Acessibilidade / Reportar erro

DISCURSOS DA CIDADANIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

CITIZENSHIP DISCURSES AND SCIENCE EDUCATION IN SCHOOL TEXTBOOKS

Resumos

Neste trabalho são apresentados os resultados de uma investigação que buscou identificar os sentidos da cidadania em livros didáticos de Ciências destinados às séries finais do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente apresentamos alguns modelos que articulam ciência e cidadania em diálogo com algumas noções da filosofia política contemporânea e que tomamos como base para as análises que realizamos. Nas análises dos livros selecionados, operamos com a categoria representação discursiva, utilizada nos referenciais da análise crítica do discurso. Nossos resultados apontam para a coexistência de diferentes discursos sobre cidadania nos textos, o que reflete o caráter de tensão permanente entre os recursos ideológicos e materiais mais estáveis e as propostas de mudança na educação em ciências.

Livros didáticos; cidadania; discursos.


This paper presents the results of an investigation that aimed to identify the meanings of citizenship in school science textbooks. For that, some models that articulate science and citizenship in dialogue with notions from contemporary political philosophy were employed as a reference to our analysis. Our results point to a coexistence of different citizenship discourses in the texts, reflecting the tensions between established ideological and material resources and the transformation proposals in science education.

Science textbooks; citizenship; discourses.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BARRY, A. Making the active science citizenship. 4S/EASST conference, 'Technoscience, citizenship and culture', University of Vienna, 2000.(2000)
  • BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • CALLON, M. The role of lay people in the production and dissemination of scientific Knowledge. Science, Technology and Society, v. 4, n. 1, p. 81-94, 1999.
  • CHOULIARAKI L. & FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2001.
  • DeBOER, G. E. Scientific literacy: Another look at its historical and contemporary meanings and its relationships to science education reform. International Journal of Research in Science Teaching, v.37 n.6, 582-601, 2000.
  • FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2000.
  • FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
  • GIL-PEREZ, D. & VILCHES, A. Contribution of science and technological education to citizens' culture. Canadian Journal of Science, Mathematics & Technology Education, v. 5 n.2, 85-95, 2005.
  • HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2004.
  • KOLSTO, S. D. Science education for democratic citizenship through the use of the history of science. Science & Education, n.17, 977-997, 2008.
  • KOLSTO, S. D. Consensus projects: teaching science for citizenship. International Journal of Science Education, v.22 n.6, 645- 664, 2000.
  • LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-7, 1996.
  • LOPES, A. C. & MACEDO, E. Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP& A, 2002.
  • PRAIA, J.; CACHAPUZ, A. Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético. Revista CTS, v.6 n.2, 173-194, 2005.
  • PRETTO, N. A Ciência nos Livros Didáticos. Salvador: EDUFBA, 1985.
  • ROBERTS, D. A. Scientific literacy/Science literacy. In S. K. Abell & N. G. Lederman (Eds.), Handbook of research on science education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
  • Santos, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v.12 n.36, 2007.
  • SCHULZ, R. M. Reforming Science Education: Part I. The Search for a Philosophy of Science Education. Science Education, n. 18, 225-249, 2009.
  • TOTI, F.; PIERSON, A. C.; SILVA, L. Diferentes perspectivas de cidadania presentes nas discussões atuais em defesa da abordagem CTS na educação científica. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8.,2009. Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina. Anais... Florianópolis: 2009.
  • VILANOVA, R. A Cidadania nos Livros Didáticos de Ciências: mudança discursiva, mediações e tensões na dinâmica de produção das coleções didáticas para a educação pública. 190 p. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 2011.(2011)
  • VILANOVA, R. e BANNELL, R. Discursos contemporâneos da cidadania e o ensino de ciências naturais. In: Educação para a cidadania e os limites do liberalismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011b.
  • 1
    Para uma discussão sobre os modelos normativos de democracia vinculados ao liberalismo político, ver Habermas (2004).
  • 2
    Não tivemos acesso aos dados referentes ao PNLD 2005 e ao PNLD. Por essa razão, no caso desse critério de seleção não foi possível considerar a série histórica das escolhas e, assim, tomamos por base somente as obras mais escolhidas no PNLD 2008.
  • 3
    Ver Bernstein, 1996.
  • 4
    Optamos por não apresentar a contagem geral de cada um dos componentes dos livros didáticos nas tabelas para evitar comparações de frequência que não respondem aos objetivos desta pesquisa.
  • 5
    Rita Vilanova - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Laboratório de Currículo e Ensino do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ). E-mail: vilanova.rita@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Nov 2011
  • Aceito
    09 Out 2012
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br