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Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19 * * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Relação da adicção ao smartphone com sintomas de ansiedade, depressão, estresse, qualidade do sono e rendimento acadêmico em graduandos de Enfermagem”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil.

Objetivo:

verificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem na COVID-19.

Método:

estudo descritivo-analítico realizado com 206 estudantes de enfermagem. Para coleta de dados foram utilizados um instrumento de caracterização sociodemográfica e uso do smartphone adaptado da literatura e as seguintes escalas: Depression, Anxiety and Stress Scale e Smartphone Addiction Inventory. Os dados sociodemográficos e o uso do smartphone foram analisados por meio de estatísticas descritivas e a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone foi analisada a partir de regressão logística múltipla.

Resultados:

a prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem foi de 129 (62,6%) e houve relação entre sintomas de depressão moderada (p=0,049), grave/muito grave (p=0,005) e ansiedade leve (p=0,028) e grave/muito grave (p=0,019) e dependência de smartphone.

Conclusão:

os dados revelam que a construção e a implementação de políticas de uso do smartphone no contexto acadêmico e hospitalar para prevenção da dependência de smartphone e controle dos fatores de risco associados são necessárias.

Descritores:
Smartphone ; Comportamento Aditivo; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem; Ansiedade; Depressão


Objective:

to verify the relationship between symptoms of depression, anxiety, stress and smartphone addiction in COVID-19 nursing students.

Method:

this was a descriptive-analytical study of 206 nursing students. A sociodemographic characterization and smartphone use instrument adapted from the literature and the following scales Depression, Anxiety and Stress Scale and Smartphone Addiction Inventory were used for data collection. Sociodemographic data and smartphone use were analyzed using descriptive statistics and the relationship between symptoms of depression, anxiety, stress and smartphone addiction was analyzed using multiple logistic regression.

Results:

the prevalence of smartphone addiction among nursing students was 129 (62.6%) and there was a relationship between symptoms of moderate depression (p=0.049), severe/very severe depression (p=0.005) and mild anxiety (p=0.028) and severe/very severe anxiety (p=0.019) and smartphone addiction.

Conclusion:

the data show that the construction and implementation of smartphone use policies in the academic and hospital context to prevent smartphone addiction and control associated risk factors is necessary.

Descriptors:
Smartphone; Addictive Behavior; Nursing Students; Nursing; Anxiety; Depression


Objetivo:

verificar la relación entre síntomas de depresión, ansiedad, estrés y dependencia del smartphone en estudiantes de enfermería durante la COVID-19.

Método:

estudio descriptivo-analítico realizado con 206 estudiantes de enfermería. Para la recogida de datos se utilizaron un instrumento de caracterización sociodemográfica y uso del smartphone adaptado de la literatura y las siguientes escalas: Depression, Anxiety and Stress Scale y Smartphone Addiction Inventory. Los datos sociodemográficos y el uso del smartphone se analizaron mediante estadísticas descriptivas y la relación entre síntomas de depresión, ansiedad, estrés y dependencia del smartphone se analizó mediante la regresión logística múltiple.

Resultados:

la prevalencia de dependencia del smartphone en estudiantes de enfermería fue de 129 (62,6%) y hubo relación entre síntomas de depresión moderada (p=0,049), grave/muy grave (p=0,005) y ansiedad leve (p=0,028) y grave/muy grave (p=0,019) y dependencia del smartphone.

Conclusión:

los datos revelan que la construcción e implementación de políticas de uso del smartphone en el contexto académico y hospitalario para la prevención de la dependencia del smartphone y el control de los factores de riesgo asociados son necesarias.

Descriptores:
Teléfono Inteligente; Conducta Adictiva; Estudiantes de Enfermería; Enfermería; Ansiedad; Depresión


Destaques:

(1) Alta prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem.

(2) Houve relação entre sintomas de depressão, ansiedade e dependência de smartphone.

(3) A enfermagem possui papel preponderante na identificação e manejo das dependências.

(4) Abordagem multidisciplinar na prevenção e no manejo da dependência de smartphone.

(5) A dependência de smartphone em estudantes de enfermagem é um tema novo no Brasil.

