Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas em Educação

Narratives in Education

Resumos

A narrativa, sob forma oral ou escrita, pode constituir um método poderoso de investigação em educação. Neste texto abordarei o conceito de narrativa, tendo por base fundamentos de diversos autores. A análise narrativa constituirá um aspecto relevante e será ilustrada com histórias recolhidas a partir de investigação realizada com professoras em início de carreira. Serão apresentadas duas perspectivas de análise, sendo uma delas adotada na apresentação de outras histórias que ajudam a compreender as potencialidades da narrativa em estudos com professores. Uma das perspectivas assenta num modelo de análise de conteúdo em que diferentes momentos de evolução dos acontecimentos, correspondendo a significados do discurso também diferentes, são evidenciados e interpretados. Outra perspectiva tem por base um modelo sociolingüístico de análise (Labov, 1972-1982), constituindo uma estrutura mais rígida, mas permitindo pôr em evidência determinadas características do discurso que ajudam a analisá-lo mais em profundidade. Apresentam-se também três potencialidades da narrativa - como processo de investigação em educação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação - ilustradas com episódios relatados por professores.

narrativa; investigação em educação; perspectivas de análise; reflexão pedagógica; formação


Oral or written narrative can be a strong method of research in education. In this text I shall present the theoretical concept of narrative based on several authors. Narrative analysis is a relevant aspect and is illustrated with stories collected from the research undertaken with teachers at the start of their careers. Two analysis perspectives will be presented, one of which is adopted in the presentation of other stories that help understand the potentialities of narrative in studies with teachers. One of the perspectives is based on a content analysis model that highlights and interprets different moments in the evolution of events, and also corresponding to different discourse meanings. The other perspective is based on a sociolinguistic model of analysis (Labov, 1972/82) that has a more rigid structure but still shows certain discourse characteristics that help analyse it more deeply. I also present three potentialities of narrative - as a process of research in education, as a process of pedagogical reflection, and as a process of teacher education - illustrating these with teachers' accounts.

narrative; research in education; analysis perspectives; pedagogical reflection; teacher education


Narrativas em Educação1 1 Artigo apresentado na Conferência Internacional de Investigação em Educação, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, em 5 e 6 de dezembro de 2002.

Narratives in Education

Cecília Galvão

Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

RESUMO

A narrativa, sob forma oral ou escrita, pode constituir um método poderoso de investigação em educação. Neste texto abordarei o conceito de narrativa, tendo por base fundamentos de diversos autores. A análise narrativa constituirá um aspecto relevante e será ilustrada com histórias recolhidas a partir de investigação realizada com professoras em início de carreira. Serão apresentadas duas perspectivas de análise, sendo uma delas adotada na apresentação de outras histórias que ajudam a compreender as potencialidades da narrativa em estudos com professores. Uma das perspectivas assenta num modelo de análise de conteúdo em que diferentes momentos de evolução dos acontecimentos, correspondendo a significados do discurso também diferentes, são evidenciados e interpretados. Outra perspectiva tem por base um modelo sociolingüístico de análise (Labov, 1972-1982), constituindo uma estrutura mais rígida, mas permitindo pôr em evidência determinadas características do discurso que ajudam a analisá-lo mais em profundidade. Apresentam-se também três potencialidades da narrativa – como processo de investigação em educação, como processo de reflexão pedagógica e como processo de formação – ilustradas com episódios relatados por professores.

Unitermos: narrativa, investigação em educação, perspectivas de análise, reflexão pedagógica, formação.

ABSTRACT

Oral or written narrative can be a strong method of research in education. In this text I shall present the theoretical concept of narrative based on several authors. Narrative analysis is a relevant aspect and is illustrated with stories collected from the research undertaken with teachers at the start of their careers. Two analysis perspectives will be presented, one of which is adopted in the presentation of other stories that help understand the potentialities of narrative in studies with teachers. One of the perspectives is based on a content analysis model that highlights and interprets different moments in the evolution of events, and also corresponding to different discourse meanings. The other perspective is based on a sociolinguistic model of analysis (Labov, 1972/82) that has a more rigid structure but still shows certain discourse characteristics that help analyse it more deeply.

