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Intervenções para o desenvolvimento infantil baseadas no Modelo Touchpoints: revisão de escopo * * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Auxílio PROEX: 1818/2023, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 405746/2021-0, Brasil.

Objetivo:

mapear as características das intervenções para a promoção do desenvolvimento infantil que utilizaram o Modelo Touchpoints.

Método:

revisão de escopo, guiada pelas recomendações do JBI Reviewer’s Manual realizada em nove bases de dados, na literatura cinzenta e na lista de referências dos estudos selecionados. A questão de pesquisa foi: quais são as características das intervenções com pais/cuidadores e crianças para promoção do desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade, baseadas no Modelo Touchpoints? Foram utilizados o Rayyan, para a seleção dos estudos, e um roteiro, para a extração de dados. A análise foi realizada de forma descritiva.

Resultados:

foram incluídas doze publicações. As intervenções eram heterogêneas; concentradas no período da gestação até os três anos de idade; priorizaram a disseminação de conteúdo dos Touchpoints segundo idade e aspectos de parentalidade; a maioria foi realizada por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde e na visita domiciliar. As intervenções foram relacionadas ao desenvolvimento global, à maior compreensão sobre o desenvolvimento e à maior interação com a criança.

Conclusão:

os estudos evidenciaram potencial para resultados favoráveis ao desenvolvimento infantil e à parentalidade. A variabilidade das intervenções dificultou mapear características mais efetivas.

Descritores:
Desenvolvimento Infantil; Parentalidade; Criança; Família; Enfermagem; Revisão


Objetivo:

mapear las características de las intervenciones para promover el desarrollo infantil que utilizaron el Modelo Touchpoints.

Método:

se trata de una revisión de alcance, guiada por las recomendaciones del JBI Reviewer’s Manual, realizada en nueve bases de datos, en la literatura gris y en la lista de referencias de los estudios seleccionados. La pregunta de investigación fue "¿cuáles son las características de las intervenciones con padres/cuidadores y niños para promover el desarrollo infantil, desde el embarazo hasta los seis años, con base en el Modelo Touchpoints?". Se utilizó el Rayyan para la selección de los estudios y un guión para la extracción de datos. El análisis se realizó de forma descriptiva.

Resultados:

se incluyeron doce publicaciones. Las intervenciones fueron heterogéneas; concentradas en el período comprendido entre el embarazo y los tres años de edad; priorizó la difusión del contenido de los Touchpoints según la edad y los aspectos de parentalidad; la mayoría fueron realizadas por enfermeros, en la Atención Primaria de Salud y durante las visitas domiciliarias. Las intervenciones se relacionaron con el desarrollo general, una mayor comprensión del desarrollo y una mayor interacción con el niño.

Conclusión:

los estudios han demostrado potencial para obtener resultados favorables para el desarrollo infantil y la parentalidad. La variabilidad de las intervenciones dificultó el mapeo de las características más efectivas.”

Descriptores:
Desarrollo Infantil; Responsabilidad Parental; Niño; Familia; Enfermería; Revisión


Objective:

to map the characteristics of interventions to promote child development that used the Touchpoints Model.

Method:

this is a scoping review, guided by the recommendations of the JBI Reviewer’s Manual, carried out in nine databases, in the gray literature and in the reference list of the selected studies. The research question was “what are the characteristics of interventions with parents/caregivers and children to promote child development, from pregnancy to six years of age, based on the Touchpoints Model?”. Rayyan was used for the selection of studies and a standard form for data extraction. The analysis was carried out descriptively.

Results:

twelve publications were included in the review. Interventions were heterogeneous; concentrated in the period from pregnancy to three years of age; prioritized the dissemination of Touchpoints content according to age, and parenting aspects; most were performed by nurses, in Primary Health Care, and during home visits. Interventions were related to overall development, greater understanding of development and greater interaction with the child.

Conclusion:

studies have shown potential for favorable outcomes for child development and parenting. The variability of interventions made it difficult to map more effective characteristics.

Descriptors:
Child Development; Parenting; Child; Family; Nursing; Review


Destaques:

(1) Predominaram intervenções no período da gestação até os 3 anos de vida da criança.

(2) Predominaram intervenções por enfermeiros na Atenção Primária e visita domiciliar.

(3) O principal modo de entrega das intervenções foi individual e presencial.

(4) Os pais participantes tiveram maior compreensão sobre o desenvolvimento infantil.

(5) Houve maior interação com a criança, uso de brinquedos e materiais de aprendizagem.

Introdução

A primeira infância é definida como os primeiros seis anos de vida da criança e tem sido reconhecida como momento estratégico para oportunizar o desenvolvimento biológico, psicológico, cognitivo e social da criança ( 11. Daelmans B, Manji SA, Raina N. Nurturing Care for Early Childhood Development: Global Perspective and Guidance. Indian Pediatr [Internet]. 2021 [cited 2023 Jan 27];58(Suppl 1):S11-S15. Available from: https://www.indianpediatrics.net/supplOct2021/S11.pdf
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). A implementação de intervenções para promoção do desenvolvimento nesse período da vida tem sido prioridade em âmbito nacional e internacional. A estratégia Nurturing Care, lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2018 como um conjunto de ações globais direcionadas aos cuidados responsivos às crianças, aponta o desenvolvimento infantil (DI) como um aspecto importante para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-2030) ( 22. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia para orientar ações intersetoriais na primeira infância [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [cited 2023 Jan 23]. Available from: https://undime.org.br/uploads/documentos/phprjdlba_5e3064022386d.pdf
https://undime.org.br/uploads/documentos...
- 33. World Health Organization. United Nations Children’s Fund, World Bank Group. Nurturing care for early childhood development: a framework for helping children survive and thrive to transform health and human potential [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2018 [cited 2023 Jan 25]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272603/9789241514064-eng.pdf
https://apps.who.int/iris/bitstream/hand...
).