Introdução

O uso excessivo do smartphone pode desencadear um quadro de dependência que é também denominado como “nomofobia’’ ou medo irracional de ficar sem o aparelho celular ( 1Smith M, Robinson L, Segal J. Smartphone and internet addiction [Internet]. 2022 Jun 22 [cited 2022 Dec 29]. Available from: https://www.helpguide.org/articles/addictions/smartphone-addiction.htm
https://www.helpguide.org/articles/addic...
). Essa dependência se caracteriza pela utilização obsessiva do aparelho celular, pela verificação repetitiva de mensagens ou atualizações, pela maior tolerância ao uso mais prolongado e intenso do dispositivo e também pelo retraimento, sentimento de agitação, sofrimento e comprometimento funcional ou interferência com outras atividades da vida e relacionamento sociais ( 2Okasha T, Saad A, Ibrahim I, Elhabiby M, Khalil S, Morsy M. Prevalence of smartphone addiction and its correlates in a sample of Egyptian university students. Int J Soc Psychiatry. 2021;68(8):1580-8. https://doi.org/10.1177/00207640211042917
https://doi.org/10.1177/0020764021104291...
).

A dependência de smartphone é um problema que afeta a saúde física e intelectual entre diversos públicos, inclusive entre os universitários ( 3Liu H, Soh KG, Samsudin S, Rattanakoses W, Qi F. Effects of exercise and psychological interventions on smartphone addiction among university students: A systematic review. Front Psychol. 2022;13:1021285. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1021285
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.10212...
). Em estudantes de enfermagem, a estimativa meta-analítica da prevalência de dependência de smartphone foi de 22% em uma amostra de 2.780 indivíduos ( 4Osorio-Molina C, Martos-Cabrera MB, Membrive-Jiménez MJ, Vargas-Roman K, Suleiman-Martos N, Ortega-Campos E, et al. Smartphone addiction, risk factors and its adverse effects in nursing students: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2020;98:104741. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104741
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). Em outra pesquisa, com 298 universitários de enfermagem da região Nordeste do Brasil, a prevalência de dependência de smartphone foi de 47,7% ( 5Lobo LMGA, Évora YDM, Santos AMR, Gouveia MTO, Andrade EMLR. Factors associated with smartphone addiction in nursing students. Texto Contexto Enferm. 2022;3:e20210045. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0045
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). Esses valores são preocupantes, seja pela taxa de prevalência, seja pelas consequências que podem ter no cotidiano dos alunos ( 4Osorio-Molina C, Martos-Cabrera MB, Membrive-Jiménez MJ, Vargas-Roman K, Suleiman-Martos N, Ortega-Campos E, et al. Smartphone addiction, risk factors and its adverse effects in nursing students: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2020;98:104741. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104741
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). Um dos motivos de preocupação são as distrações que o uso acentuado do aparelho celular pode gerar nos estudantes universitários de enfermagem durante a prática clínica, reduzindo a qualidade do cuidado e a segurança do paciente ( 4Osorio-Molina C, Martos-Cabrera MB, Membrive-Jiménez MJ, Vargas-Roman K, Suleiman-Martos N, Ortega-Campos E, et al. Smartphone addiction, risk factors and its adverse effects in nursing students: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2020;98:104741. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104741
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).

No exterior, estudos prévios investigaram a relação entre sintomas de ansiedade, depressão, estresse e dependência de smartphone em estudantes universitários de enfermagem. No Egito, um estudo realizado com 320 estudantes universitários de enfermagem verificou que a correlação entre esse tipo de dependência e sintomas de depressão (r = 0,996, p < 0,001) foi estatisticamente significativa ( 6Mohamed SM, Mostafa MH. Impact of smartphone addiction on depression and self-esteem among Nursing students. Nurs Open. 2020;7(5):1346-53. https://doi.org/10.1002/nop2.506
https://doi.org/10.1002/nop2.506...
). Uma revisão integrativa para verificar as repercussões do uso do smartphone por universitários de enfermagem identificou níveis alarmantes de dependência de smartphones que originavam estresse e ansiedade e se refletiam na qualidade do sono, na aprendizagem e no rendimento acadêmico ( 7Ramjan LM, Salamonson Y, Batt S, Kong A, McGrath B, Richards G, et al. The negative impact of smartphone usage on nursing students: An integrative literature review. Nurse Educ Today. 2021;102:104909. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104909
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). Na Coreia, resultados de um outro estudo realizado com 421 estudantes universitários indicaram que ansiedade e depressão estavam relacionadas à dependência de smartphone. Segundo o estudo, pessoas com ansiedade e depressão podem sofrer emoções negativas no mundo real, o que as leva a um comportamento compensatório, buscando alívio no mundo virtual, o que aumenta a possibilidade do uso exacerbado dos aparelhos celulares ( 8Ge J, Liu Y, Cao W, Zhou S. The relationship between anxiety and depression with smartphone addiction among college students: The mediating effect of executive dysfunction. Front Psychol. 2023;13:1033304. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022...
).

