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Confiança Organizacional, Risco e Criatividade

Confianza Organizacional, Riesgo y Creatividad

RESUMO

A competitividade direcionou as empresas na aposta da criatividade como meio da inovação. A confiança organizacional tem um impacto positivo nas organizações, promovendo a cooperação, a criatividade e a inovação. Partimos da questão: será que a confiança na chefia é suscetível de influenciar o comportamento dos colaboradores em arriscar mais novas ideias? Deste estudo participaram 244 sujeitos de diferentes áreas funcionais e tempo de trabalho. Verificou-se uma relação positiva entre confiança e comportamento de arriscar novas ideias. Os colaboradores indiretos têm maiores níveis de confiança na chefia e arriscam mais novas ideias do que os diretos.

Palavras-chave:
Criatividade; Confiança organizacional; Risco

RESUMEN

La competitividad impulsó a las organizaciones a apostar por la creatividad como medio de innovación. La confianza organizacional tiene un impacto positivo en las organizaciones, promoviendo la cooperación, creatividad e innovación.

Partimos de la cuestión: ¿la confianza en los jefes podría influir en el comportamiento de los empleados a la hora de arriesgar a proponer nuevas ideas?

En el estudio participaron 244 individuos de diferentes áreas funcionales y con distinta antigüedad. Se comprobó que existía una relación entre la confianza y el riesgo al proponer nuevas ideas. Los empleados indirectos tienen un mayor nivel de confianza en los jefes y arriesgan más con nuevas ideas a diferencia de los empleados directos.

Palabras clave:
Creatividad; Confianza organizacional; Riesgo

ABSTRACT

The competitiveness has guided companies to an investment in creativity as a means of innovation. Organizational trust has a positive impact in organizations, leading to an increase in cooperation, creativity and innovation. We start with the question: can trust in leadership influence the behaviour of employees to risk more new ideas? 244 employees of different functional arear and levels of work seniority participated in this study. We detected that there is a positive relationship between trust and behaviour to provided new ideas. Employees from non-productive areas have higher levels of trust in leadership and as such take more risks in creating new ideas, than direct employees.

Keywords:
Creativity; Organizational trust; Risk

1 INTRODUÇÃO

Com o aumento da competitividade e o consequente abandono dos métodos de produção tradicionais, as organizações procuram inovar, mas para isso precisam apostar no potencial dos seus recursos humanos, estabelecendo um clima propício ao aparecimento da criatividade como meio para a inovação (ZHOU, HIRST, SHIPTON, 2012ZHOU, Q.; HIRST, G.; SHIPTON, H. Context matters: combined influence of participation and intellectual stimulation on the promotion focus-employee creativity relationship. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 33, n. 7, p. 894-909, Oct. 2012.). É, assim, necessário promover a confiança, que irá despoletar empenho nos colaboradores, que se sentirão mais ligados à organização (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.). A confiança implica risco, pois quem confia coloca-se numa posição de vulnerabilidade, de incerteza face à pessoa que é alvo dessa confiança (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Também a criatividade envolve risco, pois quando a percepção deste é elevada e a relação de confiança com a chefia não está estabelecida, dificilmente os colaboradores sentirão autonomia para contribuir com novas ideias para o sucesso organizacional (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.).

Neste estudo, a confiança é entendida como um constructo multidimensional, pois são consideradas características da pessoa que confia e da que é alvo de confiança e do contexto de trabalho onde esta relação ocorre.

O objetivo deste trabalho é estudar a confiança organizacional na sua relação com o risco; mais concretamente. pretende-se perceber de que modo o nível de confiança na chefia influencia o comportamento dos colaboradores em arriscar novas ideias.

2 A CONFIANÇA

A confiança nas organizações tem suscitado interesse em investigadores de várias áreas disciplinares. Na senda dos estudos realizados, encontramos a sua relação com a liderança (NELSON, QUICK, 2003NELSON, D. L.; QUICK, J. C. Organizational behavior: foundations, realities & challenges. 4th ed. Cincinnati, OH: Thompson South Western, 2003.), a comunicação (BECERRA, GUPTA, 2003BECERRA, M.; GUPTA, A. Perceived trustworthiness within the organization: the moderating impact of communication frequency on trustor and Trustee Effects. Organization Science, Linthicum, v. 14, n. 1, p. 32-44, 2003.; PORUMBESCU, PARK, OOMSELS, 2013PORUMBESCU, G.; PARK, J.; OOMSELS, P. Building trust: communication and subordinate trust in public organizations. Transylvanian Review of Administrative Sciences, Cluj-Napoca, Romania, n. 38, p. 158-179, 2013.), os mecanismos de controle (DAS, TENG, 1998DAS, T. K.; TENG, B. Between trust and control: developing confidence in partner cooperation in alliances. Academy of Management Review, New York, v. 28, n. 3, p. 491-512, July 1998.; KHODYAKOV, 2007KHODYAKOV, D. M. The complexity of trust-control relationships in creative organizations: insights from a qualitative analysis of a conductorless orchestra. Social Forces, Baltimore, v. 86, n. 1, p. 1-21, Sept. 2007.; REED, 2001REED, M. I. Organization, trust and control: a realist analysis. Organizations Studies, Berlin, v. 22, n. 2, p. 201-228, Mar. 2001.), o risco (EARL, 2010EARL, T. C. Trust in risk management: a model-based review of empirical research. Risk Analysis, New York, v. 30, n. 4, p. 541-574, Apr. 2010.; LIU, WANG, 2013LIU, X.; WANG, Z. Perceived risk and organizational commitment: the moderating role of organizational trust. Social Behavior & Personality: An International Journal, Palmerston North, v. 41, n. 2, p. 229-240, Feb. 2013.) e a criatividade e a inovação (BARSH, CAPOZI, DAVIDSON, 2008BARSH, J.; CAPOZZI, M.; DAVIDSON, J. Leadership and innovation. Mckinsey Quarterly, New York, v. 1, p. 36-47, Jan. 2008. Disponível em: <Disponível em: http://www.mckinseyquarterly.com >. Acesso em: 22 maio 2008.
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; GARCÍA-CRUZ; REAL, ,2013GARCÍA-CRUZ, J.; REAL, J. C. Confianza como consecuencia del compromiso percibido: implicaciones sobre el aprendizaje y la innovación. Cuadernos de Gestión, Bilbao, v. 13, n. 1, p. 95-124, 2013.; KOHTAMÄKj; KEKÄLE, VIITALA, 2004KOHTAMÄKI, M.; KEKÄLE, T.; VIITALA, R. Trust and innovation: from Spin-Off Idea to stock exchange. Creativity and Innovation Management, Oxford, v. 13, n. 2, p. 75-87, June 2004.).

Baird e St. Amand (1995BAIRD, A.; ST. AMAND, R. Trust within the organization. Ottawa, CA: Public Service Commission of Canada, 1995.) e Sako (1998SAKO, M. Does trust improve bussiness performance? In: LANE, C.; BACHMANN, R. (Eds.). Trust within and between organizations: Conceptual issues and empirical applications. New York: Oxford University Press , 1998. p. 88-117.) afirmam que a confiança leva ao aumento da produtividade, à redução do absenteísmo e do turnover e promove um ambiente favorável à criatividade e inovação. Por sua vez, menores níveis de confiança estão relacionados com mais stresse na organização, menos produtividade, um clima de baixo compromisso na empresa (BAIRD, ST. AMAND, 1995BAIRD, A.; ST. AMAND, R. Trust within the organization. Ottawa, CA: Public Service Commission of Canada, 1995.) e condicionalismos à inovação (KERN, 1998KERN, H. Lack of trust, surfeit of trust: some causes of the innovation crisis in German industry. In: LANE, C.; BACHMANN, R. (Eds.). Trust within and between organizations: conceptual issues and empirical applications. New York: Oxford University Press, 1998. p. 203-213.). Nesse caso, a comunicação fica condicionada, já que a informação não é adequadamente partilhada e, quando o é, as pessoas não confiam nela. Sem confiança, não se promove o trabalho em equipe e os colaboradores atuam para benefício pessoal (RÍO, 2001RÍO, S. J. M. La confianza y la participación al interior de las organizaciones. Santiago do Chile: Pontifícia Universidad Católica de Chile (Escuela de Ingeniería), 2001.).

