Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação

Hypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation case

Resumos

Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.

construtivismo; ensino de Ciências; ensino de Física; Gravitação; hipermídia


In this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.

constructivism; Science teaching; Physics teaching; Gravitation; hypermedia


ARTIGOS

Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física: o caso da gravitação

Hypermedia evaluation in the physics teching and learning process: the gravitation case

Daniel Iria MachadoI; Plácida L. V. Amorim da Costa SantosII

IDoutorando em Educação para a Ciência pela UNESP (Bauru); professor da UNIOESTE (Foz do Iguaçu); membro do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências da UNESP (Bauru). E-mail: dpedm@uol.com.br. Com apoio do CAPES

IIDoutora em Lingüística e Semiótica peça FFLCH/USP (São Paulo); docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP; coordenadora do Grupo de Pesquisa "Novas tecnologias em informação" da GPNTI/UNESP, FFC (Marília)

RESUMO

Neste artigo são apresentados os principais resultados obtidos em uma atividade realizada para avaliar um software hipermídia destinado ao ensino e à aprendizagem da Física. Para a realização desta pesquisa, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um sistema hipermídia para o ensino de Gravitação, com base nas pesquisas em ensino de Ciências. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador, e ainda suas implicações para as práticas de ensino. A maior parte dos professores e dos estudantes envolvidos na pesquisa avaliou positivamente o software quanto a seus aspectos técnicos, pedagógicos e motivacionais. O estudo forneceu evidências de que a hipermídia contribui para a aprendizagem de Física de modo motivador e significativo para os alunos do ensino médio.

Unitermos: construtivismo; ensino de Ciências; ensino de Física; Gravitação; hipermídia.

ABSTRACT

In this article the author presents the main results from an activity carried out to evaluate hypermedia software designed for teaching and learning in physics. A hypermedia system for teaching gravitation, which was based on research inscience teaching, was developed to carry out the research. The basic principles that characterize hypermedia as a language that allows the non-linear access to information is considered, and its presentation through the use of sound, graphics, interaction and animation. The implications for the practice of teaching are also considered. Most teachers and students involved in the research made a positive evaluation of the technical, pedagogic and motivational aspects of the software. The study provided evidence that hypermedia contributes to High School students learning of physics in a motivated and meaningful way.

Keywords: constructivism; Science teaching; Physics teaching; Gravitation; hypermedia.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em junho de 2002 e selecionado para publicação em março de 2004.

  • ABIB, M. L. V. S. Uma abordagem piagetiana para o ensino de flutuação dos corpos São Paulo: Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação, 1988. (Série: textos-pesquisa para o ensino de ciências, 2).
  • ATHAYDE, M. I. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de coursewares de física para o 2° grau: uma experiência piloto. 1990. 184 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1990.
  • BABBITT, B. C.; USNICK, V. Hypermedia: a vehicle for connections. Arithmetic teacher, [s.l.], p. 430-432, April 1993.
  • BASTOS, F.; NARDI, R.; DINIZ, R. E. da S. Objeções em relação a propostas construtivistas para a educação em ciências: possíveis implicações para a constituição de referenciais teóricos norteadores da pesquisa e do ensino. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas... Atibaia: ABRAPEC, 2001. (CD-ROM)
  • CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação curricular ensino por pesquisa. Revista de Educação, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 69-79, 2000.
  • CAMPOS, F. C. A. Hipermídia na educação: paradigmas e avaliação da qualidade. 1994, 138 f. Dissertação (Mestrado) COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1994.
  • CARVALHO, A. M. P. et al O construtivismo e o ensino de ciências. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ciências na escola de 1ş grau: textos de apoio à proposta curricular. São Paulo: SE/CENP, 1990, p. 63-73.
  • CASTRO, R. S. de; CARVALHO, A. M. P. de. História da ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Cadernos Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 225-237, dez. 1992.
  • DINIZ, R. E. S. Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 2, n. 1, p. 2-9, 1996.
  • HEDE, A. An integrated model of multimedia effects on learning. Journal of educational multimedia and hypermedia, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 177-191, 2002.
  • KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.
  • LEDERMAN, N. G. Students' and teachers' conceptions on the nature of science: a review of the research. Journal of research in science teaching, [s.l.], v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.
  • LIAO, Y. C. Effects of hypermedia on student´s achievement: a meta-analysis. Journal of educational multimedia and hypermedia, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 255-77, 1999.
  • LUCENA, M. W. F. P. O uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento da educação Rio de Janeiro: COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994. 46 p. (Publicações Técnicas ES 301/94).
  • MARCHIONINI, G. Hypermedia and learning: freedom and chaos. Educational technology, [s.l.], v. 28, n. 11, p. 8-12, 1988.
  • MOREIRA, M. A. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985. 94 p.
  • MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: ESCOLA DE VERÃO PARA PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, 3, 1994, Serra Negra. Coletânea... São Paulo: FEUSP, 1995. p. 56-74.
  • NARDI, R. História da ciência x aprendizagem: algumas semelhanças detectadas a partir de um estudo psicogenético sobre as idéias que evoluem para a noção de campo de força. Enseńanza de las ciencias, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 101-106, 1994.
  • NARDI, R.; CARVALHO, A. M. P. A gênese, a psicogênese e a aprendizagem do conceito de campo: subsídios para a construção do ensino deste conceito. Cadernos Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 7, número especial, p. 46-69, jun. 1990.
  • NÖTH, W. Panorama da semiótica; de Platão a Peirce. São Paulo: Anna Blume, 1995. 154 p.
  • PAOLUCCI, R. The effects of cognitive style and knowledge structure on performance using a hypermedia learning system. Journal of educational multimedia and hypermedia, [s.l.], v. 7, n. 2-3, p. 123-50, 1998.
  • PINES, A. L.; WEST, L. H. T. Conceptual understanding and science learning: an interpretation of research within a sources-of-knowledge framework. Science education, [s.l.], v. 70, n. 5, p. 583-604, 1986.
  • REZENDE, F. Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica básica. Cadernos Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 197-213, ago. 2001.
  • SOLBES, J.; TRAVER, M. Resultados obtenidos introduciendo historia de la ciencia en las clases de física y química: mejora de la imagen de la ciencia y desarrollo de actitudes positivas. Enseńanza de las Ciencias, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 151-162, 2001.
  • TEODORO, S. R.; NARDI, R. A história da ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atração gravitacional. In: NARDI, R. (org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 57-68. (Série Educação para a Ciência, v. 3).
  • TRIVELATO, S. L. F. Ensino de ciências e o movimento CTS. In: FACULDADE DE EDUCAÇÃO USP. Caderno de textos escola de verão prática de ensino Serra Negra e São Paulo: Faculdade de Educação USP, 1993. p. 145-150.
  • TROTTER, A. Schools gear up for hypermedia' a quantum leap in eletronic learning. The American School Board Journal, [s.l.], v. 176, n. 3, p. 35-37, 1989.
  • ZANETIC, J. Ciência, seu desenvolvimento histórico e social implicações para o ensino. [s.l., s.n.], [ca. 1990]. p. 7-19.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Aceito
    Mar 2004
  • Recebido
    Jun 2002
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br