No Brasil, há poucos estudos sobre esse fenômeno em relação aos estudantes universitários de enfermagem ( 5Lobo LMGA, Évora YDM, Santos AMR, Gouveia MTO, Andrade EMLR. Factors associated with smartphone addiction in nursing students. Texto Contexto Enferm. 2022;3:e20210045. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0045
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). Desde a tradução e adaptação cultural da Smartphone Addiction Inventory (SPAI) para o Brasil ( 9Khoury JM, Freitas AAC, Roque MAV, Albuquerque MR, Neves MDCL, Garcia FD. Assessment of the accuracy of a new tool for tracking smartphone dependency. PloS One. 2017;12(5):e0176924. https://doi.org10.1371/journal.pone.0176924
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), um estudo ( 5Lobo LMGA, Évora YDM, Santos AMR, Gouveia MTO, Andrade EMLR. Factors associated with smartphone addiction in nursing students. Texto Contexto Enferm. 2022;3:e20210045. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0045
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) verificou se o uso de álcool (p=0,036) e a qualidade do sono (p <0,001) estão relacionados à dependência de smartphone em estudantes de enfermagem. No entanto, a relação entre sintomas de ansiedade, depressão, estresse e dependência de smartphone em estudantes universitários de enfermagem ainda não foi investigada no contexto da pandemia de COVID-19.

Devido à pandemia, inúmeras instituições educacionais em todo o mundo foram obrigadas a fechar suas portas e a adaptar-se aos de métodos de ensino e aprendizagem online para fornecer o material necessário e tentar manter o ano e as atividades acadêmicas. A mudança repentina nos métodos de ensino sobrecarregou muitos estudantes, provocando cargas de trabalho ainda mais estressantes que passaram a gerar mais sintomas de depressão e ansiedade entre os universitários ( 10Fawaz M, Samaha A. E-learning: Depression, anxiety, and stress symptomatology among Lebanese university students during COVID-19 quarantine. Nurs Forum. 2020;56(1):52-7. https://doi.org/10.1111/nuf.12521
https://doi.org/10.1111/nuf.12521...
). O aumento desses sintomas é uma das possibilidades para que os estudantes de enfermagem tenham mais propensão à dependência de smartphone na pandemia da COVID-19 ( 11Oliveira AP, Nobre JR, Luis H, Luis LS, Pinho LG, Albacar-Riobóo N, et al. Social Media Use and Its Association with Mental Health and Internet Addiction among Portuguese Higher Education Students during COVID-19 Confinement. Int J Environ Res Public Health. 2022;20(1):664. https://doi.org/10.3390/ijerph20010664
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).

Considerando o exposto, objetivo deste estudo foi verificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19.

Método

Delineamento do estudo

Trata-se de um estudo descritivo-analítico, redigido de acordo com a ferramenta STROBE ( Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology).

Local e período

O estudo foi realizado nos campi da capital e do interior de duas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Piauí, Brasil, sendo elas: Universidade Federal do Piauí ( Campi Teresina, Picos e Floriano – UFPI) e Universidade Estadual do Piauí ( Campi Teresina, Picos e Floriano – UESPI).

A escolha das IES pelos pesquisadores foi feita devido à facilidade de acesso delas, bem como considerando o fato das referidas IES estarem consolidadas na região, tanto pela qualidade dos seus cursos e das suas ações acadêmicas, quanto pelo resultado das avaliações realizadas pelos órgãos reguladores do Ministério da Educação

População e critérios de seleção e definição da amostra

A população foi composta por estudantes de enfermagem (n=1145) de duas universidades públicas UFPI (n=844) e UESPI (n=301), conforme explicitado anteriormente. A amostra foi obtida por conveniência e constituída por 206 estudantes de enfermagem que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: (1) ter 18 anos ou mais no ato da coleta de dados, (2) ter e usar smartphone, (3) ter acesso à internet através do telefone. Os critérios de exclusão foram: não preencher completamente os itens dos instrumentos de coleta de dados.

Instrumentos do estudo

Os participantes responderam a três instrumentos: caracterização sociodemográfica e uso do smartphone, adaptado da literatura ( 12Matar JB, Jaalouk D. Depression, anxiety, and smartphone addiction in university students-A cross sectional study. PloS One. 2017;12(8):e0182239. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0182239
https://doi.org/10.1371/journal.pone.018...
, 13Çelik Ince S. Relationship between nomophobia of nursing students and their obesity and self-esteem. Perspect Psychiatr Care. 2020;57(2):753-60. https://doi.org/10.1111/ppc.12610
https://doi.org/10.1111/ppc.12610...
- 14Haug S, Castro RP, Kwon M, Filler A, Kowatsch T, Schaub MP. Smartphone use and smartphone addiction among young people in Switzerland. J Behav Addict . 2015;4(4):299-307. https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037
https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037...
), Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) ( 15Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther. 1995;33(3):335-43. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-u
https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)000...
), e Smartphone Addiction Inventory (SPAI) ( 9Khoury JM, Freitas AAC, Roque MAV, Albuquerque MR, Neves MDCL, Garcia FD. Assessment of the accuracy of a new tool for tracking smartphone dependency. PloS One. 2017;12(5):e0176924. https://doi.org10.1371/journal.pone.0176924
https://doi.org10.1371/journal.pone.0176...
).

