances de qualidade de assistência, ambiente seguro e de qualificação profissional ( 3636. Koerich C, Erdmann AL, Lanzoni GMM. Professional interaction in management of the triad: Permanent Education in Health, patient safety and quality. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3379. https://doi.org/10.1590/1518-8345.4154.3379
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4154.3...
).

Considerando que este estudo apresenta a etapa inicial de elaboração do serious game, limitou-se apenas a apresentar a etapa de validação do conteúdo com experts, de forma que as outras etapas serão apresentadas em estudos subsequentes. Outras limitações do estudo foram a baixa adesão de enfermeiros para compor o painel de experts, considerando a taxa de resposta diante do envio dos convites, e a não participação de estudantes de graduação nesta etapa de validação para avaliar a compreensão dos termos utilizados nos casos, fase que será implementada na etapa de teste do serious game.

A partir do conteúdo elaborado para o serious game e dos indicadores disponíveis na literatura, o presente estudo pretende contribuir com a formação dos enfermeiros, tanto em nível de graduação, quanto de educação permanente, considerando que a prevenção e diminuição de erros assistenciais é parte fundamental da assistência de enfermagem. Esta finalidade tem ainda mais relevância considerando que a população-alvo do cuidado é mais vulnerável, isto é, os neonatos e crianças, em que erros de dosagens e lacunas dos saberes de segurança do paciente podem ser fatais ou gerar danos graves.

Assim, o presente estudo contribui para o avanço do conhecimento científico, no contexto das tecnologias da informação e comunicação, para o fortalecimento da educação em enfermagem, com o intuito de impactar a realidade, aumentando a qualidade do cuidado e as boas práticas de segurança do paciente para as crianças hospitalizadas e suas famílias. Além disso, espera-se que a tecnologia desenvolvida, ao aplicar-se a estratégias ativas de ensino-aprendizagem nos diferentes contextos de educação em enfermagem, possa contribuir com o alcance das metas de segurança do paciente, com ênfase na administração segura de medicamentos.

Conclusão

O serious game Nurseped, desenvolvido para apoiar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes e da equipe de enfermagem atuante em pediatria no tema do manejo seguro de antibióticos endovenosos em crianças hospitalizadas, foi validado por experts. A validação foi obtida quanto à relevância clínica e de aprendizagem, ao alinhamento à literatura científica, à clareza e formato das questões, como também a opções de respostas e feedbacks oferecidos ao usuário. Todos os itens obtiveram IVC e CKM de pelo menos 0,8, classificados como excelentes quanto à consistência e à concordância da avaliação dos 11 participantes, sendo que apenas um caso não obteve pontuação máxima, embora tenha obtido o mínimo estabelecido.

Além disso, no aspecto qualitativo da participação dos experts, as avaliações agregaram muito à qualidade da versão final, com particularidades da área pediátrica, de modo que o conteúdo esteja ainda mais próximo da realidade clínica, o que foi potencializado pelo perfil dos experts e pelo referencial metodológico adotado para seleção de participantes. No Brasil, ainda são poucas as ferramentas educacionais digitais desenvolvidas e validadas para fortalecer a formação em enfermagem, em especial na área pediátrica. Esta lacuna é ainda mais evidente nos estudos científicos e demonstra ser este um cenário ainda a ser explorado no país.

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  • Todos os autores aprovaram a versão final do texto.
  • Como citar este artigo

    Alves APB, Aredes NDA, Silva GO, Oliveira FS, Fonseca LMM, Ribeiro LM. Nurseped: educational technology for safety in the management of intravenous antibiotics in pediatrics. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;31:e4068 [cited mês dia ano]. Available from: URL . https://doi.org/10.1590/1518-8345.6886.4068

Editado por

Editora Associada:

Sueli Aparecida Frari Galera

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Dez 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    06 Jun 2023
  • Aceito
    03 Set 2023
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