As intervenções voltadas ao DI têm expandido o conhecimento sobre a ciência do desenvolvimento, por isso precisam ser implementadas de forma multissetorial e ser ancoradas em cuidados de criação. O ambiente domiciliar e os ambientes de atenção à infância representam um poderoso e imediato contexto de criação para que as crianças possam atingir seu pleno potencial de desenvolvimento ( 11. Daelmans B, Manji SA, Raina N. Nurturing Care for Early Childhood Development: Global Perspective and Guidance. Indian Pediatr [Internet]. 2021 [cited 2023 Jan 27];58(Suppl 1):S11-S15. Available from: https://www.indianpediatrics.net/supplOct2021/S11.pdf
https://www.indianpediatrics.net/supplOc...
).

Nesse contexto, as evidências demonstram que as intervenções parentais são necessárias para promover o DI saudável, sendo capazes de melhorar o conhecimento parental, as práticas parentais e as interações entre pais e filhos ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
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5. Zhang L, Ssewanyana D, Martin MC, Lye S, Moran G, Abubakar A, et al. Supporting Child Development Through Parenting Interventions in Low- to Middle-Income Countries: An Updated Systematic Review. Front Public Health. 2021;9:671988. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.671988
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- 66. Li Y, Li S, Tang L, Bai Y. The effect of ECD program on the caregiver’s parenting knowledge, attitudes, and practices: based on a cluster-randomized controlled trial in economically vulnerable areas of China. BMC Public Health. 2022;22(1958). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268-5
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). As intervenções parentais também demonstram efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo, de linguagem, motor, socioemocional e de apego das crianças, resultados que são visualizados em países de baixa, média e alta renda ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
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).

Programas com foco no DI melhoraram a atenção às crianças, mas há predomínio de intervenções verticalizadas e de educação familiar, com escassez da utilização de referencial teórico para fundamentá-las ( 77. Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2023;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116pt
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).

Um referencial teórico ainda não testado na realidade brasileira, com objetivo de prática intersetorial e com foco na competência parental, é o Modelo Touchpoints(TP). Criado por Thomas Berry Brazelton, trata-se de uma abordagem do desenvolvimento infantil que se fundamenta na sensibilidade cultural, na prática reflexiva e na Teoria Sistêmica ( 88. Sparrow J. Reflective practice in organizational learning, cultural self-understanding, and community self-strengthening. Infant Ment Health J. 2016;37(6). https://doi.org/10.1002/imhj.21602
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). Esse modelo estabelece uma forma de cuidar das famílias por meio da compreensão do desenvolvimento e do apoio às relações familiares. Por adotar uma nova conceituação do desenvolvimento infantil – como não linear, caracterizado por regressões, surtos e pausas – compreende que as regressões do comportamento da criança podem gerar desorganização no sistema familiar e ser disruptivas ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
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). O modelo aborda 15 Touchpoints, do pré-natal aos seis anos de idade, períodos de regressão e desorganização da criança, que está aprendendo uma nova competência ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
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).

Nessa abordagem, a família precisa ser apoiada em uma teia de relações intersetoriais por meio de um trabalho articulado entre profissionais de serviços de saúde, setores educacionais e sociais. O modelo busca uma mudança de paradigma para responder às necessidades das crianças e de suas famílias por meio de uma orientação antecipatória, preventiva e colaborativa baseada na aprendizagem experiencial dos pais via observação do comportamento dos seus filhos, sendo baseado em oito princípios, que são os guias para o trabalho dos profissionais ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
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).

No campo das intervenções voltadas ao desenvolvimento infantil com ênfase parental, existem evidências limitadas, de forma que há a necessidade da avaliação das intervenções existentes, bem como do desenvolvimento de novas intervenções, para otimizar a oferta às famílias ( 1010. Draper CE, Klingberg S, Wrottesley SV, Milner K, Fisher J, Lakes KD, et al. Interventions to promote development in the next 1000 days: A mapping review. Child Care Health Dev. 2022. https://doi.org/10.1111/cch.13084
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).

Com a necessidade de explorar esse modelo e levantar aspectos que contribuam para a proposição de novas intervenções, este estudo teve por objetivo mapear as características das intervenções para a promoção do desenvolvimento infantil que utilizaram o Modelo TP , por seu potencial para fomentar uma prática de atenção avançada em diferentes contextos de atenção às crianças e às famílias brasileiras. Nenhuma revisão sobre a temática foi encontrada em busca prévia no banco de dados do JBI, do International Prospective Register of Systematic Reviews (Prospero), da Cochrane Reviews e na plataforma Open Science Framework (OSF).

Método

Tipo de estudo

Trata-se de uma revisão de escopo. Esse estudo foi desenvolvido e estruturado conforme as recomendações da JBI ( 1111. Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
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) e o checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) ( 1212. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac, D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850
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). O protocolo da revisão foi registrado na plataforma OSF https://doi.org/10.17605/OSF.IO/RBSG4.

Para o desenvolvimento do estudo, percorreram-se as seguintes etapas metodológicas: formulação da questão da pesquisa, utilizando o mnemônico PCC – População, Conceito e Contexto; definição de critérios de inclusão e exclusão utilizando o PCC e definindo os tipos de estudos e fontes; elaboração de estratégia de busca; identificação das bases de dados; busca e seleção de estudos; extração e análise dos dados; e construção do relatório ( 1111. Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
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).

Cenário do estudo

A revisão foi realizada em oito bases de dados: Public MedLars (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Education Resources Information Center (ERIC), Psychological Information Database (PsycINFO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Excerpta Medica Database (EMBASE), Scopus e Web of Science. Ela incluiu também o Google Acadêmico, o DART- Europe E-theses Portal, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Teses CAPES, o Cybertesis, o EthOS and Theses Open Thesis, o site Brazelton Touchpoints Center e o site da Fundação Brazelton/Gomes Pedro, como fontes de literatura cinzenta.