O instrumento de caracterização sociodemográfica e uso do smartphone ( 12Matar JB, Jaalouk D. Depression, anxiety, and smartphone addiction in university students-A cross sectional study. PloS One. 2017;12(8):e0182239. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0182239
https://doi.org/10.1371/journal.pone.018...
- 14Haug S, Castro RP, Kwon M, Filler A, Kowatsch T, Schaub MP. Smartphone use and smartphone addiction among young people in Switzerland. J Behav Addict . 2015;4(4):299-307. https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037
https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037...
) era composto por seis questões sobre idade, sexo e mais três questões sobre o uso do smartphone.

A DASS-21 foi desenvolvida na língua inglesa ( 15Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther. 1995;33(3):335-43. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-u
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), sendo adaptada e validada para o Brasil ( 16Vignola R, Tucci A. Adaptation and validation of the Depression Anxiety and Stress Scale (DASS) to Brazilian Portuguese . J Affect Disord . 2013;155:104-9. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031
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). Trata-se de uma escala de autorresposta, composta por um conjunto de três subescalas do tipo Likert de quatro pontos, que avaliam os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Cada subescala é composta por sete itens que se encontram divididos em três fatores (Itens sobre Depressão: 3, 5, 10, 13, 16, 17, 21; itens referentes à Ansiedade: 2, 4, 7, 9, 15, 19, 20; itens correspondentes ao Estresse: 1, 6, 8, 11, 12, 14, 18). Cada item apresenta respostas de gravidade organizadas de zero (não se aplicou de maneira alguma) a três (aplicou-se muito, ou na maioria do tempo) ( 15Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther. 1995;33(3):335-43. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-u
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). O resultado é obtido pelo somatório das respostas aos itens em cada uma das três subescalas, as quais devem ser obrigatoriamente multiplicadas por dois para o cálculo do escore final e aplicação do corte, apresentando classificação: normal, leve, moderado, grave e muito grave ( 15Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states: comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther. 1995;33(3):335-43. https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-u
https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)000...
). O alfa de Cronbach obtido para a subescala de Depressão foi de 0,92; para a de Estresse foi de 0,90 e de 0,86 para Ansiedade ( 16Vignola R, Tucci A. Adaptation and validation of the Depression Anxiety and Stress Scale (DASS) to Brazilian Portuguese . J Affect Disord . 2013;155:104-9. https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031
https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.03...
).

A SPAI foi desenvolvida em Taiwan ( 17Lin YH, Chang LR, Lee YH, Tseng HW, Kuo TB, Chen SH. Development and validation of the Smartphone Addiction Inventory (SPAI). PLoS One . 2014;9(6):e98312. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0098312
https://doi.org/10.1371/journal.pone.009...
) com base em questionários de rastreamento da dependência em Internet. Traduzida e adaptada culturalmente para o Brasil, possui 26 itens subdivididos em quatro categorias denominadas: comportamento compulsivo, comprometimento funcional, síndrome de abstinência e síndrome de tolerância. Tem pelo menos nove respostas positivas como ponto de corte ( 9Khoury JM, Freitas AAC, Roque MAV, Albuquerque MR, Neves MDCL, Garcia FD. Assessment of the accuracy of a new tool for tracking smartphone dependency. PloS One. 2017;12(5):e0176924. https://doi.org10.1371/journal.pone.0176924
https://doi.org10.1371/journal.pone.0176...
). O coeficiente alfa de Cronbach e o coeficiente de Kuder-Richardson da SPAI-BR foram ambos de 0,887 ( 9Khoury JM, Freitas AAC, Roque MAV, Albuquerque MR, Neves MDCL, Garcia FD. Assessment of the accuracy of a new tool for tracking smartphone dependency. PloS One. 2017;12(5):e0176924. https://doi.org10.1371/journal.pone.0176924
https://doi.org10.1371/journal.pone.0176...
).

Coleta de dados

A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril e julho de 2021, remotamente, devido à pandemia de COVID-19. Inicialmente, a pesquisadora fez contato com os coordenadores dos cursos de Enfermagem para obter os números de telefone ou correios eletrônicos dos líderes de turma dos estudantes de enfermagem das universidades. Os líderes de turma foram localizados, os objetivos da pesquisa foram expostos para eles e a pesquisadora solicitou que o convite para que os alunos participassem do estudo fosse divulgado nos grupos de WhatsApp, Instagram e correio eletrônico da turma. A anuência dos estudantes de enfermagem para participar do estudo foi obtida por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (via Google Docs). Em seguida, um link do Google Forms foi disponibilizado por WhatsApp, Instagram e correio eletrônico para o preenchimento dos instrumentos de coleta de dados.