Não obstante a maior parte dos estudos se focalizar na confiança das chefias em relação aos colaboradores, Mayer e Gavin (2005MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; GAVIN, M. B. Trust in management and performance: who minds the shop while the employees watch the boss? Academy of Management Journal, New York, v. 48, n. 5, p. 874-888, Oct. 2005.) analisaram a confiança dos colaboradores na gestão de topo. Verificaram que a confiança na gerência faz que os colaboradores se foquem mais em tarefas que agregam valor à organização e que a confiança no líder está mais ligada aos comportamentos de cidadania organizacional do que ao desempenho individual.

O estudo da confiança organizacional envolve alguns constrangimentos, especificamente quanto à definição do constructo, às lacunas no esclarecimento da relação entre confiança e risco (FREIRE, 2007FREIRE, C. M. F. C. Confiança: determinantes e implicações em equipas de I&D. 2007. 276 f. Tese (Doutorado em Ciências Empresariais)-Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho, Braga, 2007.; MAYER DAVIS; SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) e à dificuldade em distinguir os antecedentes e os resultados da confiança (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Estes dois últimos aspectos são explicados pelo modelo proposto por Mayer e colaboradores em 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995., descrito adiante.

O conceito de confiança não tem reunido consenso entre os investigadores, mas as suas perspetivas convergem no seu entendimento como um fenômeno multidimensional (GANESAN, HESS, 1997GANESAN, S.; HESS, R. Dimensions and levels of trust: implications for commitment to a relationship. Marketing Letters, Dordrecht, v. 8, n. 4, p. 439-448, Oct. 1997.; DAS, TENG, 2001DAS, T. K.; TENG, B. Trust, control, and risk in strategic alliances: an integrative framework. Organization Studies, Berlin, v. 22, n. 2, p. 251-283, Mar. 2001. Disponível em: <Disponível em: http://findarticles.com/p/articles/mi_m4339/is_2_22/ai_76668287/ >. Acesso em: 30 maio 2008.
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). A confiança pode ser estudada em nível interpessoal, organizacional e multidimensional. Nese âmbito, Ganesan e Hess (1997GANESAN, S.; HESS, R. Dimensions and levels of trust: implications for commitment to a relationship. Marketing Letters, Dordrecht, v. 8, n. 4, p. 439-448, Oct. 1997.) desenvolveram um trabalho por meio do qual constataram que a confiança nos vendedores (confiança interpessoal) está mais relacionada com o compromisso do que a confiança na organização (credibilidade organizacional). Verificaram que a confiança baseada na benevolência organizacional é um maior preditor do compromisso do que a benevolência interpessoal (GANESAN, HESS, 1997GANESAN, S.; HESS, R. Dimensions and levels of trust: implications for commitment to a relationship. Marketing Letters, Dordrecht, v. 8, n. 4, p. 439-448, Oct. 1997.). Este estudo veio validar a hipótese de que a confiança deve ser entendida como um constructo multidimensional.

Dentre as principais investigações desenvolvidas no âmbito da multidimensionalidade destaca-se o modelo integrativo de confiança organizacional proposto por Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.), segundo o qual a confiança se estabelece no seio de uma relação interpessoal, entre a pessoa que confia (trustor) e a pessoa que é alvo dessa confiança (trustee), e envolve risco, pois uma das partes reconhece e aceita previamente a sua existência na relação e que a posição de vulnerabilidade inerente a quem confia implica que algo importante se pode perder.

O modelo faz uma distinção entre confiança e os seus antecedentes, partindo do pressuposto de que a pessoa que confia se predispõe a ser vulnerável àquela que é alvo de confiança, com base na sua propensão para confiar e na percepção de que a outra parte é merecedora da sua confiança. O modelo diferencia ainda a confiança dos seus resultados, que constituem o comportamento de arriscar na relação com a outra parte (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

Este modelo considera que uma relação de confiança depende de um conjunto de variáveis, que constituem as características das duas partes envolvidas na relação (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). A pessoa que confia tem uma característica que constitui a propensão para confiar, que é entendida como um traço, uma tendência natural do indivíduo para confiar. Tal propensão permanece relativamente estável ao longo do tempo e é prévia ao estabelecimento da relação com o alvo da confiança. A propensão para confiar, contudo, é per se insuficiente para o estabelecimento de uma relação de confiança, que também depende de características da pessoa que é alvo de confiança, ou seja, os fatores de confiabilidade (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Os autores integram os três fatores consensualmente mais aceitos: competência, benevolência e integridade. A competência é o conjunto de conhecimentos e capacidades técnicas do indivíduo, que o tornam confiável num dado domínio. A benevolência indica até que ponto a pessoa que é alvo de confiança é vista como querendo o bem do indivíduo que confia nela, sem retirar daí qualquer benefício pessoal. A integridade diz respeito ao fato de a pessoa que confia acreditar que o indivíduo que é alvo de confiança adere a um conjunto de princípios considerados aceitáveis para o que confia. A consistência nas ações do indivíduo, como a congruência entre o que diz e o que faz ou a crença de que o alvo de confiança tem um forte sentido de justiça, afetam o modo como a integridade do que é confiado é entendida pelo que confia (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

Cada um desses fatores é variável independentemente dos outros, mas todos estão inter-relacionados, devendo coexistir para o estabelecimento da relação de confiança. A confiabilidade deverá ser entendida como um continuum, pois os antecedentes podem estar presentes em maior ou menor quantidade. A dimensão temporal também é importante na compreensão destes fatores, visto que a integridade é central no início do estabelecimento de uma relação (como a competência, é rapidamente apreendida e formada na relação de confiança), mas a benevolência parece ser mais importante posteriormente, construindo-se num processo mais moroso ao longo da relação (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

Segundo os autores do modelo integrativo, o risco é um elemento central em qualquer modelo de confiança, pois não há risco na disposição de ser vulnerável, mas ele está implícito à manifestação comportamental da disposição de ser vulnerável. Assim, a confiança pode ser vista como “a disposição para assumir o risco” (p. 724) e a confiança comportamental é assumir o risco. O resultado da confiança é “arriscar na relação” (RTR), pois compreende a interação entre duas partes (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

Apesar de o nível de confiança poder ser constante, por meio da conjugação da propensão para confiar e dos fatores de confiabilidade, as consequências específicas da confiança parecem ser determinadas por fatores contextuais (risco envolvido, oscilação de poder na relação, percepção do nível de risco e alternativas disponíveis para aquele que confia) (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Também a avaliação dos antecedentes da confiança parece ser afetada pelo contexto. Assim, a percepção e a interpretação que a pessoa que confia faz do contexto no qual ocorre a relação vai afetar a necessidade de confiança, mas também levar à reavaliação da confiabilidade (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Um sistema de controle organizacional muito forte poderá inibir a confiança, pois os comportamentos da pessoa em quem se confia podem ser entendidos, não como sinais de confiabilidade, mas como uma resposta ao sistema de controle (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

Este modelo apresenta essencialmente três lacunas: centraliza-se na relação específica entre duas pessoas; a confiança é considerada apenas num sentido unidirecional, não se atendendo à reciprocidade das relações de confiança; focaliza-se na confiança em contexto organizacional, sendo difícil transpô-lo para outros contextos (MAYER, DAVIS, SCHOORMAN, 1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.).

