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Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Educ. rev.  no.12 Curitiba Jan./Dec. 1996

https://doi.org/10.1590/0104-4060.166 

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

 

Darwinismo social, eugenia e racismo "científico": sua repercussão na sociedade e na educação brasileira

 

 

Maria Augusta Bolsanello

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná

 

 


RESUMO

O presente trabalho busca explicitar o pensamento intelectual brasileiro que fomentou preconceitos que se cristalizaram nas consciências e até os dias de hoje perseguem as camadas populares brasileiras, em todos os setores da sociedade, inclusive na escola. Assim, tem-se por objetivo evidenciar a influência do darwinismo social, da eugenia e do racismo "científico" nas principais idéias de alguns intelectuais brasileiros, que no final do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pela introdução da justificativa científica do preconceito racial e social no Brasil.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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