SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue3Vitamin C author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.78 no.3 Rio de Janeiro May/June 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962003000300001 

EDITORIAL

 

Mídia Eletrônica e a SBD

 

 

A SBD inaugurou, no final do ano passado, seu novo site. As mudanças adequaram-no a uma nova realidade da internet, na qual o internauta exige estar em um ambiente bonito enquanto busca suas informações, mas sem abrir mão da agilidade e rapidez na navegação.

Seu novo visual, leve e moderno, torna mais agradável a visitação e aproxima a SBD do público leigo, que se sente à vontade para consultar suas páginas e conhecer melhor o que é nossa sociedade. Esse é um canal importante para valorizar e divulgar a SBD junto à população que, pelo site entenderá melhor o valor de seu médico participar de uma sociedade que se dedica ao "Estudo, ensino e pesquisa da Dermatologia" como informa o logo na página inicial.

Além da alteração estética, as mudanças também facilitaram a navegação pelo site, em que foram criadas áreas distintas de acordo com os interesses do visitante. Foi mantida uma área institucional, fornecendo as informações necessárias ao conhecimento do que é e de como funciona nossa sociedade, como seu conceito e histórico, sua estrutura, informações sobre os congressos, os médicos especialistas e as diretorias.

Temos, agora, um setor dirigido ao público em geral, pelo qual a Assessoria de Imprensa da SBD divulga notícias, como novidades em tratamentos ou a opinião da SBD sobre assuntos relevantes para a dermatologia. A internet é um meio de comunicação em crescimento constante e é o local preferido pelo público para se informar sobre o que há de novo para a saúde e beleza da pele.

Outro interessante serviço criado foi a busca pelo nome do dermatologista, podendo o visitante procurar um médico que seja sócio da SBD em sua cidade ou conferir se seu atual médico é membro de nossa sociedade, o que cria mais um fator de aproximação com o público leigo.

No entanto, é no setor O Associado, cujo acesso é restrito aos membros da SBD, que estamos focando nossos esforços para desenvolver novos serviços e fazer dele a sua "casa" na internet. É desejo da SBD que o novo site seja mais um mecanismo de atualização científica e também um canal de comunicação com o sócio e entre os sócios.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, não podemos desprezar as enormes possibilidades oferecidas pela internet para o intercâmbio de informações. Isso será relevante especialmente para aqueles colegas que residem em cidades distantes dos grandes centros, favorecendo sua atualização sobre novos tratamentos e descobertas científicas.

Para tornar isso possível, já está pronta a Sala de Chat (bate-papo) em que serão realizadas conferências on-line organizadas pelos departamentos especializados. Participando em tempo real do bate-papo, os sócios poderão tirar suas dúvidas diretamente com os coordenadores e também apresentar suas experiências pessoais, em uma mesa-redonda democrática e informal. A íntegra dos chats será posteriormente publicada no site, para que aqueles que não tiveram a oportunidade de participar possam se beneficiar da troca de informações.

Também já está pronto o setor Artigo do Mês, em que serão publicados artigos selecionados pelos departamentos, que sejam de interesse dos sócios, visando a sua atualização científica. Todo mês, um novo artigo estará disponível para leitura.

Essa é apenas a semente de um projeto que trará bons frutos. Apesar das dificuldades de alguns colegas em relação ao computador, devemos nos empenhar para vencer o "medo da máquina" e aproveitar os benefícios que ela pode nos trazer. Hoje, rapidez e facilidade de comunicação são fundamentais para que a informação esteja disponível e acessível para todos os membros de uma sociedade científica. O caminho que se apresenta é a internet, e estamos trabalhando para fazer com que o novo site ajude a SBD a atingir essa finalidade.

Visite hoje mesmo www.sbd.org.br e conheça o site da SBD, no qual você também poderá atualizar seus dados cadastrais. Logo você estará participando ativamente dessa comunidade.

 

Roberto Barbosa Lima
Diretor de Mídia Eletrônica