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Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira?

Intergenerational programs: how important are they to brazilian society?

Resumos

Em 2020, a expectativa de vida no Brasil ultrapassará os 75 anos, representando 34 milhões de idosos, ou seja, 15% da população. Apesar de o envelhecimento ser um fenômeno ainda recente, a população dos idosos brasileiros é uma das maiores do mundo. O país precisa adotar medidas principalmente na área econômica, na educação, saúde e de serviços sociais, para que o envelhecimento se torne um ganho real. Algumas dessas medidas devem incluir as crianças e os jovens, de forma a prevenir os preconceitos quanto ao envelhecimento e possíveis conflitos intergeracionais que a sociedade poderá enfrentar diante das necessidades e dos recursos disponíveis. O objetivo deste artigo é ressaltar a importância dos programas intergeracionais para a quebra de preconceitos frente ao envelhecimento (ageismo), desenvolvendo atitudes que possam estimular a solidariedade e cidadania na sociedade contemporânea.

Programas Intergeracionais; Velhice; Conflito de Gerações; Preconceito; Educação Não-formal; Cidadania e Solidariedade


In 2020, Brazilian life expectancy will be over 75 years old, representing 34 million citizens or 15 percent of population. Although ageing is a recent phenomenon, Brazilian elderly population is one of the largest in the world. The country needs to address policies especially economic ones, education, health and social services so that ageing represents a real gain. Some of these measures should include children and teenagers, in order to prevent prejudice against the elderly and ease possible intergenerational conflicts, which society may face due to its needs and available resources. The purpose of this paper is to emphasize the importance of breaking down the prejudice against elderly (ageism) developing attitudes that can improve movements toward solidarity and citizenship in contemporary society.

Intergenerational Programs; Ageing; Intergenerational Conflict; Prejudice; Non-formal Education; Citizenship and Solidarity


Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira?

Intergenerational programs: how important are they to brazilian society?

Lucia Helena de Freitas Pinho França; Alcina Maria Testa Braz da Silva; Márcia Simão Linhares Barreto

Universidade Salgado de Oliveira, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Niterói, RJ, Brasil

Correspondencia para Lúcia Helena de Freitas Pinho França Email: luciafranca@luciafranca.com

RESUMO

Em 2020, a expectativa de vida no Brasil ultrapassará os 75 anos, representando 34 milhões de idosos, ou seja, 15% da população. Apesar de o envelhecimento ser um fenômeno ainda recente, a população dos idosos brasileiros é uma das maiores do mundo. O país precisa adotar medidas principalmente na área econômica, na educação, saúde e de serviços sociais, para que o envelhecimento se torne um ganho real. Algumas dessas medidas devem incluir as crianças e os jovens, de forma a prevenir os preconceitos quanto ao envelhecimento e possíveis conflitos intergeracionais que a sociedade poderá enfrentar diante das necessidades e dos recursos disponíveis. O objetivo deste artigo é ressaltar a importância dos programas intergeracionais para a quebra de preconceitos frente ao envelhecimento (ageismo), desenvolvendo atitudes que possam estimular a solidariedade e cidadania na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Programas Intergeracionais. Velhice. Conflito de Gerações. Preconceito. Educação Não-formal. Cidadania e Solidariedade.

ABSTRACT

In 2020, Brazilian life expectancy will be over 75 years old, representing 34 million citizens or 15 percent of population. Although ageing is a recent phenomenon, Brazilian elderly population is one of the largest in the world. The country needs to address policies especially economic ones, education, health and social services so that ageing represents a real gain. Some of these measures should include children and teenagers, in order to prevent prejudice against the elderly and ease possible intergenerational conflicts, which society may face due to its needs and available resources. The purpose of this paper is to emphasize the importance of breaking down the prejudice against elderly (ageism) developing attitudes that can improve movements toward solidarity and citizenship in contemporary society.

Key words: Intergenerational Programs. Ageing. Intergenerational Conflict. Prejudice. Non-formal Education. Citizenship and Solidarity.

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Correspondência / Correspondence

Recebido: 30/7/2010

Aprovado: 13/8/2010

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  • Lúcia Helena de Freitas Pinho França
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Out 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2010

    Histórico

    • Recebido
      30 Jul 2010
    • Aceito
      13 Ago 2010
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