O modelo apresentado em 1995 foi revisto por Schoorman, Mayer e Davis (2007SCHOORMAN, F. D.; MAYER, R. C.; DAVIS, J. H. An integrative model of organizational trust: past, present and future. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 32, n. 2, p. 344-354, Apr. 2007.), que propõem o acréscimo de novas dimensões que consideram estar envolvidas na confiança: as emoções (que afetam a percepção dos fatores de confiabilidade) e a cultura (a confiança parece ser variável de acordo com a cultura).

3 CONFIANÇA, RISCO E CRIATIVIDADE

O risco pode ser entendido como algo que envolve tomada de decisão, em que se pode optar por corrê-lo ou não (SLOVIC, PETERS, 2006SLOVIC, P.; PETERS, E. Risk perception and affect. Current Directions in Psychological Science, Malden, v. 15, n. 6, p. 322-325, Dec. 2006.). Para Sitkin e Pablo (1992SITKIN, S. B.; PABLO, A. L. Reconceptualizing the determinants of risk behavior. The Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 17, n. 1, p. 9 -38, Jan. 1992.), estamos perante risco quando há incerteza sobre os resultados das nossas decisões, quando não sabemos se eles serão significativos ou não.

Neste estudo, o risco é entendido em um nível interpessoal, pois está implícito na relação de confiança entre chefia e colaboradores. Tal como anteriormente referido, o modelo de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) infere que, com base na confiança, na percepção que o indivíduo faz do risco e em função dos ganhos e perdas que antecipa, ele irá arriscar ou não na relação. Sem risco não será relevante falar em confiança, pois não haverá vulnerabilidade nem expectativas face à outra pessoa (KEATING, SILVA; VELOSO, 2010KEATING, J.; SILVA, I.; VELOSO, A. Confiança organizacional: teste de um modelo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 7., 2010, Braga. Anais… Braga: Associação Portuguesa de Psicologia, 2010. p. 2451-2466.).

A investigação revelou que existe uma relação negativa entre confiança e percepção de risco (MCLAIN, HACKMAN, 1999MCLAIN, D. L.; HACKMAN, K. Trust, risk, and decision-making in organizational change. Public Administration Quaterly, London, v. 23, n. 2, p. 152-176, Summer 1999.), ou seja, quanto maior a confiança que os indivíduos depositam na outra parte, menor a percepção que fazem do risco envolvido nessa relação, pois quanto mais confiável é o alvo de confiança, menos perdas se esperam ao arriscar na relação.

O conceito de criatividade parece não reunir consenso entre os autores. Uma definição amplamente aceita é proposta por Stein (1974STEIN, M. I. Stimulating creativity. New York: Academic Press, 1974., p. 35), segundo a qual a criatividade é um “processo que leva a um novo produto, o qual é aceite como útil, convincente ou agradável para um número significativo de pessoas num dado tempo”. Contudo, esta definição foi criticada pela sua natureza subjetiva (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.).

Apesar da complexidade inerente ao próprio conceito - a criatividade deve ser entendida como um objeto multidimensional (MORAIS, 1999MORAIS, M. F. Definição e avaliação de criatividade: contributos da perspectiva cognitiva. 1999. 527 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade do Minho, Braga, 1999.) - para este estudo, a criatividade é considerada como “a geração de novas e úteis ideias” (AMABILE, 1997AMABILE, T. Motivating creativity in organizations: on doing what you love and loving what you do. California Management Review, Berkeley, v. 40, n. 1, p. 39-58, Fall 1997., p. 40). Com esta definição não se pretende ser reducionista, nem descurar todos os processos cognitivos subjacentes ao pensamento criativo, antes pretende-se delimitar o campo de atuação desta investigação.

Muitos estudos já se desenvolveram em torno da criatividade e inovação, mas existe ainda alguma dificuldade na distinção destes conceitos. Apesar de serem processos complementares, reportam-se a fenómenos distintos, pois a criatividade diz respeito à geração de novas ideias e a inovação à implementação dessas ideias (OHLY; OSONNENTAG; PLUNTKE, 2006OHLY, S.; SONNENTAG, S.; PLUNTKE, F. Routinization, work characteristics and their relationships with creative and proactive behaviors. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 27, n. 3, p. 257-279, May 2006.). No contexto organizacional, a criatividade é um processo de carácter cognitivo-emocional, essencialmente individual, ao passo que a inovação é um processo social. Não obstante, a inovação parece partir da criatividade individual, e é aqui que os conceitos encontram o seu ponto de convergência (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.). Assim, a criatividade parece constituir uma condição necessária para que a inovação se processe com sucesso (BASSETT-JONES, 2005BASSETT-JONES, N. The paradox of diversity management, creativity and innovation. Creativity and Innovation Management, Chichester, v. 14, n. 2, p. 169-175, June 2005.). Tal como refere Lin (2011LIN, L. Electronic human resource management and organizational innovation: the roles of information technology and virtual organizational structure. The International Journal of Human Resource Management, London, v. 22, n. 2, p. 235-257, 2011.), as organizações de sucesso criam vantagens competitivas, transformando a criatividade dos colaboradores em inovação organizacional.

Sendo a criatividade entendida como um processo que tem origem num contexto de interação social (AGGARWAL, BHATIA, 2011AGGARWAL, Y.; BHATIA, N. Creativity and innovation in management: a fuel for growth. International Journal of Multidisciplinary Research, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 288-296, Sept. 2011.), para a ocorrência de criatividade e inovação nas organizações é fundamental que exista um clima favorável ao seu desenvolvimento, que se promova um clima criativo (EKVALL, 1996EKVALL, G. Organizational climate for creativity and innovation. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 5, pp.105-123, 1996.), em que motivação, dinamismo, liberdade estejam presentes /autonomia para tomar decisões, confiança, tempo para ideias/humor, suporte para novas ideias por parte de colegas e chefias, debates, tomada de risco, entre outras variáveis (ALENCAR, BRUNO-FARIA, 1997ALENCAR, E. M. L. S.; BRUNO-FARIA, M. F. Characteristics of an organizational environment which stimulate and inhibit creativity. Journal of Creative Behavior, Buffalo, v. 31, n. 4, p. 271-281, Dec. 1997.; DUL, CEYLAN, 2011DUL, J.; CEYLAN, C. Work enviroments for employee creativity. Ergonomics, Thousand Oaks, v. 54, n. 1, p. 12-20, Jan. 2011.; EKVALL, 1996EKVALL, G. Organizational climate for creativity and innovation. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 5, pp.105-123, 1996.; SHALLEY, ZHOU, OLDHAM, 2004SHALLEY, C. E.; ZHOU, J.; OLDHAM, G. R. The effects of personal and contextual characteristics on creativity: where should we go from here? Journal of Management, Thousand Oaks, v. 30, n. 6, p. 933-958, Nov. 2004.; WANG, XUE; SU, 2010WANG, D.; XUE, H.; SU, H. Influence of work support on employee creativity: an empirical examination in the peoples Republic of China. African Journal of Business Management, [S.l.], v. 4, n. 8, p. 1546-1553, July 2010.; ZHOU; HIRST; SHIPTON, 2012ZHOU, Q.; HIRST, G.; SHIPTON, H. Context matters: combined influence of participation and intellectual stimulation on the promotion focus-employee creativity relationship. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 33, n. 7, p. 894-909, Oct. 2012.).

