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O PAPEL DO PROBLEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES DE PESQUISADORES QUE SE REFERENCIAM EM VYGOTSKY

THE ROLE OF THE PROBLEM IN SCIENCE EDUCATION: UNDERSTANDINGS OF RESEARCHERS THAT HAS REFERENCE IN VYGOTSKY

Resumos

Investigamos como pesquisadores brasileiros do ensino de ciências, referenciados na perspectiva vygotskyana, concebem e caracterizam a noção de problema e seu critério de seleção em atividades didático-pedagógicas. Foram realizadas entrevistas, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com cinco pesquisadores da área de ensino de Ciências que utilizam como referência pressupostos de Vygotsky. Os resultados indicam que os critérios utilizados pelos pesquisadores para a escolha de problemas que orientam atividades didático-pedagógicas estão calcados, em sua maioria, na conceituação científica. No entanto, constatou-se um movimento de transição, por parte de pesquisadores, de que o problema passa a ter um papel na seleção e estruturação de conceitos científicos, o que se aproxima da noção de problema presente na obra de Vygotsky.

Função de problema; Vygotsky; ensino de ciências.


In this article, it is investigated how Brazilian science education researchers, referenced in the Vygotskian perspective, conceive and characterize the notion of problem and its selection criteria in didactic and pedagogical activities. Interviews were conducted with five researchers in science education who use as reference Vygotsky's assumptions, which were analyzed by Discursive Textual Analysis. The results indicate that the criteria used by researchers to choose problems that guide the didactic and pedagogical activities are mostly attached to scientific concepts. However, it was found that some researchers have come to perceive that the problem has a role in the selection and organization of scientific concepts. Such perspective is closer to the notion of problem presented in the work of Vygotsky.

Problem function; Vygotsky; science education.


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  • 1
    Detectou-se que o termo problematização apresentou um caráter polissêmico acentuado. Há indica tivos de diversas interpretações dos estudiosos vygotskyanos sobre esse termo envolvendo a relação problema-conceito (GEHLEN, 2009). Será preciso ampliar a análise do grupo "problematização" envolvendo também publicações em periódicos, dissertações e teses, e incluir mais pesquisadores nas entrevistas para a constituição de uma amostra. Pretende-se realizar esse aprofundamento em um outro estudo.
  • 2
    Terceira etapa da Investigação Temática, sistematizada por Delizoicov (2008), com base em Paulo Freire, em que são realizados os diálogos descodificadores em torno das contradições sociais em que vivem os sujeitos que fazem emergir os temas geradores.
  • 3
    Simoni Tormohlen Gehlen - Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz/ Ilhéus (UESC). E-mail: simonigehlen@yahoo.com.br
  • 4
    Demétrio Delizoicov - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo(USP). Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). E-mail: demetrio@ced.ufsc.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    20 Jun 2011
  • Aceito
    21 Dez 2011
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