Período do estudo

Foi realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

Critérios de seleção

A pergunta da revisão foi: quais são as características das intervenções com pais/cuidadores e crianças para promoção do desenvolvimento infantil da gestação até os seis anos de idade, baseadas no Modelo Touchpoints? O mnemônico PCC ( 1111. Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
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) foi definido como: P- Pais/cuidadores e crianças; C- Intervenções para promoção do desenvolvimento infantil que utilizam o Modelo Touchpoints; C- Todos os contextos de cuidado da criança.

Foram incluídos estudos que respondessem ao objetivo da pesquisa e à pergunta da revisão, reportando uma intervenção dirigida à promoção do desenvolvimento infantil, desde a gestação até os seis anos de idade da criança, e baseada no Modelo Touchpoints. Poderia ser intervenção já aplicada, ou seu protocolo/desenho, e em qualquer contexto de cuidado – serviços de saúde, de educação, de assistência social ou domicílio.

Consideraram-se intervenções as atividades realizadas conforme planejado, com o objetivo de produzir um resultado ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
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, 1313. Ahun MN, Aboud F, Wamboldt C, Yousafzai AK. Implementation of UNICEF and WHO’s care for child development package: Lessons from a global review and key informant interviews. Front Public Health. 2023;11:1140843. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1140843
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), sejam políticas, sejam programas ou práticas individuais. O período da gestação até os seis anos de idade da criança tem sido foco de programas e políticas no Brasil ( 1414. Brasil. Lei 13.557, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União. 2016 Mar 09 [cited 2023 Jan 12];46 (seção 1). Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm
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) e é o período abrangido pelo Modelo TP ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
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).

Foram excluídos os estudos que não contemplaram a população, o conceito e o contexto de interesse, ou que não reportaram a aplicação de uma intervenção, como editoriais, cartas ao editor e artigos de opinião; além de estudos incompletos e não localizados na íntegra após tentativa de contato com o Brazelton Touchpoints Center e com a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro. Os documentos duplicados foram considerados apenas uma vez. Não houve restrição temporal, de localidades geográficas nem de idiomas.

Variáveis do estudo

As variáveis do estudo foram as recomendadas pelo JBI ( 1111. Aromataris E, Munn Z. JBI Manual for Evidence Synthesis. Adelaide: JBI; 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01
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): autores; país; ano de publicação; tipo de estudo; objetivo; população; contexto de realização das intervenções; acrescidas das recomendadas pelo Template for Intervention Description and Replication (TIDieR) ( 1515. Hoffmann TC, Glasziou PP, Boutron I, Milne R, Perera R, Moher D, et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ Open. 2014;348:g1687. https://doi.org/10.1136/bmj.g1687
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): referencial teórico utilizado; profissional responsável pela intervenção; conteúdo da intervenção; materiais e estratégias utilizadas; modo de entrega; volume (número de vezes, duração e período); resultados da intervenção.

Instrumentos utilizados para a coleta das informações

O roteiro utilizado para a extração de dados foi elaborado no software Microsoft Word ® baseado nos itens que devem compor as intervenções de acordo com o TIDieR ( 1515. Hoffmann TC, Glasziou PP, Boutron I, Milne R, Perera R, Moher D, et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ Open. 2014;348:g1687. https://doi.org/10.1136/bmj.g1687
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).

O TIDieR tem como objetivo melhorar a completa descrição das intervenções a fim de permitir sua replicabilidade. Ele contempla os seguintes itens de uma intervenção: por que (teoria); o que e quais (materiais e estratégias); quem realizou (profissional); como (presencialmente, via internet ou telefone, em grupo ou individualmente); onde (local em que ocorreu); quando e quanto (volume – número de vezes e qual período de tempo); quão bem (se a adesão ou a fidelidade foi avaliada, como e por quem; se foram utilizadas estratégias para manter e/ou melhorar a intervenção) . A fidelidade refere-se ao grau em que uma intervenção foi entregue e recebida pelos participantes como planejada ( 1515. Hoffmann TC, Glasziou PP, Boutron I, Milne R, Perera R, Moher D, et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ Open. 2014;348:g1687. https://doi.org/10.1136/bmj.g1687
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).

O formulário foi preenchido por dois revisores, sendo realizado o consenso entre as informações coletadas e o agrupamento de informações em quadro único.

Coleta de dados

Um dos revisores realizou treinamento pelo JBI Brasil para condução de revisões e compartilhou com a outra revisora as orientações aprendidas, antes de iniciarem o estudo.

As buscas nas bases de dados foram realizadas no dia 12 de outubro de 2022 por meio do registro no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Os bancos de teses e sites institucionais foram acessados na data supracitada via buscador Google. A definição das bases de dados e da estratégia de busca foi realizada com auxílio de uma bibliotecária. Os descritores selecionados foram combinados de acordo com as características de cada base de dados e sites de busca.

As bases de dados selecionadas e respectivas estratégias de buscas estão na Figura 1.

Figura 1 -
Estratégia de busca em bases de dados e na literatura cinzenta. São Paulo, SP, Brasil, 2023

A busca nos sites do Brazelton Touchpoints Center e da Fundação Brazelton/Gomes Pedro foi realizada sem a necessidade de estratégia, uma vez que todas as publicações se referem ao modelo. Foi também realizada a busca manual de referências dos estudos selecionados na pesquisa.

Os resultados obtidos em todas as plataformas de busca foram exportados para o Rayyan ® ( software online utilizado para a seleção de estudos em métodos de síntese do conhecimento) para excluir os estudos duplicados e realizar a seleção das pesquisas. Dois revisores avaliaram, de modo independente, os títulos e resumos, e os estudos elegíveis foram avaliados na íntegra. Em caso de divergência, estava previsto um terceiro revisor.

Tratamento e análise dos dados

O roteiro de coleta elaborado no software Microsoft Word ® possibilitou a síntese, a interpretação dos dados e a análise numérica da distribuição dos estudos, sendo representada por um resumo narrativo dos resultados, que foram relacionados ao objetivo e à pergunta da revisão. Para a descrição da revisão, utilizou-se o PRISMA-ScR.