A relação entre confiança e criatividade tem sido objeto de várias investigações. O estudo de Barsh, Capozi e Davidson (2008BARSH, J.; CAPOZZI, M.; DAVIDSON, J. Leadership and innovation. Mckinsey Quarterly, New York, v. 1, p. 36-47, Jan. 2008. Disponível em: <Disponível em: http://www.mckinseyquarterly.com >. Acesso em: 22 maio 2008.
http://www.mckinseyquarterly.com...
) mostrou que a confiança tem um papel central na geração de novas ideias. Segundo Axtell et al. (2000AXTELL, C. et al. Shopfloor innovation: facilitating the suggestion and implementation of ideas. Journal of Occupational and Organizational Psychology, London, v. 73, n. 3, p. 265-285, Sept. 2000.), características pessoais, como a criatividade e o controle no trabalho, afetam a sugestão de ideias, e a implementação destas requer a existência de um clima de suporte. Também para García-Cruz e Real (2013GARCÍA-CRUZ, J.; REAL, J. C. Confianza como consecuencia del compromiso percibido: implicaciones sobre el aprendizaje y la innovación. Cuadernos de Gestión, Bilbao, v. 13, n. 1, p. 95-124, 2013.), a existência de suporte, apoio e colaboração são fatores centrais para a ocorrência da inovação.

Paralelamente, Cabra, Talbot e Joniak (2005CABRA, J. F.; TALBOT, R. J.; JONIAK, A. J. Exploratory study of creative climate: a case from selected Colombian companies and its implications on organizational development. Cuadernos Administración, Bogotá, v. 18, n. 29, p. 53-86, enero/jun. 2005., p. 69) referem que a confiança é um dos elementos que tem sido citado nos estudos sobre o clima criativo. Para os autores, esta é entendida como “a percepção de que as pessoas na organização são confiáveis”, parecendo ser um indicador de integridade e honestidade, pois existe a crença de que as pessoas na empresa têm capacidade, competência e honestidade para exercer as suas funções. Assim, confiança pressupõe delegação de tarefas, aceitação de responsabilidades adicionais por parte dos colaboradores e que estes cumpram as suas promessas. O estilo de liderança da chefia também parece contribuir para maximizar a possibilidade dos colaboradores arriscarem novas ideias, pois quando as pessoas sentem que são respeitadas pelas suas chefias, com maior probabilidade lhes submetem as suas ideias (CABRA, TALBOT, JONIAK, 2005CABRA, J. F.; TALBOT, R. J.; JONIAK, A. J. Exploratory study of creative climate: a case from selected Colombian companies and its implications on organizational development. Cuadernos Administración, Bogotá, v. 18, n. 29, p. 53-86, enero/jun. 2005.; ESCRIBÁ-ESTEVE, MONTORO-SÁNCHEZ, 2012ESCRIBÁ-ESTEVE, A.; MONTORO-SÁNCHEZ, A. Guest editorial: creativity and innovation in the firm: managerial antecedents and effects on employees. International Journal of Manpower, Bradford, v. 33, n. 4, p. 344-348, 2012.).

Neste artigo, a relação de confiança é considerada num sentido bottom-up, ou seja, dos colaboradores para as chefias. Assim, tal como Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.), também neste estudo se parte do princípio que a confiança existe no contexto de uma relação. De fato, a literatura tem mostrado que a confiança surge como uma “pré-condição” ao estabelecimento das relações interpessoais (ESPEJO, 2001ESPEJO, R. Auditing as a Trust Creation Process. Systemic Practice and Action Research, New York, v. 14, n. 2, p. 215-236, Apr. 2001.).

Como referido anteriormente, a confiança é entendida como um constructo multidimensional. A confiança do colaborador na sua chefia depende tanto da sua propensão para confiar quanto da percepção que este tem relativamente à competência, integridade e benevolência da chefia. Espera-se que quanto maior a percepção de que a chefia é confiável, maior a probabilidade de o subordinado confiar nela.

Um dos fatores introduzidos por Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) no seu modelo de confiança foi o risco, que também aqui é fundamental. Se o trabalhador antecipa que as suas ideias serão bem acolhidas pela chefia, quer com base em contatos anteriores, quer porque a considera competente para perceber a sugestão, provavelmente contribuirá com novas ideias.

Hipótese 1: Haverá uma relação positiva entre a confiança na chefia e o comportamento dos colaboradores em arriscar novas ideias.

Parte-se do pressuposto de que os colaboradores com maior nível de confiança na chefia percebem menos risco na relação com ela e arriscam mais novas ideias. O comportamento de arriscar pode ser influenciado, quer por fatores contextuais (que podem afetar a avaliação que o colaborador faz da confiabilidade da chefia), quer por variáveis da chefia. Tais fatores poderão estar relacionados com os sistemas de controle ou com o estilo de liderança exercido pela chefia e vão interferir na percepção que o colaborador tem do risco, influenciando o seu comportamento de arriscar ou não novas ideias.

A literatura considera dois tipos de controle: o controle formal (normas e procedimentos estabelecidos para monitorar e recompensar um desempenho desejável) e o controle social (procura estabelecer uma filosofia comum de cultura e valores) (DAS, TENG, 2001DAS, T. K.; TENG, B. Trust, control, and risk in strategic alliances: an integrative framework. Organization Studies, Berlin, v. 22, n. 2, p. 251-283, Mar. 2001. Disponível em: <Disponível em: http://findarticles.com/p/articles/mi_m4339/is_2_22/ai_76668287/ >. Acesso em: 30 maio 2008.
http://findarticles.com/p/articles/mi_m4...
). Assim, um controle formal pode condicionar uma relação de confiança e o controle social poderá encorajar o desenvolvimento de relações de confiabilidade (DAS, TENG, 2001DAS, T. K.; TENG, B. Trust, control, and risk in strategic alliances: an integrative framework. Organization Studies, Berlin, v. 22, n. 2, p. 251-283, Mar. 2001. Disponível em: <Disponível em: http://findarticles.com/p/articles/mi_m4339/is_2_22/ai_76668287/ >. Acesso em: 30 maio 2008.
http://findarticles.com/p/articles/mi_m4...
).

Tanto o controle social quanto o controle formal são suscetíveis de influenciar a percepção de risco, que também pode ser afetada por outros fatores contextuais. Um sistema que depende de variáveis como autonomia, informação disponível, liderança compartilhada e abertura aos outros (DEWETT, 2007DEWETT, T. Linking intrinsic motivation, risk taking, and employee creativity in a R&D environment. R&D Management, Oxford, v. 37, n. 3, p. 197-208, June 2007.) poderá levar a uma menor percepção de risco, e islho irá aumentar a probabilidade de o colaborador arriscar na relação, dar mais ideias à sua chefia. Contrariamente, se esse clima de suporte não está presente, maior será o risco percebido e menor a probabilidade de o colaborador arriscar uma nova ideia. De fato, em contexto organizacional, por vezes, as relações hierárquicas produzem controle, como acontece quando uma chefia não vê o seu colaborador como autônomo. Nesta situação, os colaboradores veem o seu espaço de ação restringido e reduzem o seu desempenho (ESPEJO, 2001ESPEJO, R. Auditing as a Trust Creation Process. Systemic Practice and Action Research, New York, v. 14, n. 2, p. 215-236, Apr. 2001.). Apesar de as empresas parecerem querer apostar na criatividade, vivem num dilema: por um lado querem dar liberdade aos colaboradores com maior potencial criativo, mas por outro têm que controlar as suas ações (KHODYAKOV, 2007KHODYAKOV, D. M. The complexity of trust-control relationships in creative organizations: insights from a qualitative analysis of a conductorless orchestra. Social Forces, Baltimore, v. 86, n. 1, p. 1-21, Sept. 2007.).

Em suma, espera-se que quando o colaborador perceba a sua chefia como confiável e quando os mecanismos de controle na sua área não são muito fortes, mais provavelmente arrisque novas ideias, pois percebe menos risco na relação. Contrariamente, quando os mecanismos de controle são muito fortes, a percepção de risco será maior, o que muito provavelmente fará que os colaboradores se inibam em contribuir com novas ideias. Além disso, as tentativas anteriores do colaborador em contribuir com sugestões são importantes, pois se foram acolhidas com agrado maior a probabilidade de o colaborador arriscar novas ideias, já que a percepção de risco será menor.