Análise dos dados

A análise dos dados foi realizada por meio do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. As características sociodemográficas e o uso do smartphone foram analisadas por meio de estatísticas descritivas, constituídas pela frequência e porcentagem para as variáveis qualitativas e média e desvio padrão para as variáveis quantitativas. A análise bivariada das variáveis depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone foi descrita por meio do teste do Qui-quadrado e odds ratio não ajustado. A relação foi considerada significativa quando P<0,05. A relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone foi analisada a partir do modelo de regressão logística múltipla. As variáveis foram introduzidas nos modelos uma a uma (método Stepwise Forward). Permaneceram no modelo final as variáveis com p-valor ≤ 0,05. Para todas as análises foi adotado o nível de significância de 5%.

Aspectos éticos

Antes do início do estudo, foram obtidas as autorizações dos proprietários das escalas utilizadas na pesquisa por correio eletrônico. O estudo foi aprovado pelas duas universidades públicas e por um Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 4.688.110, em 3 de maio de 2021). Os estudantes de enfermagem foram informados sobre o objetivo da pesquisa e foi obtido o consentimento por escrito daqueles que concordaram em participar.

Resultados

A maioria dos estudantes de enfermagem era do sexo feminino, 85,9% (n=177) e a média de idade era de 21,7 anos (desvio-padrão de 3,2) e mediana 21 (intervalo interquartil 20-23). Os estudantes usavam o smartphone em média 7,9 horas por dia (desvio-padrão de 3,7). Foi verificado que 57,3% (n=118) estudantes usavam o smartphone para acessar rede social, 34% (n=70) trabalhar ou estudar, 6,3% (n=13) obter informações ou notícias e 2,4% (n=5) jogar.

A prevalência de dependência de smartphone nos estudantes de enfermagem foi de 129 (62,6%). A prevalência das categorias que compõem a SPAI: comportamento compulsivo, limitação funcional, abstinência e tolerância é apresentada na Tabela 1.

Tabela 1 -
Prevalência dos itens das categorias da escala Smartphone Addiction Inventory (SPAI) respondidos pelos graduandos de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior públicas do Piauí (n = 206). Teresina, PI, Brasil, 2021

A prevalência de sintomas moderados a extremamente graves de depressão, ansiedade e estresse entre os estudantes de enfermagem com dependência de smartphone foi de 64,6%, 64,5% e 63,1%, respectivamente.

Na análise bivariada, o nível de depressão moderado ou grave/muito grave (p<0,001), o nível de ansiedade leve (p=0,028), moderada (p=0,002) e grave/muito grave (p<0,001), o nível de estresse leve (p=0,039), moderado (p=0,007) e grave/muito grave (p<0,001) possui relação significativa com a dependência do smartphone. Não foi encontrada relação significativa com o nível de depressão leve (p>0,05). Após a regressão logística os sintomas de depressão moderada (p=0,049), grave/muito grave (p=0,005), a ansiedade leve (p=0,028) e grave/muito grave (p=0,019) permaneceram relacionados à dependência de smartphone ( Tabela 2).

Tabela 2 -
Relação entre depressão, ansiedade, estresse e dependência de smartphone em estudantes de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior públicas do Piauí (n=206). Teresina, PI, Brasil, 2021

Discussão

Os resultados destacam a alta prevalência de dependência de smartphone em estudantes de enfermagem. Em outros estudos, a prevalência do quadro foi menor ( 4Osorio-Molina C, Martos-Cabrera MB, Membrive-Jiménez MJ, Vargas-Roman K, Suleiman-Martos N, Ortega-Campos E, et al. Smartphone addiction, risk factors and its adverse effects in nursing students: a systematic review and meta-analysis. Nurse Educ Today. 2020;98:104741. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104741
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- 5Lobo LMGA, Évora YDM, Santos AMR, Gouveia MTO, Andrade EMLR. Factors associated with smartphone addiction in nursing students. Texto Contexto Enferm. 2022;3:e20210045. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0045
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). Certamente, as variações nas taxas de prevalência podem refletir diferenças decorrentes de vários fatores locais, incluindo a disponibilidade relativa e a aceitabilidade social de tais tecnologias ( 18Grant JE, Lust K, Chamberlain SR. Problematic smartphone use associated with greater alcohol consumption, mental health issues, poorer academic performance, and impulsivity. J Behav Addict. 2019;8(2):335-42. https://doi.org/10.1556/2006.8.2019.32
https://doi.org/10.1556/2006.8.2019.32...
). Na pandemia de COVID-19, juntamente com a educação à distância, os hábitos de uso do smartphone e internet dos estudantes mudaram e sua duração foi estendida. No entanto, o efeito da situação em problemas que podem se desenvolver devido ao uso acentuado do smartphone e da internet, como nomofobia (medo de perder), ainda é desconhecido ( 19Eskin Bacaksiz F, Tuna R, Alan H. Nomophobia, netlessphobia, and fear of missing out in nursing students: A cross-sectional study in distance education. Nurse Educ Today . 2022;118:105523. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105523
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.1055...
).