Aspectos éticos

Não houve necessidade de submissão do estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Foram identificadas 251 pesquisas, com exclusão de 46 duplicações via Rayyan ® , restando 205 estudos. Foram excluídos 190 deles por leitura de título e resumo; três, após a inclusão para leitura do texto completo; dois, por não terem sido localizados; e um, por não contemplar a população do estudo. Assim, 12 publicações foram incluídas na presente revisão: cinco artigos científicos, um capítulo de livro, três dissertações e três teses ( Figura 2).

Em três dos estudos incluídos a intervenção ainda não foi aplicada ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...

17. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
- 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
), desse modo, não há resultados descritos.

A maior parte das intervenções vem sendo realizada nos últimos 20 anos, nos Estados Unidos ( 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...

19. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...

20. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...

21. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
- 2222. Brandt K, Murphy MEJ. Touchpoints in a nurse home visiting program. In: Lester BM, Sparrow JD. Nurturing Children and Families: Building on the Legacy of T. Berry Brazelton. Nova Jersey, NJ: John Wiley & Sons; 2010. ) e em Portugal ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
- 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
, 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...

24. Pinto RMP. O impacto do modelo Touchpoints nas representações do educador [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3270
http://hdl.handle.net/10400.21/3270...

25. Castelão ASD. A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educador-família [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3261
http://hdl.handle.net/10400.21/3261...
- 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ), em Serviços de Atenção Básica ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
- 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
, 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
- 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
, 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ), em escolas ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
), abrigos ( 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
), hospitais e maternidades ( 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...
, 2727. Shimpuku Y, Iida M, Hirose N, Tada K, Tsuji T, Kubota A, et al. Prenatal education program decreases postpartum depression and increases maternal confidence: a longitudinal quasi-experimental study in urban Japan. Women Birth. 2022;35(1):e456–e46. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11.004
https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11....
), no domicílio das famílias ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...

21. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
- 2222. Brandt K, Murphy MEJ. Touchpoints in a nurse home visiting program. In: Lester BM, Sparrow JD. Nurturing Children and Families: Building on the Legacy of T. Berry Brazelton. Nova Jersey, NJ: John Wiley & Sons; 2010. ) e em creches ( 2424. Pinto RMP. O impacto do modelo Touchpoints nas representações do educador [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3270
http://hdl.handle.net/10400.21/3270...
- 2525. Castelão ASD. A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educador-família [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3261
http://hdl.handle.net/10400.21/3261...
). A identificação dos estudos é apresentada na Figura 3.

Figura 2
Fluxograma do processo de seleção dos artigos para a revisão de escopo adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). São Paulo, SP, Brasil, 2023

Figura 3 -
Identificação dos estudos segundo autor, país, ano de publicação, tipo de estudo e objetivo. São Paulo, SP, Brasil, 2023

O enfermeiro foi o profissional que realizou a intervenção em seis pesquisas ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...

20. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...

21. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...

22. Brandt K, Murphy MEJ. Touchpoints in a nurse home visiting program. In: Lester BM, Sparrow JD. Nurturing Children and Families: Building on the Legacy of T. Berry Brazelton. Nova Jersey, NJ: John Wiley & Sons; 2010.
- 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...
, 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ). Em uma delas, em conjunto com pesquisadores ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
) e, em outra, com médicos ( 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
); também será o profissional responsável em duas das intervenções ainda não realizadas ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
- 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
). Os outros profissionais responsáveis foram médicos ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
- 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
, 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
), pesquisadores ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
, 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
, 2727. Shimpuku Y, Iida M, Hirose N, Tada K, Tsuji T, Kubota A, et al. Prenatal education program decreases postpartum depression and increases maternal confidence: a longitudinal quasi-experimental study in urban Japan. Women Birth. 2022;35(1):e456–e46. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11.004
https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11....
), educadores ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
, 2424. Pinto RMP. O impacto do modelo Touchpoints nas representações do educador [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3270
http://hdl.handle.net/10400.21/3270...
- 2525. Castelão ASD. A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educador-família [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3261
http://hdl.handle.net/10400.21/3261...
) e assistente social ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
).

O período de realização da intervenção, a duração e a frequência foram divergentes entre os estudos. Duas das pesquisas realizaram a intervenção de modo presencial, em grupos ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
, 2727. Shimpuku Y, Iida M, Hirose N, Tada K, Tsuji T, Kubota A, et al. Prenatal education program decreases postpartum depression and increases maternal confidence: a longitudinal quasi-experimental study in urban Japan. Women Birth. 2022;35(1):e456–e46. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11.004
https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11....
), seis realizaram de forma presencial e individual ( 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...

22. Brandt K, Murphy MEJ. Touchpoints in a nurse home visiting program. In: Lester BM, Sparrow JD. Nurturing Children and Families: Building on the Legacy of T. Berry Brazelton. Nova Jersey, NJ: John Wiley & Sons; 2010.

23. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...

24. Pinto RMP. O impacto do modelo Touchpoints nas representações do educador [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3270
http://hdl.handle.net/10400.21/3270...

25. Castelão ASD. A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educador-família [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3261
http://hdl.handle.net/10400.21/3261...
- 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ), e uma realizou no formato híbrido, com encontros presenciais e contato telefônico para acompanhamento ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
). Das intervenções ainda não aplicadas, uma será em grupo ( 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
) e duas ocorrerão individualmente ( 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
- 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
).