I also present three potentialities of narrative – as a process of research in education, as a process of pedagogical reflection, and as a process of teacher education – illustrating these with teachers' accounts.

Keywords: narrative, research in education, analysis perspectives, pedagogical reflection, teacher education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em dezembro de 2004 e selecionado para publicação em setembro de 2005.

  • BRUNER, J. Actual minds, possible worlds. Cambridge: Harvard University Press, 1986.
  • ______. The Narrative Construction of Reality. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, p. 1-21, 1991.
  • CARTER, K. The place of story in the study of teaching and teacher education. Educational Researcher, Washington, v. 22, n. 1, p. 5-12, 1993.
  • CASEY, K. The new narrative research in education. In: APPLE, M. (Ed.). Review of research in education Washington: AERA, 1995. p. 211-253.
  • CHAPMAN, O. Narrative and teacher-student relationships. In: CONFERENCE ON TEACHERS' STORIES OF LIFE AND WORK: THE PLACE OF NARRATIVE IN PERSONALPROFESSIONAL DEVELOPMENT, 1992, Liverpool. Paper.. Liverpool: University of Liverpool, 1992.
  • CONNELLY, M.; CLANDININ, J. On narrative method, personal philosophy, and parrative unities in the story of teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 23, n. 4, p. 293-310, 1986.
  • ______. Stories of Experience and Narrative Inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990.
  • CORTAZZI, M. Narrative analysis London: Falmer Press, 1993.
  • ELBAZ, F. Teacher thinking: a study of practical knowledge. New York: Nichols Publishing Company, 1983.
  • ______. Knowledge and discourse: the evolution of research on teacher thinking. In: DAY, C.; POPE, M.; DENICOLO, P. (Ed.). Insight into teachers' thinking and practice London: Falmer Press, 1990. p. 15-39.
  • ELBAZ-LUWISCH, F. O ensino e a identidade narrativa. Revista de Educação, Lisboa, v. 11, n. 2, p. 21-33, 2002.
  • GALVÃO, C. Professor: o início da prática profissional. 1998. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Lisboa, Lisboa, 1998.
  • GALVÃO, C.; FREIRE, S.Tornar-se professora no ensino superior. Revista de Educação, Lisboa, v. 10, n. 1, p. 75-85. 2001.
  • GEE, P. The narrativization of experience in the oral style. Journal of Education, Boston, v. 167, n. 1, p. 9-35, 1985.
  • GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology and discourses. New York: Falmer Press, 1990.
  • HICKS, D. Discourse, learning, and teaching. In: APPLE, M. (Ed.). Review of Research in Education Washington: Aera, 1995. p. 49-95.
  • JOSSO, C. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas: entrevista com Marie-Christine Josso. Aprender ao longo da vida, n. 2, p. 16-23, 2004.
  • LABOV, W. The transformation of experience in narrative sintax. In: ______. (Ed.). Language in the Inner City Philadelphia: University of Pennsylvania, 1972. p. 352-96.
  • ______. Speech actions and reactions in personal narrative. In: TANNEN, D. (Ed.). Analyzing discourse: text and talk. Washington: Georgetown University Press, 1982. p. 12-44.
  • LUKE, A. Text and discourse in education: an introduction to critical discourse analysis. In: APPLE, M. (Ed.). Review of research in education Washington: Aera, 1995. p. 3-48.
  • MARTIN, J. Register and genre: modelling social context in functional linguistics - narrative genres. In: FIRST INTERNATIONAL PORTUGUESE MEETING ON DISCOURSE ANALYSIS, 1996, Lisboa. Proceedings... Lisboa: Universidade de Lisboa, 1996.
  • RIESSMAN, C. Narrative analysis. California: Sage, 1993.
  • STEPHENS, J. Language and ideology in children's literature. New York: Longman Publishing, 1992.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.
  • WITHERELL, C.; NODDINGS, N. (Ed.). Stories lives tell: narrative and dialogue in education. New York: Teachers College Press, 1991.
  • 1
    Artigo apresentado na Conferência Internacional de Investigação em Educação, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, em 5 e 6 de dezembro de 2002.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2009
    • Data do Fascículo
      Ago 2005

    Histórico

    • Recebido
      Dez 2004
    • Aceito
      Set 2005
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br