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A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

THE IMPORTANCE OF REFLECTION ON TEACHING PRACTICE FOR PRE-SERVICE BIOLOGY TEACHER EDUCTION

Resumo:

Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da reflexão para a formação docente inicial em Ciências Biológicas a partir dos resultados de experiências práticas vivenciadas com alunos pré-formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia e de investigações teóri cas sobre ensino e formação docente, desenvolvidos junto ao Núcleo de Estudos e Pes quisas sobre Formação de Professores (NUFOP). Conclui-se que ao oferecer aos licenciandos oportunidades para reflexões e discussões permite-se que estes posicionem- se criticamente em relação às suas futuras atividades pedagógicas, desenvolvendo as suas consciências de que ser professor é assumir uma postura pedagógica de investigação e não mais de mero repetidor de conhecimentos.

Palavras-chave:
formação docente; prática de ensino; ciências biológicas.

Abstract:

The goal of this article is to demonstrate the importance of reflection in the preservice biology teacher education based on results of practical experiences with stu dents of the course of Biological Sciences at the State University of Feira de Santana- Bahia, as well as on theoretical investigations about teaching and teacher' education, developed at the Nucleus of Studies and Research about Teacher Education (NUFOP). We concluded that as we offer to prospective teachers opportunities to reflect and discuss, we make it possible for them to critically adopt a position in relation to pedagogic activities in the future. Thus, they will develop conscience that being a teacher involves adopting a pedagogic posture of inquiry and not anymore to be merely a knowledge reproducer.

Keyword:
teacher education; teaching practice; biological sciences; teaching methods courses.

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  • 1
    Aqui, a expressão Prática de Ensino é definida segundo Ferreira (2003), a qual refere-se tanto ao estágio supervisionado quanto às atividades formativas a ele relacionadas
  • 2
    Segundo o Colegiado de Biologia, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi implantado em 1986 (Portaria Ministerial N° 346 De 03/03/94, DOU 07/03/94). O licenciado em Ciências Biológicas atua predominantemente no ensino básico das escolas públicas estaduais e municipais do município de Feira de Santana, localizado na região semi-árida do estado da Bahia. Este deve ser um profissional capacitado como educador, responsável pelo aperfeiçoamento do processo educativo, do sistema educacional do país e crítico dos processos históricos da evolução da educação visando sempre um ensino ativo e participativo que estimule nos alunos a capacidade de pensar, lógica e criticamente. O currículo do curso - que atualmente encontra-se em transição para um novo currículo que atenda às exigências das atuais normativas legais brasileiras sobre formação de professores - é constituído por disciplinas de Currículo Mínimo (desdobradas das matérias pedagógicas), Complementares Obrigatórias e Complementares Optativas. Entre as disciplinas pedagógicas encontra-se a EDU 254-Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia com 150 horas distribuídas entre 30 horas de teoria, 30 horas de prática e 90 horas de estágio supervisionado. Dentre outros, o objetivo central desta disciplina é analisar de forma crítica e transformadora o ensino de Ciências Biológicas no pais e, do mesmo modo, fornecer subsídio para uma prática docente reflexiva e inovadora.
  • 3
    O conceito de "contextualização do Ensino" trabalhado com os discentes foi de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (Brasil, 2004) o qual significa dar sentido ao que se aprende. A contextualização retira o aluno da condição de espectador passivo, ao trazer para a escola experiências pessoais, sociais e culturais.
  • 4
    Segundo informações contidas na sua home-page em 05/08/2004, o espaço do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas é de aproximadamente 250.000 m2 e está reservado para a exposição de animais silvestres, para atividades de educação ambiental, e apoio às pesquisas de fauna e flora. O Zôo também é especializado como centro de estudos e exposição de animais da fauna brasileira, uma vez que das 120 espécies atualmente alojadas na Zôo, 80% destas pertencem à fauna do Brasil. Para maiores informações, consultar: <http://www.girafamania.com.br/introducao/ zoo salvador.html>
  • 5
    Segundo informações contidas na sua home-page em 05/08/2004, o Observatório Astronômico Antares funciona como um centro de pesquisa, difusão e ensino no campo das ciências astronômicas, astrofísicas, atmosféricas e sensoriamento remoto. Nele, são desenvolvidas atividades com professores e estudantes do ensino Fundamental, Médio e Superior, destacando-se as observações astronômicas ao vivo, aulas, cursos, palestras, projeções de vídeo sobre a história dos programas espaciais, utilização da biblioteca e seções no Planetário. Para maiores informações, consultar: <http://www.uefs.br/antares/>

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2003
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