Os principais conteúdos trabalhados nas intervenções foram a experiência dos pais na gestação e o trabalho de parto ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...
- 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
, 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
, 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
- 2222. Brandt K, Murphy MEJ. Touchpoints in a nurse home visiting program. In: Lester BM, Sparrow JD. Nurturing Children and Families: Building on the Legacy of T. Berry Brazelton. Nova Jersey, NJ: John Wiley & Sons; 2010. , 2424. Pinto RMP. O impacto do modelo Touchpoints nas representações do educador [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3270
http://hdl.handle.net/10400.21/3270...
, 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ); a mudança no relacionamento com a família após o nascimento do bebê; a dificuldade da paternidade; o temperamento da criança ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
); o fortalecimento da relação pais-saúde-profissionais, com foco no desenvolvimento infantil, na interação pai-filho, nos comportamentos apropriados para a idade da criança; o aumento do conhecimento das famílias e o uso dos recursos da comunidade ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
- 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
, 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...
, 2727. Shimpuku Y, Iida M, Hirose N, Tada K, Tsuji T, Kubota A, et al. Prenatal education program decreases postpartum depression and increases maternal confidence: a longitudinal quasi-experimental study in urban Japan. Women Birth. 2022;35(1):e456–e46. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11.004
https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11....
); estratégias para o desenvolvimento da sensibilidade dos pais e a compreensão do desenvolvimento infantil ( 1717. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...
, 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
- 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
); cuidados antecipatórios ajustados às idades-chave, tendo por base o Modelo Touchpoints ( 1616. Fareleira F, Xavier MR, Velte J, Teixeira A, Martins C. Parenting, child development and primary care-‘Crescer em Grande!’ intervention (CeG!) based on the Touchpoints approach: a cluster-randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2021;11:11(5):e042043. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042043
https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042...

17. Martins PAC. Cuidar para a promoção do desenvolvimento infantil [Thesis]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2017 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.26/18990
http://hdl.handle.net/10400.26/18990...

18. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...

19. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...

20. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
- 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
, 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...
); competências “desenvolvimentais” da criança ( 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
, 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ); situações previsíveis de ocorrer em relação ao desenvolvimento, desafios e preocupações parentais ( 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
, 2323. Vilaça SPP. Desenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI) [Dissertation]. Braga: Universidade do Minho; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://hdl.handle.net/1822/24370
https://hdl.handle.net/1822/24370...
).

As alterações na intervenção durante a pesquisa foram descritas em apenas um estudo, com inclusão de aula noturna para os cônjuges e namorados, por solicitação das mães ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
). Duas pesquisas ofertaram incentivo para participação, como brinquedos e livros, calendários, certificados e presentes de mercearias ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
) e vales-compras de US$ 50 ( 2121. Guthrie KF, Gaziano C, Gaziano EP. Toward Better Beginnings: Enhancing Healthy Child Development and Parent-Child Relationships in a High-Risk Population. Home Health Care Manag Pract. 2009;21(2):99-108. https://doi.org/10.1177/1084822308322650
https://doi.org/10.1177/1084822308322650...
). A adesão à intervenção foi descrita em apenas um estudo, o qual não descreveu as estratégias utilizadas para manter ou melhorar a adesão ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
). A Figura 4 detalha as características das intervenções.

Figura 4 -
Caracterização das intervenções. São Paulo, SP, Brasil, 2023

Discussão

Programas de intervenção são considerados fundamentais para o entendimento do comportamento e das necessidades das crianças pelos pais, a promoção da competência parental, o aprendizado sobre desenvolvimento infantil e um maior estímulo dos filhos ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
, 66. Li Y, Li S, Tang L, Bai Y. The effect of ECD program on the caregiver’s parenting knowledge, attitudes, and practices: based on a cluster-randomized controlled trial in economically vulnerable areas of China. BMC Public Health. 2022;22(1958). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268-5
https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268...
, 2828. Gondim EC, Scorzafave LGDS, Santos DD, Henrique NCP, Pereira FM, Mello DF. Matching between maternal knowledge about infant development and care for children under one year old. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2022;30:e3675. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3675
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3...

29. Goldfeld S, Bryson H, Mensah F, Price A, Gold L, Orsini F, et al. Nurse home visiting to improve child and maternal outcomes: 5-year follow-up of an Australian randomised controlled trial. PLoS One. 2022;17(11):e0277773. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0277773
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
- 3030. Luoto JE, Lopez GI, Aboud FE, Singla DR, Fernald LCH, Pitchik HO, et al. Group-based parenting interventions to promote child development in rural Kenya: a multi-arm, cluster-randomised community effectiveness trial. Lancet Glob Health. 2021;9(3):1-22. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30469-1
https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30...
). Assim, esta revisão mapeou as características e os efeitos das intervenções que utilizaram o Modelo Touchpoints com ênfase nos componentes essenciais descritos no TIDieR ( 1515. Hoffmann TC, Glasziou PP, Boutron I, Milne R, Perera R, Moher D, et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ Open. 2014;348:g1687. https://doi.org/10.1136/bmj.g1687
https://doi.org/10.1136/bmj.g1687...
). Ao mapear a descrição completa das intervenções, torna-se possível identificar características que proporcionem o alcance de resultados favoráveis, para implementá-las, replicá-las ou desenvolver novos estudos baseados nos achados.

Houve concentração da produção nos Estados Unidos, possivelmente por se tratar do país onde o modelo foi criado e pela existência do Brazelton Touchpoints Center(BTC), que promove a capacitação de profissionais ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-...
), e em Portugal, por sediar uma fundação parceira do BTC, a Fundação Brazelton/Gomes Pedro, que atua na difusão de um paradigma de intervenção clínica baseado no modelo ( 3131. Fundação Brazelton Gomes-Pedro [Homepage]. c2023 [cited 2023 Jan 25]. Available from: https://www.fundacaobgp.com/pt
https://www.fundacaobgp.com/pt...
).