A confiança tem sido considerada como um elemento fundamental para a criatividade, para a geração de novas ideias (CABRA, TALBOT, JONIAK, 2005CABRA, J. F.; TALBOT, R. J.; JONIAK, A. J. Exploratory study of creative climate: a case from selected Colombian companies and its implications on organizational development. Cuadernos Administración, Bogotá, v. 18, n. 29, p. 53-86, enero/jun. 2005.; SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.). Também o suporte parece contribuir para que os colaboradores manifestem mais as suas ideias (EISENBERG, FASOLO, DAVIS-LAMASTRO, 1990EISENBERGER, R.; FASOLO, P.; DAVIS-LAMASTRO, V. Perceived organizational support and employee diligence, commitment, and innovation. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 75, n. 1, p. 51-59, Feb. 1990.). O suporte está relacionado com o clima criativo proposto por Ekvall (1996EKVALL, G. Organizational climate for creativity and innovation. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 5, pp.105-123, 1996.), que sugere que, quanto maior o nível de confiança existente na empresa, maior a abertura sentida pelos colaboradores para exporem as suas ideias.

Hipótese 2: Existirão diferenças na tomada de risco, em função da área funcional.

Hipótese 3: Existirão diferenças no nível de confiança na chefia, em função da área funcional.

Na empresa onde se realizou este estudo, a área funcional subdivide-se em produtiva (trabalhadores diretos) e não produtiva (trabalhadores indiretos). A preocupação de se envolver esta variável foi a compreensão dos resultados da avaliação prévia do clima criativo da organização, que revelaram que este diferia consoante a área funcional (RODRIGUES, 2008bRODRIGUES, F. C. Relatório de estágio. Mestrado em Psicologia do trabalho e das Organizações. Braga: Universidade do Minho, 2008b.). Verificou-se que os colaboradores diretos apresentam menor autonomia, têm menos espaço para participar nos processos de tomada de decisão e manifestar as suas opiniões, comparativamente com os colaboradores indiretos. Assim infere-se que os colaboradores diretos apresentam menos comportamentos de arriscar novas ideias, predominantemente pela falta de oportunidade para que isso ocorra (RODRIGUES, 2008bRODRIGUES, F. C. Relatório de estágio. Mestrado em Psicologia do trabalho e das Organizações. Braga: Universidade do Minho, 2008b.).

Tais resultados podem ser articulados com os de Dodd e Ganster (1996DODD, N; GANSTER, D. C. The interactive effects of variety, autonomy, and feedback on attitudes and performance. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 17, n. 4, p. 329-347, July 1996.) que evidenciaram que a presença de autonomia no posto de trabalho pode levar ao aumento da satisfação dos colaboradores. Por sua vez, os colaboradores mais satisfeitos, envolvem-se mais no trabalho e esse empenho pode conduzir a novas ideias (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.). Assim, existência de autonomia e liberdade para gerar ideias e tomar decisões no local do trabalho parecem ser relevantes para a promoção da criatividade nas organizações (COELHO, AUGUSTO, LAGES, 2011COELHO F.; AUGUSTO M.; LAGES L. F. Contextual factors and the creativity of frontline employees: the mediating effects of role stress and intrinsic motivation. Journal of Retailing, New York, v. 87, n. 1, p. 31-45, Mar. 2011.; DUL, CEYLAN, 2011DUL, J.; CEYLAN, C. Work enviroments for employee creativity. Ergonomics, Thousand Oaks, v. 54, n. 1, p. 12-20, Jan. 2011.; ZHOU, HIRST, SHIPTON, 2012ZHOU, Q.; HIRST, G.; SHIPTON, H. Context matters: combined influence of participation and intellectual stimulation on the promotion focus-employee creativity relationship. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 33, n. 7, p. 894-909, Oct. 2012.).

Além disso, as áreas produtivas estão ligadas a tarefas de natureza mais repetitiva, a uma maior rotina. A posição dos investigadores em relação à ligação existente entre rotina e criatividade é divergente. Se para alguns, a criatividade e a rotina são dois elementos incompatíveis (WEST, 2002WEST, M. A. Sparkling fountains or stagnant ponds: an integrative model of creativity and innovation implementation in work groups. Applied Psychology: An International Review, Oxford, v. 51, p.355 424, 2002.), para outros (OHLY, SONNENTAG, PLUNTKE, 2006OHLY, S.; SONNENTAG, S.; PLUNTKE, F. Routinization, work characteristics and their relationships with creative and proactive behaviors. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 27, n. 3, p. 257-279, May 2006.) existe uma relação positiva entre os dois conceitos. Neste estudo, consideramos que a rotina nas áreas produtivas poderá ter um impacto negativo ao nível do comportamento dos colaboradores em arriscar novas ideias. Assim, espera-se que exista uma diferença entre colaboradores diretos e indiretos ao nível da confiança na chefia e do comportamento de arriscar novas ideias. Pondera-se que existirá um maior comportamento em arriscar novas ideias e uma maior confiança na chefia nos colaboradores indiretos, comparativamente com os diretos.

Hipótese 4: Existirá uma relação positiva entre a antiguidade na empresa e a percepção de confiabilidade na chefia.

Hipótese 5: Existirá uma relação positiva entre a antiguidade na empresa e o comportamento de arriscar novas ideias.

A variável antiguidade foi estudada numa tentativa de se perceber se as pessoas com maior antiguidade na empresa arriscam mais novas ideias e se têm uma maior percepção da confiabilidade da sua chefia. Esta variável organizacional pode testar uma das premissas do modelo de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.), segundo a qual a percepção de confiabilidade se vai estabelecendo ao longo do tempo, surgindo primeiro a percepção de competência e a integridade para só depois emergir a percepção de benevolência. Num estudo mais recente de Schoorman, Mayer e Davis (2007SCHOORMAN, F. D.; MAYER, R. C.; DAVIS, J. H. An integrative model of organizational trust: past, present and future. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 32, n. 2, p. 344-354, Apr. 2007.), assim como também foi verificado por Schoorman (2002SCHOORMAN, F. D. Integrative trust perspectives: foundations for a revised integrative model of organizational trust. In: ANNUAL MEETING OF THE ACADEMY OF MANAGEMENT, 62., Denver, USA. Anais… New York: AOM, 2002.), os autores continuam a reforçar a importância do tempo para o estabelecimento de uma relação de confiança, sendo a percepção de competência e integridade aquelas que mais facilmente se adquirem e só posteriormente surge a percepção de benevolência. Só com o tempo é que o colaborador poderá verdadeiramente compreender se a sua chefia quer o seu bem, sem daí retirar qualquer benefício pessoal. Assim, espera-se que os colaboradores que trabalham há mais tempo na empresa tenham uma maior percepção de confiabilidade em relação à chefia, pois já tiveram tempo para aceder a um conjunto de informações que lhes possibilita percebê-la como confiável ou não.

No que concerne à tomada de risco, a literatura revela que a criatividade tende a diminuir com o tempo (MORAIS, 1999MORAIS, M. F. Definição e avaliação de criatividade: contributos da perspectiva cognitiva. 1999. 527 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade do Minho, Braga, 1999.), pelo que se espera que os colaboradores com maior antiguidade (relacionada com a idade neste estudo) terão menores comportamentos de arriscar novas ideias.

4 MÉTODO

4.1 Sujeitos

Deste estudo quantitativo de natureza descritiva e correlacional, participaram 244 sujeitos (136 do sexo masculino e 108 do sexo feminino), situando-se a mediana na classe entre 40 e 49 anos de idade. Em nível habilitacional, a mediana fica no terceiro ciclo. Os colaboradores eram provenientes de áreas produtivas (n = 121) e não produtivas (n = 123), 220 integravam os turnos diurnos e 15, o turno noturno. A antiguidade na empresa variou entre 1 e 42 anos (M = 20,25, dp = 11,65).

