SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Educação ambiental na escola: a perspectiva estudantil sobre o meio ambiente e a propaganda ambiental na internetConcepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.7 no.3 Belo Horizonte Sept./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070302 

Artigos

A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II

Adriana Cristina Souza LEITE1 

Pollyana Alves Borges SILVA2 

Ana Cristina Ribeiro VAZ3 

1Faculdade de Educação-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG/BR (dridricris2@yahoo.com.br

2Centro Pedagógico-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG/BR pollybio@yahoo.com.br

3Centro Pedagógico-Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG/BR anavazrezende@yahoo.com.br

Resumo:

Este trabalho analisa a importância das aulas práticas no ensino de Ciências Naturais para os alunos de duas turmas, com perfis diferentes, do Segundo Segmento do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (PROEF II). O trabalho analisa o conceito de aulas práticas para esses alunos, a aceitação e as impressões pessoais dos mesmos em relação a estas aulas na disciplina de Ciências Naturais. Os resultados demonstram que os alunos jovens e adultos gostam desse tipo de aula e se sentem motivados quando a mesma é proposta, principalmente quando elas ocorrem no laboratório e, desse modo, o desenvolvimento dessas aulas pode ser uma importante ferramenta no ensino de ciências para os alunos jovens e adultos.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERENCES

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física v.19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002. [ Links ]

HODSON, H. Experimentos em ciência e no ensino de ciências. Belo Horizonte: CECIMIG. 1996. (Circulação interna). Traduzido de: Experiments in science and science teaching. Educational Philosophy and Theory, 20 (2), 53-66. Tradutor Johana A. E. de Knegt López de Prado. [ Links ]

HODSON, D. Mini-special issue: taking practical work beyond the laboratory. International Journal of Science Education v.20, n.6, p. 629-632, 1998. [ Links ]

HODSON, D. Becoming critical about practical work: changing views and changing practice through action research. International Journal of Science Education v.20, n.6, p. 683-694, 1998. [ Links ]

FONSECA, M.C.F.R. A inserção da educação matemática no processo de educação básica de pessoas jovens e adultas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 1998, São Leopoldo. Anais VI Encontro de Educação Matemática. v. 1, p. 79-82. São Leopoldo (RS): Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1998. [ Links ]

LUNETTA, V. N. Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991. [ Links ]

LUNETTA, V. N. The school science laboratory: historical perspectives and contexts for contemporary teaching. International handbook of science educationp. 249-262, 1998. [ Links ]

MILLAR, R. Um currículo de Ciências voltado para a compreensão de todos. Artigopublicado na revista School Science Review, mar 1996. Universidade de York, Senior Lecturer em Estudos Educacionais. Traduzido por Jordelina Lage Martins Wykrota e Maia Hilda de Paiva Andrade. [ Links ]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/ SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental, v.3, p.71, 2002. [ Links ]

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de ensino e aprendizagem. Revista brasileira de educação n.12, p.59-73, set/out/nov/dez. 1999. [ Links ]

SILVA, P. A. B. ; LEITE, A. C. S., DELL' ARETTI, B. A., VELLASCO, D. G., VAZ, A. C. R. Construindo conceitos biológicos e históricos com os temas reprodução e sexualidade de maneira interdisciplinar. 2004. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2, 2004, Belo Horizonte. Anais... Disponível em CD - ROM. [ Links ]

1 Neste trabalho, os nomes das turmas são fictícios a fim de preservar a sua identidade.

2 Nome fictício. O questionário desta aluna se destacou entre os outros por apresentar um perfil de respostas muito diferenciado das respostas dos seus colegas.

Creative Commons License This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License