A regressão logística mostrou que houve relação entre sintomas de depressão moderada e grave/muito grave, ansiedade leve e grave/muito grave e dependência de smartphone. No entanto, essa relação é complexa, ainda não se sabe ao certo se os sintomas de depressão e ansiedade aumentam entre os indivíduos com dependência de smartphone ( 20Geng Y, Gu J, Wang J, Zhang R. Smartphone addiction and depression, anxiety: the role of bedtime procrastination and self-control. J Affect Disord. 2021;293:415-21. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.06.062
https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.06.06...
), se indivíduos com sintomas de depressão e ansiedade são mais predispostos ( 6Mohamed SM, Mostafa MH. Impact of smartphone addiction on depression and self-esteem among Nursing students. Nurs Open. 2020;7(5):1346-53. https://doi.org/10.1002/nop2.506
https://doi.org/10.1002/nop2.506...
, 21Anjana, J, Shinde M, Pawar A, Prasad P, Babu L. Addiction of smartphone and depression within undergraduate students. J Crit Reviews. 2020;7(6):789-95. https://doi.org/10.31838/jcr.07.06.137
https://doi.org/10.31838/jcr.07.06.137...
) ou se existe correlação bidirecional entre sintomas de depressão e ansiedade e a dependência de smartphone ( 22Stanković M, Nešić M, Čičević S, Shi Z. Association of smartphone use with depression, anxiety, stress, sleep quality, and internet addiction. Empirical evidence from a smartphone application. Pers Individ Dif . 2021;168:110342. https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.110342
https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.1103...
). Um estudo realizado na Sérvia com estudantes universitários confirmou correlação bidirecional entre dependência de smartphone e depressão ( 22Stanković M, Nešić M, Čičević S, Shi Z. Association of smartphone use with depression, anxiety, stress, sleep quality, and internet addiction. Empirical evidence from a smartphone application. Pers Individ Dif . 2021;168:110342. https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.110342
https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.1103...
).

A prevalência de sintomas moderados a extremamente graves de depressão, ansiedade e estresse entre os estudantes de enfermagem com dependência de smartphone foi de 64,6%, 64,5% e 63,1%, respectivamente. Os resultados deste estudo são semelhantes aos de outros que também identificaram relação entre sintomas de depressão e dependência de smartphone, de forma que ela aumenta conforme os níveis de depressão ( 6Mohamed SM, Mostafa MH. Impact of smartphone addiction on depression and self-esteem among Nursing students. Nurs Open. 2020;7(5):1346-53. https://doi.org/10.1002/nop2.506
https://doi.org/10.1002/nop2.506...
, 23Kim SG, Park J, Kim HT, Pan Z, Lee Y, McIntyre RS. The relationship between smartphone addiction and symptoms of depression, anxiety, and attention-deficit/hyperactivity in South Korean adolescents. Ann Gen Psychiatry. 2019;18(1). https://doi.org/10.1186/s12991-019-0224-8
https://doi.org/10.1186/s12991-019-0224-...
, 24Selçuk KT, Ayhan D. The relationship between smartphone addiction risk and sleep duration and psychosocial comorbidities in health professional candidates. Perspect Psychiatr Care . 2019;56(3):541-6. https://doi.org/10.1111/ppc.12465
https://doi.org/10.1111/ppc.12465...
- 25Tao S, Wu X, Yang Y, Tao F. The moderating effect of physical activity in the relation between problematic mobile phone use and depression among university students. J Affect Disord . 2020;273:167-72. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.04.012
https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.04.01...
). Além disso, as demandas decorrentes do uso do smartphone podem predispor depressão por estresse ( 6Mohamed SM, Mostafa MH. Impact of smartphone addiction on depression and self-esteem among Nursing students. Nurs Open. 2020;7(5):1346-53. https://doi.org/10.1002/nop2.506
https://doi.org/10.1002/nop2.506...
). Depressão, mau humor e nervosismo são mais frequentes enquanto os indivíduos estão offline ( 26Cai H, Xi HT, An F, Wang Z, Han L, Liu S, et al. The Association Between Internet Addiction and Anxiety in Nursing Students: A Network Analysis. Front Psychiatry. 2021;25(12):723355. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.723355
https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.72335...
). Outros estudos também encontraram relação dos sintomas de ansiedade e dependência de smartphone ( 14Haug S, Castro RP, Kwon M, Filler A, Kowatsch T, Schaub MP. Smartphone use and smartphone addiction among young people in Switzerland. J Behav Addict . 2015;4(4):299-307. https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037
https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.037...
, 21Anjana, J, Shinde M, Pawar A, Prasad P, Babu L. Addiction of smartphone and depression within undergraduate students. J Crit Reviews. 2020;7(6):789-95. https://doi.org/10.31838/jcr.07.06.137
https://doi.org/10.31838/jcr.07.06.137...
, 27Malaeb D, Akel M, Salameh P, Hallit S, Obeid S. Boredom Proneness, Loneliness, and Smartphone Addiction Among Lebanese Young Adults: The Mediating Role of Depression, Anxiety, and Stress. Prim Care Companion CNS Disord. 2022;24(6):21m03092. https://doi.org/10.4088/PCC.21m03092
https://doi.org/10.4088/PCC.21m03092...
).