TABELA 1:
Caracterização sociodemográfica da amostra

TABELA 2:
Caracterização da situação de trabalho da amostra

4.2 Instrumentos

Para este estudo utilizou-se um questionário que pretende avaliar a confiança organizacional e o risco na geração de novas ideias. O questionário é constituído por uma parte inicial de recolha de dados sociodemográficos (i.e., sexo, idade e nível habilitacional) e organizacionais (i.e., antiguidade na empresa, área laboral e turno).

O instrumento utilizado para avaliar a confiança organizacional é constituído por questões relativas aos fatores de confiabilidade, à propensão para confiar e ao nível de confiança. Utilizou-se a versão portuguesa do questionário de Mayer e Davis (1999MAYER, R. C.; DAVIS, J. H. The effect of the performance system on trust for management: a field quasi-experiment. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 84, n. 1, p.123-136, Feb. 1999., traduzido e validado para a população portuguesa por Keating, Silva e Veloso, 2010KEATING, J.; SILVA, I.; VELOSO, A. Confiança organizacional: teste de um modelo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 7., 2010, Braga. Anais… Braga: Associação Portuguesa de Psicologia, 2010. p. 2451-2466.). Cada item apresenta uma escala de resposta tipo Likert de 5 pontos, sendo o valor 1 “Discordo fortemente” e 5 “Concordo fortemente”.

No que concerne ao instrumento para medir o comportamento dos colaboradores para arriscar novas ideias, adaptou-se um conjunto de itens agregados na escala “arriscar novas ideias”, 5 dos quais retirados do questionário Creative Climate Questionnaire de Ekvall (1996EKVALL, G. Organizational climate for creativity and innovation. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 5, pp.105-123, 1996.). Este questionário comporta um conjunto de itens relativos ao fator arriscar (taking risk) e avalia a percepção dos colaboradores sobre o clima organizacional que suporta a criatividade, por meio das dez dimensões já referidas. É constituído por cinquenta questões que são respondidas numa escala tipo Likert de 0 a 3 pontos (0: não concordo; 3: concordo totalmente). Na medida utilizada para este estudo, foram integrados os itens que avaliam a tomada de risco. Adaptou-se a escala de resposta de 4 para 5 opções, tal como no instrumento utilizado para avaliar a confiança. As questões foram formuladas no sentido de se captar a opinião dos colaboradores em relação à sua chefia. Além desses cinco itens, desenvolveu-se um último de modo a envolver no questionário uma questão de natureza contextual. Em suma, esta escala tem implícita a avaliação do modo como a chefia utiliza as ideias dos colaboradores, como as apoia, mas também como as reforça (RODRIGUES, 2008aRODRIGUES, F. C. Confiança organizacional, risco e criatividade. 2008. 229 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do trabalho e das Organizações) - Universidade do Minho, Braga, 2008a.).

5 PROCEDIMENTO

Os dados foram recolhidos numa empresa têxtil do distrito de Braga, Portugal. Os participantes foram selecionados aleatoriamente de uma população de 681 colaboradores que não exerciam funções de chefia. Foram selecionados 253 colaboradores, numa proporção análoga entre áreas produtivas e não produtivas. Distribuíram-se 253 questionários que tiveram uma taxa de devolução de 98,8%. Os questionários com uma taxa de não resposta superior a 10% foram eliminados. No total, consideraram-se 244 questionários válidos.

A participação no estudo foi voluntária e a confidencialidade das respostas, assegurada.

6 RESULTADOS

A análise dos dados foi efetuada a partir do programa estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 11 para Mac Os X).

No que concerne ao instrumento utilizado para avaliar a confiança organizacional, a análise dos dados começou pela realização da análise fatorial exploratória e da análise da fiabilidade. A análise fatorial exploratória em componentes principais com rotação varimax revelou que, na dimensão competência, os 6 itens considerados se saturavam num único componente. A mesma análise revelou que os 12 itens que constituíam a benevolência e a integridade se saturavam num mesmo componente. Daqui resultou um único componente constituído por 10 itens. A análise fatorial realizada com os 8 itens constitutivos da propensão para confiar revelou a existência de dois componentes, sendo um deles formado por 2 itens invertidos, que foram excluídos, ficando este constructo reduzido a 6 itens. A análise dos 10 itens da dimensão confiança revelou a existência de um componente constituído por apenas 5 itens.

A análise da fiabilidade (consistência interna) dos componentes resultantes da análise fatorial revelou uma alpha de Cronbach de 0,92 para a componente competência, e 0,93 para a componente benevolência/integridade. Em ambas as situações, a consistência interna é considera muito boa, se acordo com Pestana e Gageiro (2005PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 4. ed. Lisboa: Ed. Sílabo , 2005.). Já componente propensão para confiar revelou um alpha de Cronbach de 0,70, ao passo que a componente confiança revelou um alpha de Cronbach de 0,64, sendo considerada “fraca” pelos mesmos autores.

Para se perceber a relação entre os itens definidos para a escala “arriscar novas ideias”, realizou-se uma análise fatorial exploratória de componentes principais com rotação varimax. O resultado obtido para o teste Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) foi de 0,86 pelo que a análise de componentes principais foi considerada boa (PEREIRA, 2006PEREIRA, A. Guia prático de utilização do SPSS: análise de dados para ciências sociais e psicologia. 4. ed. Lisboa: Ed. Sílabo, 2006.). O nível de significância do teste de Bartlett foi de 0,000, o que revela existir uma correlação significativa (p < 0,05) entre as componentes (PESTANA, GAGEIRO, 2000PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 4. ed. Lisboa: Ed. Sílabo , 2005.). Esses resultados permitem a prossecução da análise fatorial. Desta resultou um componente que explica 59,27% da variância total, cujo grau de saturação foi variável entre 0,71 e 0,83.

A partir dos resultados obtidos na análise fatorial, analisou-se a consistência interna da componente em estudo, através do alpha de Cronbach que mostrou uma consistência interna de 0,86, que é classificada como boa (PESTANA, GAGEIRO, 2005PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 4. ed. Lisboa: Ed. Sílabo , 2005.).

Para testar a Hipótese 1 recorreu-se ao coeficiente de correlação de Spearman, que revelou uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a confiança na chefia e o comportamento dos colaboradores em arriscar novas ideias, isto é, colaboradores com mais confiança na chefia tendem a arriscar mais novas ideias (r = 0,37, p < 0,001). Esses dados confirmam a hipótese considerada.

Na Hipótese 2, o teste Mann-Whitney revelou que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível do comportamento de arriscar novas ideias em função da área da empresa ocupada, sendo que nas áreas não produtivas os colaboradores arriscam mais novas ideias, do que nas áreas produtivas (z = -2,88, p< 0,05).

TABELA 3:
Resultados do teste de diferenças Mann-Whitney entre áreas não produtivas e áreas produtivas, em relação ao comportamento de arriscar novas ideias

Já para a Hipótese 3, o teste Mann-Whitney revelou que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da confiança na chefia em função da área da empresa dos colaboradores, sendo que nas áreas não produtivas os colaboradores confiam mais nas suas chefias, do que nas áreas produtivas (z = - 3.03, p<0.01). Assim, ambas as hipóteses foram validadas.

TABELA 4:
Resultados do teste de diferenças Mann-Whitney entre áreas não produtivas e produtivas, em relação à confiança

Na Hipótese 4, o coeficiente de correlação de Spearman revelou não existir uma relação estatisticamente significativa entre a antiguidade laboral e a percepção da competência da chefia (r = 0,13, n.s.). Do mesmo modo, mostrou não existir uma correlação estatisticamente significativa entre a antiguidade laboral e a percepção de benevolência e integridade da chefia (r = 0,11, n.s.). Estes resultados apontam para a não validação da hipótese. Na Hipótese 5, o coeficiente de correlação de Spearman revelou uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a antiguidade e o comportamento dos colaboradores em arriscar novas ideias, isto é, colaboradores com maior antiguidade laboral tendem a arriscar mais em novas ideias (r = 0,13, p<0,05), mas a relação entre as duas variáveis é muito baixa.