A primeira reflexão a respeito dos estudos é sobre a variabilidade das intervenções no que diz respeito a conteúdos, estratégias e volume. A Figura 4 mostra que há repetição de apenas uma intervenção ( 2525. Castelão ASD. A construção de uma parentalidade confiante: influência do Modelo Touchpoints na relação educador-família [Thesis]. Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa; 2013 [cited 2023 Feb 21]. Available from: http://hdl.handle.net/10400.21/3261
http://hdl.handle.net/10400.21/3261...
- 2626. Soares HM. The contribution of nursing intervention in the study of touchpoints model’s efficacy [Dissertation]. Porto: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; 2016. ). Nas demais, ainda que alguns elementos sejam recorrentes, o desenho completo de cada uma é sempre inédito. Isso ocorre porque elas são desenhadas em função dos objetivos de pesquisas, que focam em aspectos específicos de resultados esperados. Observa-se, assim, que não houve uma intervenção particular testada em múltiplos aspectos, ainda que todas estivessem baseadas no modelo Touchpoints. A discussão sobre os elementos constituintes das intervenções, a seguir, ilumina aspectos que podem contribuir para a compreensão sobre tais intervenções, a partir dos pontos comuns e da variabilidade.

A predominância do enfermeiro como responsável por aplicar a maioria das intervenções alinha-se ao perfil desse profissional. Estudos têm destacado seu papel essencial para empoderar os pais por meio de estratégias que permitam explorar a parentalidade, incorporar conhecimentos sobre o DI ( 2828. Gondim EC, Scorzafave LGDS, Santos DD, Henrique NCP, Pereira FM, Mello DF. Matching between maternal knowledge about infant development and care for children under one year old. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2022;30:e3675. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3675
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3...
- 2929. Goldfeld S, Bryson H, Mensah F, Price A, Gold L, Orsini F, et al. Nurse home visiting to improve child and maternal outcomes: 5-year follow-up of an Australian randomised controlled trial. PLoS One. 2022;17(11):e0277773. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0277773
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
), apoiar a construção do papel parental e compreender a realidade de cada família assistida, para cuidados de saúde físicos e para promoção de ambiente seguro ( 3232. Reticena KO, Gomes MFP, Fracolli LA. Promotion of positive parenting: The perception of primary care nurses. Texto Contexto Enferm. 2022;31:e20220203. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0203en
https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-20...
). Assim, ainda que o modelo Touchpoints se apresente como apropriado para os diferentes profissionais que atuam com crianças, é possível que os estudos tenham priorizado os enfermeiros na realização das intervenções em função desse perfil amplo.

Quanto aos contextos de aplicação, o predomínio da consulta na Atenção Primária à Saúde (APS) e da visita domiciliar (VD) pode contribuir sinergicamente com as ações baseadas no modelo. A APS é um ambiente favorável e com infraestrutura para implementar intervenções para promoção do desenvolvimento infantil no acompanhamento de saúde das crianças nos primeiros anos ( 77. Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2023;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116pt
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0...
), e evidências científicas mostram que a visita domiciliária oferece condições propícias para trabalhar temas e necessidades da primeira infância, com melhor desenvolvimento das crianças nas dimensões cognitivas, comportamentais e socioemocionais ( 2929. Goldfeld S, Bryson H, Mensah F, Price A, Gold L, Orsini F, et al. Nurse home visiting to improve child and maternal outcomes: 5-year follow-up of an Australian randomised controlled trial. PLoS One. 2022;17(11):e0277773. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0277773
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
, 3333. Hilário JS, Henrique NC, Santos JS, Andrade RD, Fracolli LA, Mello DF. Child development and home visits in early childhood: concept map. Acta Paul Enferm. 2022;35:eAPE003652. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR03653
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR...
).

Quanto aos variados recursos utilizados nas intervenções, como folhetos, vídeos, guias/roteiros, apostilas, livros e brinquedos, eles assemelham-se aos habitualmente usados em pesquisas de intervenções educativas ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
, 77. Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2023;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116pt
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0...
, 3030. Luoto JE, Lopez GI, Aboud FE, Singla DR, Fernald LCH, Pitchik HO, et al. Group-based parenting interventions to promote child development in rural Kenya: a multi-arm, cluster-randomised community effectiveness trial. Lancet Glob Health. 2021;9(3):1-22. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30469-1
https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30...
). Porém, é marcante a ausência de informações sobre o material da intervenção, dado que estavam disponíveis em apenas dois estudos, um que compartilhou o folder utilizado ( 2727. Shimpuku Y, Iida M, Hirose N, Tada K, Tsuji T, Kubota A, et al. Prenatal education program decreases postpartum depression and increases maternal confidence: a longitudinal quasi-experimental study in urban Japan. Women Birth. 2022;35(1):e456–e46. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11.004
https://doi.org/10.1016/j.wombi.2021.11....
) e outro que disponibilizou o Uniform Resource Locator (URL) dos vídeos e músicas ( 1818. DiCero KE. Small Circles: A Parenting Adolescent Prevention and Intervention Program for Young Families in the Teen Parent Shelter Program in Massachusetts [Dissertation]. Newton, MA: William James College; 2018 [cited 2023 Feb 21]. Available from: https://www.proquest.com/docview/2171058719?pq-origsite=gscholar&fromopenview=true
https://www.proquest.com/docview/2171058...
). Isso dificulta apreciar de forma objetiva tais materiais ou mesmo relacionar os resultados à sua qualidade. Ainda, não permite que as intervenções sejam replicadas em outros contextos para novas avaliações.

Os principais conteúdos explorados nas intervenções foram experiência dos pais na gestação e trabalho de parto; interação pai-filho; comportamentos da criança, como sua linguagem; compreensão do desenvolvimento infantil; cuidados antecipatórios para cada idade; desafios e preocupações parentais. Esses conteúdos estão em consonância com os temas principais para serem abordados desde o Touchpoint do pré-natal ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-...
), mostrando fidelidade a esse aspecto do modelo. Porém, como comentado anteriormente, não foi possível acessar os conteúdos das intervenções de forma completa, o que impossibilita dimensionar se elas seguem todos os princípios e pressupostos, garantindo essa fidelidade.