Nos últimos dois anos, em virtude da pandemia de COVID-19, houve aumento expressivo do tempo e da intensidade de uso de aparelhos eletrônicos entre estudantes universitários e a sua relação com vários problemas de saúde mental ( 28Hosen I, Al Mamun F, Sikder MT, Abbasi AZ, Zou L, Guo T, et al. Prevalence and Associated Factors of Problematic Smartphone Use During the COVID-19 Pandemic: A Bangladeshi Study. Risk Manag Healthc Policy. 2021;14:3797-805. https://doi.org/10.2147/RMHP.S325126
https://doi.org/10.2147/RMHP.S325126...
, 29Zhang C, Hao J, Liu Y, Cui J, Yu H. Associations Between Online Learning, Smartphone Addiction Problems, and Psychological Symptoms in Chinese College Students After the COVID-19 Pandemic. Front Public Health. 2022;10:881074. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.881074
https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.88107...
- 30Jin L, Hao Z, Huang J, Akram HR, Saeed MF, Ma H. Depression and anxiety symptoms are associated with problematic smartphone use under the COVID-19 epidemic: The mediation models. Child Youth Serv Rev. 2021;121:105875. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105875
https://doi.org/10.1016/j.childyouth.202...
). Uma pesquisa realizada com universitários no Cazaquistão revelou maior propensão a sintomas de depressão e ansiedade após a introdução do aprendizado online ( 31Bolatov AK, Seisembekov TZ, Askarova AZ, Baikanova RK, Smailova DS, Fabbro E. Online-Learning due to COVID-19 Improved Mental Health Among Medical Students. Med Sci Educ. 2020;31(1):183-92. https://doi.org/10.1007/s40670-020-01165-y
https://doi.org/10.1007/s40670-020-01165...
). Acredita-se que o ensino online, a substituição de livros impressos por ferramentas digitais, aplicativos gratuitos, plataformas para realizar videoconferências e outras mídias eletrônicas direcionaram os estudantes para o uso excessivo de smartphones ( 32Saadeh H, Al Fayez RQ, Al Refaei A, Shewaikani N, Khawaldah H, Abu-Shanab S, et al. Smartphone Use Among University Students During COVID-19 Quarantine: An Ethical Trigger. Front Public Health. 2021;9:600134. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.600134
https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.60013...
) e a piora de transtornos mentais ( 33Santander-Hernández FM, Peralta CI, Guevara-Morales MA, Díaz-Vélez C, Valladares-Garrido MJ. Smartphone overuse, depression & anxiety in medical students during the COVID-19 pandemic. PLoS One. 2022;17(8):e0273575. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0273575
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
).