7 DISCUSSÃO

Os resultados parecem evidenciar a pertinência do modelo de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) para esta investigação. Verificou-se que, quanto maior a confiança na chefia, maior o comportamento de arriscar novas ideias por parte dos colaboradores. O que parece estar implícito a esse resultado é o fato de os subordinados perceberem um menor risco na relação com o seu superior hierárquico, o que contribui para que arrisquem mais novas ideias. Este processo poderá ser influenciado por fatores como o estilo de liderança, os mecanismos de controle e outras variáveis, já que a tomada de risco na relação está dependente, quer da relação de confiança, quer da percepção de risco, podendo ambos ser influenciados por fatores de natureza contextual, tal como explicam Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.). Os resultados encontrados convergem no mesmo sentido dos estudos de Barsh, Capozzi e Davidson (2008BARSH, J.; CAPOZZI, M.; DAVIDSON, J. Leadership and innovation. Mckinsey Quarterly, New York, v. 1, p. 36-47, Jan. 2008. Disponível em: <Disponível em: http://www.mckinseyquarterly.com >. Acesso em: 22 maio 2008.
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) e de Sommer e Pearson (2007SOMMER, A.; PEARSON, C. M. Antecedents of creative decision making in organizational crisis: A team-based simulation. Technological Forecasting & Social Change, New York, v. 74, n. 8, p. 1234-1251, Oct. 2007.), que verificaram que a confiança é um fator importante para que os colaboradores se sintam à vontade para expressar as suas ideias.

Neste estudo, analisaram-se duas variáveis organizacionais. Uma delas foi a área funcional dos colaboradores, que foi subdividida em áreas produtivas e áreas não produtivas. Os resultados revelaram que os colaboradores indiretos arriscam mais novas ideias e apresentam maior confiança na sua chefia, do que os colaboradores diretos, o que comprovou as hipóteses de investigação.

Estes resultados podem ser explicados por vários fatores. Por um lado, as áreas produtivas estão sujeitas a maiores níveis de rotina, o que poderá inibir os colaboradores na manifestação de novas ideias, tal como refere West (2002WEST, M. A. Sparkling fountains or stagnant ponds: an integrative model of creativity and innovation implementation in work groups. Applied Psychology: An International Review, Oxford, v. 51, p.355 424, 2002.), para quem existe uma incompatibilidade entre criatividade e rotina. Por outro lado, os colaboradores diretos parecem estar sujeitos a menores níveis de autonomia e a um menor envolvimento nos processos de tomada de decisão (RODRIGUES, 2008aRODRIGUES, F. C. Confiança organizacional, risco e criatividade. 2008. 229 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do trabalho e das Organizações) - Universidade do Minho, Braga, 2008a.). De acordo com vários autores (COELHO, AUGUSTO, LAGES, 2011COELHO F.; AUGUSTO M.; LAGES L. F. Contextual factors and the creativity of frontline employees: the mediating effects of role stress and intrinsic motivation. Journal of Retailing, New York, v. 87, n. 1, p. 31-45, Mar. 2011.; EKVALL, 1996EKVALL, G. Organizational climate for creativity and innovation. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 5, pp.105-123, 1996.; ZHOU; HIRST; SHIPTON, 2012ZHOU, Q.; HIRST, G.; SHIPTON, H. Context matters: combined influence of participation and intellectual stimulation on the promotion focus-employee creativity relationship. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 33, n. 7, p. 894-909, Oct. 2012.), a autonomia e a participação na tomada de decisão são fatores importantes para a promoção de um clima criativo, que quando este está presente, novas ideias surgem espontaneamente. Outro fator que poderia ser avançado na explicação para este resultado relaciona-se com o estilo de liderança. A investigação tem mostrado que o estilo de liderança exercido pode condicionar a criatividade dos colaboradores quando o poder é utilizado como instrumento para se obter a submissão dos subordinados (LEE, 1997LEE, B. The power principle. New York: Simon Schuster, 1997.). Estudos recentes evidenciam que a liderança, e especificamente a liderança transformacional, influencia positivamente o comportamento inovador, isto é, a vontade para gerar e implementar novas ideias (SANDERS; SHIPTON, 2012SANDERS, K.; SHIPTON, H. The relationship between transformational leadership and innovative behaviour in a healthcare context: a team learning versus a cohesion perspective. European Journal International Management, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 83-100, 2012.).

Do mesmo modo, a participação nos processos de tomada de decisão pode servir para explicar as diferenças encontradas ao nível da confiança em função da área de trabalho. Segundo Mishra e Morrissey (1990MISHRA, J.; MORRISSEY, M. A. Trust in employee/employer relationships: a survey of West Michigan managers. Public Personnel Management, Washington, v. 19, n. 4, p. 443-486, Dec. 1990.) quando os colaboradores participam na tomada de decisão, o nível de confiança aumenta, o que vai ao sentido dos resultados encontrados. Estes revelaram que os colaboradores indiretos têm maior confiança na chefia, do que os colaboradores diretos. Paralelamente, já se afirmou que nas áreas não produtivas, os colaboradores têm maior autonomia para a tomada de decisão, o que faz prever um maior nível de confiança destes nas suas chefias.

Outro elemento que poderá explicar os resultados encontrados deve-se ao fato dos colaboradores indiretos apresentarem uma maior proximidade relativamente à sua chefia, isto é, comunicam mais com esta, sentem maior abertura para expor as suas ideias, até porque nestas áreas o trabalho de grupo ocorre com maior frequência. Por outro lado, os colaboradores diretos, pelas características inerentes à área de trabalho (e.g., pressão temporal, dimensão), sentem menos proximidade em relação à sua chefia, o que poderá fazer que não tenham ainda estabelecido uma relação de confiança com esta. A abertura é precisamente um dos fatores de confiabilidade que tem sido referido por algumas investigações (BUTLER, 1991BUTLER, J. Toward understanding and measuring conditions of trust: evolution of a conditions of trust inventory. Journal of Management, Thousand Oaks, v. 17, n. 3, p. 643-663, Sept. 1991.). Apesar de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) não terem integrado este fator no seu modelo, ele é importante para a explicação desses resultados, já que a abertura, a que Butler (1991BUTLER, J. Toward understanding and measuring conditions of trust: evolution of a conditions of trust inventory. Journal of Management, Thousand Oaks, v. 17, n. 3, p. 643-663, Sept. 1991.) se refere, está relacionada com o fato da pessoa que é alvo de confiança - chefia - adotar uma posição de abertura à expressão de novas ideias e revelar-se acessível face às sugestões dos outros. Supõe-se que a presença de uma chefia que manifesta abertura para ouvir as novas ideias dos colaboradores, é percebida como mais confiável, o que poderá contribuir para maiores níveis de confiança na relação. Esta abertura parece estar essencialmente presente nas áreas não produtivas (RODRIGUES, 2008aRODRIGUES, F. C. Confiança organizacional, risco e criatividade. 2008. 229 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do trabalho e das Organizações) - Universidade do Minho, Braga, 2008a.), o que explica os resultados obtidos.