Ainda que o volume da intervenção tenha sido divergente entre as pesquisas, entre seis semanas a 18 meses, e, na maioria, não haja descrição da duração de cada encontro, nem da fidelidade da intervenção, ou seja, se foi entregue como planejada ou preconizada pelo modelo ( 1515. Hoffmann TC, Glasziou PP, Boutron I, Milne R, Perera R, Moher D, et al. Better reporting of interventions: template for intervention description and replication (TIDieR) checklist and guide. BMJ Open. 2014;348:g1687. https://doi.org/10.1136/bmj.g1687
https://doi.org/10.1136/bmj.g1687...
), todas tiveram resultados positivos. Isso mostra que os resultados nos comportamentos, conhecimentos e atitudes dos pais podem ser visíveis rapidamente ao se utilizar uma abordagem que valorize a desorganização e a vulnerabilidade como uma oportunidade para apoiar e validar as práticas parentais, ao invés de tratá-los como debilidades ou comportamentos prejudicados.

Estudos de revisão têm mostrado boa efetividade de intervenções com foco na parentalidade para a promoção do desenvolvimento ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
, 3434. Shah R, Camarena A, Park C, Martin A, Clark M, Atkins M, et al. Healthcare-Based Interventions to Improve Parenting Outcomes in LMICs: A Systematic Review and Meta-Analysis. Matern Child Health J. 2022;26:1217-30. https://doi.org/10.1007/s10995-022-03445-y
https://doi.org/10.1007/s10995-022-03445...
), embora outra revisão aponte a inviabilidade de realizar metanálises ou metassínteses de estudos dessa natureza, ou entender porque as intervenções funcionam, devido à variabilidade das que foram testadas ( 1010. Draper CE, Klingberg S, Wrottesley SV, Milner K, Fisher J, Lakes KD, et al. Interventions to promote development in the next 1000 days: A mapping review. Child Care Health Dev. 2022. https://doi.org/10.1111/cch.13084
https://doi.org/10.1111/cch.13084...
). Já a adesão foi citada em apenas um estudo ( 1919. Percy MS, McIntyre L. Using Touchpoints to promote parental self-competence in low-income, minority, pregnant, and parenting teen mothers. J Pediatr Nurs. 2001;(3):180-6. https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181
https://doi.org/10.1053/jpdn.2001.24181...
), que não detalhou as estratégias utilizadas para mantê-la ou melhorá-la.

Observa-se fragilidade na descrição desses construtos centrais das intervenções, o que também foi identificado em revisão sistemática e metanálise que avaliou a eficácia de intervenções parentais ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
). Essa falta de transparência dificulta levar as intervenções para larga escala, pois não permite sua compreensão mais ou menos bem-sucedida e a disseminação sobre o que funcionou ou não, para quem e como ( 1313. Ahun MN, Aboud F, Wamboldt C, Yousafzai AK. Implementation of UNICEF and WHO’s care for child development package: Lessons from a global review and key informant interviews. Front Public Health. 2023;11:1140843. https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.1140843
https://doi.org/10.3389/fpubh.2023.11408...
).

Em relação ao modo de entrega, uma maior oferta de intervenções de forma individual, em detrimento das grupais, mostra possível preferência dos pesquisadores pela abordagem individual. Isso contraria pesquisas atuais que apontam a ampla utilização de estratégias grupais, uma vez que promovem o aprendizado entre pares por meio de troca de conhecimento e compartilhamento de experiências, frustrações e ansiedades ( 66. Li Y, Li S, Tang L, Bai Y. The effect of ECD program on the caregiver’s parenting knowledge, attitudes, and practices: based on a cluster-randomized controlled trial in economically vulnerable areas of China. BMC Public Health. 2022;22(1958). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268-5
https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268...
- 77. Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2023;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116pt
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0...
, 3030. Luoto JE, Lopez GI, Aboud FE, Singla DR, Fernald LCH, Pitchik HO, et al. Group-based parenting interventions to promote child development in rural Kenya: a multi-arm, cluster-randomised community effectiveness trial. Lancet Glob Health. 2021;9(3):1-22. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30469-1
https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30...
).

Não foi identificado o uso de tecnologias atuais nas intervenções, como a internet (aplicativos de envio de mensagem, videoconferências, mídias sociais), e apenas uma delas foi realizada no formato híbrido, com encontros presenciais e acompanhamento telefônico ( 2020. Farber ML. Parent mentoring and child anticipatory guidance with Latino and African American families. Health Soc Work. 2009;34(3):179-89. https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179
https://doi.org/10.1093/hsw/34.3.179...
); isso pode ser relacionado ao fato de que a maioria das pesquisas foi realizada há mais de 10 anos. Atualmente, as tecnologias fazem parte do cotidiano das famílias e potencializam a comunicação entre profissionais de saúde e os pais, facilitando e favorecendo diferentes modos de entrega das intervenções, embora exista o desafio das disparidades no acesso a essas tecnologias ( 77. Luz RMD, Marinho DCB, Lima APE, Coriolano-Marinus MWL. Educational interventions in child development and health literacy assumptions: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2023;76(1):e20220116. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0116pt
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0...
).

As intervenções não exploraram de forma aprofundada o Modelo TP, não descreveram como foi utilizado no seu desenho e quais os princípios aplicados. No entanto, na descrição de conteúdos e resultado, três princípios foram identificados na maior parte dos estudos: “usar o comportamento da criança como sua linguagem, focar na relação pais/criança e procurar oportunidades para apoiar o domínio parental” ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-...
).

Para a implementação das intervenções foram realizadas capacitação/treinamento no modelo TP para os profissionais que as aplicaram ao público-alvo, mas não há informações sobre como ou se foi verificada a consistência dos profissionais na atuação com as famílias.

Na presente revisão, as estratégias utilizadas nas intervenções foram direcionadas para a mudança no conhecimento, no comportamento e na atitude dos pais visando à compreensão do desenvolvimento e do comportamento dos filhos. Identificou-se nas pesquisas a mudança de paradigma proposta pelo modelo TP, focada em orientação antecipatória e prática colaborativa baseada na aprendizagem experiencial dos pais ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-...
).

