SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Consenso brasileiro no diagnóstico e tratamento da artrite reumatóide índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Reumatologia

versão impressa ISSN 0482-5004versão On-line ISSN 1809-4570

Rev. Bras. Reumatol. v.47 n.3 São Paulo maio/jun. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042007000300001 

EDITORIAL EDITORIAL

 

Registro de protocolos clínicos

 

 

Prezados leitores,

No número anterior da Revista Brasileira de Reumatologia (RBR), enfatizamos a relevância da realização de estudos observacionais para melhorar o nosso nível de informação sobre a realidade da epidemiologia e o quadro clínico das doenças de interesse do reumatologista em nossa região. Ao mesmo tempo, naquele texto, destacávamos a importância da publicação de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) como material científico considerado como apresentando maior pontuação, quando se tentam determinar critérios de relevância para estabelecer "verdades científicas".

Recentemente, recebemos correspondência endereçada à Editoria, estabelecendo critérios para a publicação de protocolos clínicos nos periódicos indexados às Bases de Dados Lilacs e e SciELO, como é o caso da RBR. Consoante com a nossa preocupação em seguir essa recomendação, estamos incluindo-a nas Instruções aos Autores, de sorte que todos os artigos que se refiram a protocolos clínicos iniciados a partir do corrente ano, independentemente de terem sido realizados a partir de iniciativa pública ou privada, somente serão aceitos se tiverem registro em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). O número desse registro deverá ser mencionado na publicação, segundo explicitado nas instruções aos autores.

Por ser a RBR indexada em ambas as bases Lilacs e SciELO, não há dúvidas quanto à necessidade de adotarmos essa nova exigência. Entretanto, gostaríamos de deixar patente que, a despeito desse compromisso, a Editoria da RBR, em sintonia com os princípios que prezam pelo rigor ético no aceite para publicação de artigos, vê essa iniciativa como mais um passo no incremento da transparência para a comunidade científica em relação aos resultados obtidos de ensaios clínicos. Essa transparência é fundamental para que pesquisadores, agências financiadoras de pesquisa, gestores da área de saúde, médicos, pacientes e o público em geral tenham acesso à informação sobre estudos clínicos em andamento, finalizados e publicados para guiar a sua tomada de decisão, garantindo que todos os resultados estejam disponíveis e aumentando a confiança da sociedade na maneira como as pesquisas clínicas são conduzidas.

A seguir, transcrevemos o texto que nos foi encaminhado, certos de que este representa mais um passo na melhoria do nível técnico de nossas publicações.

 

Francisco Airton Castro da Rocha
Doutor em Reumatologia, Professor Adjunto de Reumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Ricardo Machado Xavier
Doutor em Imunologia, Universidade de Shimane, Japão, Professor Adjunto de Reumatologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons