SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Cutaneous lupus erythematosus: clinical and laboratory aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

An. Bras. Dermatol. vol.80 no.2 Rio de Janeiro Mar./Apr. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000200001 

EDITORIAL

 

O papel do Conselho Editorial e dos pareceristas dos Anais Brasileiros de Dermatologia

 

 

Neste 80º volume dos Anais Brasileiros de Dermatologia, observam-se modificações estéticas, técnicas e de conteúdo. A par dessas, os Anais também buscam agregar melhoria na qualidade da redação e da ilustração, bem como melhoria do valor científico dos artigos a serem publicados. Na busca desses objetivos, reservam-se aos membros do Conselho Editorial e do corpo de pareceristas desafios e tarefas de grande responsabilidade.

Cabe aos membros dos conselhos editoriais nacional e internacional o papel de auxiliares na formulação da política editorial dos Anais, de ouvidores das opiniões dos leitores e patrocinadores, e de atentos guardiões da qualidade global da revista.

Aos pareceristas cabem o maiúsculo e intransferível papel de interferir diretamente na qualidade intrínseca de cada artigo submetido; o dever da leitura atenta e da máxima exigência quanto aos diferentes aspectos de cada um deles, sem abdicar do sigilo e do respeito ético devido aos autores. A eles correspondem inúmeras responsabilidades, as quais não podem negligenciar, sobretudo na revisão dos artigos de investigação. Desde a atenção quanto à representatividade do título, à eficácia do resumo em transmitir a essência do artigo, à correção crítica do abstract, à adequação e coerência da metodologia em relação aos objetivos do artigo, à apropriada análise dos resultados, à conseqüente conclusão do trabalho, até o cuidado com a coerência do texto. Cabe ainda aos pareceristas estarem atentos à qualidade da redação, à objetividade e clareza do artigo, ao uso correto de termos anatômicos e semiológicos, à representatividade e adequação de gráficos, tabelas, fotos e demais figuras, e à pertinência e atualização das referências. Como se vê, são inúmeras e fundamentais as atribuições e responsabilidades dos pareceristas para com a qualidade final dos Anais.

Atenta a tamanha importância, a Editoria Científica dos Anais promoverá, durante o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, discussões de aspectos relevantes da publicação científica em periódicos, nelas incluindo a participação de convidados pertencentes aos quadros da Associação Brasileira de Editores Científicos.

Além de investir no aprimoramento científico do corpo de pareceristas, é também preocupação dos editores científicos dos Anais discutir e propor forma de recompensa acadêmica àqueles que colaboram com seu trabalho editorial. Evidentemente, não nos foge a percepção de que repousa na crescente qualidade dos artigos que nos são submetidos a também crescente qualidade final da revista.

É, pois, missão conjunta - dos Anais, daqueles que lhe emprestam qualidade técnica, dos serviços credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e dos autores que submetem seus artigos - a evolução constante da revista que representa a dermatologia e os dermatologistas brasileiros.

 

Bernardo Gontijo
Editor Científico dos Anais Brasileiros de Dermatologia

Sílvio Alencar Marques
Editor Científico Associado

Everton Siviero do Vale
Editor Científico Associado