A outra variável organizacional estudada foi a antiguidade dos colaboradores na empresa. Pretendia-se verificar a sua relação com o comportamento de arriscar novas ideias e com a percepção de confiabilidade da chefia. Os resultados obtidos não contribuíram para a validação das duas hipóteses propostas neste âmbito. Partindo do pressuposto de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.), quanto à dimensão temporal das características de confiabilidade, esperava-se uma relação positiva entre estas e a antiguidade na empresa, o que não se verificou. Além disso, os resultados encontrados através do coeficiente de correlação de Spearman mostram que a percepção de competência está muito próxima de uma relação significativa com a antiguidade (r = 0,13, n.s.). A existir, esta correlação seria considerada muito fraca, mas também muito distante relativamente aos outros dois fatores considerados (benevolência e integridade). Este dado parece convergir com aqueles que foram apresentados por Davis et al. (2000DAVIS, J. M. et al. The trusted general manager and business unit performance: empirical evidence of a competitive advantage. Strategic Management Journal, Chichester, v. 21, n. 5, p. 563-576, May 2000.) que mostraram que os três fatores de confiabilidade estavam relacionados com a confiança, mas somente a integridade e benevolência são significativos na análise da regressão. Tal fato evidencia alguma separação da competência relativamente aos outros antecedentes de confiança.

A inexistência de uma relação entre antiguidade e percepção de confiabilidade poderá ser explicada pela interferência de fatores contextuais (reestruturação da empresa) nas relações interpessoais. Vários colaboradores questionaram a investigadora sobre a eventualidade dos resultados do questionário serem revelados às chefias. O receio quanto à manutenção do posto de trabalho poderá afetar o compromisso dos colaboradores na realização do seu trabalho. O compromisso pode ser entendido no sentido afetivo (ligação emocional à organização), de duração (reconhecimento dos custos associados à saída da organização) ou normativo (sentimento de obrigação de permanência na organização) (MEYER, IRVING, ALLEN 1998MEYER, J. P.; IRVING, P. G.; ALLEN, N. J. Examination of the combined effects of work values and early work experiences on organizational commitment. Journal of Organizational Behavior, West Sussex, v. 19, n. 1, p. 29-52, Jan. 1998.). O compromisso de duração pode constituir uma possível explicação para os resultados encontrados. Dada a interferência contextual, muitos colaboradores poderão não estar envolvidos na empresa e só não saem desta porque antecipam os custos inerentes a essa decisão. Tais colaboradores podem manifestar um compromisso de duração, e daí também não estarão interessados em estabelecer uma relação de confiança com a chefia. De fato, a investigação evidencia que não existe uma relação positiva entre compromisso de duração e confiança organizacional (TANNER, 2007TANNER, B. M. JR. An analysis of the relationship among job satisfaction, organizational trust, and organizational commitment in an acute care hospital. 2007. 164 f. Tese (Doctor of Philosophy in Organizational Systems)-Faculty of Saybrook Graduate School and Research Center, San Francisco, 2007. Disponível em: <Disponível em: http://gradworks.umi.com/32/66/3266765.html >. Acesso em: 30 maio 2008.
http://gradworks.umi.com/32/66/3266765.h...
).

O compromisso de duração poderá fazer também com que os colaboradores não arrisquem novas ideias, pois estão mais preocupados com os resultados que a saída da organização poderá acionar. A criatividade implica empenhamento (SOUSA, 2000SOUSA, F. C. A criatividade e a inovação na gestão das organizações. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 2, p. 44-50, 2000.), o que não é conseguido com este compromisso. A quase inexistência de relação entre comportamento de arriscar novas ideias e antiguidade é contrariada por Siegrist, Gutscher e Earle (2005SIEGRIST, M.; GUTSCHER, H.; EARLE, T. C. Perception of risk: the influence of general trust, and general confidence. Journal of Risk Research, London, v. 8, n. 2, p. 145-156, 2005.), que mostrou que, quanto maior a idade (muito correlacionada com a antiguidade na nossa amostra), maior o risco percebido. Com base neste resultado, esperava-se que as pessoas com maior antiguidade arriscassem menos ideias, mas apesar da relação que se encontrou entre risco e antiguidade ter sido significativa, é muito fraca para ser considerada.

Por fim, sugere-se um fator que poderá ter estado na base da inexistência de diferenças entre antiguidade e comportamento de arriscar novas ideias, e entre antiguidade e confiança, que foi o fato de não existir uma grande homogeneidade ao nível da antiguidade na empresa onde os dados foram recolhidos.

Esta investigação apresenta algumas limitações. Primeiro, no momento da recolha dos dados, o questionário utilizado para medir a confiança estava ainda numa fase de validação para a população portuguesa, o que poderá ter enviesado os dados. A amostra utilizada neste estudo foi considerada para a validação do instrumento para o contexto português. Em segundo lugar, não foram considerados fatores contextuais que poderiam mediar ou moderar a relação entre a confiança na chefia e a geração de novas e úteis ideias, como o sistema de incentivos, a liderança ou a motivação intrínseca. Por fim, alguns colaboradores haviam mudado de chefia há data da recolha de dados, o que pode ter constituído um condicionalismo, já que nestes casos não se poderia correlacionar, por exemplo, antiguidade e percepção de confiabilidade.

8 CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES FUTURAS

A literatura tem mostrado que a confiança parece ser um fator promotor da criatividade, o que foi evidenciado por esta investigação.

Este estudo deixou algumas pistas que carecem de investigação futura. O modelo de Mayer, Davis e Schoorman (1995MAYER, R. C.; DAVIS, J. H.; SCHOORMAN, F. D. An integrative model of organizational trust. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 20, n. 3, p. 709-734, July 1995.) sugere que os fatores contextuais interferem no comportamento de arriscar na relação. Também aqui consideramos a relevância do contexto, por isso seria interessante analisar de que modo é que este afeta a percepção de risco e a percepção de confiabilidade, nomeadamente a liderança. Poderia ainda ser importante estudar a relação entre a percepção de confiabilidade e o comportamento de arriscar novas ideias em função da antiguidade, noutras empresas do mesmo sector, comparando colaboradores com níveis de antiguidade heterogêneos (tipos de contrato distintos). Por fim, este estudo ocorreu sobre uma relação interpessoal, com uma chefia em particular. Poderia ser importante explora-lo numa dimensão mais macro contextual.

Esta pesquisa apresenta três importantes contributos teóricos com implicações para a prática nas organizações. Em primeiro lugar, evidenciou a importância de as organizações refletirem acerca da necessidade de estabelecerem estratégias que promovam a confiança e a criatividade dos colaboradores das áreas produtivas, uma vez que a ocorrência de criatividade depende da disposição de todos os colaboradores para a mudança, para criar coisas novas (PATON, MCCALMAN, 2008PATON, R. A.; MCCALMAN, J. Change management, a guide to effective implementation. 3rd ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.). Todos os colaboradores podem ser, em maior ou menor escala, criativos, independentemente da natureza do seu trabalho, desde que para tal estejam reunidas determinadas condições pessoais e ambientais (AMABILE, 1997AMABILE, T. Motivating creativity in organizations: on doing what you love and loving what you do. California Management Review, Berkeley, v. 40, n. 1, p. 39-58, Fall 1997.).

Em segundo lugar, esta pesquisa veio salientar a relevância de se consideraram fatores contextuais como eventuais mediadores ou moderadores da relação entre a confiança e criatividade. Para que os colaboradores gerem novas ideias, não basta a existência de confiança na chefia, mas antes é também importante que sejam consideradas outras variáveis atendendo ao meio em que ocorre a relação.

Por fim, este artigo contribuiu para realçar a importância da confiança para o contexto organizacional em geral, e para o seu contributo para a criatividade em particular. Muitas vezes as empresas pretendem apostar na inovação, mas parecem negligenciar o fato de esta implicar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Para que a inovação tenha lugar, é necessário que os colaboradores sintam um clima facilitador à sua ocorrência, que possam manifestar a sua criatividade individual e contribuir com novas ideias para o interesse sistêmico da organização. Este estudo mostrou como é importante o desenvolvimento da confiança nas relações interpessoais, o que revela talvez uma necessidade de promoção a esse nível, para só depois se apostar em criatividade e inovação.

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    Processo de avaliação: Double Blind Review

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2013

Histórico

  • Recebido
    18 Jun 2012
  • Aceito
    14 Nov 2013
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