Uma revisão sistemática com metanálise para medir a variação na prevalência de transtorno depressivo maior e ansiedade antes e durante a pandemia de COVID-19 estimou um adicional de 53,2 milhões de casos de transtorno depressivo e 76,2 milhões (64,3 a 90,6) de casos de transtornos de ansiedade globalmente ( 34Santomauro DF, Herrera AMM, Shadid J, Zheng P, Ashbaugh C, Pigott DM, et al. Global prevalence and burden of depressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic. Lancet. 2021;398(10312):1700-12. https://doi.org/10.1016/s0140-6736(21)02143-7
https://doi.org/10.1016/s0140-6736(21)02...
). Corroborando esses achados, uma pesquisa online realizada com 370 estudantes de medicina demonstrou que os sintomas depressivos estiveram presentes em 78% dos alunos e sintomas de ansiedade em 69% ( 33Santander-Hernández FM, Peralta CI, Guevara-Morales MA, Díaz-Vélez C, Valladares-Garrido MJ. Smartphone overuse, depression & anxiety in medical students during the COVID-19 pandemic. PLoS One. 2022;17(8):e0273575. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0273575
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
). Neste estudo, o uso de smartphone foi significativamente associado à presença de sintomas depressivos e de ansiedade ( 33Santander-Hernández FM, Peralta CI, Guevara-Morales MA, Díaz-Vélez C, Valladares-Garrido MJ. Smartphone overuse, depression & anxiety in medical students during the COVID-19 pandemic. PLoS One. 2022;17(8):e0273575. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0273575
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
).

Pessoas que usam smartphone excessivamente tendem a se sentir mais deprimidas e isoladas sem seus telefones celulares, além disso, elas podem experimentar outros sintomas, como preocupação, falta de tolerância, falta de controle, abstinência, modificação do humor, conflito, mentiras, e perda de interesse ( 6Mohamed SM, Mostafa MH. Impact of smartphone addiction on depression and self-esteem among Nursing students. Nurs Open. 2020;7(5):1346-53. https://doi.org/10.1002/nop2.506
https://doi.org/10.1002/nop2.506...
). Depressão e ansiedade são reflexos gerais de condições psicológicas, das quais se acredita estarem altamente correlacionadas com dependência de smartphone ( 33Santander-Hernández FM, Peralta CI, Guevara-Morales MA, Díaz-Vélez C, Valladares-Garrido MJ. Smartphone overuse, depression & anxiety in medical students during the COVID-19 pandemic. PLoS One. 2022;17(8):e0273575. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0273575
https://doi.org/10.1371/journal.pone.027...
).

Os resultados deste estudo devem ser ponderados considerando algumas limitações. Primeiro, a amostra foi selecionada por conveniência, o que pode afetar a generalização dos resultados. Segundo, as medidas de autorrelato foram utilizadas para coletar informações dos instrumentos de coleta de dados, portanto, os resultados podem ter viés de desejabilidade social. Outro possível viés do estudo foi a forma de mensurar a dependência de smartphone entre os estudantes, respondendo perguntas de uma escala e não usando métodos de medição objetivos e clínicos. Recomenda-se que futuros estudos longitudinais ou experimentais sejam realizados para explorar essas informações e fornecer uma fotografia mais precisa do padrão real de uso e dependência de smartphone entre estudantes de enfermagem.

Considerando as mudanças ocasionadas pela pandemia COVID-19, dentre as quais se tem a introdução da aprendizagem online, avanços no desenvolvimento de tecnologias móveis, mudanças nas interações sociais e das importantes repercussões na saúde mental de estudantes universitários na pandemia COVID-19, este estudo é relevante por trazer informações sobre a saúde mental dos estudantes de enfermagem durante a pandemia e abordar a sua relação com a dependência de smartphone. Os resultados encontrados contribuem para identificação dos fatores de risco para o problema e a construção de políticas de uso restritivo do smartphone no ambiente acadêmico e hospitalar que possam prevenir a dependência de smartphone nesse público-alvo, buscando controlar os fatores relacionados.

Conclusão

Houve relação entre os sintomas de depressão moderada (p=0,049), grave/muito grave (p=0,005), ansiedade leve (p=0,028) e grave/muito grave (p=0,019) e a dependência de smartphone. Estes dados fornecem informações específicas sobre os participantes do estudo no contexto da pandemia da COVID-19, mas podem alertar as IES para a formulação de intervenções educativas para prevenção e redução dos fatores relacionados à saúde mental que podem desencadear ou piorar a dependência de smartphone, buscando a redução dessa problemática, principalmente no contexto acadêmico. Salienta-se a preponderância de abordagem multidisciplinar na prevenção e no manejo da dependência de smartphone, tendo a enfermagem um papel decisivo no reconhecimento e rastreamento dos aspectos relacionados às consequências físicas e mentais das dependências comportamentais e aos princípios básicos para seu manejo e tratamento em ambiente educacional, tanto quanto em ambientes de saúde.

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  • Como citar este artigo

    Meneses MO, Andrade EMLR. Relationship between depression, anxiety, stress and smartphone addiction in COVID-19 nursing students. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2024;32:e4056 [cited ano mês dia]. Available from: URL . https://doi.org/10.1590/1518-8345.6764.4056
  • Todos os autores aprovaram a versão final do texto.

Editado por

Editora Associada:

Sueli Aparecida Frari Galera

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    17 Mar 2023
  • Aceito
    25 Ago 2023
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