Os principais desfechos das intervenções foram melhores resultados de DI global, maior compreensão sobre o DI e comportamento da criança, como sua linguagem, melhora do senso de competência parental e maior sensibilidade materna, maior interação, responsividade e tempo com a criança, maior uso de brinquedos e materiais de aprendizagem, assemelhando-se a resultados de outras intervenções parentais ( 44. Jeong J, Franchett EE, Ramos CV, Rehmani K, Yousafzai AK. Parenting interventions to promote early child development in the first three years of life: A global systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2021;18(5):e1003602. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1003602
https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100...
, 66. Li Y, Li S, Tang L, Bai Y. The effect of ECD program on the caregiver’s parenting knowledge, attitudes, and practices: based on a cluster-randomized controlled trial in economically vulnerable areas of China. BMC Public Health. 2022;22(1958). https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268-5
https://doi.org/10.1186/s12889-022-14268...
, 2828. Gondim EC, Scorzafave LGDS, Santos DD, Henrique NCP, Pereira FM, Mello DF. Matching between maternal knowledge about infant development and care for children under one year old. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2022;30:e3675. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3675
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5967.3...

29. Goldfeld S, Bryson H, Mensah F, Price A, Gold L, Orsini F, et al. Nurse home visiting to improve child and maternal outcomes: 5-year follow-up of an Australian randomised controlled trial. PLoS One. 2022;17(11):e0277773. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0277773
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
- 3030. Luoto JE, Lopez GI, Aboud FE, Singla DR, Fernald LCH, Pitchik HO, et al. Group-based parenting interventions to promote child development in rural Kenya: a multi-arm, cluster-randomised community effectiveness trial. Lancet Glob Health. 2021;9(3):1-22. https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30469-1
https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30...
, 3434. Shah R, Camarena A, Park C, Martin A, Clark M, Atkins M, et al. Healthcare-Based Interventions to Improve Parenting Outcomes in LMICs: A Systematic Review and Meta-Analysis. Matern Child Health J. 2022;26:1217-30. https://doi.org/10.1007/s10995-022-03445-y
https://doi.org/10.1007/s10995-022-03445...
).

Foi possível examinar a natureza e extensão das intervenções que utilizaram o modelo TP, e, embora o resultado positivo seja evidenciado em todos os estudos, a fragilidade na descrição do volume não permite relacioná-los à duração da intervenção, e a heterogeneidade das intervenções limita a comparação desses resultados.

Como principais contribuições do estudo, pode-se considerar os desfechos positivos presentes em todas as investigações, ao lado de evidenciar a importância de que os relatos de estudos de intervenção contemplem de forma mais abrangente a descrição da intervenção em si.

Embora os desfechos positivos possam justificar a recomendação de testar intervenções baseadas no modelo TP no Sistema Único de Saúde (SUS), apenas é possível considerar que deveriam incluir as características comuns descritas nos estudos, como a abordagem de cuidados antecipatórios, orientações sobre desenvolvimento infantil e parentalidade, realizadas por enfermeiros e na APS. Porém, a ausência de detalhamento não permite afirmar que tais desfechos positivos, mesmo em intervenções de curta duração, relacionam-se à abordagem não prescritiva e outras características da relação profissionais-famílias que diferenciam o modelo TP de intervenções tradicionais.

Ainda assim, tais resultados justificam novos estudos para uso do modelo em políticas públicas na Primeira Infância, para sustentar as práticas promotoras do DI, com destaque para o socioemocional, pois é inovador, ao considerar os Touchpoints ao invés dos marcos de desenvolvimento apenas, e ao atuar na perspectiva das interações família-criança e profissional-família ( 99. Brazelton TB, Sparrow J. The Touchpoints Model of Development [Internet]. Boston: Brazelton Touchpoints Center; 2015 [cited 2022 Dec 20]. Available from: https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-content/uploads/2011/09/Touchpoints-Model-of-Development-April-2015.pdf
https://www.brazeltontouchpoints.org/wp-...
).

Embora não tenha sido realizado recorte temporal, ou de idioma, as limitações do estudo referem-se ao pequeno número de publicações localizadas, principalmente nos últimos cinco anos, com predomínio de estudos na literatura cinzenta em detrimento das nove bases de dados, e a exclusão de duas pesquisas devido a não terem sido localizadas. Ainda, a descrição incompleta dos componentes-chave das intervenções dificulta compreender os resultados e compará-los.

Conclusão

As intervenções se concentraram no período da gestação aos três anos de idade, e a maioria foi realizada por enfermeiros na Atenção Primária e na VD, priorizando a disseminação de conteúdo dos Touchpoints segundo idade e aspectos de parentalidade. Os estudos evidenciaram potencial para resultados favoráveis ao desenvolvimento infantil e parentalidade. A variabilidade das intervenções dificultou mapear características mais efetivas.

O mapeamento das intervenções que utilizaram o modelo TP responde à necessidade do campo das intervenções parentais e explora um modelo que pode ser utilizado e melhor caracterizado em novas intervenções para compor políticas públicas na Primeira Infância, dados os resultados positivos observados até o momento.

Agradecimentos

Agradecemos à bibliotecária Juliana Takahashi pela colaboração na definição da estratégia de busca da pesquisa e nas buscas nas bases de dados.

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    O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Código de Financiamento 001, Auxílio PROEX: 1818/2023, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 405746/2021-0, Brasil.
  • Como citar este artigo

    Vicente JB, Pegorin TC, Santos ALO, Veríssimo MLOR. Interventions for child development based on the Touchpoints Model: scoping review. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2023;31:e4035. [cited ano mês dia]. Available from: URL . https://doi.org/10.1590/1518-8345.6732.4035
  • Todos os autores aprovaram a versão final do texto.

Editado por

Editora Associada:

Maria Lúcia Zanetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Out 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    21 Fev 2023
  • Aceito
    01 Ago 2023
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